Introdução

Esta mquina um cortador de relvados com transporte de utilizador e cilindro de lminas destinada a ser utilizada por operadores profissionais contratados em aplicaes comerciais. Foi principalmente concebida para cortar a relva em parques, campos de golfe, campos desportivos e relvados comerciais bem mantidos. No foi concebida para cortar arbustos, cortar relva e outras ervas ao longo de autoestradas nem para utilizaes agrcolas.

Important: Para maximizar a segurana, o desempenho e o funcionamento adequado da mquina, leia atentamente e compreenda o contedo deste Manual do Utilizador. Se desrespeitar estas instrues de funcionamento ou a inexistncia de formao adequada, a possibilidade de ferimentos pode surgir. Para mais informaes sobre as prticas de funcionamento seguro, incluindo dicas de segurana e materiais de formao, consulte www.Toro.com.

Pode contactar a Toro diretamente em www.Toro.com para obter informaes sobre materiais de formao de operao e segurana dos produtos, informaes sobre acessrios, para obter o contacto de um representante ou para registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistncia, peas genunas Toro ou informaes adicionais, entre em contacto com um distribuidor autorizado Toro, indicando os nmeros de modelo e de srie do produto. A Figure 1 mostra onde se encontram os nmeros de srie e modelo do produto. Escreva os nmeros no espao fornecido.

Important: Com o seu dispositivo mvel, pode ler o cdigo QR no autocolante do nmero de srie (se equipado) para aceder garantia, peas e outras informaes do produto.

g234995

Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurana identificadas pelo smbolo de alerta de segurana (Figure 2), que sinaliza um perigo que pode provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se no respeitar as precaues recomendadas.

g000502

Este manual utiliza duas palavras para destacar informaes. A palavra Importante chama a ateno para informaes especiais de ordem mecnica e a palavra Nota sublinha informaes gerais que requerem especial ateno.

Este produto cumpre todas as diretivas europeias relevantes. Para mais informaes, consulte a folha de Declarao de conformidade em separado, especfica do produto.

Utilizar ou operar o motor em qualquer terreno com floresta, arbustos ou relva uma violao da seco 4442 ou 4443 do cdigo de recursos pblicos da Califrnia exceto se o motor estiver equipado com uma proteo contra chamas, como definido na seco 4442, mantido em boas condies ou o motor for construdo equipado e mantido para a preveno de fogo.

O Manual do proprietrio do motor fornecido para informaes acerca do sistema de emisses, manuteno e garantia da US Environmental Protection Agency (EPA) e regulamento de controlo de emisses da Califrnia. A substituio pode ser solicitada atravs do fabricante do motor.

Aviso

CALIFORNIA

Proposition 65 Warning

É do conhecimento do Estado da Califórnia que os gases de escape a alguns dos componentes deste veículo contêm químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Os pólos, terminais e restantes acessórios da bateria contêm chumbo e derivados de chumbo; é do conhecimento do Estado da Califórnia que estes químicos podem provocar cancro e problemas reprodutivos. Lave as mãos após a utilização.

É do conhecimento do Estado da Califórnia que a utilização deste produto pode causar exposição a químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Segurança

Esta mquina foi concebida de acordo com as normas ENISO5395:2013 e ANSIB71.4-2017 quando adicionada carga traseira de 18kg roda traseira e o kit de pesos adequado instalado na roda giratria traseira. necessrio um kit de resguardos adicional para cumprimento da norma ENISO5395:2013. Para conformidade adequada, consulte a seco Configurao.

Segurana geral

Este produto capaz de amputar mos e ps e projetar objetos. Respeite sempre todas as instrues de segurana, de modo a evitar ferimentos pessoais graves.

Se a mquina for utilizada para um fim diferente da sua utilizao prevista, poder pr em perigo o utilizador e outras pessoas.

  • Leia e compreenda o contedo deste Manual do utilizador antes de ligar o motor.

  • Tenha toda a ateno durante a operao da mquina. No faa qualquer atividade que cause distraes; caso contrrio, podem ocorrer ferimentos ou danos materiais.

  • No coloque as mos ou os ps perto de componentes em movimento da mquina.

  • No opere a mquina sem que todos os resguardos e outros dispositivos protetores de segurana estejam instalados e a funcionar.

  • Mantenha-se afastado de qualquer abertura de descarga. Mantenha as pessoas e animais a uma distncia segura da mquina.

  • Mantenha as crianas afastadas da rea de operao. Nunca permita que crianas utilizem a mquina.

  • Pare a mquina e desligue o motor antes de proceder assistncia, atestar ou desobstruir a mquina.

A utilizao ou manuteno inadequada desta mquina pode provocar ferimentos. De modo a reduzir o risco de ferimentos, dever respeitar estas instrues de segurana e prestar sempre ateno ao smbolo de alerta de segurana, que indica Cuidado, Aviso ou Perigo – instruo de segurana pessoal.Figure 2 O no cumprimento destas instrues pode resultar em ferimentos pessoais ou mesmo em morte.

Pode encontrar informaes de segurana adicionais onde for necessrio ao longo deste Manual do utilizador.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurana e instrues esto facilmente visveis para o operador e situam-se prximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos.

decal121-9500
decal93-8068
decal93-6686
decal93-6681
decal93-6689
decal127-6114
decal127-6115
decal104-7729
decal115-8155
decal106-5976
decal93-8062
decal136-8506
decal136-8505
decal133-8062
decalbatterysymbols
decal115-8226
decal115-8156

Instalação

Note: Esto includos nas unidades de corte dispositivos de fixao para as unidades de corte da Greensmaster 3250-D.

Montar o banco

Peças necessárias para este passo:

Banco 1
Porca (5/16pol.) 4

Note: Monte os adaptadores no conjunto frontal de furos de montagem para ganhar 7,6cm adicionais no ajuste para a frente ou no conjunto posterior de furos de montagem para ter 7,6cm adicionais no ajuste para trs.

  1. Retire as porcas de bloqueio que fixam os adaptadores base fixa. Deite fora as porcas.

  2. Ligue a cablagem ao interruptor do assento.

  3. Fixe os adaptadores do banco no suporte do banco com as porcas (5/16pol.) fornecidas nas peas soltas (Figure 3).

    g008408

Acionamento e carregamento da bateria

Utilize apenas eletrlito (gravidade especfica de 1,265) para encher a bateria inicialmente.

Aviso

Os terminais da bateria e as ferramentas de metal podem provocar curtos-circuitos noutros componentes da mquina, produzindo fascas. As fascas podem provocar uma exploso dos gases da bateria, resultando em ferimentos pessoais.

  • Quando retirar ou montar a bateria, no toque com os terminais da bateria noutras peas metlicas da mquina.

  • No deixe as ferramentas de metal entrar em curto-circuito com os terminais da bateria e peas metlicas da mquina.

  1. Retire os dispositivos de fixao e a braadeira da bateria e retire a bateria.

    Important: No adicione eletrlito enquanto a bateria estiver na mquina. Pode derram-lo e provocar corroso.

  2. Limpe a parte superior da bateria e retire as protees das aberturas de ventilao (Figure 4).

    g005080
  3. Encha cuidadosamente cada clula com eletrlito at as placas estarem cobertas com cerca de 6mm de fluido (Figure 5).

    g001197
  4. Aguarde aproximadamente 20 a 30minutos para que as placas fiquem embebidas em eletrlito. Se necessrio, volte a colocar eletrlito at ficar cerca de 6mm acima do fundo do depsito de enchimento (Figure 5).

  5. Ligue um carregador de baterias de 2 a 4amperes aos plos da bateria. Carregue a bateria durante, pelo menos, 2horas a 4amperes ou, pelo menos, durante 4horas a 2amperes at se obter a gravidade especfica de 1250 ou superior e a temperatura ser de, pelo menos, 16°C com todas as clulas a emitirem gases.

    Aviso

    O carregamento da bateria gera gases que podem provocar exploses.

    Nunca fume perto da bateria e evite fazer fascas ou chamas perto da mesma.

    Important: Se no carregar a bateria durante, pelo menos, o tempo anteriormente especificado, a durao da bateria pode ser reduzida.

  6. Quando a bateria estiver carregada, desligue o carregador da tomada eltrica e dos polos da bateria.

    Note: Depois de a bateria ficar ativada, adicione gua destilada para repor a quantidade de gua perdida normalmente, embora as baterias que no necessitam de manuteno no requerem gua em condies normais de funcionamento.

    Important: A falha em ativar corretamente a bateria pode dar origem a gases na bateria e/ou falha prematura da bateria.

  7. Instale as tampas de ventilao.

  8. Coloque a bateria no tabuleiro da bateria e prenda-a com o grampo e dispositivos de fixao previamente removidos.

  9. Instale o cabo positivo (vermelho) no terminal positivo (+) e o cabo negativo (preto) no terminal negativo (-) da bateria e fixe-os com os parafusos e as porcas (Figure 6). Coloque a proteo de borracha sobre o terminal positivo para evitar um curto-circuito.

Aviso

A ligao incorreta dos cabos da bateria pode danificar a mquina e os cabos, provocando fascas. As fascas podem provocar uma exploso dos gases da bateria, resultando em ferimentos pessoais.

  • Desligue sempre o cabo negativo (preto) da bateria antes de desligar o cabo positivo (vermelho).

  • Ligue sempre o cabo positivo (vermelho) da bateria antes de ligar o cabo negativo (preto).

g005098

Montagem da barra de segurana

Peças necessárias para este passo:

Barra de segurana1
Parafuso (pol. x 4pol.) 4
Porca de bloqueio (pol.) 4
  1. Coloque a barra de segurana de forma a que a parte superior do tubo fique curvada em direo parte da frente da mquina (Figure 7).

    g019975
  2. Baixe a barra de segurana para a estrutura, alinhando-a com os furos de montagem (Figure 7).

  3. Prenda cada lado da barra de segurana na estrutura com 2 parafusos (5/8pol. x 4pol.) e porcas de bloqueio como se mostra na Figure 7.

  4. Aperte os fixadores com uma fora de 183 a 223Nm.

Reduo da presso dos pneus

Os pneus so colocados sob presso excessiva na fbrica por causa do envio. Antes de pr a unidade em funcionamento, reduza a presso para valores apropriados. Consulte Verificao da presso dos pneus.

Montagem das estruturas de suporte dianteiras

Peças necessárias para este passo:

Estrutura da carroaria2
Espaador2
Parafuso (pol. x 3pol.)2
Porca de bloqueio (pol.)2
  1. Monte um conjunto de estrutura de suporte em cada manilha com um espaador e parafuso (pol. x 3 pol.); consulte Figure 8. Aperte com 91 a 113Nm.

    g016465
  2. Lubrifique os casquilhos em cada estrutura de suporte com massa lubrificante n. 2 base de ltio.

Ajustar rolos da estrutura de suporte

  1. Posicione a mquina numa superfcie nivelada e baixe as estruturas de suporte da unidade de corte at ao cho.

  2. Verifique se existe uma folga superior a 13mm entre os rolos da estrutura de suporte e o cho.

  3. Confirme que os rolos da estrutura de suporte esto ao nvel ao solo. Se no estiverem, insira uma ferramenta comprida na extremidade da estrutura do suporte e pressione at que os rolos esto na posio correta.

