Introdução

Esta mquina um cortador de relva com transporte de utilizador e lmina rotativa destinada a ser utilizada por operadores profissionais contratados em aplicaes comerciais. Foi principalmente concebida para cortar a relva em parques, campos desportivos e relvados comerciais bem mantidos.

Important: Para maximizar a segurana, o desempenho e o funcionamento adequado da mquina, leia atentamente e compreenda o contedo deste Manual do Utilizador. Se desrespeitar estas instrues de funcionamento ou a inexistncia de formao adequada, a possibilidade de ferimentos pode surgir. Para mais informaes sobre as prticas de funcionamento seguro, incluindo dicas de segurana e materiais de formao, consulte www.Toro.com.

Pode contactar a Toro diretamente em www.Toro.com para obter informaes sobre materiais de formao de operao e segurana dos produtos, informaes sobre acessrios, para obter o contacto de um representante ou para registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistncia, peas genunas Toro ou informaes adicionais, entre em contacto com um representante de assistncia autorizado ou com a assistncia ao cliente Toro, indicando os nmeros de srie e modelo do produto. Os nmeros de modelo e de srie encontram-se numa chapa montada no lado esquerdo da estrutura por baixo do apoio de p. Escreva os nmeros no espao fornecido.

Important: Com o seu dispositivo mvel, pode ler o cdigo QR no autocolante do nmero de srie (se equipado) para aceder garantia, peas e outras informaes do produto.

Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurana identificadas pelo smbolo de alerta de segurana (Figure 1), que sinaliza um perigo que pode provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se no respeitar as precaues recomendadas.

g000502

Este manual utiliza duas palavras para destacar informaes. A palavra Importante chama a ateno para informaes especiais de ordem mecnica e a palavra Nota sublinha informaes gerais que requerem especial ateno.

Este produto cumpre todas as diretivas europeias relevantes. Para mais informaes, consulte a folha de Declarao de conformidade em separado, especfica do produto.

Utilizar ou operar o motor em qualquer terreno com floresta, arbustos ou relva uma violao da seco 4442 ou 4443 do cdigo de recursos pblicos da Califrnia exceto se o motor estiver equipado com uma proteo contra chamas, como definido na seco 4442, mantido em boas condies ou o motor for construdo equipado e mantido para a preveno de fogo.

Aviso

CALIFÓRNIA

Proposição 65 Aviso

É do conhecimento do Estado da Califórnia que os gases de escape a alguns dos componentes deste veículo contêm químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Os pólos, terminais e restantes acessórios da bateria contêm chumbo e derivados de chumbo; é do conhecimento do Estado da Califórnia que estes químicos podem provocar cancro e problemas reprodutivos. Lave as mãos após a utilização.

É do conhecimento do Estado da Califórnia que a utilização deste produto pode causar exposição a químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Segurança

Esta mquina foi concebida de acordo com a norma ENISO5395:2013 e ANSIB71.4-2017.

Segurana geral

Este produto capaz de amputar mos e ps e projetar objetos. Respeite sempre todas as instrues de segurana, de modo a evitar ferimentos pessoais graves.

Se a mquina for utilizada para um fim diferente da sua utilizao prevista, poder pr em perigo o utilizador e outras pessoas.

  • Leia e compreenda o contedo deste Manual do utilizador antes de ligar o motor.

  • Tenha toda a ateno durante a operao da mquina. No faa qualquer atividade que cause distraes; caso contrrio, podem ocorrer ferimentos ou danos materiais.

  • No coloque as mos ou os ps perto de componentes em movimento da mquina.

  • No opere a mquina sem que todos os resguardos e outros dispositivos protetores de segurana estejam instalados e a funcionar.

  • Mantenha-se afastado de qualquer abertura de descarga. Mantenha as pessoas e animais a uma distncia segura da mquina.

  • Mantenha as crianas afastadas da rea de operao. Nunca permita que crianas utilizem a mquina.

  • Pare a mquina, desligue o motor, retire a chave e espere que todas as peas em movimento parem antes da manuteno, abastecimento ou desobstruo da mquina.

A utilizao ou manuteno inadequada desta mquina pode provocar ferimentos. De modo a reduzir o risco de ferimentos, dever respeitar estas instrues de segurana e prestar sempre ateno ao smbolo de alerta de segurana, que indica Cuidado, Aviso ou Perigo – instruo de segurana pessoal.Graphic O no cumprimento destas instrues pode resultar em ferimentos pessoais ou mesmo em morte.

Pode encontrar informaes de segurana adicionais onde for necessrio ao longo deste Manual do utilizador.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurana e instrues esto facilmente visveis para o operador e situam-se prximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos.

decal93-6681
decal93-6689
decal93-7272
decal93-7818
decal106-6754
decal106-6755
decal110-0986
decal110-8921
decal117-0169
decal117-4764
decal120-4158
decal133-8062
decalbatterysymbols
decal125-8754
decal125-2927
decal104-1086
decal133-2930
decal133-2931

Instalação

Note: Determine os lados direito e esquerdo da mquina a partir da posio normal de utilizao.

Ajuste da posio do brao de controlo

A posio do brao de controlo pode ser ajustada para seu maior conforto.

  1. Solte os 2 parafusos que prendem o brao de controlo ao suporte de reteno (Figure 2).

    g031681
  2. Rode o brao de controlo at posio desejada e aperte os 2 parafusos.

Retirao dos blocos e pinos de transporte

  1. Retire e deite fora os blocos de transporte das unidades de corte.

  2. Retire e deite fora os pinos de transporte dos braos de suspenso da unidade de corte.

    Note: Os pinos de transporte estabilizam as unidades de corte durante o transporte; remova-os antes de operar a mquina.

Ajuste do raspador do rolo

Opcional

O raspador do rolo traseiro opcional funciona melhor quando houver uma folga uniforme de 0,5 a 1mm entre o raspador e o rolo.

  1. Desaperte o bocal de lubrificao e o parafuso de fixao (Figure 3).

    g031578
  2. Deslize o raspador para cima ou para baixo at obter uma folga de 0,5 a 1mm entre a barra e o rolo.

  3. Aperte o bocal de lubrificao e aperte com uma fora de 41Nm em sequncia alternada.

Instalar o abafador de cobertura (mulch)

Opcional
  1. Remova todos os detritos dos orifcios de montagem nas paredes traseira e esquerda da cmara.

  2. Instale o abafador de cobertura (mulch) na abertura traseira e fixe-o com 5 parafusos com cabea flangeada (Figure 4).

    g031579
  3. Verifique se o abafador de cobertura (mulch) no toca nas pontas da lmina e no fica a pressionar a face interna da parede da cmara traseira.

    Perigo

    Utilizar uma lmina de alta elevao com o abafador de mulch pode fazer com que a lmina parta, provocando leses graves ou morte.

    No utilize a lmina de grande elevao com o abafador.

Preparao da mquina

Verificao da presso dos pneus

Verifique a presso dos pneus; consulte Verificao da presso dos pneus.

Important: Mantenha a presso em todos os pneus, de modo a garantir uma boa qualidade de corte e um desempenho adequado da mquina. No encha de menos os pneus.

Verificao dos nveis de fluidos

  1. Verifique o nvel de leo do motor antes de ligar o motor; consulte Verificao do nvel de leo do motor.

  2. Verifique o nvel de leo hidrulico antes de ligar o motor, consulte Verificar o nvel do fluido hidrulico.

  3. Verifique o sistema de arrefecimento antes de ligar o motor; consulte Verificao do sistema de arrefecimento.

Lubrificao da mquina

Lubrifique a mquina antes da utilizao; consulte Lubrificao dos rolamentos e casquilhos. No realizar uma lubrificao adequada pode causar uma falha prematura de peas vitais.

Descrição geral do produto

Pedal de trao

O pedal de trao (Figure 5) permite controlar o avano e recuo da mquina. Pressione a zona superior do pedal para deslocar a mquina para a frente e a zona inferior para deslocar a mquina para trs. A velocidade depende da presso exercida sobre o pedal. Para obter a velocidade mxima sem carga, dever pressionar completamente o pedal quando o regulador se encontrar na posio RPIDO.

Para parar, reduza a presso exercida sobre o pedal, at que este volte posio central.

Limitador da velocidade de corte

Quando o limitador da velocidade de corte (Figure 5) est voltado para cima controla a velocidade de corte e permite que as unidades de corte sejam engatadas. Cada espaador ajusta a velocidade de corte em 0,8 km/h. Quanto mais espaadores tiver na parte de cima do parafuso quanto mais devagar anda. Para transportar, incline para trs o limitador da velocidade de corte para a velocidade de transporte mxima.

Pedal de travo

Prima o pedal do travo (Figure 5) para parar a mquina.

Pedal de inclinao da direo

Para inclinar o volante na sua direo, carregue no pedal, puxe o volante para si para a posio mais confortvel e, em seguida, solte o pedal (Figure 5). Para afastar o volante de si, pressione o pedal e liberte-o quando o volante atingir a posio de operao que deseja.

Travo de estacionamento

Para engatar o travo de estacionamento, (Figure 5) empurre para baixo o pedal do travo e pressione a parte de cima para a frente para engatar. Para desengatar o travo de estacionamento, dever pressionar o pedal do travo at que o bloqueio do travo desengate.

g003955

Interruptor da velocidade do motor

O interruptor da velocidade do motor (Figure 6) tem 2 modos de alterar a velocidade do motor. Carregue no interruptor para aumentar ou diminuir a velocidade do motor em incrementos de 100rpm. Mantenha pressionado o interruptor para mover o motor automaticamente para ralenti elevado ou reduzido, dependendo de que lado do interruptor que premiu.

g021208

Ignio

A ignio (Figure 6) tem 3 posies: DESLIGAR, LIGAR/PREAQUECIMENTO e ARRANCAR.

Alavanca de controlo de subida/descida das unidades de corte

A alavanca de controlo de subida/descida (Figure 6) sobe e desce as unidades de corte e aciona e bloqueia os cortadores quando os cortadores esto ativados para o modo de corte. Ao iniciar as unidades de corte na posio descida, esta alavanca liga as unidades de corte se a tomada de fora e o limitador de velocidade de corte estiverem engatados.

Interruptor dos faris

Articule o interruptor para baixo para ligar os faris(Figure 6).

Interruptor de ativao/desativao

Utilize o interruptor de ativao/desativao (Figure 6) juntamente com a alavanca de controlo de subida/descida das unidades de corte para operar os cortadores. Os cortadores no podem ser baixados quando a alavanca de corte/transporte est na posio TRANSPORTE.

Indicador de restrio do filtro hidrulico

O indicador de restrio do filtro hidrulico alerta quando os filtros hidrulicos tiverem de ser mudados; consulte Substituio dos filtros hidrulicos.

g031683

Ponto de corrente

O ponto de corrente (Figure 8) uma fonte de alimentao de 12 V para dispositivos eletrnicos.

g004133

InfoCenter

O ecr LCD InfoCenter mostra o estado de operao e vrios diagnsticos e outras informaes acerca da mquina (Figure 6).

Utilizao do ecr LCD InfoCenter

O ecr LCD InfoCenter apresenta informaes sobre sua mquina, como o estado de utilizao, os vrios diagnsticos e outras informaes sobre a mquina (Figure 9). Existe um ecr de inicializao e um ecr de informaes principal do InfoCenter. Pode alternar entre o ecr de inicializao e o ecr de informaes principal a qualquer altura pressionando qualquer dos botes do InfoCenter e, em seguida, selecionando a seta direcional adequada.

g020650
  • Boto esquerdo, Boto de acesso ao menu/retroceder – Pressione este boto para aceder aos menus InfoCenter. Pode utiliz-lo para sair de qualquer menu que esteja a utilizar.

  • Boto do meio – Utilize este boto para se deslocar pelos menus.

  • Boto direito – Utilize este boto para abrir um menu em que uma seta para a direita indica contedo adicional.

  • Sinal sonoro – ativado quando baixar as unidades de corte ou para avisos ou erros.

Note: O objetivo de cada boto pode mudar, dependendo do que requerido no momento. Cada boto ter a indicao de um cone apresentando a funo atual.