  4. Se tiver de ajustar a folga, desaperte a porca de reteno no parafuso do batente da estrutura de suporte (Figure 9) e rode o parafuso para cima ou para baixo para elevar ou descer a estrutura de suporte. Aperte a porca de reteno para bloquear o ajuste.

    g008412

Instalao do radiador de leo

Opcional

Se estiver a operar a mquina numa zona em que as temperaturas ambientes se encontrem entre 20°C e 49°C, ou se utilizar a mquina para trabalhos pesados (cortes sem ser em zonas de relvados, por exemplo, fairways ou corte vertical), instale o kit de refrigerador de leo hidrulico (pea n.104-7701) na mquina.

Instalao das unidades de corte

Peças necessárias para este passo:

Gancho de elevao desviado (Consulte o Manual do utilizador da unidade de corte para obter as instrues de instalao) 3
Parafuso (fornecido com a unidade de corte) 6
Parafuso (n.10 x pol.) 1
Porca de segurana (#10)1
Unidade de corte (vendida em separado) 3
Tampo esfrico (fornecido com a unidade de corte) 6
Cesto de relva 3

Note: Quando efetuar a retificao, definir a altura de corte ou efetuar outros procedimentos de manuteno nas unidades de corte, guarde os motores dos cilindros da unidade de corte nos tubos de suporte para evitar danos nas mangueiras.

Important: No eleve a suspenso para a posio de transporte quando os motores dos cilindros esto nos suportes da estrutura da mquina. Poderia causar danos nos motores ou tubos.

  1. Retire as unidades de corte das respetivas embalagens. Proceda respetiva montagem e aos ajustes conforme indicado no Manual do utilizador da unidade de corte.

  2. Faa deslizar a unidade de corte para debaixo da estrutura de trao enquanto prende o aro de elevao no brao de elevao.

  3. Faa deslizar a manga para a junta esfrica e engate o recetor na junta esfrica da unidade de corte (Figure 10).

    g021274
  4. Monte o cesto na estrutura de suporte.

  5. Ajuste as articulaes at obter uma folga de 2 a 3mm entre a borda do cesto e as lminas do cilindro. Certifique-se de que as bordas do cesto se encontram mesma distncia das lminas do cilindro ao longo de todo o comprimento de cada uma das lminas.

  6. Alinhe as ligaes nas rtulas para que o lado aberto da ligao fique centrado em relao ao pino esfrico e aperte as porcas de reteno para prender as ligaes no stio.

  7. Certifique-se de que deixa uma folga de aproximadamente 13mm em cada parafuso de montagem do motor da transmisso do cilindro (Figure 11).

    g008420
  8. Cubra o veio estriado do motor com massa lubrificante limpa e monte o motor rodando-o no sentido dos ponteiros do relgio at que a folga das cavilhas tenha sido eliminada. Rode o motor no sentido contrrio aos ponteiros do relgio at que as flanges envolvam as cavilhas (Figure 11).

  9. Aperte os parafusos de montagem (Figure 11).

Marcao dos cestos de relva exteriores

Para ajudar no alinhamento da mquina para sucessivas operaes de corte, recomenda-se a execuo da seguinte operao nos cestos N. 2 e N. 3 das unidades de corte:

  1. Mea aproximadamente 12,7cm a partir do limite exterior de cada cesto.

  2. Coloque uma fita branca ou pinte um tira em cada um dos cestos, paralelamente extremidade exterior de cada cesto (Figure 12).

    g005115

Ajuste da altura de transporte

Verifique a altura de transporte (Figure 14 e Figure 15) e ajuste-a, se necessrio.

  1. Estacione a mquina numa superfcie plana.

  2. Em unidades de corte equipadas com um gancho de elevao desviado (Figure 13, em destaque) verifique se a distncia a partir da parte superior do parafuso de ajuste da estrutura de suporte at parte posterior da estrutura de suporte de 25mm. Se a distncia no for de 25mm, avance para o passo 4.

    g008423
  3. Em unidades de corte equipadas com um elo de corrente ou um cilindro de elevao reto (Figure 14 e Figure 15, em destaque) verifique se a distncia a partir da parte superior do parafuso de ajuste da estrutura de suporte at parte posterior da estrutura de suporte de 22mm. Se a distncia no for de 22mm, passe ao passo 4. Se a unidade de corte estiver equipada com uma articulao de elevao desviada (Figure 13), avance para o passo seguinte.

    g008421
    g008422
  4. Desaperte os parafusos de montagem da placa de transporte (Figure 14, Figure 15 e Figure 13).

  5. Levante as unidades de corte para a posio de transporte.

    Important: No eleve a suspenso para a posio de transporte quando os motores dos cilindros esto nos suportes da estrutura da mquina. Poderia causar danos nos motores ou tubos.

  6. Certifique-se de que cada estrutura de suporte est mesma altura do cho. Se estiver correto, avance para o passo 8.

  7. Se as estruturas de suporte no estiverem mesma altura, desaperte a porca de bloqueio no parafuso de ajuste da estrutura de suporte (Figure 13, Figure 14 e Figure 15). Rode o parafuso para fora para elevar e para dentro para descer. Aperte a porca de reteno aps ajustar a altura devida.

  8. Rode a placa de transporte at que encaixe na estrutura de trao. Aperte os parafusos.

Adicionar carga traseira

Peças necessárias para este passo:

Kit de pesos traseiros (pea n. 100-6442 ou pea n.99-1645; adquirido separadamente) 1
Cloreto de clcio (adquirido separadamente) 18kg

Esta unidade cumpre a norma ENISO5395:2013 e ANSIB71.4-2017 quando equipada com um dos seguintes:

  • Kit de pesos traseiros (pea n.100-6442) e 18kg de carga de cloreto de clcio adicionada roda traseira

  • Kit de pesos traseiros (pea n.99-1645) e 18kg de cloreto de clcio (se existir um kit de trao s 3 rodas instalado na mquina)

Important: Se uma roda com cloreto de clcio tiver um furo, deve retirar a mquina do relvado o mais rapidamente possvel. Para evitar quaisquer danos na relva, molhe imediatamente com gua.

Instalao do kit de resguardos CE

Peças necessárias para este passo:

Kit de resguardos CE (pea n.04441; adquirido separadamente)1

Instale o kit de resguardos CE (pea n.04441); consulte as instrues de instalao do kit.

Esta mquina cumpre a norma ENISO5395:2013 quando equipada com o kit de resguardos.

Colocao dos autocolantes CE

Peças necessárias para este passo:

Autocolante de aviso (pea n 136-8505)1
Autocolante de conformidade CE1

Se usar esta mquina num pas que respeite as normas CE, efetue os seguintes passos depois de instalar o kit de pesos e o kit de resguardos na mquina:

  • Coloque o autocolante de aviso CE (pea n. 136–8505) sobre o autocolante de aviso presente (pea n. 136–8506); consulte Figure 16.

    g235881
  • Coloque o autocolante de conformidade CE junto da placa do nmero de srie (Figure 17).

    g234996
  • Coloque o autocolante CE do ano de fabrico junto do autocolante de conformidade CE (Figure 17).

Acamar os traves

Acame os traves; consulte Acamar os traves.

Descrição geral do produto

Pedal de trao

O pedal de trao (Figure 18) dispe de trs funes: fazer avanar, recuar, e parar a mquina. Pressione a zona superior do pedal para deslocar a mquina para a frente e a zona inferior para deslocar a mquina para trs ou para assistir paragem quando se deslocar para a frente. Para parar a mquina, dever deixar que o pedal volte posio NEUTRA. No apoie o calcanhar na posio de recuar quando a mquina se desloca para a frente (Figure 19).

g008430
g005105

Pedal de travo

Carregue no pedal dos traves (Figure 18) para parar a mquina ativando os traves das rodas dianteiras.

Patilha do travo de estacionamento

Para ativar o travo de estacionamento, dever pressionar o pedal do travo e, em seguida, carregar na patilha do travo de estacionamento (Figure 18) para engatar os traves. Desengate a patilha pressionando o pedal do travo. Engate o travo de mo antes de sair da mquina.

Alavanca do acelerador

A alavanca do acelerador (Figure 20) permite controlar a velocidade do motor. Mover a alavanca para a posio RPIDO faz aumentar as rpm do motor; mover a alavanca para a posio LENTO faz diminuir as rpm do motor. As velocidades so as seguintes:

  • 3,2–8km/h de velocidade de corte para a frente

  • 14km/h de velocidade mxima de transporte

  • 4km/h em marcha-atrs

Note: No pode desligar o motor utilizando a alavanca do acelerador.

g008431

Alavanca de controlo da funo

A alavanca de controlo da funo (Figure 20) oferece duas selees de trao e uma posio PONTO MORTO. possvel mudar de corte para transporte e vice-versa (no para a posio neutra) quando a mquina est em movimento, sem causar qualquer dano.

  • Posio TRASEIRA – posio neutra; utilize quando retificar os cilindros.

  • Posio INTERMDIA – utilize quando cortar relva

  • Posio DIANTEIRA – utilize quando conduzir a mquina entre locais de trabalho

Contador de horas

O contador de horas (Figure 20) indica o nmero total de horas de funcionamento da mquina. Comea a trabalhar quando roda a chave da ignio para a posio LIGAR.

Interruptor da ignio

Introduza a chave na ignio (Figure 20) e rode-a para a posio LIGARpara ligar a mquina. Largue a chave assim que o motor arrancar; a chave move-se para a posio LIGAR. Rode a chave no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio para a posio PARAR para desligar o motor.

Alavanca de bloqueio do brao de direo

Rode a alavanca (Figure 20) para trs para afrouxar o ajuste, levante ou desa o volante para maior comodidade do operador e, depois, rode a alavanca para a frente para apertar o ajuste.

Luz da temperatura da gua

A luz (Figure 20) acende-se e o motor para automaticamente quando a temperatura do lquido de arrefecimento do motor for demasiado alta.

Luz da presso do leo do motor

A luz (Figure 20) acende-se se a presso do leo do motor descer abaixo do nvel de segurana.

Luz de aviso da bateria

A luz (Figure 20) acende-se se a carga da bateria estiver fraca.

Luz indicadora das velas de incandescncia

Quando acesa (Figure 20), indica que as velas incandescentes se encontram ativadas.

Note: O indicador luminoso da vela pode acender durante um breve tempo depois de o motor ser ligado, isto normal.

Controlo de elevao/descida de corte

Se mover o controlo (Figure 20) para a frente durante a operao de corte, ir baixar as unidades de corte e acionar os cilindros. Puxe para trs o controlo para parar os cilindros e levantar as unidades de corte. Para parar os cilindros sem levantar as unidades de corte, puxe o controlo para trs e solte-o. Acione novamente os cilindros movendo o controlo para a frente.

Boto de reinicializao temperatura elevada

Se o motor se desligar devido a uma condio de sobreaquecimento, prima o boto de reinicializao (Figure 20) e mantenha-o premido at que a mquina possa ser movida para um local seguro e deixe-a arrefecer.

Note: Ao utilizar o boto de reinicializao, tem de ser mantido premido de forma contnua para funcionar. No o utilize durante longos perodos de tempo.

Alavanca de retificao

Utilize a alavanca de retificao (Figure 21) juntamente com a alavanca de controlo de elevao/descida de corte e controlo da velocidade do cilindro para retificar os cilindros.

g008432

Controlo da velocidade do cilindro

Utilize o controlo da velocidade do cilindro (Figure 21) para ajustar a velocidade dos cilindros.