Descrio dos cones do InfoCenter

SERVICE DUEIndica quando deve ser efetuada a manuteno programada
GraphicHoras at manuteno
GraphicReposio das horas de manutenoGraphic
GraphicO estado da velocidade do motor (RPM)
Graphiccone info
GraphicConfigurao de velocidade de mxima trao
GraphicRpido
GraphicLento
GraphicA ventilao est invertida.
Graphic necessria regenerao estacionria.
GraphicO aquecimento da admisso de ar est ativo.
GraphicLevantar a unidade de corte esquerda.
GraphicLevantar a unidade de corte central.
GraphicLevantar a unidade de corte direita.
GraphicO utilizador tem de se sentar no banco.
GraphicO travo de estacionamento est engatado.
GraphicA gama alta.
GraphicPonto morto
GraphicIdentifica a gama como Baixa
GraphicTemperatura do lquido de arrefecimento (°C ou °F)
GraphicTemperatura (quente)
GraphicTrao ou Pedal de trao
GraphicNo permitido.
GraphicLigar o motor.
GraphicA tomada de fora est ligada.
GraphicA velocidade de cruzeiro est acionada.
GraphicDesligue o motor
GraphicMotor
GraphicIgnio
GraphicAs unidades de corte esto a descer
GraphicAs unidades de corte esto a subir
GraphicPIN
GraphicTemperatura do fluido hidrulico
GraphicCAN bus
GraphicInfoCenter
GraphicAvariado ou com falha
GraphicCentro
GraphicDireita
GraphicEsquerda
GraphicLmpada
GraphicSada do controlador TEC ou fio de controlo na cablagem
GraphicAcima da gama permitida
GraphicAbaixo da gama permitida
Graphic/GraphicFora da gama
GraphicInterruptor
GraphicO utilizador tem de soltar o interruptor
GraphicO utilizador deve mudar para o estado indicado
Os smbolos so frequentemente combinados para formar frases. So mostrados alguns exemplos a seguir.
GraphicO utilizador deve colocar a mquina em ponto-morto
GraphicArranque do motor negado
GraphicDesligao do motor
GraphicO lquido de arrefecimento do motor est muito quente
GraphicO leo hidrulico est demasiado quente
GraphicNotificao de acumulao de cinzas DPF. Consulte Assistncia do filtro de partculas (DPF) na seco de manuteno para mais informaes
GraphicPedido de regenerao de reposio-standby
Pedido de regenerao em estacionamento ou de recuperao
GraphicEst a ser processada uma regenerao em estacionamento ou de recuperao
GraphicTemperatura de escape elevada
GraphicA tomada de fora est desativada.
GraphicSentar ou engatar o travo de estacionamento.

GraphicAcessvel apenas com introduo do PIN

Utilizao dos menus

Para aceder ao sistema de menus InfoCenter, pressione o boto de acesso ao menu quando est no menu principal. Isto vai lev-lo ao menu principal. Consulte as tabelas seguintes para obter uma sinopse das opes disponveis dos menus:

Menu principal - item de menuDescrio
FalhasContm uma lista da falhas recentes da mquina. Consulte o Manual de manuteno ou o Distribuidor autorizado Toro para mais informaes acerca do menu de falhas e as informaes aqui contidas.
ServioContm informaes sobre a mquina, por exemplo, contadores das horas de utilizao e outros nmeros semelhantes
DiagnsticoApresenta o estado de cada interruptor, sensor e sada de controlo da mquina. Pode utilizar isto para solucionar determinados problemas, uma vez que o informa rapidamente que controlos da mquina esto LIGADOS e quais esto DESLIGADOS.
DefiniesPermite-lhe personalizar e modificar as variveis de configurao no ecr InfoCenter.
AcercaIndica o nmero do modelo, nmero de srie e verso de software da sua mquina.
Manuteno - item de menuDescrio
Hours (Horas)Indica o nmero total de horas em que a mquina, o motor e a tomada de fora estiveram a funcionar, bem como o nmero de horas em que a mquina foi transportada e assistncia devida
CountsIndica as vrias contagens que a mquina sofreu.
Regenerao do DPFOpo de regenerao do filtro de partculas de gasleo (DPF) e submenus do DPF
Inibir regenUtilize para controlar a regenerao de reposio
Regen em estacionamentoUtilize para iniciar uma regenerao em estacionamento
Regen em estacionamentoLista o nmero de horas deste a ltima regenerao de recuperao, em estacionamento ou de reposio
Regen de recuperaoUtilize para iniciar uma regenerao de recuperao
Diagnstico - item de menuDescrio
Unidades de corteIndica os dados de introduo, qualificao e sada para elevar e descer as unidades de corte
Gama alta/baixaIndica os dados de introduo, qualificao e sada para conduzir no modo de transporte
PTOIndica os dados de introduo, qualificao e sada para permitir o circuito da tomada de fora
Engine RunIndica os dados de introduo, qualificao e sada para ligar o motor
Definies - item de menuDescrio
UnidadesControla as unidades utilizadas no InfoCenter (imperiais ou mtricas)
IdiomaControla o idioma utilizado no InfoCenter*
Retroiluminao LCDControla o brilho do ecr LCD
Contraste LCDControla o contraste do ecr LCD
Menus protegidosGraphicPermite que uma pessoa autorizada pela sua empresa tenha acesso a menus protegidos utilizando o PIN
Proteger config.GraphicPermite a possibilidade de alterar as configuraes nas configuraes protegidas
ContrapesoGraphicControla a quantidade de contrapeso aplicado pelas plataformas de corte

GraphicProtegido em Menus protegidos – acessvel apenas com introduo do PIN

Sobre - item de menuDescrio
ModeloIndica o nmero do modelo da mquina
NSIndica o nmero de srie da mquina
Reviso do controlador da mquinaIndica a reviso de software do controlador principal
Reviso InfoCenterIndica a reviso de software do InfoCenter
CAN BusIndica o estado communication bus da mquina

Menus protegidos

H 2 definies de configurao de funcionamento que so ajustveis no menu de definies do InfoCenter: tempo de atraso do ralenti e contrapeso. Para bloquear estas definies utilize o menu Protegido.

Note: No momento da entrega, programada a palavra-passe inicial pelo distribuidor.

Acesso aos menus protegidos

Note: O PIN por defeito vindo de fbrica para a sua mquina 0000 ou 1234.Se alterar o PIN e se tiver se esquecido do mesmo, contate o seu distribuidor Toro autorizado.

  1. A partir do menu PRINCIPAL, utilize o boto central para ir at ao menu de DEFINIES e prima o boto direito (Figure 10).

    g028523
  2. No menu de DEFINIES, utilize o boto central para ir at ao menu PROTEGIDO e prima o boto direito (Figure 11).

    g028522
  3. Para introduzir o PIN, prima o boto central at surgir o primeiro dgito correto e depois prima o boto direito para avanar para o prximo dgito (Figure 11B e Figure 11C). Repita este passo at o ltimo dgito ser introduzido e prima o boto direito mais uma vez.

  4. Prima o boto do meio para introduzir o PIN (Figure 11D).

    Aguarde at a luz vermelha indicadora do InfoCenter se acender.

    Note: Se o InfoCenter aceitar o PIN e o menu protegido tiver sido desbloqueado, apresentada a palavra “PIN” no canto superior direito do ecr.

Note: Se rodar o interruptor da ignio para a posio DESLIGAR e depois para a posio LIGAR bloqueia o menu protegido.

Pode ver e alterar as definies no menu Protegido. Assim que tiver acedido ao menu protegido, percorra at encontrar a opo de definies protegidas. Utilize o boto direito para alterar a definio. Definir as definies protegidas para DESLIGAR permite visualizar e alterar as definies no menu protegido sem introduzir um PIN. Definir as definies protegidas para LIGAR oculta as opes protegidas e obriga a introduzir o PIN para alterar as definies no menu protegido. Depois de definir o PIN, rode o interruptor da ignio para DESLIGAR e novamente para LIGAR para ativar e gravar esta funcionalidade.

Visualizao e alterao das definies do menu Protegido

  1. No menu Protegido, percorra as definies protegidas.

  2. Para ver e alterar as definies sem introduzir um cdigo PIN, utilize o boto direito para alterar as definies protegidas para DESLIGAR.

  3. Para ver e alterar as definies com um cdigo PIN, utilize o boto esquerdo para alterar as definies protegidas para LIGAR, defina o cdigo PIN e rode a chave para a posio DESLIGAR e, em seguida, para a posio LIGAR.

Definio do contrapeso

  1. No menu Definies, percorra at Contrapeso.

  2. Pressione o boto direito para selecionar contrapeso e alterar entre definies de alto, mdio e baixo.

Definio do ralenti automtico

  1. No menu Definies, percorra at Ralenti automtico.

  2. Prima o boto direito para alterar o tempo de ralenti automtico entre DESLIGAR, 8S, 10S, 15S, 20S e 30S.

Note: As especificaes e o desenho do produto esto sujeitos a alteraes sem aviso prvio.

g193881
DescrioFigure 12 refernciaDimenso ou Peso
Altura totalA217cm
Rasto da roda (centro do pneu para o centro) traseiraB185 cm
Largura total (posio de transporte)C231 cm
Largura total (posio de corte)D247 cm
Distncia entre os eixos E152cm
Comprimento total (posio de transporte)F315cm
Comprimento total (posio de corte)G315cm
Capacidade do depsito de combustvel 51litros
Velocidade de transporte 0–16km/h
Velocidade de corte 0–13 km/h
Peso lquido (com plataformas de corte e fluidos) 1492kg

Especificaes da unidade de corte

Comprimento86,4cm
Largura86,4cm
Altura24,4cm montagem de suporte26,7cm a altura de corte de 19mm34,9cm a altura de corte de 102mm
Peso88kg

Engates/acessrios

Est disponvel uma seleo de engates e acessrios aprovados pela Toro para utilizao com a mquina, para melhorar e expandir as suas capacidades. Contacte o seu representante ou distribuidor de assistncia autorizado ou v a www.Toro.com para obter uma lista de todos os engates e acessrios aprovados.

Para se certificar do mximo desempenho e da continuao da certificao de segurana da mquina, utilize apenas acessrios e peas sobressalentes genunos da Toro. Os acessrios e peas sobressalentes produzidos por outros fabricantes podero tornar-se perigosos e a sua utilizao pode anular a garantia do produto.

Funcionamento

Note: Determine os lados direito e esquerdo da mquina a partir da posio normal de utilizao.

Antes da operação

Segurana antes da operao

Segurana geral

  • Nunca permita que crianas ou pessoal no qualificado utilizem ou procedam assistncia tcnica da mquina. Os regulamentos locais podem determinar restries relativamente idade do operador. A formao de todos os operadores e mecnicos da responsabilidade do proprietrio.

  • Familiarize-se com o funcionamento seguro do equipamento, com os controlos do utilizador e com os sinais de segurana.

  • Saiba como parar a mquina e desligar o motor rapidamente.

  • Verifique se os controlos de presena do operador, os interruptores de segurana e os resguardos esto corretamente montados e a funcionar corretamente. No utilize a mquina se estes componentes no estiverem a funcionar corretamente.

  • Antes do corte, inspecione sempre a mquina para assegurar que as lminas, os parafusos das lminas e as unidades de corte esto em bom estado de funcionamento. Substitua as lminas e os parafusos gastos ou danificados em grupos para manter o equilbrio.

  • Inspecione a rea onde vai utilizar a mquina e remova todos os objetos que a mquina possa projetar.

Segurana do combustvel

  • Tenha muito cuidado quando manusear combustvel. Este combustvel inflamvel e os seus vapores so explosivos.

  • Apague todos os cigarros, charutos, cachimbos e outras fontes de ignio.

  • Utilize apenas recipientes aprovados para combustvel.

  • No retire a tampa do depsito nem encha o depsito enquanto o motor se encontrar em funcionamento ou estiver quente.

  • No adicione ou retire combustvel num espao fechado.

  • Nunca guarde a mquina ou o recipiente de combustvel num local onde existam chamas abertas, fascas ou luzes piloto, como junto de uma caldeira ou outros aparelhos.

  • Em caso de derrame de combustvel, no tente ligar o motor; evite criar qualquer fonte de ignio at os vapores do combustvel se terem dissipado.

Enchimento do depsito de combustvel

Capacidade do depsito de combustvel

Capacidade do depsito de combustvel: 53litros

Especificao de combustvel

Important: Utilize apenas gasleo com ultra baixo contedo de enxofre. O combustvel com taxas mais elevadas de enxofre degrada o catalisador de oxidao diesel (DOC), o que causa problemas operacionais e encurta a vida til entre manutenes dos componentes do motor.A no observao das seguintes precaues pode danificar o motor.

  • Nunca utilize querosena nem gasolina em vez de gasleo.

  • Nunca misture querosena nem leo do motor com o gasleo.

  • Nunca guarde o combustvel em recipientes com revestimento interior de zinco.

  • No utilize aditivos de combustvel.

Gasleo

Classificao de cetanos: 45 ou superior

Teor de enxofre: ultra baixo contedo de enxofre (<15 ppm)

Tabela de combustvel

Especificaes do gasleoLocal
ASTM D975EUA
N. 1-D S15
N. 2-D S15
EN590Unio Europeia
ISO8217DMXInternacional
JIS K2204 classificao N. 2Japo
KSM-2610Coreia
  • Utilize apenas gasleo limpo ou biodiesel.