Alavanca de ajuste do banco

A alavanca de ajuste do banco, no lado esquerdo do banco (Figure 22), permite um ajuste do banco de 18cm para a frente e para trs.

g008433

Vlvula de corte do combustvel

Feche a vlvula de corte do combustvel (Figure 23), debaixo do depsito do combustvel, quando guardar ou transportar a mquina numa carrinha ou atrelado.

g008434

Note: As especificaes e o desenho do produto esto sujeitos a alteraes sem aviso prvio.

Largura de corte150cm
Piso da roda128cm
Distncia entre os eixos123cm
Comprimento total (c/cestos)238cm
Largura total173cm
Altura total197cm
Definies da velocidade do motorRalenti elevado: 2710 50rpm Ralenti baixo: 1500 50rpm
Peso lquido c/cilindros 552kg

Engates/acessrios

Est disponvel uma seleo de engates e acessrios aprovados pela Toro para utilizao com a mquina, para melhorar e expandir as suas capacidades. Contacte o seu representante ou distribuidor de assistncia autorizado ou v a www.Toro.com para obter uma lista de todos os engates e acessrios aprovados.

Para se certificar do mximo desempenho e da continuao da certificao de segurana da mquina, utilize apenas acessrios e peas sobressalentes genunos da Toro. Os acessrios e peas sobressalentes produzidos por outros fabricantes podero tornar-se perigosos e a sua utilizao pode anular a garantia do produto.

Funcionamento

Note: Determine os lados direito e esquerdo da mquina a partir da posio normal de utilizao.

Antes da operação

Segurana antes da operao

Segurana geral

  • Nunca permita que crianas ou pessoal no qualificado utilizem ou procedam assistncia tcnica da mquina. Os regulamentos locais podem determinar restries relativamente idade do operador. A formao de todos os operadores e mecnicos da responsabilidade do proprietrio.

  • Familiarize-se com o funcionamento seguro do equipamento, com os controlos do utilizador e com os sinais de segurana.

  • Saiba como parar a mquina e desligar o motor rapidamente.

  • Verifique se os controlos de presena do operador, os interruptores de segurana e os resguardos esto corretamente montados e a funcionar corretamente. No utilize a mquina se estes componentes no estiverem a funcionar corretamente.

  • Antes do corte, inspecione sempre a mquina para assegurar que as unidades de corte esto em bom estado de funcionamento.

  • Inspecione a rea onde vai utilizar a mquina e remova todos os objetos que a mquina possa projetar.

Segurana do combustvel

  • Tenha muito cuidado quando manusear combustvel. Este combustvel inflamvel e os seus vapores so explosivos.

  • Apague todos os cigarros, charutos, cachimbos e outras fontes de ignio.

  • Utilize apenas recipientes aprovados para combustvel.

  • No retire a tampa do depsito nem encha o depsito enquanto o motor se encontrar em funcionamento ou estiver quente.

  • No adicione ou retire combustvel num espao fechado.

  • Nunca guarde a mquina ou o recipiente de combustvel num local onde existam chamas abertas, fascas ou luzes piloto, como junto de uma caldeira ou outros aparelhos.

  • Em caso de derrame de combustvel, no tente ligar o motor; evite criar qualquer fonte de ignio at os vapores do combustvel se terem dissipado.

Especificao de combustvel

Capacidade do depsito de combustvel: 26,6litros

Combustvel recomendado: Gasolina sem chumbo com uma classificao de octanas de 87 ou superior (mtodo de classificao (R+M)/2)

Etanol: Gasolina com at 10% de etanol (gasool) ou 15% MTBE (ter-metil-tercio-butlico) por volume aceitvel. O etanol e MTBE no so a mesma coisa. Gasolina com 15% etanol (E15) por volume no aprovada para utilizao.

  • Nunca utilize gasolina que contenha mais de 10% de etanol por volume como, por exemplo, E15 (contm 15% de etanol), E20 (contm 20% de etanol) ou E85 (contm at 85% de etanol).

  • No utilize combustvel com metanol.

  • No guarde combustvel nem no depsito do combustvel nem em recipientes de combustvel durante o inverno, a no ser que seja utilizado um estabilizador de combustvel.

  • No adicionar petrleo gasolina.

  • Para melhores resultados, utilize apenas combustvel limpo, fresco (com menos de 30 dias).

  • Utilizar gasolina no aprovada pode causar problemas de desempenho e/ou danos no motor, que podero no ser abrangidos pela garantia.

Important: No utilize aditivos de combustvel para alm de um estabilizador/condicionador de combustvel. No utilize estabilizadores de combustvel com uma base de lcool como, por exemplo, etanol, metanol ou isopropanol.

Enchimento do depsito de combustvel

  • Capacidade do depsito de combustvel: 22,7litros

  • Combustvel recomendado:

    • Para melhores resultados, use apenas gasleo limpo ou biodiesel com baixo contedo (<500ppm) ou ultra baixo contedo (<15ppm) de enxofre. A classificao mnima de cetane deve ser 40. Adquira combustvel em quantidades que possam ser usadas no prazo de 180dias para assegurar a pureza do combustvel.

    • Utilize gasleo de vero (n.2-D) a temperaturas superiores a -7°C e gasleo de inverno (n.1-D ou mistura n.1-D/2-D) abaixo de -7°C. A utilizao de gasleo de inverno a temperaturas inferiores proporciona um ponto de inflamao mais baixo e caractersticas de fluxo frio que facilitam o arranque e reduzem a obstruo do filtro de combustvel.

      Note: A utilizao de gasleo de vero acima de -7°C contribui para uma maior durao da bomba de combustvel e maior potncia quando comparado com o gasleo de inverno.

    • Esta mquina tambm pode usar um combustvel com mistura de biodiesel de at B20 (20% biodiesel, 80% petrodiesel). A parte de petrodiesel deve ter baixo teor ou ultra baixo teor de enxofre. Tome as seguintes precaues:

      • A parte de biodiesel do combustvel tem de cumprir as especificaes ASTMD6751 ou EN14214.

      • A composio do gasleo de mistura deve cumprir a ASTMD975 ou EN590.

      • As superfcies pintadas podem ser danificadas pelas misturas de biodiesel.

      • Utilize misturas B5 (contedo de biodiesel de 5%) ou inferiores no tempo frio.

      • Verifique os vedantes, tubos e juntas em contacto com o combustvel, uma vez que podem degradar-se ao longo do tempo.

      • Pode ocorrer obstruo do filtro durante algum tempo aps mudar para misturas de biodiesel.

      • Contacte o distribuidor se desejar mais informaes sobre o biodiesel.

  1. Limpe a zona em redor da tampa do depsito de combustvel e retire-a (Figure 24).

    g005112
  2. Adicione combustvel, at que o nvel se encontre entre 6 a 13mm abaixo da extremidade inferior do tubo de enchimento.

    Important: No encha demasiado.

  3. Coloque a tampa.

  4. Limpe todo o combustvel derramado.

Realizao da manuteno diria

Antes de ligar a mquina, todos os dias, execute os seguintes procedimentos:

Durante a operação

Segurana durante o funcionamento

Segurana geral

  • O proprietrio/operador pode prevenir e responsvel por acidentes que possam causar ferimentos pessoais ou danos materiais.

  • Utilize vesturio adequado, incluindo proteo visual, calas compridas, calado resistente antiderrapante e protees para os ouvidos. Prenda cabelo comprido e no use joias soltas.

  • Nunca utilize a mquina se se sentir cansado, doente ou sob o efeito de lcool ou drogas.

  • Nunca transporte passageiros na mquina e mantenha as pessoas e animais afastados da mquina durante o funcionamento.

  • Utilize a mquina apenas quando tiver boa visibilidade para evitar buracos ou outros perigos no visveis.

  • Evite cortar relva molhada. Uma reduo da trao poder fazer com que a mquina derrape.

  • Antes de ligar o motor, certifique-se de que as transmisses esto em Ponto morto, o travo de estacionamento est engatado e coloque-se na posio de operao.

  • Mantenha as mos e ps longe das unidades de corte. Mantenha-se sempre afastado da abertura de descarga.

  • Antes de recuar, olhe para trs e para baixo para ter a certeza de que o caminho est desimpedido.

  • Tome todas as precaues necessrias quando se aproximar de esquinas sem visibilidade, arbustos, rvores ou outros objetos que possam obstruir o seu campo de viso.

  • No utilize o cortador perto de declives muito acentuados, valas ou margens. A mquina poder capotar repentinamente se uma roda resvalar ou se o piso ceder.

  • Pare as unidades de corte sempre que no estiver a cortar.

  • Pare a mquina e inspecione as unidades de corte depois de atingir um objeto ou se existir uma vibrao anormal na mquina. Efetue todas as reparaes necessrias antes de retomar o funcionamento.

  • Abrande e tome as precaues necessrias quando virar e atravessar estradas e passeios com a mquina. D sempre prioridade.

  • Desengate a transmisso para a unidade de corte e desligue o motor antes de ajustar a altura de corte (exceto se a puder ajustar a partir da posio de operao).

  • Nunca ligue o motor numa rea onde os gases de escape fiquem presos.

  • Nunca deixe a mquina em funcionamento sem vigilncia.

  • Antes de sair da posio de operao (incluindo para esvaziar os depsitos de recolha ou desobstruir a calha), faa o seguinte:

    • Estacione a mquina numa superfcie nivelada.

    • Desative a tomada de fora e desa os acessrios.

    • Engate o travo de estacionamento.

    • Desligue o motor e retire a chave.

    • Espere at todas as peas mveis pararem.

  • No opere a mquina quando existir risco de relmpagos.

  • No use a mquina como um veculo de reboque.

  • Utilize apenas acessrios, engates e peas de substituio aprovados pela The Toro® Company.

Segurana do sistema de proteo anticapotamento (ROPS)

  • No retire a unidade ROPS da mquina.

  • Certifique-se de que o cinto de segurana est preso e o pode tirar rapidamente em caso de emergncia.

  • Use sempre o cinto de segurana, se a mquina tiver uma barra de segurana fixa.

  • Verifique cuidadosamente se existem obstrues suspensas e no entre em contacto com elas.

  • Mantenha o ROPS em boas condies de funcionamento inspecionando-o regularmente para verificar se h danos e mantenha apertados todos os fixadores.

  • Substitua um ROPS danificado. No efetue nenhuma reparao ou modificao.

Segurana em declives

  • Os declives so um dos principais fatores que contribuem para a perda de controlo e acidentes de capotamento que podem resultar em ferimentos graves ou morte. Voc responsvel pelo funcionamento seguro em declives. Operao da mquina em qualquer declive requer cuidado adicional.

  • Avalie as condies do local para determinar se o declive seguro para o funcionamento da mquina, incluindo vigilncia do local. Utilize sempre o bom senso e capacidade crtica ao efetuar esta avaliao.

  • Leia as instrues sobre declives, apresentadas em baixo, para utilizar a mquina em declives. Antes de usar a mquina reveja as condies do local para determinar se pode operar a mquina nas condies desse dia e desse local. As alteraes no terreno podem dar origem a uma alterao da operao da mquina em declives.

    • Evite arrancar, parar ou virar em declives. Evite alteraes sbitas na velocidade ou direo. Faa as curvas lenta e gradualmente.

    • No utilize a mquina em condies nas quais a trao, a viragem ou a estabilidade possam ser postas em causa.

    • Remova ou assinale obstrues como valas, buracos, sulcos, lombas, pedras ou outros perigos escondidos. A relva alta pode esconder obstrues. O terreno desnivelado pode fazer capotar a mquina.

    • Esteja atento ao funcionamento da mquina em relva molhada, ao atravessar declives ou a descer – a mquina poder perder trao. A perda de trao das rodas dianteiras pode resultar em derrapagem e perda de capacidade de travagem e de controlo da direo.

    • Tenha uma especial ateno quando utilizar a mquina perto de declive acentuados, valas, margens, perigos junto gua ou outros. A mquina poder capotar repentinamente se uma roda resvalar ou se o piso ceder. Estabelea uma rea de segurana entre a mquina e qualquer perigo.

    • Identifique os perigos na base do declive. Se houver perigos, corte o declive com uma mquina controlada por operador apeado.

    • Se possvel, mantenha a(s) unidade(s) de corte descida(s) para o solo enquanto estiver a trabalhar em inclinaes. Elevar as unidades de corte enquanto a mquina estiver a operar em declives pode causar instabilidade da mquina.

    • Tenha cuidados redobrados com os sistemas de recolha de relva ou outros engates. Estes podero afetar a estabilidade da mquina e provocar a perda de controlo.

Rodagem da mquina

Consulte o Manual do motor fornecido com a mquina para saber quais os procedimentos de mudana de leo e manuteno recomendados durante o perodo de rodagem.

A rodagem necessita apenas de 8horas de funcionamento.

Uma vez que as primeiras horas de funcionamento so cruciais para o futuro da mquina, controle as suas funes e desempenho de forma a que pequenos problemas, que podem originais problemas mais graves, possam ser detetados e corrigidos. Inspecione frequentemente a mquina durante o perodo de rodagem, com vista a detetar fugas de leo, fixadores soltos, ou qualquer outro mau funcionamento.

Ligao do motor

Important: No utilize ter ou outros tipos de fluido de arranque.

Note: Pode ser necessrio purgar o sistema de combustvel antes de pr o motor a trabalhar caso tenha ocorrido uma das seguintes situaes:

  • Arranque inicial de um novo motor.

  • Paragem do motor por falta de combustvel.

  • Manuteno dos componentes do sistema de combustvel.

Consulte o Manual do proprietrio do motor.

  1. Sente-se no banco, bloqueie o travo de mo, desengate o controlo de subida/descida das unidades de corte e desloque a alavanca de controlo da funo para a posio NEUTRA.

  2. Retire o p do pedal de trao e certifique-se de que este se encontra na posio PONTO MORTO.

  3. Empurre a alavanca do acelerador para a posio LENTA .

  4. Meta a chave na ignio e rode-a para a posio LIGAR. Mantenha-a na posio LIGAR at que a luz indicadora das velas de incandescncia se apague (6segundos, aproximadamente).

  5. Rode a chave da ignio para a posio LIGAR.

    Important: Para evitar sobreaquecimento do motor de arranque, no ative o motor de arranque mais de 10segundos. Aps 10segundos de arranque contnuo, aguarde 60segundos antes de ativar novamente o motor de arranque.

  6. Liberte a chave quando o motor arrancar, deixando-a regressar posio LIGAR.

  7. Deixe o motor aquecer durante alguns minutos antes de operar.

    Important: Quando ligar o motor pela primeira vez ou aps uma reviso do motor, da transmisso ou do eixo, dever conduzir a mquina em ambas as direes durante um ou dois minutos. Rode o volante para a esquerda e para a direita para verificar a resposta da direo. Em seguida, desligue o motor e aguarde que todas as peas mveis parem antes de eliminar qualquer obstruo no sistema de recolha de relva; consulte Desligao do motor. Verifique se existem fugas de leo, peas soltas ou quaisquer outros problemas.

Verificao da mquina depois de arrancar o motor

  1. Desloque a alavanca do acelerador para a posio RPIDO.

  2. Desloque a alavanca de controlo de elevao/descida de corte para a frente momentaneamente.

    As unidades de corte devem baixar e os cilindros devem rodar.

    Note: A alavanca da funo deve estar na posio mdia (corte) para os cilindros trabalharem quando baixar as unidades de corte

  3. Desloque a alavanca de controlo de elevao/descida de corte para trs.

    Os cilindros de corte devem parar de rodar e as unidades de corte devem subir at posio de transporte.

  4. Engate o travo para impedir o movimento da mquina e utilize o pedal de trao, escolhendo entre as posio para a frente e para trs.

  5. Continue o procedimento acima durante 1 a 2 minutos. Mova a alavanca de controlo de funo para a posio NEUTRA, engate o travo de estacionamento e desligue o motor.

  6. Verifique se h fugas de fluido e aperte as unies hidrulicas se encontrar fugas.

    Note: Quando a mquina nova e os rolamentos e os cilindros esto firmes, necessrio utilizar a posio RPIDO do controlo do acelerador para esta verificao. Pode no ser necessria uma marcha rpida aps o perodo de rodagem.

    Note: Se a fuga de fluido persistir, contate o seu distribuidor autorizado Toro, para pedir assistncia ou, caso seja necessrio, peas sobressalentes.

    Important: normal haver vestgios de fluido nos vedantes do motor ou roda. Os vedantes necessitam de uma pequena quantidade de lubrificao para funcionarem de forma adequada.

Desligao do motor

  1. Mova a alavanca do acelerador para a posio LENTO, puxe o controlo de elevao/descida de corte para trs e desloque a alavanca de controlo da funo para a posio PONTO MORTO.

  2. Rode a chave para a posio DESLIGAR para desligar o motor. Tire a chave da ignio para evitar arranques acidentais.

  3. Feche a vlvula de bloqueio do combustvel antes de guardar a mquina.

Verificao do sistema de segurana

Cuidado

A mquina poder arrancar inesperadamente se os interruptores de segurana se encontrarem desligados ou danificados e provocar leses pessoais.

  • No desative os interruptores de bloqueio.

  • Verifique o funcionamento dos interruptores de bloqueio diariamente e substitua todos os interruptores danificados antes de utilizar a mquina.

O objetivo do sistema de segurana evitar o funcionamento da mquina sempre que corra o risco de ferimentos ou danos na mquina.

O sistema evita o arranque do motor exceto se:

  • O pedal de trao est na posio PONTO MORTO.

  • A alavanca de controlo da funo est na posio PONTO MORTO.

O sistema evita o movimento da mquina exceto se:

  • O travo de estacionamento est desengatado.

  • Est sentado no banco do operador.

  • A alavanca de controlo da funo est na posio CORTE ou na posio TRANSPORTE.

O sistema de segurana evita o acionamento dos cilindros exceto se a alavanca de controlo de funcionamento estiver na posio CORTE.

Verificao do pedal de trao

Realize as seguintes verificaes para se certificar do funcionamento correto do sistema de segurana:

  1. Sente-se no banco, coloque o pedal de trao na posio NEUTRA, coloque a alavanca de controlo na posio NEUTRA e engate o travo de estacionamento.

  2. Tente mover lentamente o pedal de trao para a frente ou para trs.

    O pedal no se deve mexer, o que significa que o sistema de segurana est a funcionar corretamente. Corrija o problema se no estiver a funcionar corretamente.

Verificao do controlo de funo

  1. Sente-se no banco, coloque o pedal de trao na posio NEUTRA, coloque a alavanca de controlo na posio NEUTRA e engate o travo de estacionamento.

  2. Mova a alavanca de controlo da funo para a posio de CORTE ou de TRANSPORTE e tente ligar o motor.

    O motor no vai ligar nem arrancar, o que significa que o sistema de segurana est a funcionar corretamente. Corrija o problema se no estiver a funcionar corretamente.

  3. Sente-se no banco, coloque o pedal de trao na posio NEUTRA, coloque a alavanca de controlo na posio NEUTRA e engate o travo de estacionamento.

  4. Ligue o motor e mova a alavanca de controlo da funo para a posio de CORTE ou de TRANSPORTE.

    O motor deve desligar, o que significa que o sistema de segurana est a funcionar corretamente.

    Corrija o problema se no estiver a funcionar corretamente.

Verificao do interruptor de presena do operador

  1. Sente-se no banco, coloque o pedal de trao na posio NEUTRA, coloque a alavanca de controlo na posio NEUTRA e engate o travo de estacionamento.

  2. Ligue o motor.

  3. Solte o travo de estacionamento, coloque a alavanca de controlo na posio de CORTE e levante-se do banco.

    O motor deve desligar, o que significa que o sistema de segurana est a funcionar corretamente. Corrija o problema se no estiver a funcionar corretamente.

Verificao do controlo de elevao/descida de corte

  1. Sente-se no banco, coloque o pedal de trao na posio NEUTRA, coloque a alavanca de controlo na posio NEUTRA e engate o travo de estacionamento.

  2. Ligue o motor.

  3. Desloque o controlo de elevao/descida de corte para a frente para baixar as unidades de corte. As unidades de corte devem baixar, mas no devem comear a rodar.

    Se comearem a rodar, o sistema de segurana no est a funcionar corretamente; corrija o problema antes de utilizar a mquina.

Conduo da mquina sem cortar

  • Certifique-se de que as unidades de corte esto totalmente levantadas.

  • Desloque a alavanca de controlo funcional para a posio de TRANSPORTE.

  • Utilize os traves para reduzir a velocidade do veculo em descidas ngremes, de modo a evitar a perda de controlo.

  • Aproxime-se de zonas agrestes sempre a velocidades reduzidas e atravesse os terrenos irregulares com cuidado.

  • Familiarize-se com a largura da mquina. No tente passar entre objetos que estejam demasiado perto uns dos outros, para evitar danos graves e paragens prolongadas.

Corte do relvado

Important: Se o alarme do detetor de fugas (se equipado no seu modelo) soar ou se der conta de uma fuga de leo enquanto estiver a cortar a relva, eleve imediatamente as unidades de corte e saia do relvado, parando a mquina numa zona afastada do mesmo. Determine a causa da fuga e corrija o problema.

Antes de cortar relvados, encontre uma rea livre e pratique as funes bsicas da mquina (por ex., ligar e desligar a mquina, subir e descer as unidades de corte, virar).

Verifique se existem detritos no relvado, retire a bandeira do buraco e determine qual a melhor direo para efetuar a operao de corte. A direo escolhida dever ser idntica efetuada no corte anterior. Corte sempre num padro alternativo e diferente do utilizado no corte anterior, de modo a evitar que a relva fique deitada, o que dificulta a operao de corte.

Corte do relvado

  1. A aproximao ao relvado dever ser efetuada mantendo a alavanca de controlo na posio CORTE e o acelerador na velocidade mxima.

  2. Comece numa extremidade do relvado, para que possa ser utilizado o procedimento de corte de fita.

    Note: Isto mantm a compactao ao mnimo e deixa um padro bem proporcionado e atrativo nos relvados.

  3. Empurre para a frente a alavanca de elevao/descida de corte consoante a borda frontal dos cestos atravesse a borda exterior do relvado.

    Note: Este procedimento faz descer as unidades de corte at relva e aciona os cilindros.

    Important: A unidade de corte central desce e sobe ligeiramente depois das unidades de corte dianteiras descerem/subirem; por conseguinte, deve praticar ganhar o tempo necessrio para minimizar a operao de limpeza.

    Note: O atraso na elevao/descida da unidade de corte central depende da temperatura do fluido hidrulico. O fluido hidrulico frio resulta num atraso mais longo. medida que a temperatura do fluido aumenta, o atraso fica mais curto.

  4. Sobreponha uma quantidade mnima com o corte anterior nas passagens adicionais.

    Note: Para cortar em linha reta ao longo do relvado e de modo a conseguir manter uma distncia equitativa entre a extremidade da zona de corte anterior, imagine uma linha de viso de aproximadamente 1,8 a 3 metros frente da mquina at a extremidade da zona por cortar (Figure 26). Inclua a borda exterior da roda motriz na linha de viso; por exemplo, mantenha a borda da roda motriz alinhada com um ponto que se mantm sempre mesma distncia da dianteira da mquina.