  • Adquira combustvel em quantidades que possam ser usadas no prazo de 180dias para assegurar a pureza do combustvel.

Utilize gasleo de vero (N. 2-D) a temperaturas superiores a -7°C e gasleo de inverno (N. 1-D ou mistura N. 1-D/2-D) abaixo de -7°C.

Note: A utilizao de gasleo de inverno a temperaturas inferiores proporciona um ponto de inflamao mais baixo e caractersticas de fluxo frio que facilitam o arranque e reduzem a obstruo do filtro de combustvel.A utilizao de gasleo de vero acima de -7°C contribui para uma maior durao da bomba de combustvel e maior potncia quando comparado com o gasleo de inverno.

Utilizao de biodiesel

Esta mquina tambm pode usar um combustvel com mistura de biodiesel de at B20 (20% biodiesel, 80% petrodiesel).

Teor de enxofre: ultra baixo contedo de enxofre (<15 ppm)

Especificaes do biodiesel: ASTMD6751 ou EN14214

Especificaes da mistura de combustvel: ASTMD975, EN590 ou JIS K2204

Important: A parte de gasleo tem de ser de ultra baixo teor de enxofre.

Tome as seguintes precaues:

  • As misturas de biodiesel podem danificar as superfcies pintadas.

  • Utilize misturas B5 (contedo de biodiesel de 5%) ou inferiores no tempo frio.

  • Verifique os vedantes, tubos e juntas em contacto com o combustvel, uma vez que podem degradar-se ao longo do tempo.

  • Pode ocorrer obstruo do filtro de combustvel durante algum tempo aps mudar para misturas de biodiesel.

  • Para mais informaes sobre biodiesel, contacte o seu distribuidor autorizado Toro.

Abastecimento de combustvel

g194207g031869

Encha o depsito de combustvel com gasleo n. 2-D at 6 a 13mm abaixo do topo do depsito, no do tubo de enchimento.

Note: Se possvel, encha o depsito de combustvel aps cada utilizao; isto minimiza uma eventual formao de condensao dentro do depsito.

Verificao do nvel de leo do motor

Antes de ligar o motor e utilizar mquina, verifique o nvel do leo no crter do motor; consulte Verificao do nvel de leo do motor.

Verificao do sistema de arrefecimento

Antes de ligar o motor e utilizar a mquina, verifique o sistema de arrefecimento; consulte Verificao do sistema de arrefecimento.

Verificao do sistema hidrulico

Antes de ligar o motor e utilizar a mquina, verifique o sistema hidrulico; consulte Verificao dos tubos e tubos hidrulicos.

Drenagem do separador de gua

Retire a gua ou outro tipo de contaminao do separador de gua diariamente; consulte Manuteno do separador de gua.

Verificao da presso dos pneus

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique a presso dos pneus.
  • A presso de ar correta nos pneus dianteiros e traseiros de 0,83 a 1,03 bar.

    Important: Mantenha a presso em todos os pneus, de modo a garantir uma boa qualidade de corte e um desempenho adequado da mquina. No encha de menos os pneus.Verifique a presso do ar em todos os pneus antes de utilizar a mquina.

    g001055

    Verificao do aperto das porcas de roda

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após a primeira hora
  • Aperte as porcas das rodas com 94 a 122 Nm.
  • Após as pimeiras 10 horas
  • Aperte as porcas das rodas com 94 a 122 Nm.
  • A cada 250 horas
  • Aperte as porcas das rodas com 94 a 122 Nm.
  • Aviso

    Se no mantiver um aperto das porcas das rodas adequado, poder perder uma das rodas e provocar leses graves.

    Aperte as porcas das rodas dianteiras e traseiras com 94 a 122 Nm nos intervalos de manuteno recomendados.

    Ajuste da altura de corte

    Important: Normalmente, esta plataforma corta aproximadamente 6mm abaixo, em comparao com uma unidade de corte com cilindros, que tenha o mesmo ajuste. Pode ser necessrio ajustar o banco da plataforma de corte rotativa para 6mm acima do valor de ajuste dos cilindros que cortam na mesma rea.

    Important: O acesso s unidades de corte traseiras bastante melhorado se retirar a unidade de corte do trator. Se a unidade estiver equipada com um Sidewinder®, mova as unidades de corte para a direita, remova a unidade de corte traseira e deslize-a para o lado direito.

    1. Baixe a plataforma de corte at ao cho, desligue o motor e retire a chave da ignio.

    2. Desaperte o parafuso que prende o suporte da altura de corte placa da altura de corte (frente e de cada lado), conforme se mostra na Figure 15.

    3. Comece pelo ajuste dianteiro, retire o parafuso.

      g011344
    4. Enquanto estiver suportar a cmara, retire o espaador (Figure 15).

    5. Mova a cmara para a altura de corte desejada e instale o espaador no orifcio e ranhura da altura de corte designada (Figure 16).

      g026184
    6. Alinhe a placa roscada com o espaador.

    7. Coloque o parafuso e a porca apertados mo.

    8. Repita os passos a para cada ajuste lateral.

    9. Aperte os 3 parafusos com uma fora de 41 N∙m. Aperte sempre o parafuso da frente primeiro.

      Note: Os ajustes de mais de 3,8cm podem exigir a montagem temporria numa altura intermdia para evitar encravamento (por exemplo, passar de uma altura de corte de 3,1 a 7cm).

    Verificao dos interruptores de segurana

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique o funcionamento dos interruptores de segurana.
  • Cuidado

    A mquina poder arrancar inesperadamente, se os interruptores de segurana se encontrarem desligados ou danificados, e causar leses pessoais.

    • No desative os interruptores de segurana.

    • Verifique o funcionamento dos interruptores de segurana diariamente e substitua todos os interruptores danificados antes de utilizar a mquina.

    A mquina possui interruptores de segurana no sistema eltrico. Estes interruptores desengatam as funes de trao ou tomada de fora quando sai do banco. Embora o motor continue a funcionar se o interruptor da tomada de fora for desengatado e se o pedal de trao for libertado, desligue o motor antes de se levantar do banco.

    1. Coloque a mquina numa superfcie plana, baixe a unidade de corte, desligue o motor e engate o travo de estacionamento.

    2. Pressione o pedal de trao. Rode a chave da ignio para a posio LIGAR.

      Note: Se o motor arrancar, isso significa que existe uma avaria no sistema de segurana. Corrija esta avaria antes de operar a mquina.

    3. Rode a chave da ignio para a posio LIGAR, ligue o motor, levante-se do banco e mova o interruptor da tomada de fora para LIGAR.

      Note: A tomada de fora no se deve acionar. Se a tomada de fora engatar, isso significa que existe uma avaria no sistema de segurana. Corrija esta avaria antes de operar a mquina.

    4. Engate o travo de estacionamento, rode a chave da ignio para a posio LIGAR, ligue o motor e mova o pedal de trao para fora da posio PONTO MORTO.

      Note: O InfoCenter ir apresentar “trao negada” e a mquina no se deve mover. Se a mquina se mover, isso significa que existe uma avaria no sistema de segurana. Corrija esta avaria antes de operar a mquina.

    5. Ligue o motor com a tomada de fora engatada.

      Note: Se o motor arrancar, isso significa que existe uma avaria no sistema de segurana. Corrija esta avaria antes de operar a mquina.

    Acamao dos traves

    Para assegurar uma performance otimizada do sistema de traves de estacionamento, rode os traves antes da utilizao da mquina. Regule a velocidade de trao para a frente para 6,4km/h para igualar a velocidade de trao de marcha-atrs (os oito espaadores movidos para o topo do controlo de velocidade de corte). Com o motor em ralenti elevado, avance com o limitador de velocidade de corte engatado e ative o travo durante 15 segundos. Mova para trs na velocidade total de marcha-atrs e ative o travo durante 15 segundos. Repita este procedimento 5 vezes, aguardando um minuto entre ciclos de avano e recuo para evitar sobreaquecimento dos traves; consulte Ajuste do travo de estacionamento.

    Seleo de uma lmina

    Utilizar uma aba de combinao padro

    Esta lmina proporciona uma excelente elevao e disperso praticamente em qualquer condio. Se for necessria maior ou menor elevao e velocidade de descarga, pondere utilizar uma lmina diferente.

    Atributos Excelente elevao e disperso na maioria das condies.

    Utilizar uma aba paralela em ngulo

    Geralmente, a lmina funciona melhor com alturas de corte inferiores – 1,9 a 6,4cm.

    Atributos:

    • A descarga mais uniforme com alturas de corte inferiores.

    • A descarga tem menor tendncia para desviar para a esquerda, dando um aspeto mais limpo aos bancos de areia e relvados.

    • Existe menor necessidade de potncia quando definir alturas de corte inferiores e quando a relva for densa.

    Utilizar uma lmina Atomic

    Atributos: Esta lmina proporciona uma excelente funo de cobertura (mulch) de folhas.

    Interpretao da luz de diagnstico

    A mquina est equipada com uma luz de diagnstico que indica se a mquina deteta uma avaria. A luz de diagnstico encontra-se no InfoCenter, acima do ecr (Figure 17). Quando a mquina funciona corretamente e o interruptor da chave movido para a posio LIGAR/FUNCIONAMENTO, a luz de diagnstico acende por momentos para indicar que a luz est a funcionar corretamente. Quando surge uma mensagem de aviso da mquina, a luz acende enquanto a mensagem est presente. Quando apresentada uma mensagem de falha, a luz pisca at que a falha seja solucionada.

    g021272

    Alterao dos valores de contrapeso

    Pode alterar o valor de contrapeso necessrio da unidade de corte (elevao ascendente) para corresponder s suas atuais condies de corte.

    1. Estacione a mquina numa superfcie nivelada, baixe as plataformas de corte, rode a chave para a posio OFF e engate o travo de mo.

    2. Rode a chave no interruptor para a posio FUNCIONAMENTO.

    3. No menu Definies do InfoCenter, percorra at Contrapeso.

    4. Pressione o boto direito para selecionar contrapeso e alterar entre definies de alto, mdio e baixo.

      Note: Assim que o ajuste estiver concludo, mova a mquina para uma rea de teste e opere a mquina com a nova configurao. A nova configurao de contrapeso pode alterar a altura de corte efetiva.

    Escolho dos acessrios

    Configurao do equipamento opcional

     Aba inclinadaAba paralela de alta elevao(no utilizar com o abafador de mulch)Abafador de cobertura (mulch)Raspador do rolo
    Corte da relva: altura de corte de 1,9 a 4,4cmRecomendado para a maioria das aplicaesPode resultar bem no corte de erva fina ou relva dispersaMelhora os resultados de disperso e o desempenho ps-corte nos relvados do norte, que so cortados pelo menos trs vezes por semana e menos de 1/3 da erva retirada durante a operao de corte. No utilize com a aba paralela de alta elevaoUtilize sempre que os rolos comearem a ficar com relva ou se virem grandes pedaos acumulados de relva. Os raspadores podem aumentar a acumulao de relva em certas aplicaes.
    Corte da relva: altura de corte de 5 a 6,4cmRecomendado para erva espessa ou relva densaRecomendado para erva fina ou relva dispersa
    Corte da relva: altura de corte de 7 a 10cmPode resultar bem no corte de relva densaRecomendado para a maioria das aplicaes
    Cobertura (mulch) de folhas Recomendado para utilizar com o abafador de cobertura (mulch)No permitidoUtilize apenas com a combinao de lmina de aba ou lmina de aba inclinada
    PrsDescarga uniforme a altura de corte inferior; relvados em redor de bancos de areia e fairways mais bem cuidados, menor consumo de energiaMaior capacidade de elevao e descargas mais rpidas; relva dispersa ou a erva pouco rija colhida com uma altura de corte superior. As aparas de relva molhadas ou pegajosas so deitadas fora com eficincia.Pode melhorar a disperso e o aspeto em determinadas aplicaes de corte de relva. Muito bom para cobertura (mulch) de folhas.Reduz a acumulao no rolo em determinadas aplicaes.
    ContrasNo levanta bem a relva em aplicaes de altura de corte elevada; a erva molhada ou pegajosa tem tendncia a acumular-se na cmara, originando um corte de m qualidade e sendo necessrio mais potncia.Necessita de mais potncia em algumas aplicaes. Tendncia para criar um amontoado de erva quando definir uma altura de corte inferior para cortar relva densa. No utilize com o abafador de cobertura (mulch).A relva acumula-se na cmara, se tentar retirar demasiada relva com o abafador instalado 

    Durante a operação

    Segurana durante o funcionamento

    Segurana geral

    • O proprietrio/operador pode prevenir e responsvel por acidentes que possam causar ferimentos pessoais ou danos materiais.