  5. medida que a parte da frente dos cestos atravessa a borda do relvado puxe a alavanca de elevao/descida de corte para trs e mantenha-a at que todas as unidades de corte tenham subido. Isto para os cilindros e sobe as unidades de corte.

    Important: Realize corretamente este passo para que no corte na rea limite, mas corte o mais possvel de relva para minimizar a quantidade de relva a cortar em redor da periferia exterior.

  6. Para reduzir o tempo de funcionamento e facilitar o alinhamento para o prximo passo, oriente a mquina momentaneamente para a direo contrria, virando depois a mquina na direo da zona por cortar. Este movimento uma volta em forma de gota (Figure 25) que alinha rapidamente a mquina para a prxima passagem.

    g229671

    Note: Tente fazer curvas estreitas, exceto durante o tempo mais quente – um arco mais alargado minimiza a possibilidade de danificar o relvado.

    g005116

    Note: O volante no volta sua posio original depois de completar uma curva.

    Important: Nunca pare a mquina num relvado com as unidades de corte engatadas, pois pode danificar o relvado. Parar a mquina num relvado molhado poder deixar marcas de pneus.

Corte da periferia e finalizao do trabalho

  1. Finalize o corte do relvado, cortando a zona perifrica. Mude a direo para a direo oposta do corte anterior.

    Note: Use a alavanca do acelerador para controlar a velocidade da mquina quando cortar a periferia. Isto vai corresponder o clip ao relvado e pode reduzir o aro triplo.

    Note: Tenha sempre em ateno as condies da relva e do clima e certifique-se de que muda a direo do corte em relao ao corte anterior.

  2. Quando terminar de cortar a periferia exterior, bata na alavanca de elevao/descida de corte para trs para parar os cilindros e, em seguida, saia do relvado. Quando todas as unidades de corte estiverem fora do relvado, suba as unidades de corte.

    Note: Este passo minimiza aglomerados de relva deixados no relvado.

  3. Substitua a bandeira.

  4. Despeje todas as aparas dos cestos antes de transportar a mquina para o prximo relvado.

    Note: As aparas de relva molhadas dentro dos cestos tornam-se um peso excessivo e desnecessrio para a mquina, o que aumenta a carga dos sistemas da mquina (por ex. motor, sistema hidrulico e traves).

Depois da operação

Segurana aps a operao

Segurana geral

  • Desligue o motor e retire a chave da ignio. Aguarde que todas as partes mveis parem e deixe a mquina arrefecer antes de a ajustar, limpar, guardar ou reparar.

  • Elimine todos os vestgios de relva e detritos das unidades de corte, transmisses, abafadores, filtros de refrigerao e motor, de modo a evitar qualquer risco de incndio. Limpe as zonas que tenham leo ou combustvel derramado.

  • Desative o sistema de combustvel durante o armazenamento ou transporte da mquina.

  • Desengate a transmisso para o engate sempre que estiver a transportar ou no estiver a utilizar a mquina.

  • Espere que o motor arrefea antes de armazenar a mquina num ambiente fechado.

  • Mantenha e limpe o(s) cinto(s) de segurana, como necessrio.

  • Nunca guarde a mquina ou o recipiente de combustvel num local onde exista chama aberta, fasca ou luz piloto, como junto de uma caldeira ou outros aparelhos.

Segurana de reboque

  • Reboque apenas com uma mquina que tenha um engate concebido para rebocar. No engate equipamento rebocado, exceto no ponto de engate.

  • Siga as recomendaes do fabricante em termos de limite de peso para reboque de equipamento e reboque em declives. Em declives, o peso do equipamento rebocado pode causar uma perda de trao e perda de controlo.

  • Nunca permita que crianas ou outras pessoas estejam no equipamento rebocado.

  • Desloque-se lentamente e deixe uma distncia adicional para parar quando rebocar.

Inspeo e limpeza aps o corte

Depois de cortar, lave totalmente a mquina com uma mangueira sem agulheta, para que o excesso de presso da gua no contamine nem danifique os vedantes e rolamentos. No lave um motor quente ou as ligaes eltricas com gua.

Depois de limpar a mquina, faa o seguinte:

  • Inspecione a mquina para verificar a existncia de eventuais fugas de fluido hidrulico, danos ou desgaste nos componentes hidrulicos e mecnicos.

  • Inspecione se as unidades de corte esto afiadas.

  • Lubrifique o conjunto do veio do travo com leo SAE30 ou spray lubrificante para impedir a corroso e ajudar a manter um desempenho satisfatrio da mquina durante a prxima operao de corte.

Transporte da mquina

  • Tome todas as precaues necessrias quando colocar ou retirar a mquina de um reboque ou camio.

  • Utilize uma rampa de largura total para carregar a mquina num atrelado ou camio.

  • Prenda a mquina de forma segura utilizando correias, correntes, cabos ou cordas. As correias frontais e traseiras devem ser direcionadas para baixo e para fora da mquina.

Reboque da mquina

Em caso de emergncia, pode rebocar a mquina ao longo de 0,4 km.

Important: No reboque a mquina a uma velocidade superior a 3–5km/h para evitar danificar o sistema de transmisso. Se for necessrio deslocar a mquina mais de 0,4 km, dever utilizar um camio ou um atrelado.

  1. Localize a vlvula de derivao na bomba e rode-a duas voltas completas no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio (Figure 27).

    g016421
  2. Antes de pr o motor em funcionamento, feche a vlvula de derivao rodando-a duas voltas completas no sentido dos ponteiros do relgio (Figure 27).

    Important: No ligue o motor quando a vlvula se encontrar aberta.

Manutenção

Aviso

No efetuar a manuteno adequada da mquina pode resultar em falha prematura dos sistemas da mquina, causando possveis danos a si ou a quem estiver por perto.

Mantenha a mquina com uma boa manuteno e em bom funcionamento, conforme indicado nestas instrues.

Note: Determine os lados direito e esquerdo da mquina a partir da posio normal de utilizao.

Note: Transfira uma cpia gratuita dos esquemas eltricos ou hidrulicos visitando www.Toro.com e procurando a sua mquina a partir da hiperligao de manuais na pgina inicial.

Important: Para informaes detalhadas sobre os procedimentos de manuteno adicionais, consulte o Manual do Proprietrio.

Cuidado

Se deixar a chave na ignio, algum pode ligar acidentalmente o motor e feri-lo a si ou s pessoas que se encontrarem prximo da mquina.

Retire a chave da ignio e desligue os cabos das velas antes de efetuar qualquer tarefa de manuteno no veculo. Mantenha os cabos longe da mquina para evitar qualquer contacto acidental com as velas.

Segurana da manuteno

  • Antes de ajustar, limpar, reparar ou abandonar a mquina, faa o seguinte:

    • Estacione a mquina numa superfcie plana.

    • Desloque o interruptor do acelerador para a posio de ralenti baixo.

    • Desengate as unidades de corte.

    • Baixe as unidades de corte.

    • Certifique-se de que a trao est em Ponto morto.

    • Engate o travo de estacionamento.

    • Desligue o motor e retire a chave.

    • Espere at todas as peas mveis pararem.

    • Deixe os componentes da mquina arrefecerem antes de proceder manuteno.

  • Se as unidades de corte estiverem na posio de transporte, utilize o bloqueio mecnico positivo (se disponvel) antes de abandonar a mquina.

  • Se possvel, no faa manuteno com o motor em funcionamento. Mantenha-se longe das peas mveis.

  • Utilize apoios para suportar a mquina ou os seus componentes sempre que necessrio.

  • Cuidadosamente, liberte a presso dos componentes com energia acumulada.

Plano de manutenção recomendado

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
After the first operating hour
  • Aperte as porcas das rodas.
  • After the first 8 operating hours
  • Verifique a tenso da correia do alternador.
  • After the first 10 operating hours
  • Aperte as porcas das rodas.
  • After the first 50 operating hours
  • Substituio do leo e filtro do motor.
  • Mude o filtro do fluido hidrulico.
  • Verifique a velocidade do motor (marcha em vazio e velocidade mxima)
  • Before each use or daily
  • Inspecione o(s) cinto(s) de segurana no que respeita a desgaste, cortes e outros danos. Substitua o(s) cinto(s) de segurana se qualquer componente no operar corretamente.
  • Verifique o sistema de segurana
  • Verifique o sistema de segurana.
  • Inspeo e limpeza aps o corte.
  • Verificao do leo do motor.
  • Drene a gua do filtro de combustvel.
  • Verifique a presso dos pneus.
  • Limpe o painel do radiador.Limpe de hora a hora se as condies de trabalho apresentarem mais poeiras ou sujidade.
  • Verifique o nvel de lquido de arrefecimento do motor.
  • Verificao do nvel do fluido hidrulico.
  • Verificao dos tubos e tubos hidrulicos.
  • Verifique o contacto entre o cilindro e a lmina de corte.
  • Every 50 hours
  • Lubrificao da mquina.(Alm disso, lubrifique aps cada lavagem.)
  • Verifique o nvel de eletrlito da bateria.(Se a mquina estiver guardada, verifique o nvel de eletrlito a cada 30dias.)
  • Lubrifique os rolamentos e casquilhos.
  • Verifique as ligaes das baterias.
  • Every 150 hours
  • Substituio do leo e filtro do motor.
  • Every 200 hours
  • Inspecione o filtro de filtragem do ar (mais frequente quando funcionar em condies de grande poeira ou sujidade).
  • Aperte as porcas das rodas.
  • Every 800 hours
  • Substituio do filtro de combustvel.
  • Substitua o fluido hidrulico, filtro e respiro do depsito.
  • Verifique a velocidade do motor (marcha em vazio e velocidade mxima)
  • Verifique a limpeza das vlvulas.
  • Every 2 years
  • Verifique os tubos de combustvel e respetivas ligaes.
  • Drene e proceda lavagem do sistema de arrefecimento.
  • Volte a instalar qualquer tubo solto.
  • Lista de manuteno diria

    Copie esta pgina para uma utilizao de rotina.

    Verificaes de manutenoPara a semana de:
    Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sb.Dom.
    Verifique o funcionamento do sistema de segurana.       
    Verifique o funcionamento do painel de instrumentos       
    Verifique o funcionamento dos traves.       
    Verifique o separador de filtro de combustvel/gua.       
    Verifique o nvel de combustvel.       
    Verifique o nvel de leo do motor.       
    Verifique o nvel do fluido hidrulico.       
    Limpe o painel e o radiador.       
    Verifique o filtro de ar.       
    Verifique todos os rudos estranhos no motor.       
    Verifique o ajuste do cilindro lmina de corte.       
    Verifique se os tubos hidrulicos se encontram danificados.       
    Verifique se h fuga de fluidos.       
    Verifique a presso dos pneus.       
    Verifique o ajuste da altura do corte.       
    Lubrifique todos os bocais de lubrificao.1       
    Lubrifique as ligaes de trao e travo.       
    Retoque a pintura danificada.       

    1. Imediatamente aps cada lavagem, independentemente do intervalo previsto.

    Notas sobre zonas problemticas
    Inspeo efetuada por:
    ItemDataInformao
       
       
       
       
       

    Lubrificação

    Lubrificao da mquina

    A mquina possui bocais de lubrificao que devero ser lubrificados regularmente com massa lubrificante n2 para utilizaes gerais, base de ltio. Se a mquina for utilizada em condies normais, dever lubrificar todas as bielas e buchas aps cada 50 horas de funcionamento. Lubrifique as unies imediatamente aps cada lavagem, independentemente do intervalo previsto.

    Os rolamentos e casquilhos seguintes tm de ser lubrificados:

    • Cubo da roda traseira (1) (Figure 28)

      g008439
    • Rolamento giratrio (1) (Figure 28)

    • Cilindro da direo (2) (Figure 28)

    • Braos de elevao (3) (Figure 29)

      g008440
    • Articulao do pedal de trao (1) (Figure 30)

      g008441
    • Articulao da estrutura de suporte (3) (Figure 31)

      g016483
    1. Limpe o copo de lubrificao para impedir a infiltrao de resduos nas bielas e buchas.

    2. Introduza massa lubrificante no rolamento ou casquilho.

    3. Limpe a massa lubrificante em excesso.

    4. Coloque massa lubrificante no eixo do motor do cilindro e no brao de elevao quando a unidade de corte for retirada para verificao.

    5. Aplique algumas gotas do leo para motor SAE30 ou de spray lubrificante (WD40) em todos os pontos de articulao, diariamente, aps a limpeza.

    Note: Consulte o Manual do utilizador da unidade de corte quanto aos procedimentos de lubrificao da unidade de corte.

    Manutenção do motor

    Segurana do motor

    • Desligue o motor antes de verificar ou adicionar leo no crter.

    • No altere os valores do acelerador nem acelere o motor excessivamente.

    Manuteno do filtro de ar

    • Verifique se existe algum dano no corpo do filtro de ar que possa provocar uma fuga de ar; substitua-o se estiver danificado. Verifique todo o sistema de admisso para ver se tem fugas, se est danificado ou se h braadeiras de tubos soltas.

    • Mudar o filtro de ar antes de ser necessrio aumenta a possibilidade de entrar sujidade no motor quando se retira o filtro.

    • Certifique-se de que a cobertura est corretamente assente e veda com o corpo do filtro de ar.

    1. Liberte os trincos que fixam a cobertura do filtro de ar ao respetivo corpo (Figure 32).

      g008442
    2. Retire a cobertura do corpo do filtro de ar.

    3. Antes de remover o filtro, utilize ar de baixa presso (2,76bar, limpo e seco) para ajudar a retirar grandes acumulaes de detritos que se encontram entre o lado de fora do filtro primrio e o recipiente. Este processo de limpeza evita que a sujidade entre na admisso quando retira o filtro primrio.

      Important: Evite a utilizao de ar de alta presso, que pode forar a entrada de sujidade no sistema de admisso atravs do filtro.

    4. Retire e substitua o filtro primrio da seguinte forma:

      Important: No limpe o elemento usado.

      1. Inspecione o novo filtro para verificar se h danos decorrentes da expedio; no utilize um elemento danificado.

      2. Retire cuidadosamente o filtro velho do corpo do filtro e elimine-o.

      3. Insira um filtro novo aplicando presso no anel exterior do elemento para o assentar no recipiente, verificando a extremidade vedante do filtro e o corpo.

        Important: No pressione no centro flexvel do filtro.

    5. Limpe a porta de ejeo de sujidade que se encontra na tampa amovvel. Retire a vlvula de sada em borracha para fora da tampa, limpe a cavidade e volte a colocar a vlvula de sada.

    6. Instale a tampa orientando a vlvula de sada de borracha para uma posio descendente – entre cerca de 5:00 a 7:00 quando vista da extremidade.

    7. Certifique-se de que os trincos prendem a cobertura ao corpo (Figure 32).

    Manuteno do leo do motor

    Verificao do leo do motor

    O motor j enviado com 3,7 litros (com filtro) de leo no crter; no entanto, verifique o nvel de leo antes e depois de ligar o motor pela primeira vez.

    Utilize leo de motor de alta qualidade que satisfaa as seguintes especificaes:

    • Nvel de classificao API necessrio: CH-4, CI-4 ou superior.

    • leo preferido: SAE10W–30

    • leo alternativo: SAE15W–40

    O leo Toro Premium Engine encontra-se disponvel no seu distribuidor na viscosidade 10W–30. Consulte o catlogo das peas para saber quais so os nmeros das peas.

    Note: A melhor altura para verificar o nvel de leo do motor ser quando o motor estiver frio antes do dia de trabalho comear. Se j tiver funcionado, espere 10minutos at o leo voltar para o reservatrio e verifique depois. Se o nvel de leo estiver exatamente na marca ou abaixo da marca Adicionar na vareta, adicione leo at o nvel atingir a marca CHEIO. No encha demasiado.

    Important: Mantenha o nvel de leo do motor entre os limites superior e inferior no medidor do leo; o motor pode falhar se trabalhar com demasiado ou com pouco leo.

    1. Estacione a mquina para uma superfcie nivelada, desligue o motor e retire a chave.

    2. Retire a vareta e limpe-a com um pano limpo (Figure 34).

      Important: Retire a vareta quando atesta o motor com leo. Quando adicionar leo do motor ou leo de enchimento, tem de haver uma folga entre o dispositivo de enchimento do leo e o orifcio de enchimento do leo na cobertura da vlvula, como se mostra na Figure 33. Esta folga necessria para permitir a ventilao durante o enchimento, o que evita o derrame para o interior do respiro.

      g016415
      g016419
    3. Volte a colocar a vareta no tubo e verifique se est completamente introduzida.

    4. Retire a vareta do tubo e verifique o nvel de leo.

      Note: Se o nvel de leo estiver baixo, retire o tampo de enchimento da cobertura da vlvula e lentamente adicione leo suficiente para elevar o nvel de leo at marca Cheio, existente na vareta.Adicione o leo lentamente e verifique o nvel com alguma frequncia durante o procedimento. No encha demasiado.

    5. Volte a introduzir a vareta do leo.

    6. Ligue o motor e deixe-o a funcionar ao ralenti durante 30segundos e, em seguida, desligue-o. Aguarde 30 segundos e repita os passos 2 a 5.

    7. Volte a colocar a tampa de enchimento e a vareta na posio correta.

    Substituio do leo e filtro do motor

    1. Retire o tampo de escoamento (Figure 35) e deixe o leo escorrer para um recipiente adequado. Quando o leo parar, volte a montar o tampo de escoamento.

      g016422
    2. Retire o filtro do leo. Aplique uma leve camada de leo limpo na gaxeta do novo filtro.

    3. Aparafuse o filtro manualmente at que a gaxeta entre em contacto com o adaptador do filtro, em seguida dever apertar mais 1/2 ou 3/4 de volta. No aperte demasiado.

    4. Junte leo ao crter; consulte Substituio do leo e filtro do motor.

    5. Inutilize o leo e o filtro usados de forma adequada.

    Manutenção do sistema de combustível

    Drenagem de gua do filtro de combustvel

    1. Posicione a mquina numa superfcie plana e desligue o motor.

    2. Coloque um recipiente de escoamento debaixo do filtro de combustvel.

    3. Abra o tampo de drenagem no filtro de combustvel aproximadamente uma volta e drene qualquer gua acumulada (Figure 36).

      g007367
    4. Volte a apertar o tampo aps o escoamento.

      Note: Como a gua acumulada estar misturada com o combustvel, drene o filtro de combustvel para um recipiente adequado e elimine-o de forma apropriada.

    Substituio do filtro de combustvel

    1. Feche a vlvula de bloqueio do combustvel (Figure 37) por baixo do depsito de combustvel.

      g008434
    2. Limpe a zona de montagem do recipiente do filtro.

    3. Coloque um recipiente de escoamento debaixo do filtro de combustvel.

    4. Abra o tampo de drenagem e vlvula de respiro (Figure 38).

      g254461
    5. Retire o recipiente do filtro e limpe a superfcie de montagem.

    6. Lubrifique a junta vedante do filtro com leo limpo.

    7. Monte o filtro manualmente at que a gaxeta entre em contacto com a superfcie de montagem, rodando em seguida o filtro mais 1/2 volta.

    8. Aperte o tampo de drenagem na parte inferior do filtro e abra a vlvula de bloqueio de combustvel.

    9. Elimine o combustvel e filtro de acordo com os regulamentos locais.

    Inspeo das tubagens de combustvel e ligaes

    Verifique os tubos de combustvel quanto a sinais de deteriorao, danos ou ligaes soltas.

    Manutenção do sistema eléctrico

    Segurana do sistema eltrico

    • Desligue a bateria antes de reparar a mquina. Desligue o terminal negativo em primeiro lugar e o terminal positivo no final. Ligue o terminal positivo em primeiro lugar e o terminal negativo no final.

    • Carregue a bateria num espao aberto e bem ventilado, longe de fascas e chamas. Retire a ficha do carregador da tomada antes de o ligar ou desligar da bateria. Utilize roupas adequadas e ferramentas com isolamento.

    Manuteno da bateria

    Mantenha o eletrlito da bateria e mantenha a parte superior da bateria limpa. Guarde a mquina num local fresco para evitar descarregar a bateria.

    Os cabos da bateria devero encontrar-se bem apertados, de modo a proporcionar um bom contacto eltrico.

    Perigo

    O eletrlito da bateria contm cido sulfrico que fatal se consumido e pode provocar queimaduras graves.

    • No beba eletrlito e evite qualquer contacto com a pele, olhos ou vesturio. Use culos de proteo para proteger os olhos e luvas de borracha para proteger as mos.

    • Ateste a bateria apenas em locais onde exista gua limpa para lavar as mos.

    1. Verifique o nvel do eletrlito nas clulas da bateria.

    2. Se for necessrio, adicione gua destilada ou desmineralizada na clula da bateria.

      Note: Suba o nvel de eletrlito na parte inferior do anel de separao no interior de cada uma das clulas.

    3. Limpe a zona superior da bateria, lavando-a periodicamente com uma escova molhada em amnia ou numa soluo de bicarbonato de sdio.

    4. Aps a sua limpeza, enxage a superfcie superior com gua.

      Important: No retire a tampa de enchimento durante a limpeza da bateria.

    Aviso

    A ligao incorreta dos cabos da bateria pode danificar a mquina e os cabos, provocando fascas. As fascas podem provocar uma exploso dos gases da bateria, resultando em ferimentos pessoais.

    • Desligue sempre o cabo negativo (preto) da bateria antes de desligar o cabo positivo (vermelho).

    • Ligue sempre o cabo positivo (vermelho) da bateria antes de ligar o cabo negativo (preto).

    Se verificar que existe corroso nos terminais, desligue os cabos – o cabo negativo (-) em primeiro lugar – e raspe os contactos e os terminais separadamente. Ligue os cabos, o cabo positivo (+) em primeiro lugar e aplique vaselina nos terminais.

    Localizao dos fusveis

    Os fusveis do sistema eltrico da mquina esto localizados por baixo do banco (Figure 39).

    g008454

    Manutenção do sistema de transmissão

    Verificao da presso dos pneus

    Varie a presso dos pneus para as rodas dianteiras, dependendo das condies do relvado, de um mnimo de 0,55 bar a um mximo de 0,83 bar.

    Utilize diferentes presses para os pneus das rodas traseiras; no mnimo 0,55bar e no mximo 1,03bar.

    Verificao do aperto das porcas de roda

    Aviso

    A no observncia de um binrio de aperto adequado das porcas das rodas pode dar origem a leses.

    Aperte as porcas da roda com o binrio de aperto especificado nos intervalos especificados.