    • Utilize vesturio adequado, incluindo proteo visual, calas compridas, calado resistente antiderrapante e protees para os ouvidos. Prenda cabelo comprido e no use joias pendentes.

    • Tenha toda a ateno durante a operao da mquina. No faa qualquer atividade que cause distraes; caso contrrio, podem ocorrer ferimentos ou danos materiais.

    • Nunca utilize a mquina se se sentir cansado, doente ou sob o efeito de lcool ou drogas.

    • Nunca transporte passageiros na mquina e mantenha as pessoas e animais afastados da mquina durante o funcionamento.

    • Utilize a mquina apenas quando tiver boa visibilidade para evitar buracos ou outros perigos no visveis.

    • Antes de ligar o motor, certifique-se de que as transmisses esto em ponto morto, o travo de estacionamento est engatado e coloque-se na posio de operao.

    • Mantenha as mos e os ps longe de peas em rotao. Mantenha-se sempre afastado da abertura de descarga.

    • Antes de recuar, olhe para trs e para baixo para ter a certeza de que o caminho est desimpedido.

    • Tome todas as precaues necessrias quando se aproximar de esquinas sem visibilidade, arbustos, rvores ou outros objetos que possam obstruir o seu campo de viso.

    • Pare as lminas sempre que no estiver a cortar.

    • Pare a mquina, retire a chave e aguarde que todas as peas mveis parem antes de inspecionar o acessrio depois de atingir um objeto ou se existir uma vibrao anormal na mquina. Efetue todas as reparaes necessrias antes de retomar o funcionamento.

    • Abrande e tome as precaues necessrias quando virar e atravessar estradas e passeios com a mquina. D sempre prioridade.

    • Desengate a transmisso para a unidade de corte, desligue o motor, retire a chave e aguarde que todas as peas mveis parem antes de ajustar a altura de corte (exceto se a puder ajustar a partir da posio de operao).

    • Nunca ligue o motor numa rea onde os gases de escape fiquem presos.

    • Nunca deixe a mquina em funcionamento sem vigilncia.

    • Antes de sair da posio de operao (incluindo para esvaziar os depsitos de recolha ou desobstruir a calha), faa o seguinte:

      • Estacione a mquina numa superfcie nivelada.

      • Desative a tomada de fora e desa os acessrios.

      • Engate o travo de estacionamento.

      • Desligue o motor e retire a chave.

      • Espere at todas as peas mveis pararem.

    • No opere a mquina quando existir risco de relmpagos.

    • No use a mquina como um veculo de reboque.

    • Utilize apenas acessrios, engates e peas de substituio aprovados pela The Toro® Company.

    Segurana do sistema de proteo anticapotamento (ROPS)

    • No retire a unidade ROPS da mquina.

    • Certifique-se de que o cinto de segurana est preso e o pode tirar rapidamente em caso de emergncia.

    • Verifique cuidadosamente se existem obstrues suspensas e no entre em contacto com elas.

    • Mantenha o ROPS em boas condies de funcionamento inspecionando-o regularmente para verificar se h danos e mantenha apertadas todas as fixaes.

    • Substitua os componentes danificados do ROPS. No os repare ou modifique.

    Mquinas com uma barra estabilizadora fixa

    • O ROPS um dispositivo integral de segurana.

    • Use sempre o cinto de segurana.

    Segurana em declives

    • Os declives so um dos principais fatores que contribuem para a perda de controlo e acidentes de capotamento que podem resultar em ferimentos graves ou morte. Voc responsvel pelo funcionamento seguro em declives. Operao da mquina em qualquer declive requer cuidado adicional.

    • Avalie as condies do local para determinar se o declive seguro para o funcionamento da mquina, incluindo vigilncia do local. Utilize sempre o bom senso e capacidade crtica ao efetuar esta avaliao.

    • Consulte as instrues de operao da mquina em declives indicadas em seguida e determine se pode operar a mquina nas condies desse dia e desse local. As alteraes no terreno podem dar origem a uma alterao da operao da mquina em declives.

    • Evite arrancar, parar ou virar em declives. Evite alteraes sbitas na velocidade ou direo. Faa as curvas lenta e gradualmente.

    • No utilize a mquina em condies nas quais a trao, a viragem ou a estabilidade possam ser postas em causa.

    • Remova ou assinale obstrues como valas, buracos, sulcos, lombas, pedras ou outros perigos escondidos. A relva alta pode esconder obstrues. O terreno desnivelado pode fazer capotar a mquina.

    • Esteja atento ao funcionamento da mquina em relva molhada, ao atravessar declives ou a descer – a mquina poder perder trao. A perda de trao das rodas dianteiras pode resultar em derrapagem e perda de capacidade de travagem e de controlo da direo.

    • Tenha uma especial ateno quando utilizar a mquina perto de declive acentuados, valas, margens, perigos junto gua ou outros. A mquina poder capotar repentinamente se uma roda resvalar ou se o piso ceder. Estabelea uma rea de segurana entre a mquina e qualquer perigo.

    • Identifique os perigos na base do declive. Se houver perigos, corte o declive com uma mquina controlada por operador apeado.

    • Se possvel, mantenha a(s) unidade(s) de corte descida(s) para o solo enquanto estiver a trabalhar em inclinaes. Elevar a)s) unidade(s) de corte enquanto a mquina estiver a operar em inclinaes pode causar instabilidade da mquina.

    • Tenha cuidados redobrados com os sistemas de recolha de relva ou outros engates. Estes podero afetar a estabilidade da mquina e provocar a perda de controlo. Tenha sempre a mquina engatada quando descer terrenos inclinados. No desa com o motor desligado (aplicvel apenas a unidades com transmisso).

    Ligao do motor

    Important: O sistema de combustvel purga automaticamente antes de pr o motor a trabalhar se estiver a ligar o motor pela primeira vez, se o motor tiver desligado devido a falta de combustvel ou se tiver efetuado manuteno no sistema de combustvel.

    1. Sente-se no banco, levante o p do pedal de trao de forma a ficar em PONTO MORTO, engate o travo de estacionamento, coloque o interruptor de velocidade do motor na posio INTERMDIA e certifique-se de que o interruptor de ativao/desativao est na posio DESATIVAO.

    2. Rode a chave no interruptor para a posio FUNCIONAMENTO.

    3. Quando a luz indicadora das velas apagar, rode a chave para a posio ARRANCAR. Liberte imediatamente a chave quando o motor arrancar, deixando-a regressar posio FUNCIONAMENTO.

    4. Ponha o motor a trabalhar a uma velocidade de ralenti baixa at aquecer.

    Desligao do motor

    1. Desloque todos os controlos para a posio de PONTO MORTO, engate o travo de estacionamento, desloque o interruptor de velocidade do motor para a posio de RALENTI BAIXO e deixe o motor atingir a velocidade de ralenti baixo.

      Important: Deixe o motor a funcionar ao ralenti durante 5minutos antes de o desligar, depois de uma operao com a carga total. O no cumprimento deste procedimento pode provocar avarias num motor turbo.

    2. Rode a chave no interruptor para a posio DESLIGAR e retire a chave.

    Corte da relva com a mquina

    Note: Cortar a relva a uma taxa que aplique carga sobre o motor promove a regenerao do DPF.

    1. Leve a mquina para o local do trabalho.

    2. Sempre que possvel, coloque o interruptor da velocidade do motor em ralenti alto.

    3. Engate o interruptor da PTO.

    4. Gradualmente, mova o pedal de trao para a frente e, lentamente, conduza a mquina pela rea de corte.

    5. Assim que a parte dianteira das unidades de corte estiver na rea de corte, baixe as unidades de corte.

    6. Corte a relva de modo a que as lminas consigam cortar e descarregar aparas a uma taxa elevada ao mesmo tempo que produzem uma boa qualidade de corte.

      Note: Se a taxa de corte for demasiado elevada, a qualidade de corte pode deteriorar-se. Reduza a velocidade da mquina ou reduza a largura de corte para recuperar a velocidade do motor ao ralenti alto.

    7. Quando as unidades de corte estiverem na extremidade mais distante da rea de corte, baixe as unidades de corte.

    8. Efetue uma volta em forma de gota para alinhar rapidamente para a prxima passagem.

    Regenerao do filtro de partculas de gasleo

    O DPF faz parte do sistema de escape. O catalisador de oxidao diesel do filtro de partculas de gasleo reduz os gases nocivos e o filtro de fuligem remove a fuligem do escape do motor.

    O processo de regenerao do filtro de partculas de gasleo utiliza o calor do escape do motor para incinerar as partculas acumuladas no filtro de fuligem, convertendo a fuligem em cinzas, e limpa os canais do filtro de fuligem para que o escape do motor filtrado flua pelo filtro de partculas de gasleo.

    O computador do motor monitoriza a acumulao de fuligem ao medir a presso no DPF. Se a presso for demasiado elevada, a fuligem no est a ser incinerada no filtro de partculas fuligem do funcionamento normal do motor. Para manter o filtro de partculas de gasleo sem fuligem, no se esquea do seguinte:

    • A regenerao passiva ocorre continuamente enquanto o motor est a trabalhar – coloque o motor a trabalhar na velocidade mxima, quando possvel, para promover a regenerao do DPF.

    • Se a presso no filtro de partculas de gasleo for demasiado elevada ou se uma regenerao de reposio no tiver ocorrido h 100 horas, o computador do motor indica-lhe atravs do InfoCenter quando uma regenerao de reposio estiver a decorrer.

    • Deixe concluir o processo de regenerao de reposio antes de desligar o motor.

    Opere e faa a manuteno da sua mquina tendo em mente a funo do DPF. De um modo geral, a carga do motor a uma velocidade do motor no ralenti alto (acelerao total) produz uma temperatura de escape adequada para a regenerao do DPF.

    Important: Minimize o tempo em que o motor est ao ralenti ou opere o motor a uma velocidade do motor baixa para ajudar a reduzir a acumulao de fuligem no filtro de fuligem.

    Acumulao de fuligem no DPF

    • Ao longo do tempo, o filtro de partculas de gasleo acumula fuligem no filtro de fuligem. O computador do motor monitoriza o nvel de fuligem no DPF.

    • Quando se acumular fuligem suficiente, o computador informa-o de que est na hora de regenerar o DPF.

    • A regenerao do filtro de partculas de gasleo um processo que aquece o filtro de partculas de gasleo para converter a fuligem em cinzas.

    • Para alm das mensagens de aviso, o computador reduz a potncia gerada pelo motor em diferentes nveis de acumulao de fuligem.

    Mensagens de aviso do motor – acumulao de fuligem

    Nvel da indicaoCdigo da falhaClassificao da potncia do motorAo recomendada
    Nvel 1: aviso do motor
    g213866
    O computador diminui a potncia do motor para 85%.Efetue uma regenerao com a mquina em estacionamento assim que possvel; consulte Regenerao em estacionamento ou de recuperao.
    Nvel 2: aviso do motor
    g213867
    O computador diminui a potncia do motor para 50%.Efetue uma regenerao de recuperao assim que possvel; consulte Regenerao em estacionamento ou de recuperao.

    Acumulao de cinzas no DPF

    • As cinzas mais leves so descarregadas atravs do sistema de escape; as cinzas mais pesadas so recolhidas no filtro de fuligem.

    • As cinzas so os resduos do processo de regenerao. Ao longo do tempo, o filtro de partculas de gasleo acumula cinzas que no so descarregadas pelo escape do motor.

    • O computador do motor calcula a quantidade de cinzas acumuladas no DPF.

    • Quando tiverem sido acumuladas cinzas suficientes, o computador do motor envia informaes para o InfoCenter sob a forma de falha do motor para indicar que existe acumulao de cinzas no DPF.

    • As mensagens de falha indicam que est na hora da manuteno do DPF.

    • Para alm dos avisos, o computador reduz a potncia gerada pelo motor em diferentes nveis de acumulao de cinzas.