    Especificao de aperto das porcas: 95 a 122Nm.

    Note: Para assegurar uma distribuio uniforme, aperte as porcas das rodas num padro em X.

    Ajuste da posio neutra da transmisso

    Se a mquina se mover enquanto o pedal de trao estiver na posio PONTO MORTO, ajuste o mecanismo de retorno de ponto morto.

    1. Bloqueie a mquina debaixo do chassis, de forma a que uma das rodas dianteiras no toque no cho.

      Note: Se a mquina estiver equipada com um kit de trao s 3 rodas, eleve e bloqueie a roda traseira.

    2. Ligue o motor, coloque o acelerador na posio LENTO e verifique se a roda da frente no est em contacto com o cho e se no roda.

    3. Se a roda rodar, desligue o motor e proceda da seguinte forma:

      1. Liberte as porcas de bloqueio que fixam o cabo de controlo de trao ao anteparo do hidrstato (Figure 40). Certifique-se de que as porcas de bloqueio se encontram soltas de forma idntica e o suficiente, de modo a permitir a operao de ajuste.

        g016466

        Note: Liberte a porca que fixa o disco excntrico ao cimo do hidrstato (Figure 40).

      2. Desloque a alavanca de controlo de funcionamento para a posio NEUTRO e a alavanca do acelerador para a posio LENTO.

      3. Ligue o motor.

      4. Rode o disco excntrico at eliminar a deslocao em qualquer um dos sentidos.

      5. Quando a roda deixar de rodar, aperte a porca, bloqueando deste modo o disco excntrico e fixando a posio de ajuste (Figure 40).

      6. Verifique se o ajuste o adequado colocando a alavanca do acelerador nas posies LENTO e RPIDO.

      7. Aperte uniformemente as porcas que se encontram em cada um dos lados do anteparo, fixando deste modo o cabo de trao ao anteparo (Figure 40). No rode o cabo.

        Note: Se existir tenso no cabo quando a alavanca de controlo estiver na posio PONTO MORTO, a mquina pode deslocar-se quando a alavanca colocada na posio CORTE ou TRANSPORTE.

    Ajuste da velocidade de transporte

    Obteno da velocidade de transporte mxima

    O pedal de trao ajustado de fbrica para a velocidade mxima de transporte, mas talvez seja necessrio proceder a um novo ajuste se o pedal completamente pressionado no entrar em contacto com o mecanismo de bloqueio, ou se desejar reduzir a velocidade de transporte.

    Para obter a velocidade mxima de transporte, engate a alavanca de controlo de funo na posio TRANSPORTE e carregue para baixo no pedal de trao. Se o pedal entrara em contacto com o batente (Figure 41) antes de sentir tenso no cabo, necessrio efetuar o seguinte procedimento de ajuste:

    g005520
    1. Ponha a alavanca de controlo de funcionamento na posio TRANSPORTE e liberte a porca de bloqueio que fixa o batente do pedal placa inferior (Figure 41).

    2. Aperte o batente do pedal at deixar de estar em contacto com o pedal de trao.

    3. Continue a aplicar uma ligeira carga no pedal de transporte e ajuste o batente do pedal de modo a que entre em contacto com a haste do pedal e aperte as porcas.

      Important: Certifique-se de que o cabo no excessivo ou ir reduzir a durao do cabo.

    Reduo da velocidade de transporte

    1. Carregue no pedal de trao e solte a porca de bloqueio que prende o batente do pedal placa inferior.

    2. Solte o batente do pedal at se obter a velocidade de transporte desejada.

    3. Aperte a porca de bloqueio para prender o batente do pedal.

    Ajuste da velocidade de corte

    A velocidade da mquina foi ajustada na fbrica, mas poder ser alterada se o utilizador assim o desejar.

    1. Liberte a porca de reteno do parafuso do eixo (Figure 42).

    2. Liberte a porca que fixa os suportes de bloqueio e corte na articulao do pedal.

      g008451
    3. Rode o parafuso do eixo no sentido horrio para reduzir a velocidade de corte e no sentido anti-horrio para aumentar a velocidade de corte.

    4. Aperte a porca de reteno no parafuso do eixo e a porca na articulao do pedal para bloquear o ajuste (Figure 42). Verifique o ajuste e ajuste se for necessrio.

    Manutenção do sistema de arrefecimento

    Segurana do sistema de arrefecimento

    • Ingerir lquido de refrigerao do motor pode ser txico; Mantenha as crianas e os animais de estimao afastados.

    • O derrame de lquido de refrigerao quente pressurizado ou o contacto com o radiador quente e peas adjacentes pode provocar queimaduras graves.

      • Deixe sempre o motor arrefecer pelo menos 15 minutos antes de retirar a tampa do radiador.

      • Use um trapo quando abrir o tampo do radiador, fazendo-o lentamente para permitir a sada do vapor.

    Limpeza do painel do radiador

    O painel e a zona dianteira do radiador devem estar sempre limpos para evitar o sobreaquecimento do sistema. Verifique diariamente o painel e o radiador e, se necessrio, de hora a hora. Limpe estes componentes com maior frequncia em condies de poeira ou sujidade.

    1. Retire o painel do radiador (Figure 43).

    2. Trabalhando a partir da zona da ventoinha do radiador, sopre o radiador com ar comprimido.

      g008426
    3. Limpe o painel e instale-o.

    Verificao do nvel de lquido de arrefecimento do motor

    A capacidade do sistema de refrigerao de aproximadamente 3,2litros.

    Encha o sistema de arrefecimento com uma soluo a 50/50 de gua e anticongelante etilenoglicol. Verifique o nvel do lquido de arrefecimento antes de ligar o motor no incio de cada dia de trabalho.

    Cuidado

    Se o motor esteve em funcionamento, o lquido de refrigerao pressurizado e quente pode derramar-se e provocar queimaduras.

    • No abra o tampo do radiador quando o motor estiver a funcionar.

    • Use um trapo quando abrir o tampo do radiador, fazendo-o lentamente para permitir a sada do vapor.

    1. Estacione a mquina numa superfcie plana.

    2. Verifique o nvel do lquido de arrefecimento (Figure 44).

      Deve estar entre as linhas no depsito de expanso, com o motor frio.

      g008427
    3. Se o nvel de fluido de arrefecimento for baixo, desmonte o tampo do depsito de expanso e adicione soluo de anti–congelante base de gua e etilenoglicol a 50/50. No encha demasiado.

    4. Instale a tampa do reservatrio.

    Manutenção dos travões

    Acamar os traves

    Trave com firmeza e conduza a mquina velocidade de corte at que os traves estejam quentes, o que ser indicado pelo seu cheiro. Pode precisar de ajustar os traves aps o perodo de rodagem; consulte Ajuste dos traves.

    Ajuste dos traves

    Pode encontrar uma alavanca de ajuste dos traves em cada um dos lados da mquina, de forma a ajustar de forma idntica os traves.

    1. Enquanto anda para a frente velocidade de transporte pressione o pedal do travo; as duas rodas devem bloquear de forma idntica.

      Cuidado

      O teste dos traves numa rea confinada frequentada por pessoas pode provocar ferimentos.

      Efetue sempre a verificao dos traves numa zona aberta e plana, onde no se encontrem pessoas ou outros obstculos.

    2. Se os traves no bloquearem de forma idntica, ajuste-os da seguinte forma:

      1. Desengate as barras dos traves, retirando o respetivo contrapino e passador de forquilha (Figure 45).

        g008448
      2. Liberte a porca de segurana e efetue o ajuste do passador de forquilha (Figure 45).

      3. Monte o passador de forquilha no eixo do travo (Figure 45).

      4. Verifique qual a deslocao do pedal de travo. O pedal deve deslocar-se 13 a 26mm antes que as pastilhas dos traves entrem em contacto com os tambores. Ajuste, se necessrio, de modo a obter este valor.

      5. Enquanto anda para a frente velocidade de transporte pressione o pedal do travo; os dois traves devem bloquear de forma idntica. Efetue um novo ajuste, se necessrio.

    Important: Acame anualmente os traves; consulte a seco Acamar os traves.

    Manutenção das correias

    Afinao a correia do alternador

    Certifique-se de que a correia possui uma tenso correta, de modo a garantir o funcionamento correto da mquina e evitar qualquer desgaste desnecessrio.

    1. Estacione a mquina numa superfcie plana, desligue o motor, engate o travo de mo, retire a chave e espere que todas as peas em movimento parem.

    2. Aplique uma presso de polegar moderada na correia entre as polias (10kg). A correia deve atingir um desvio de 7 a 9mm. Caso contrrio, realize o seguinte procedimento para ajustar a tenso da correia:

      g014755
      1. Desaperte os parafusos que prendem o alternador ao motor e faixa de ajuste.

      2. Inspecione a correia para ver se h sinais de danos ou desgaste e substitua-a se necessrio.

      3. Utilizando uma alavanca colocada entre o alternador e o bloco do motor, empurre o alternador para obter a tenso correta da correia e aperte os parafusos.

    Manutenção do sistema de controlo

    Ajuste do mecanismo de elevao da unidade de corte

    O circuito de elevao/descida da unidade de corte est equipado com uma vlvula de regulador de caudal (Figure 47). Esta vlvula previamente configurada pelo fabricante, encontrando-se cerca de 3voltas aberta, mas por vezes necessrio efetuar ajustes de modo a compensar diferenas na temperatura do leo hidrulico, nas velocidades de corte, etc.

    Note: Deixe que o leo hidrulico atinja a temperatura de funcionamento em pleno antes de ajustar a vlvula de regulador de caudal.

    1. Levante o banco e localize a vlvula de controlo do caudal (Figure 47) montada ao lado do coletor hidrulico para a estrutura de trao central.

      g033382
    2. Desaperte a porca de reteno do boto de ajuste da vlvula de controlo de caudal.

    3. Rode o boto no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio se a resposta da unidade de corte central for demasiado lenta ou no sentido dos ponteiros do relgio se a resposta for demasiado rpida. No deve ser necessrio rodar mais de 1/32 a 1/16 de volta.

    4. Teste o ajuste e repita o passo 3 como necessrio; quando concluir, aperte a porca de bloqueio.

    Manutenção do sistema hidráulico

    Segurana do sistema hidrulico

    • Em caso de penetrao do fluido na pele, consulte imediatamente um mdico. O fluido penetrado deve ser removido cirurgicamente dentro de algumas horas por um mdico.

    • Certifique-se de que todas as tubagens e mangueiras do leo hidrulico se encontram bem apertadas e em bom estado de conservao antes de colocar o sistema sob presso.

    • Mantenha os seus corpo e mos longe de fugas ou bicos que projetem fluido hidrulico sob presso.

    • Utilize um pedao de carto ou papel para detetar fugas do fluido hidrulico.

    • Alivie com segurana toda a presso do sistema hidrulico antes de executar qualquer trabalho neste sistema.

    Manuteno do fluido hidrulico

    Important: Independentemente do tipo de fluido hidrulico que utilize, qualquer mquina utilizada para aplicaes fora de relvados, corte vertical ou utilizada durante temperaturas ambiente acima de 29°C, instale o kit de refrigerador de leo (pea n.104-7701); consulte Instalao do radiador de leo.