    Mensagens de alerta e aviso do motor no InfoCenter – acumulao de cinzas

    Nvel da indicaoCdigo da falhaReduo da velocidade do motorClassificao da potncia do motorAo recomendada
    Nvel 1: aviso do motor
    g213863
    NoO computador diminui a potncia do motor para 85%..Efetue a manuteno do DPF; consulte Assistncia ao catalisador de oxidao diesel (DOC) e filtro de fuligem
    Nvel 2: aviso do motor
    g213863
    NoO computador diminui a potncia do motor para 50%.Efetue a manuteno do DPF; consulte Assistncia ao catalisador de oxidao diesel (DOC) e filtro de fuligem
    Nvel 3: aviso do motor
    g214715
    Velocidade do motor na rotao mxima + 200rpmO computador diminui a potncia do motor para 50%.Efetue a manuteno do DPF; consulte Assistncia ao catalisador de oxidao diesel (DOC) e filtro de fuligem

    Tipos de regenerao do filtro de partculas de gasleo

    Tipos de regenerao do filtro de partculas de gasleo que so efetuados enquanto a mquina est a trabalhar:

    Tipo de regeneraoCondies que causam a regenerao do DPFDescrio da operao DPF
    PassivaOcorre durante o funcionamento normal da mquina a uma velocidade do motor elevada ou com carga de motor elevada O InfoCenter no mostra um cone relativo regenerao passiva.
    Durante a regenerao passiva, o filtro de partculas de gasleo processa gases de escape muito quentes, ao oxidar as emisses nocivas e reduzir a fuligem a cinzas.
    Consulte Regenerao do filtro de partculas de gasleo passiva.
    AssistidaOcorre devido a velocidade do motor baixa, a carga do motor baixa ou aps o computador detetar que o DPF est a ficar obstrudo com fuligem O InfoCenter no mostra um cone relativo regenerao assistida.
    Durante a regenerao assistida, o computador do motor ajusta as definies do motor para aumentar a temperatura de escape.
    Consulte Regenerao do filtro de partculas de gasleo assistida.
    ReposioOcorre a cada 100horas Quando o cone da temperatura de escape elevada Graphic surge no InfoCenter, est em curso uma regenerao.
    Tambm ocorre aps a regenerao assistida, se o computador detetar que a regenerao assistida no reduziu suficientemente o nvel de fuligem.
      Durante a regenerao de reposio, o computador do motor ajusta as definies do motor para aumentar a temperatura de escape.
    Consulte Regenerao de reposio.

    Tipos de regenerao do filtro de partculas de gasleo que exigem que estacione a mquina:

    Tipo de regeneraoCondies que causam a regenerao do DPFDescrio da operao DPF
    Em estacionamentoOcorre porque o computador deteta presso no DPF devido a acumulao de fuligem Quando o cone da regenerao em estacionamento/de reposio-standby ou de recuperao Graphic ou AVISO N. 188 surge no InfoCenter, necessria uma regenerao.
    Tambm ocorre porque o operador inicia uma regenerao em estacionamento
    Pode ocorrer porque define o InfoCenter para inibir a regenerao de reposio e continuar a utilizar a mquina, adicionando mais fuligem quando o DPF j precisa de uma regenerao de reposio Efetue a regenerao em estacionamento assim que possvel para evitar uma regenerao de recuperao.
    Pode resultar da utilizao de leo do motor ou combustvel incorretos A regenerao em estacionamento demora entre 30 a 60 minutos.
      Tem de ter, pelo menos, do depsito do combustvel cheio.
    Tem de estacionar a mquina para efetuar uma regenerao em estacionamento.
    Consulte Regenerao em estacionamento ou de recuperao.
    RecuperaoOcorre porque o operador ignorou os pedidos de regenerao em estacionamento e continuou a utilizar a mquina, adicionando mais fuligem ao DPF Quando o cone da regenerao em estacionamento/de reposio-standby ou de recuperao Graphic ou AVISO N. 190 surge no InfoCenter, necessria uma regenerao de recuperao.
    A regenerao de recuperao demora cerca de 3 horas.
    Tem de ter, pelo menos, do depsito do combustvel cheio.
    Tem de estacionar a mquina para efetuar uma regenerao de recuperao.
    Consulte Regenerao em estacionamento ou de recuperao.

    Acesso aos menus de regenerao do DPF

    Acesso aos menus de regenerao do DPF

    1. Aceda ao menu de manuteno, pressione o boto central para se deslocar para a opo REGENERAO DO DPF (Figure 23).

      g227667
    2. Pressione o boto direito para selecionar a entrada Regenerao do filtro de partculas de gasleo (Figure 23).

    Tempo decorrido desde a ltima regenerao

    Aceda ao menu Regenerao do DPF, pressione o boto central para se deslocar para o campo LTIMA REGENERAO (Figure 24).

    Utilize o campo LTIMA REGENERAO para determinar quantas horas o motor trabalhou desde a ltima regenerao de recuperao, em estacionamento ou de reposio.

    g224693

    Menu tcnico

    Important: Para um funcionamento mais conveniente, poder preferir efetuar uma regenerao em estacionamento antes que a fuligem atinja os 100%, desde que o motor tenha trabalhado mais de 50 horas desde a ltima regenerao de recuperao, em estacionamento ou de reposio bem-sucedida.

    Utilize o menu tcnico para ver o estado atual do controlo de regenerao do motor e ver o nvel de fuligem indicado.

    Aceda ao menu Regenerao do DPF, prima o boto central para ir at opo TCNICO e prima o boto direito para selecionar a entrada Tcnico (Figure 25).

    g227348
    • Utilize a tabela de funcionamento do DPF para compreender o estado atual do funcionamento do DPF (Figure 26).

      g227360

      .

      Tabela de funcionamento do DPF

      EstadoDescrio
      NormalO filtro de partculas de gasleo est num modo de funcionamento normal – regenerao passiva.
      Regen assistidaO computador do motor est a efetuar uma regenerao assistida.
      Reposio StandbyO computador do motor est a tentar efetuar uma regenerao de reposio, mas 1 das seguintes condies impede a regenerao:A definio de inibio da regenerao est definida para LIGAR.
      A temperatura de escape est demasiado baixa para a regenerao.
      Regen de reposioO computador do motor est a executar uma regenerao de reposio.
      Estacionamento StandbyO computador do motor est a pedir que execute uma regenerao em estacionamento.
      Regen em estacionamentoIniciou um pedido de regenerao em estacionamento e o computador do motor est a processar a regenerao.
      Recup. StandbyO computador do motor est a pedir que execute uma regenerao de recuperao.
      Recup. RegenIniciou um pedido de recuperao em estacionamento e o computador do motor est a processar a regenerao.
    • Veja a carga de fuligem que medida como percentagem de fuligem no DPF (Figure 27); consulte a tabela de carga de fuligem.

      Note: O valor da carga de fuligem varia medida que a mquina posta a trabalhar e a regenerao do DPF ocorre.

      g227359

      Tabela de carga de fuligem

      Valores de carga de fuligem importantesEstado da regenerao
      0% a 5%Intervalo de carga de fuligem mnimo
      78%O computador do motor efetua uma regenerao assistida.
      100%O computador do motor pede automaticamente uma regenerao em estacionamento.
      122%O computador do motor pede automaticamente uma regenerao de recuperao.

    Regenerao do filtro de partculas de gasleo passiva

    • A regenerao passiva ocorre como parte do funcionamento normal do motor.

    • Enquanto a mquina est a trabalhar, coloque o motor a trabalhar na velocidade mxima e com carga elevada, quando possvel, para promover a regenerao do DPF.

    Regenerao do filtro de partculas de gasleo assistida

    • O computador do motor ajusta as definies do motor para aumentar a temperatura de escape.

    • Enquanto a mquina est a trabalhar, coloque o motor a trabalhar na velocidade mxima e com carga elevada, quando possvel, para promover a regenerao do DPF.

    Regenerao de reposio

    Cuidado

    A temperatura de escape quente (aproximadamente 600°C durante a regenerao do DPF. Os gases quentes do escape podem feri-lo a si ou a outras pessoas.

    • Nunca opere o motor num espao fechado.

    • Certifique-se de que no existem materiais inflamveis perto do sistema de escape.

    • Nunca toque num componente do sistema de escape que esteja quente.

    • Nunca se aproxime do tubo de escape da mquina.

    g224417
    • O cone da temperatura de escape elevada Graphic surge no InfoCenter (Figure 28).

    • O computador do motor ajusta as definies do motor para aumentar a temperatura de escape.

      Important: O cone da temperatura de escape elevada indica que a temperatura de escape que sai da mquina pode ser mais quente do que durante o funcionamento regular.

    • Enquanto a mquina est a trabalhar, coloque o motor a trabalhar na velocidade mxima e com carga elevada, quando possvel, para promover a regenerao do DPF.

    • O cone surge no InfoCenter enquanto est a decorrer a regenerao de reposio.

    • Sempre que possvel, no desligue o motor nem reduza a velocidade do motor enquanto a regenerao de reposio est a decorrer.

      Important: Sempre que possvel, deixe a mquina concluir o processo de regenerao de reposio antes de desligar o motor.

    Regenerao de reposio peridica

    Se o motor no tiver concludo com xito uma regenerao de recuperao, em estacionamento ou de reposio nas 100 horas anteriores de funcionamento do motor, o computador do motor vai tentar efetuar uma regenerao de reposio.

    Configurao da inibio da regenerao

    Apenas regenerao de reposio

    Note: Se configurar o InfoCenter para inibir a regenerao, o InfoCenter apresenta o AVISO N. 185 (Figure 29) a cada 15 minutos enquanto o motor pedir uma regenerao de reposio.

    g224692

    Uma regenerao de reposio produz um escape do motor elevado. Se estiver a trabalhar com a mquina perto de rvores, arbustos, erva alta ou outras plantas ou materiais sensveis temperatura, pode utilizar a configurao Inibir regenerao para impedir que o computador do motor efetue a regenerao de reposio.

    Important: Quando desligar o motor e o voltar a ligar, a configurao Inibir regenerao est definida para DESLIGAR.

    1. Aceda ao menu Regenerao do DPF, prima o boto central para ir at opo INIBIR REGENERAO e prima o boto direito para selecionar a entrada Inibir regenerao (Figure 30).

      g227304
    2. Prima o boto direito para alterar a definio da Inibio da regenerao de Ligar para Desligar (Figure 30) ou de Desligar para Ligar (Figure 31).

      g224691

    Permisso de uma regenerao de reposio

    O InfoCenter apresenta o cone de temperatura de escape elevada Graphic quando a regenerao de reposio estiver em curso.

    Note: Se INIBIR A REGENERAO estiver definido para LIGAR, o InfoCenter apresenta o AVISO N. 185 (Figure 32). Prima o boto 3 para definir Inibir a regenerao para DESLIGAR e prosseguir com a regenerao de reposio.

    g224394

    Note: Se a temperatura de escape do motor for demasiado baixa, o InfoCenter mostra o AVISO N. 186 (Figure 33) para o informar de que tem de definir o motor para ralenti alto (acelerao total).

    g224395

    Note: Quando a regenerao de reposio estiver concluda, a elevada temperatura de escape Graphic desaparece do ecr do InfoCenter.

    Regenerao em estacionamento ou de recuperao

    • Quando o computador do motor pede uma regenerao em estacionamento ou uma regenerao de recuperao, o cone de pedido de regenerao (Figure 34) surge no InfoCenter.

      g224404
    • A mquina no efetua automaticamente uma regenerao em estacionamento nem uma regenerao de recuperao, tem de executar a regenerao atravs do InfoCenter.

    Mensagens da regenerao em estacionamento

    Quando uma regenerao em estacionamento pedida pelo computador do motor, surgem as seguintes mensagens no InfoCenter:

    Mensagens da regenerao de recuperao

    Quando uma regenerao de recuperao pedida pelo computador do motor, surgem as seguintes mensagens no InfoCenter:

    • Aviso do motor SPN 3719, FMI: 0 (Figure 39)

      g213867
    • necessria uma regenerao de recuperao – tomada de fora desativada AVISO N. 190 (Figure 40)

      g224399

    Important: Efetue uma regenerao de recuperao para restaurar a funo PTO; consulte Preparar para efetuar um processo de regenerao de recuperao ou em estacionamento e Efetuar uma regenerao de recuperao ou em estacionamento.

    Note: O Ecr inicial mostra o cone da PTO desativada; consulte Figure 38 em Mensagens da regenerao em estacionamento.

    Limitao do estado do DPF

    • Se o computador do motor pedir uma regenerao de recuperao ou se estiver a processar uma regenerao de recuperao e percorrer a opo REGENERAO EM ESTACIONAMENTO, a regenerao em estacionamento bloqueia e o cone de bloqueio (Figure 41) surge no canto inferior direito do InfoCenter.

      g224625
    • Se o computador do motor no tiver pedido uma regenerao de recuperao e percorrer a opo REGENERAO DE RECUPERAO, a regenerao de recuperao bloqueia e o cone de bloqueio (Figure 42) surge no canto inferior direito do InfoCenter.

      g224628

    Preparar para efetuar um processo de regenerao de recuperao ou em estacionamento

    1. Certifique-se de que a mquina tem combustvel no depsito suficiente para o tipo de regenerao que vai efetuar:

      • Regenerao em estacionamento: certifique-se de que tem do depsito de combustvel cheio antes de efetuar a regenerao.

      • Regenerao de recuperao: certifique-se de que tem depsito de combustvel cheio antes de efetuar a regenerao.

    2. Mova a mquina para o exterior, para uma rea afastada de materiais combustveis.

    3. Estacione a mquina numa superfcie plana.

    4. Certifique-se de que as alavancas do controlo da trao ou do controlo do movimento esto na posio PONTO MORTO.

    5. Se aplicvel, desligue a PTO e desa as unidades de corte e os acessrios.

    6. Engate o travo de mo.

    7. Coloque o acelerador na posio RALENTI baixo.

    Efetuar uma regenerao de recuperao ou em estacionamento

    Cuidado

    A temperatura de escape quente (aproximadamente 600°C durante a regenerao do DPF. Os gases quentes do escape podem feri-lo a si ou a outras pessoas.

    • Nunca opere o motor num espao fechado.

    • Certifique-se de que no existem materiais inflamveis perto do sistema de escape.

    • Nunca toque num componente do sistema de escape que esteja quente.

    • Nunca se aproxime do tubo de escape da mquina.

    Important: O computador da mquina cancela a regenerao do DPF, se aumentar a velocidade do motor de ralenti baixo ou soltar o travo de estacionamento.

    1. Aceda ao menu Regenerao DPF, utilize o boto central para ir at opo INICIAR REGENERAO EM ESTACIONAMENTO ou a opo INICIAR REGENERAO DE RECUPERAO (Figure 43) e prima o boto direito para selecionar o incio da regenerao (Figure 43).

      g224402g224629
    2. No ecr VERIFICAR NVEL DE COMBUSTVEL, verifique se tem 1/4 do depsito de combustvel, se for efetuar a regenerao em estacionamento, ou 1/2 depsito de combustvel, se for efetuar a regenerao de recuperao, e prima o boto direito para continuar (Figure 44).

      g224414g227678
    3. No ecr Lista de verificao do DPF, verifique se o travo de estacionamento est engatado e se a velocidade do motor est definida para ralenti baixo (Figure 45).

      g224407g227679
    4. No ecr INICIAR REGENERAO DO DPF, prima o boto direito para continuar (Figure 46).

      g224626g224630
    5. O InfoCenter apresenta a mensagem INICIAR REGENERAO DO DPF (Figure 47).

      g224411g227681
    6. O InfoCenter apresenta a mensagem do tempo at concluso (Figure 48).

      g224406g224406
    7. O computador do motor verifica o estado do motor e as informaes sobre erros. O InfoCenter pode apresentar as seguintes mensagens que se encontram na tabela seguinte:

      Verificar mensagem e Tabela de ao corretiva

      Graphic
      Ao corretiva: saia do menu de regenerao e coloque a mquina a trabalhar at o tempo desde a ltima regenerao ser superior a 50 horas; consulte Tempo decorrido desde a ltima regenerao.
      GraphicGraphic
      Ao corretiva: resolva os problemas da falha do motor e volte a tentar a regenerao do DPF.
      GraphicGraphic
      Ao corretiva: ligue e coloque o motor a trabalhar.
      GraphicGraphic
      Ao corretiva: coloque o motor a trabalhar para aumentar a temperatura do lquido de refrigerao para 60°C.
      GraphicGraphic
      Ao corretiva: volte a colocar o motor ao ralenti.
      GraphicGraphic
      Ao corretiva: resolva a situao do computador do motor e volte a tentar a regenerao do DPF.
    8. O InfoCenter apresenta o Ecr inicial e o cone de confirmao da regenerao (Figure 49) surge no canto inferior direito do ecr enquanto a regenerao processada.

      g224403

      Note: Enquanto a regenerao do filtro de partculas de gasleo decorre, o InfoCenter apresenta o cone de elevada temperatura de escape Graphic.

    9. Quando o computador do motor conclui uma regenerao em estacionamento ou de recuperao, o InfoCenter apresenta o AVISO N. 183 (Figure 50). Prima o boto esquerdo para sair para o ecr inicial.

      g224392

      Note: Se a regenerao no for concluda, o InfoCenter apresenta o Aviso N. 184 (Figure 50). Prima o boto esquerdo para sair para o ecr inicial.

      g224393

    Cancelamento de uma regenerao de recuperao ou em estacionamento

    Utilize a definio Cancelar regenerao em estacionamento ou Cancelar regenerao de recuperao para cancelar um processo de regenerao em estacionamento ou de recuperao em execuo.

    1. Aceda ao menu Regenerao do filtro de partculas de gasleo (Figure 52).

      g227305
    2. Prima o boto central para ir at opo CANCELAR REGENERAO EM ESTACIONAMENTO (Figure 52) ou CANCELAR REGENERAO DE RECUPERAO (Figure 53).

      g227306
    3. Pressione o boto direito para selecionar a entrada Cancelar regenerao (Figure 52 ou Figure 53).

    Sugestões de utilização

    Familiarizao com a mquina

    Antes de cortar a relva, treine a utilizao da mquina num espao aberto. Ligue e desligue o motor. Pratique a marcha para a frente e a marcha-atrs. Levante e baixe as plataformas de corte e engate e desengate os cortadores. Quando se sentir vontade com a mquina, pratique a subida e a descida de terrenos inclinados a diferentes velocidades.

    Seleo da altura de corte adequada que mais se adequa operao

    No retire mais de cerca de 25mm ou das folhas da relva ao cortar. Em casos de relva excecionalmente viosa e densa, poder ter de aumentar a altura de corte.

    Corte

    Rode a chave da ignio para a posio LIGAR, ligue o motor e mova o regulador para a posio RPIDO. Coloque o interruptor de ativao/desativao na posio ATIVAR, e utilize a alavanca de controlo de subida/descida para controlar as plataformas de corte. Para avanar e cortar a relva, carregue no pedal de trao para a frente.

    Note: Deixe o motor a funcionar ao ralenti durante 5minutos antes de o desligar, depois de uma operao com a carga total. O no cumprimento deste procedimento pode provocar avarias ao nvel do carregador do turbo.

    Corte com lminas afiadas

    Uma lmina afiada corta de forma limpa sem rasgar nem estragar a relva. Uma lmina desgastada, que rasga e tritura a relva, faz com que a relva fique castanha nas extremidades. Isto prejudica o crescimento da relva e aumenta a suscetibilidade a doenas. Certifique-se de que a lmina est em boas condies e de que a aba est inteira.

    Verificao do estado da unidade de corte

    Certifique-se de que as cmaras de cada unidade de corte esto em boas condies. Endireite quaisquer componentes da cmara com dobras para assegurar o espao correto entre a ponta da lmina e a cmara.

    Verificao da caixa do cortador depois da operao

    Para assegurar um desempenho ideal, limpe a parte inferior da estrutura do cortador. Se permitir a acumulao de resduos na caixa da unidade de corte da mquina, ir prejudicar o seu desempenho.

    Transporte da mquina

    Mova o interruptor de ativao/desativao para a posio de DESATIVAO e eleve as unidades de corte para a posio de TRANSPORTE. Desloque a alavanca de Corte/Transporte para a posio de TRANSPORTE. Tenha cuidado ao conduzir por entre objetos para no danificar acidentalmente a mquina e as unidades de corte. Tome todas as precaues necessrias quando utilizar a mquina em declives; consulte Segurana em declives .

    Depois da operação

    Segurana aps o funcionamento

    • Limpe todos os vestgios de relva e detritos das unidades de corte, silenciosos e compartimento do motor, de modo a evitar qualquer risco de incndio. Limpe as zonas que tenham leo ou combustvel derramado.

    • Se as unidades de corte estiverem na posio de transporte, utilize o bloqueio mecnico positivo (se disponvel) antes de abandonar a mquina.

    • Espere que o motor arrefea antes de armazenar a mquina em ambiente fechado.

    • Retire a chave e desative o sistema de combustvel (se equipado) antes do armazenamento ou transporte da mquina.

    • Nunca guarde a mquina ou o recipiente de combustvel onde uma fonte de fogo, fasca ou luz piloto, como junto de uma caldeira ou outros aparelhos.

    • Mantenha todas as peas da mquina em boas condies de trabalho e as partes corretamente apertadas, especialmente as partes do engate da lmina.

    • Mantenha e limpe o(s) cinto(s) de segurana, como necessrio

    • Substitua todos os autocolantes gastos ou danificados.

    Identificao dos pontos de reboque

    • Dianteira da mquina – o orifcio na pastilha retangular, por baixo do tubo do eixo, dentro de cada pneu dianteiro (Figure 54).

      g031851
    • Traseira da mquina – cada lado da mquina na estrutura traseira(Figure 55).

      g004555

    Transporte da mquina

    • Retire a chave e desative o sistema de combustvel (se equipado) antes do armazenamento ou transporte da mquina.

    • Tome todas as precaues necessrias quando colocar ou retirar a mquina de um reboque ou camio.

    • Utilize rampas de largura total para carregar a mquina num reboque ou camio.

    • Prenda bem a mquina.

    Empurro ou reboque da mquina

    Em caso de emergncia, a mquina pode ser deslocada para a frente, ativando a vlvula de derivao na bomba hidrulica de deslocao varivel e empurrando ou rebocando a mquina.

    Important: No empurre nem reboque a mquina a uma velocidade superior a 3–4,8km/h. Se empurrar ou rebocar a uma velocidade superior, o sistema interno da transmisso pode sofrer danos.As vlvulas de derivao devero ser abertas sempre que empurrar ou rebocar a mquina.

    1. Localize a vlvula de derivao no lado esquerdo do hidrostato (Figure 56).

      g003995
    2. Desaperte o parafuso 1-1/2 voltas para permitir a passagem do leo internamente.

      Note: Aps este procedimento, torna-se possvel deslocar lentamente a mquina sem danificar a transmisso.

    3. Empurre ou reboque a mquina.

    4. Finalize o empurrar ou rebocar da mquina e feche a vlvula de derivao . Aperte a vlvula com 11 N m.

      Important: Certifique-se de que a vlvula de derivao est fechada antes de ligar a mquina. Ligar o motor com uma vlvula de derivao aberta provoca o sobreaquecimento da transmisso.

    Manutenção

    Note: Determine os lados direito e esquerdo da mquina a partir da posio normal de operao.

    Important: Para informaes detalhadas sobre os procedimentos de manuteno adicionais, consulte o Manual do proprietrio do motor.

    Important: Se estiver a efetuar a manuteno da mquina e colocar o motor a trabalhar com um tubo de extrao do escape do motor, defina a inibio da regenerao para ON; consulte Configurao da inibio da regenerao.

    Plano de manutenção recomendado

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após a primeira hora
  • Aperte as porcas das rodas com 94 a 122 Nm.
  • Após as pimeiras 10 horas
  • Aperte as porcas das rodas com 94 a 122 Nm.
  • Após as pimeiras 50 horas
  • Substituio do leo e filtro do motor.
  • Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique a presso dos pneus.
  • Verifique o funcionamento dos interruptores de segurana.
  • Verifique o nvel de leo do motor.
  • Verifique o nvel do lquido de arrefecimento existente no depsito secundrio e limpe os detritos do filtro, do dispositivo de arrefecimento do leo e da frente do radiador.
  • Retire os detritos do painel, dos dispositivos de arrefecimento do leo e do radiador (com mais frequncia em condies de funcionamento de muita sujidade).
  • Verificao do nvel do fluido hidrulico.
  • Verifique os tubos e os tubos hidrulicos, prestando especial ateno a fugas, tubos dobrados, suportes soltos, desgaste, unies soltas e danos provocados pelas condies atmosfricas ou por agentes qumicos.
  • A cada 50 horas
  • Lubrifique os rolamentos e casquilhos imediatamente aps cada lavagem, independentemente do intervalo previsto.
  • Verifique o estado da bateria e limpe-a.
  • Verifique as ligaes das baterias.
  • A cada 100 horas
  • Verifique as mangueiras do sistema de arrefecimento.
  • Verifique o estado e a tenso da correia do alternador.
  • A cada 250 horas
  • Aperte as porcas das rodas com 94 a 122 Nm.
  • Substituio do leo e filtro do motor.
  • A cada 400 horas
  • Efetue a manuteno do filtro de ar. (Ou mais cedo se o indicador do filtro de ar ficar vermelho. Faa a manuteno mais frequentemente se estiver muito sujo ou em situaes de p.)
  • Substitua o filtro de combustvel.
  • Verifique as tubagens de combustvel e as ligaes quanto a sinais de deteriorao, danos ou ligaes soltas (ou anualmente, conforme o que ocorrer primeiro).
  • Substitua o recipiente do filtro de combustvel.
  • A cada 800 horas
  • Drene e limpe o depsito de combustvel.
  • Verificao do alinhamento das rodas traseiras.
  • Substituio do fluido hidrulico.
  • Substitua os filtros hidrulicos (mais cedo se o indicador do intervalo de assistncia estiver na zona vermelha).
  • Empanque os rolamentos das rodas traseiras.
  • A cada 6000 horas
  • Desmonte, limpe e volte a montar o filtro de fuligem do DPFou limpe o filtro de fuligem se as falhas do motor spn 3251 fmi 0, spn 3720 fmi 0 ou SPN 3720 fmi 16 surgirem no InfoCenter.
  • Antes do armazenamento
  • Drene e limpe o depsito de combustvel.
  • Cada 2 anos
  • Lave o sistema de arrefecimento e substitua o fluido.
  • Drene e despeje o reservatrio hidrulico.
  • Substitua as mangueiras mveis.
  • Lista de manuteno diria

    Copie esta pgina para uma utilizao de rotina.