    Especificaes do fluido hidrulico

    O reservatrio do fluido hidrulico enchido na fbrica com aproximadamente 20,8litros de fluido hidrulico de grande qualidade. Verifique o nvel de fluido hidrulico antes de operar a mquina diariamente. Se o fluido estiver baixo, adicione fluido adequado como descrito nas seces seguintes:

     Fluido hidrulico Toro Premium All Season (Disponvel em recipientes de 19litros ou tambores de 208litros. Consulte o Catlogo das peas da sua mquina, ou o seu distribuidor Toro autorizado para saber quais so os nmeros das peas)

    Outros fluidos: Se no estiver disponvel fluido Toro, podem utilizar-se outros fluidos desde que satisfaam todas as seguintes propriedades de material e especificaes industriais. A utilizao de fluido sinttico no recomendada. Consulte o seu distribuidor de lubrificantes para adquirir um produto satisfatrio

    Note: A Toro no assume a responsabilidade por danos causados devido ao uso de substitutos inadequados, pelo que recomendamos a utilizao exclusiva de produtos de fabricantes com boa reputao no mercado.

    Fluido hidrulico antidesgaste com ndice de viscosidade elevada/ponto de escoamento baixo, ISOVG46
    Propriedades do material:
    Viscosidade, ASTMD445cSt 40°C: 44 a 48cSt a 100°C: 7,9 a 8,5
    ndice de viscosidade ASTMD2270140 para 160
    Ponto de escoamento, ASTMD97-37°C at -45°C
    Especificaes industriais:
    Vickers I-286-S (nvel de qualidade), Vickers M-2950-S (nvel de qualidade), Denison HF-0

    Important: O fluido multigraduado ISOVG46 proporciona uma performance otimizada num amplo leque de temperaturas. Para a operao em temperaturas ambiente consistentemente elevadas, de 18°C a 49°C, o fluido hidrulico ISOVG68 pode permitir um desempenho melhorado.

    Fluido hidrulico biodegradvel Premium – Mobil EAL EnviroSyn 46H

    Important: Mobil EAL EnviroSyn 46H o nico fluido biodegradvel sinttico aprovado pela Toro. Este fluido compatvel com os elastmeros utilizados nos sistemas hidrulicos da Toro e adequado a uma vasta gama de condies trmicas. Este fluido compatvel com leos minerais convencionais, mas para um desempenho e biodegradabilidade mximos deve remover totalmente o fluido convencional do sistema hidrulico. O leo est disponvel em recipientes de 19litros ou tambores de 208litros junto do seu distribuidor Mobil.

    Note: A maioria dos fluidos so incolores, o que dificulta a deteo de fugas. Encontra-se sua disposio um aditivo vermelho para o leo do sistema hidrulico, em recipientes de 20ml. Um recipiente suficiente para 15 a 22litros de fluido hidrulico. Poder encomendar a pea N.44-2500 ao seu distribuidor Toro. Este aditivo vermelho no recomendado para utilizao com fluidos biodegradveis. Utilize corantes alimentares.

    Verificao do nvel do fluido hidrulico

    1. Estacione a mquina numa superfcie plana. Certifique-se de que a mquina arrefeceu para que o fluido esteja frio.

    2. Retire a tampa do reservatrio e verifique o nvel do fluido. O fluido deve chegar parte inferior do filtro no tubo de enchimento (Figure 48).

      g008428
    3. Se o nvel de fluido estiver baixo, lentamente, encha o reservatrio com fluido hidrulico adequado at o nvel atingir a parte inferior do filtro. No encha demasiado.

      Important: Para evitar a contaminao do sistema, limpe as tampas dos recipientes de fluido hidrulico antes de as abrir. Certifique-se de que o bico de descarga e o funil esto limpos.

    4. Em seguida, volte a montar a tampa do reservatrio. Limpe todo o fluido derramado.

      Important: Verifique o nvel de fluido hidrulico antes de ligar o motor pela primeira vez e diariamente, a partir da.

    Substituio do fluido hidrulico e do filtro

    Capacidade de fluido hidrulico: 25,7litros

    Se o fluido tiver sido contaminado, entre em contato com o seu distribuidor autorizado Toro para lavar o sistema. O fluido contaminado tem uma aparncia leitosa ou negra quando comparado com fluido limpo.

    1. Limpe a zona em torno da montagem do filtro (Figure 49). Coloque um recipiente de escoamento debaixo do filtro e retire o filtro.

      g008447

      Note: Se no drenar o fluido, desligue e ligue o tubo hidrulico que vai para o filtro.

    2. Encha o novo filtro com o fluido hidrulico apropriado, lubrifique a gaxeta e aperte manualmente at que o vedante entre em contacto com a cabea do filtro. Em seguida, aperte mais de volta.

    3. Encha o depsito hidrulico com o fluido hidrulico, consulte Especificaes do fluido hidrulico e Verificao do nvel do fluido hidrulico.

    4. Ligue a mquina e deixe-a funcionar durante 3 a 5minutos para distribuir o fluido e eliminar todo o ar existente no sistema. Desligue o motor e verifique o nvel de fluido.

    5. Elimine o fluido e o filtro usados de forma adequada.

    Verificao dos tubos e tubos hidrulicos

    Verifique diariamente os tubos e tubos hidrulicos, prestando especial ateno a fugas, tubos dobrados, suportes soltos, desgaste, unies soltas e danos provocados pelas condies atmosfricas ou por agentes qumicos. Efetue todas as reparaes necessrias antes de utilizar a mquina.

    Segurana da lmina

    Consulte e realize o procedimento em Segurana da manuteno.

    Uma lmina ou lmina de corte desgastada ou danificada pode partir-se, podendo levar projeo de um fragmento contra o utilizador ou algum que esteja por perto e provocar leses graves ou at mesmo a morte.

    • Inspecione periodicamente se as lminas e as lminas de corte apresentam sinais de desgaste excessivo ou danos.

    • Tome todas as precaues necessrias quando efetuar a verificao das lminas. Use luvas e tome as devidas precaues durante a respetiva manuteno. Substitua ou retifique as lminas ou lminas de corte, no as endireite nem solde.

    • Em mquinas com mltiplas unidades de corte, tenha ateno quando rodar um cilindro; pode provocar a rotao dos restantes.

    Verificao do contacto entre o cilindro e a lmina de corte

    Diariamente, e antes de iniciar a operao da mquina, verifique o contacto entre o cilindro e a lmina de corte, ainda que a qualidade de corte tenha sido considerada anteriormente aceitvel. Tem de existir um contacto ligeiro entre a lmina de corte e o cilindro, em todo o comprimento dos mesmos; consulte o Manual do utilizador da unidade de corte.

    Definio da velocidade dos cilindros

    Para obter uma qualidade de corte elevada e consistente e um aspeto aps o corte uniforme, tem de definir corretamente o controlo da velocidade dos cilindros (localizado no bloco do coletor debaixo da cobertura do lado esquerdo do banco). Ajuste o controlo da velocidade dos cilindros do seguinte modo:

    1. Selecione a altura de corte para a qual as unidades de corte esto ajustadas.

    2. Decida a velocidade que melhor se adapta s suas condies.

    3. Utilize a tabela seguinte para determinar a configurao da velocidade do cilindro para as suas unidades de corte de 5, 8, 11 ou 14 lminas (Figure 50).

      g014736
    4. Incline o banco do operador para a frente e sustente-o com a barra de apoio (Figure 51).

      g229847
    5. Para ajustar a velocidade dos cilindros, rode o manpulo do controlo da velocidade do cilindro (Figure 52) at que as setas indicadoras fiquem alinhadas com o nmero que determinou no passo 3.

      g229849g229880

      Note: Pode aumentar ou diminuir a velocidade do cilindro para compensar as condies da relva.

    Retificao dos cilindros

    Aviso

    Tocar nos cilindros ou noutras peas em movimento pode provocar leses graves.

    • Mantenha as mos e roupa afastadas dos cilindros e de todas as outras peas em movimento.

    • Nunca tente rodar os cilindros com a mo ou com o p enquanto o motor est em funcionamento.

    1. Coloque a mquina numa superfcie plana, baixe as unidades de corte, desligue o motor e engate o travo de estacionamento.

    2. Incline o banco do operador para a frente e sustente-o com a barra de apoio (Figure 53).

      g229847
    3. Faa os ajustes iniciais do cilindro lmina de corte, adequados afiao de todas as unidades de corte que quer retificar; consulte o Manual do utilizador da unidade de corte.

    4. Rode a alavanca de retificao para a posio R (Figure 54).

      g229849g229848
    5. Rode o manpulo da velocidade dos cilindros para a posio 1 (Figure 54).

    6. Ligue o motor e faa-o funcionar ao ralenti lento.

      Important: No mude a velocidade do motor ao retificar ou pode fazer com que os cilindros vo abaixo. Faa a retificao apenas com o motor ao ralenti.

    7. Com a alavanca de controlo funcional na posio PONTO MORTO, desloque o controlo de elevao/descida de corte para a frente para iniciar a retificao no cilindro.

    8. Aplique o produto de retificao com uma escova de cabo comprido. Nunca utilize uma escova de cabo curto.

      • Se os cilindros forem abaixo ou ficarem errticos ao retificar, selecione um valor de velocidade maior do cilindro at que a velocidade estabilize e, sem seguida, volte a colocar a velocidade do cilindro para o valor 1 ou para a sua velocidade desejada.

      • Para ajustar as unidades de corte durante a retificao, desative os cilindros, deslocando a alavanca de controlo de elevao/descida de corte para trs e desligue o motor. Depois de concluir os ajustes, repita os passos 4 a 8.

    9. Repita os passos 4 a 8 para todas as unidades de corte que pretende retificar.

    10. Quando concluir, volte a colocar a alavanca de retificao na posio F, mova o manpulo de velocidade do cilindro para a configurao da velocidade de corte desejada, baixe o banco e lave todo o produto de retificao das unidades de corte. Ajuste o cilindro da unidade de corte s lminas, conforme necessrio.

      Important: Se a alavanca de retificao no voltar posio de “F” aps a retificao, as unidades de corte no sobem ou deixam de funcionar devidamente.

    Armazenamento

    Se quiser guardar a mquina durante algum tempo, tome as seguintes medidas antes de levar a cabo essa operao:

    1. Elimine todos os vestgios de sujidade e aparas de relva. Afie os cilindros e as lminas de corte, se necessrio; consulte o Manual de utilizador da unidade de corte. Aplique um produto de proteo contra ferrugem nas plataformas de corte e nas lminas dos cilindros. Lubrifique e coloque leo em todos os pontos de lubrificao; consulte Lubrificao da mquina.

    2. Bloqueie as rodas para retirar o peso dos pneus.

    3. Efetue o escoamento e substitua o filtro e o fluido hidrulico, verifique o estado dos tubos hidrulicos e das unies. Proceda substituio, se necessrio; consulte Verificao dos tubos e tubos hidrulicos e Verificao dos tubos e tubos hidrulicos.

    4. Retire todo o combustvel do depsito de combustvel. Faa funcionar o motor at que este pare devido falta de combustvel. Substitua o filtro de combustvel, consulte Substituio do filtro de combustvel.

    5. Retire o leo do crter enquanto o motor ainda se encontra quente. Volte a ench-lo com leo novo; consulte Substituio do leo e filtro do motor.

    6. Limpe todos os vestgios de sujidade do cilindro, aletas da cabea do cilindro e da sada de ar.

    7. Retire a bateria e carregue-a completamente. Guarde-a num local seguro ou na prpria mquina. Se optar por guard-la na mquina, no ligue os cabos. Guarde a bateria num ambiente fresco para evitar que a bateria descarregue rapidamente.

    8. Se possvel, guarde a mquina num local de temperatura amena e seco.