    Verificaes de manutenoPara a semana de:
    2Ter.Qua.Qui.Sex.Sb.Dom.
    Verifique o funcionamento do sistema de segurana.       
    Verifique o funcionamento dos traves.       
    Verifique o leo do motor e o nvel do combustvel.       
    Efetue a drenagem do separador de combustvel/gua.       
    Verifique o indicador de restrio do filtro de ar.       
    Verifique se existem detritos no radiador e no painel.       
    Procure rudos estranhos no motor.1       
    Verifique os rudos estranhos de funcionamento.       
    Verifique o nvel de fluido do sistema hidrulico.       
    Verifique o indicador do filtro hidrulico. 2       
    Verifique se as mangueiras hidrulicas se encontram danificadas.       
    Verifique se h fuga de fluidos.       
    Verifique a presso dos pneus.       
    Verifique o funcionamento do painel de instrumentos.       
    Verifique o ajuste da altura do corte       
    Verifique o estado das lminas       
    Verifique todos os bocais de lubrificao 3       
    Retoque a pintura danificada.       

    1. Em caso de arranque difcil, verifique as velas de incandescncia e os injetores; poder ainda verificar-se alguma produo excessiva de fumo ou um funcionamento irregular da mquina.

    2. Verifique com o motor ligado e com o leo temperatura de funcionamento

    3. Imediatamente aps cada lavagem, independentemente do intervalo previsto

    Notas sobre zonas problemticas

    Inspeo executada por:
    ItemDataInformao
    1  
    2  
    3  
    4  
    5  
    6  
    7  
    8  

    Note: Transfira uma cpia gratuita dos esquemas eltricos ou hidrulicos visitando www.Toro.com e procurando a sua mquina a partir da hiperligao de manuais na pgina inicial.

    Procedimentos a efectuar antes da manutenção

    Segurana da manuteno

    • Antes de ajustar, limpar, reparar ou abandonar a mquina, faa o seguinte:

      • Estacione a mquina numa superfcie plana.

      • Desloque o interruptor do acelerador para a posio de ralenti baixo.

      • Desengate as unidades de corte.

      • Baixe as unidades de corte.

      • Certifique-se de que a trao est em Ponto morto.

      • Engate o travo de estacionamento.

      • Desligue o motor e retire a chave.

      • Espere at todas as peas mveis pararem.

      • Deixe os componentes da mquina arrefecerem antes de proceder manuteno.

    • Se as unidades de corte estiverem na posio de transporte, utilize o bloqueio mecnico positivo (se disponvel) antes de abandonar a mquina.

    • Se possvel, no faa manuteno com o motor em funcionamento. Mantenha-se longe das peas mveis.

    • Utilize apoios para suportar a mquina ou os seus componentes sempre que necessrio.

    • Cuidadosamente, liberte a presso dos componentes com energia acumulada.

    Levantamento da mquina

    Utilize os seguintes como pontos de suspenso da mquina:

    • Dianteira da mquina – pastilha retangular, por baixo do tubo do eixo, dentro de cada pneu dianteiro (Figure 57).

      g031850
    • Traseira da mquina – tubo do eixo retangular no eixo traseiro.

    Lubrificação

    Lubrificao dos rolamentos e casquilhos

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 50 horas
  • Lubrifique os rolamentos e casquilhos imediatamente aps cada lavagem, independentemente do intervalo previsto.
  • Se utilizar a mquina em condies normais, utilize lubrificante base de ltio n. 2 para lubrificar todos os rolamentos e casquilhos no intervalo de manuteno especificado. Lubrifique os rolamentos e casquilhos imediatamente aps cada lavagem, independentemente do intervalo previsto.

    A localizao dos bocais de lubrificao e as quantidades so as seguintes:

    • Junta em U do veio propulsor da bomba (3) – Figure 58

      g003962
    • Cilindros do brao de elevao da unidade de corte (2 cada) – Figure 59

      g011612
    • Articulaes do brao de elevao (1 cada) – Figure 59

    • Estrutura de suporte da articulao da unidade de corte (1 de cada) – Figure 60

      g011613
    • Eixo das articulaes do brao de elevao (1 cada) – Figure 61

      g004157
    • Barra de ligao do eixo traseiro (2) – Figure 62

      g003987
    • Articulao do direo do eixo (1 cada) – Figure 63

      g004169
    • Rtulas do cilindro de direo (2) e eixo traseiro (1) – Figure 64

      g011614
    • Pedal do travo (1) – Figure 65

      g011615
    • Rolamentos do eixo da unidade de corte (2 por cada unidade de corte) – Figure 66

      Note: Pode utilizar qualquer um dos bocais, o que for mais acessvel. Injete o lubrificante no bocal, at aparecer uma pequena quantidade no fundo da cobertura do eixo (debaixo da unidade de corte).

      g008906
    • Rolamentos do cilindro traseiro (2 por cada unidade de corte) – Figure 67

      g008907

      Note: Certifique-se de que a ranhura de lubrificao em cada montagem do rolo est alinhada com o orifcio de lubrificao em cada extremidade do veio do rolo. Para ajudar a alinhar a ranhura e o orifcio, existe tambm uma marca de alinhamento numa extremidade do veio do rolo.

    Manutenção do motor

    Segurana do motor

    • Desligue o motor e retire a chave antes de verificar ou adicionar leo ao crter.

    • No altere os valores do acelerador nem acelere o motor excessivamente.

    Manuteno do filtro de ar

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 400 horas
  • Efetue a manuteno do filtro de ar. (Ou mais cedo se o indicador do filtro de ar ficar vermelho. Faa a manuteno mais frequentemente se estiver muito sujo ou em situaes de p.)
  • Verifique todo o sistema de admisso para ver se tem fugas, se est danificado ou se h braadeiras de tubos soltas. No utilize um filtro de ar danificado.

    Faa a manuteno ao filtro de ar apenas quando o indicador de manuteno o exigir. Mudar o filtro de ar antes de ser necessrio apenas aumenta a possibilidade de entrar sujidade no motor quando se retira o filtro.

    Important: Certifique-se de que a cobertura corretamente posicionada, veda com o corpo do filtro de ar e a vlvula de sada de borracha est numa posio descendente – aproximadamente entre cerca das 5:00 a 7:00 quando vista da extremidade.

    g194209g031351

    Verificao do leo do motor

    Especificaes do leo

    Utilize leo de motor de alta qualidade com nvel baixo de cinzas que satisfaa ou ultrapasse as seguintes especificaes:

    • Categoria API CJ-4 ou superior

    • Categoria ACEA E6

    • Categoria JASO DH-2

    Important: Utilizar leo de motor que no seja API CJ-4 ou superior, ACEA E6 ou JASO DH-2 pode fazer com que o filtro de partculas de gasleo fique entupido ou danifique o motor.

    Utilize o seguinte grau de viscosidade do leo de motor:

    • leo preferido: SAE15W-40 (acima de -18°C)

    • leo alternativo: SAE10W-30 ou 5W-30 (todas as temperaturas)

    O leo de motor premium Toro encontra-se disponvel no seu distribuidor Toro autorizado no grau de viscosidade 15W-40 ou 10W-30. Consulte o catlogo das peas para saber quais so os nmeros das peas.

    Verificao do nvel de leo do motor

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique o nvel de leo do motor.
  • O motor j enviado com leo no crter; no entanto, o nvel de leo dever ser verificado antes e depois de ligar o motor pela primeira vez.

    Important: Verifique o nvel de leo do motor diariamente. Se o nvel de leo do motor estiver acima da marca Cheio na vareta, o leo do motor pode diluir-se com o combustvel;Se o nvel de leo do motor estiver acima da marca Cheio na vareta, mude o leo do motor.

    A melhor altura para verificar o nvel de leo do motor ser quando o motor estiver frio antes do dia de trabalho comear. Se j tiver funcionado, espere 10minutos at o leo voltar para o reservatrio e verifique depois. Se o nvel de leo estiver exatamente na marca ou abaixo da marca Adicionar na vareta, adicione leo at o nvel atingir a marca Cheio. No encha muito o motor com leo.

    Important: Mantenha o nvel de leo do motor entre os limites superior e inferior na vareta; o motor pode falhar se trabalhar com demasiado ou com pouco leo.

    1. Estacione a mquina numa superfcie plana.

    2. Verifique o nvel de leo do motor (Figure 69).

      g194204g031256

      Note: Quando utilizar um leo diferente deve esvaziar todo o leo existente no crter antes de adicionar leo novo.

    Capacidade de leo no crter

    Cerca de 5,2 litros com o filtro.

    Substituio do leo e filtro do motor

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 50 horas
  • Substituio do leo e filtro do motor.
  • A cada 250 horas
  • Substituio do leo e filtro do motor.
    1. Ligue o motor e deixe-o funcionar durante cerca de 5minutos para aquecer.

    2. Com a mquina estacionada numa superfcie nivelada, desligue o motor, retire a chave e espere at todas as partes em movimento pararem antes de sair da posio de funcionamento.

    3. Substitua o filtro e o leo do motor (Figure 70).

      g194203g031400
    4. Junte leo ao crter.

    Assistncia ao catalisador de oxidao diesel (DOC) e filtro de fuligem

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 6000 horas
  • Desmonte, limpe e volte a montar o filtro de fuligem do DPFou limpe o filtro de fuligem se as falhas do motor spn 3251 fmi 0, spn 3720 fmi 0 ou SPN 3720 fmi 16 surgirem no InfoCenter.
  • Se as falhas do motor , ou ), limpe o filtro de fuligem seguindo estes passos:

    g214715g213864g213863
    1. Consulte a seco Motor no Manual de manuteno para obter mais informaes sobre desmontagem e montagem do catalisador de oxidao diesel e do filtro de fuligem do DPF.

    2. Consulte o seu distribuidor Toro autorizado para mais informaes sobre o catalisador de oxidao diesel e peas de substituio ou manuteno do filtro de fuligem.

    3. Contacte o seu distribuidor Toro autorizado para repor a ECU do motor depois de instalar um DPF limpo.

    Manutenção do sistema de combustível

    Manuteno do filtro de combustvel

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 400 horas
  • Substitua o filtro de combustvel.
    1. Limpe a zona em torno da cabea do filtro de combustvel (Figure 72).

      g021576
    2. Retire o filtro e limpe a superfcie de montagem da cabea do filtro (Figure 72).

    3. Lubrifique a junta do filtro com leo de motor lubrificante limpo. Consulte o Manual do utilizador do motor para obter informaes adicionais.

    4. Monte o recipiente seco do filtro, manualmente, at que a junta entre em contacto com a cabea do filtro, rodando em seguida o filtro mais volta.

    5. Ligue o motor e verifique se h fugas de combustvel em redor da cabea do filtro.

    Manuteno do sistema de combustvel

    Drenagem do depsito de combustvel

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 800 horas
  • Drene e limpe o depsito de combustvel.
  • Antes do armazenamento
  • Drene e limpe o depsito de combustvel.
  • Drene e lave o depsito de combustvel se o sistema de combustvel ficar contaminado ou se tiver de guardar a mquina por um perodo de tempo prolongado. Utilize combustvel limpo para lavar o depsito.

    Verificao dos tubos de combustvel e ligaes

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 400 horas
  • Verifique as tubagens de combustvel e as ligaes quanto a sinais de deteriorao, danos ou ligaes soltas (ou anualmente, conforme o que ocorrer primeiro).
  • Verifique se existem sinais de deteriorao, danos ou ligaes soltas.

    Manuteno do separador de gua

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 400 horas
  • Substitua o recipiente do filtro de combustvel.
  • g194210g031412

    Manuteno do tubo de admisso de combustvel

    O tubo de admisso de combustvel, localizado no interior do depsito de combustvel, est equipado com um filtro para evitar que entre sujidade no sistema de combustvel. Retire o tubo de admisso de combustvel e limpe o filtro conforme necessrio.

    Manutenção do sistema eléctrico

    Segurana do sistema eltrico

    • Desligue a bateria antes de reparar a mquina. Desligue o terminal negativo em primeiro lugar e o terminal positivo no final. Ligue o terminal positivo em primeiro lugar e o terminal negativo no final.

    • Carregue a bateria num espao aberto e bem ventilado, longe de fascas e chamas. Retire a ficha do carregador da tomada antes de o ligar ou desligar da bateria. Utilize roupas adequadas e ferramentas com isolamento.

    Manuteno da bateria

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 50 horas
  • Verifique o estado da bateria e limpe-a.
  • Verifique as ligaes das baterias.
  • A cada 50 horas de funcionamento, efetue as seguintes tarefas de manuteno da bateria:

    • Verificar o estado da bateria

    • Limpe a bateria (se for necessrio)

      Note: Para limpar a bateria, dever lavar toda a caixa com uma soluo de bicarbonato de sdio e gua. Enxague com gua limpa.

    • Verificao das ligaes do cabo da bateria

    Localizar os fusveis

    Existem 8 fusveis no sistema eltrico. O bloco de fusveis (Figure 74) encontra-se por trs do painel de acesso do brao de controlo. Consulte Figure 75 para ler uma descrio de cada fusvel.

    g021219
    decal117-0169

    Manutenção do sistema de transmissão

    Ajuste da posio Ponto morto da transmisso de trao

    A mquina no pode deslizar quando soltar o pedal de trao. Se isso acontecer, ajuste o seguinte:

    1. Coloque a mquina numa superfcie plana, desligue o motor e baixe as unidades de corte at ao cho.

    2. Levante a mquina at que todos os pneus levantem do cho; consulte Levantamento da mquina. Utilize apoios de forma a evitar qualquer queda acidental.

    3. No lado direito do hidrostato, solte a porca de bloqueio no excntrico de ajuste da trao (Figure 76).

      g004147

      Aviso

      O motor tem que estar a funcionar para que se possa efetuar um ajuste final no excntrico de trao. Estas situaes podero provocar acidentes pessoais.

      Mantenha as mos, ps, cara e outras partes do corpo afastadas da panela do escape, de outras partes quentes do motor e de componentes em rotao.

    4. Rode a chave para a posio LIGAR, ligue o motor e rode o sextavado do excntrico em qualquer direo at as rodas pararem a rotao.

    5. Aperte a porca de bloqueio para manter o ajuste.

    6. Rode a chave da ignio para a posio DESLIGAR, retire os apoios e baixe a mquina at ao cho.

    7. Teste a mquina para ter a certeza de que no desliza.

    Ajuste do alinhamento das rodas traseiras

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 800 horas
  • Verificao do alinhamento das rodas traseiras.
    1. Rode o volante de modo a que as rodas traseiras fiquem a direito.

    2. Desaperte a porca de bloqueio em cada extremidade da barra de direo (Figure 77).

      Note: A extremidade da barra de direo com a ranhura externa uma rosca esquerda.

      g004136
    3. Utilizando uma ranhura de chave, rode a barra de direo.

    4. Mea a distncia na dianteira e traseira dos pneus traseiros altura do eixo.

      Note: A distncia nas rodas dianteiras e traseiras deve ser inferior a 6mm da distncia medida na traseira das rodas.

    5. Repita o procedimento, conforme necessrio.

    Manutenção do sistema de arrefecimento

    Segurana do sistema de arrefecimento

    • Ingerir lquido de refrigerao do motor pode ser txico; Mantenha as crianas e os animais de estimao afastados.

    • O derrame de lquido de refrigerao quente pressurizado ou o contacto com o radiador quente e peas adjacentes pode provocar queimaduras graves.

      • Deixe sempre o motor arrefecer pelo menos 15 minutos antes de retirar a tampa do radiador.

      • Use um trapo quando abrir o tampo do radiador, fazendo-o lentamente para permitir a sada do vapor.

    • No conduza a mquina sem as tampas estarem no lugar.

    • Mantenha os dedos, mos e roupa afastados do movimento rotativo da ventoinha e correia da transmisso.

    • Desligue o motor e retire a chave antes de efetuar a manuteno.

    Verificao do sistema de arrefecimento

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique o nvel do lquido de arrefecimento existente no depsito secundrio e limpe os detritos do filtro, do dispositivo de arrefecimento do leo e da frente do radiador.
  • O sistema de arrefecimento est cheio com uma soluo de 50/50 de gua e anticongelante etileno glicol. A capacidade do sistema de refrigerao de aproximadamente 9,5litros.

    Perigo

    O movimento rotativo das ventoinhas e das correias de transmisso pode provocar ferimentos.

    • No conduza a mquina sem as coberturas estarem no lugar.

    • Mantenha os dedos, mos e roupa afastados do movimento rotativo da ventoinha e da correia da transmisso.

    • Desligue o motor e retire a chave antes de efetuar a manuteno.

    Cuidado

    Se o motor esteve em funcionamento, o lquido de refrigerao pressurizado e quente pode derramar-se e provocar queimaduras.

    • No abra o tampo do radiador quando o motor estiver a funcionar.

    • Use um trapo quando abrir o tampo do radiador, fazendo-o lentamente para permitir a sada do vapor.

    1. Verifique o nvel de lquido de arrefecimento do depsito secundrio (Figure 78).

      Note: Este deve situar-se entre as marcas existentes no exterior do depsito.

      g021866
    2. Se o nvel do lquido de arrefecimento do motor estiver baixo, retire o tampo do depsito de expanso e encha o sistema. No encha demasiado.

    3. Coloque o tampo do depsito de expanso.

    Retirar os detritos do sistema de arrefecimento

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Retire os detritos do painel, dos dispositivos de arrefecimento do leo e do radiador (com mais frequncia em condies de funcionamento de muita sujidade).
  • A cada 100 horas
  • Verifique as mangueiras do sistema de arrefecimento.
  • Cada 2 anos
  • Lave o sistema de arrefecimento e substitua o fluido.
    1. Rode a chave no interruptor para a posio DESLIGAR e retire a chave.

    2. Limpe cuidadosamente todos os detritos da rea do motor.

    3. Desprenda a braadeira e articule para abrir o painel traseiro (Figure 79).

      g004138
    4. Limpe cuidadosamente o painel com ar comprimido.

    5. Articule os trincos para dentro para libertar o arrefecedor do leo (Figure 80).

      g003974
    6. Limpe os dois lados do dispositivo de arrefecimento de leo e o radiador (Figure 81) com ar comprimido.

      g004137
    7. Desloque o arrefecedor do leo para a posio inicial e prenda os trincos.

    8. Feche o painel e prenda o trinco.

    Manutenção dos travões

    Ajuste do travo de estacionamento

    Ajuste os traves se o pedal do travo apresentar uma folga superior a 2,5cm (Figure 82) ou quando os traves no funcionarem de forma eficaz. Folga a distncia percorrida pelo pedal antes de se verificar qualquer resistncia ao movimento.

    g026816

    Note: Utilize a folga do motor da roda para mover os tambores para a frente e para trs para assegurar que estes esto livres antes e depois do ajuste.

    1. Para reduzir a folga dos pedais dos traves, aperte os traves desapertando a porca dianteira que se encontra na extremidade roscada do cabo dos traves (Figure 83).

      g031689
    2. Aperte a porca traseira para deslocar o cabo para trs at que os pedais dos traves apresentem uma folga de 6,3 a 12,7mm (Figure 82), antes de a roda bloquear.

    3. Aperte as porcas dianteiras, certificando-se de que ambos os cabos atuam ao mesmo tempo sobre os traves. Certifique-se de que a conduta de cabos no roda durante o procedimento de aperto.

    Ajuste do bloqueio do travo de estacionamento

    Se o travo de estacionamento no engatar nem bloquear, necessrio um ajuste na lingueta do travo.

    1. Solte os 2 parafusos que prendem a lingueta do travo de estacionamento estrutura (Figure 84).

      g031690
    2. Carregue no pedal do travo para a frente at o detentor do estacionamento engatar completamente na lingueta do travo (Figure 84).

    3. Aperte os 2 parafusos que bloqueiam o ajuste.

    4. Prima o pedal do travo para desengatar o travo de estacionamento.

    5. Verifique o ajuste e ajuste se for necessrio.

    Manutenção das correias

    Manuteno da correia do alternador

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Verifique o estado e a tenso da correia do alternador.
  • Uma tenso adequada da correia dever permitir um desvio de 10mm quando for aplicada uma fora de 4,5kg numa zona intermdia da correia entre as polias.

    Se a deslocao obtida no for igual a 10mm, deve desapertar os parafusos de montagem do alternador (Figure 85).

    Note: Aumente ou diminua a tenso da correia do alternador e aperte os parafusos. Verifique uma vez mais a deslocao da correia para se certificar de que a tenso est correta.

    g020537

    Manutenção do sistema hidráulico

    Segurana do sistema hidrulico

    • Em caso de penetrao do fluido na pele, consulte imediatamente um mdico. O fluido penetrado deve ser removido cirurgicamente dentro de algumas horas por um mdico.

    • Certifique-se de que todas as tubagens e mangueiras do leo hidrulico se encontram bem apertadas e em bom estado de conservao antes de colocar o sistema sob presso.

    • Mantenha os seus corpo e mos longe de fugas ou bicos que projetem fluido hidrulico sob presso.

    • Utilize um pedao de carto ou papel para detetar fugas do fluido hidrulico.

    • Alivie com segurana toda a presso do sistema hidrulico antes de executar qualquer trabalho neste sistema.

    Verificar o nvel do fluido hidrulico

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verificao do nvel do fluido hidrulico.
  • O reservatrio da mquina enchido na fbrica com aproximadamente 56,7litros de fluido hidrulico de grande qualidade. O fluido de substituio recomendado o seguinte:

     Fluido hidrulico Toro Premium All Season (Disponvel em recipientes de 18,9litros ou tambores de 208litros). Consulte o Catlogo das peas ou o distribuidor da Toro para saber quais so os nmeros de referncia.

    Outros fluidos: Se no estiver disponvel fluido Toro podem utilizar-se outros fluidos desde que satisfaam todas as seguintes propriedades de material e especificaes industriais. No recomendamos a utilizao de fluido sinttico. Consulte o seu distribuidor de lubrificantes para identificar um produto satisfatrio.

    Note: Utilize apenas produtos de fabricantes conceituados. A Toro no assume qualquer responsabilidade por danos causados por substituies indevidas.

    Fluido hidrulico antidesgaste com ndice de viscosidade elevada/ponto de escoamento baixo, ISOVG46
     Propriedades do material:
      Viscosidade, ASTMD445cSt @ 40°C 44 at 48 cSt @ 100°C 7,9 at 8, 5
      ndice de viscosidade ASTMD2270140 para 160
      Ponto de escoamento, ASTMD97-37°C at -45°C
     Especificaes industriais:
      Vickers I-286-S (nvel de qualidade), Vickers M-2950-S (nvel de qualidade), Denison HF-0

    Important: O fluido multigraduado ISOVG46 proporciona uma performance otimizada num amplo leque de temperaturas. Para a operao em temperaturas ambiente consistentemente elevadas, de 18°C a 49°C, o fluido hidrulico ISOVG68 pode permitir um desempenho melhorado.

    Fluido hidrulico biodegradvel Premium – Mobil EAL EnviroSyn 46H

    Important: Mobil EAL EnviroSyn 46H o nico fluido biodegradvel sinttico aprovado pela Toro. Este fluido compatvel com os elastmeros utilizados nos sistemas hidrulicos da Toro e adequado a uma vasta gama de condies trmicas. Este fluido compatvel com leos minerais convencionais, mas para um desempenho e biodegradabilidade mximos deve remover totalmente o fluido convencional do sistema hidrulico. O leo est disponvel em recipientes de 19litros ou tambores de 208litros junto do seu distribuidor Mobil.

    Note: A maioria dos fluidos so incolores, o que dificulta a deteo de fugas. Encontra-se sua disposio um aditivo vermelho para o leo do sistema hidrulico, em recipientes de 20ml. 1 recipiente suficiente para 15 a 23l de fluido hidrulico. Poder encomendar a pea n.44-2500 ao seu distribuidor Toro.

    1. Posicione a mquina numa superfcie nivelada, baixe as plataformas de corte e rode a chave para a posio DESLIGAR.

    2. Verifique o nvel de fluido hidrulico (Figure 86).

      g031604g031605

    Substituio do fluido hidrulico

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 800 horas
  • Substituio do fluido hidrulico.
  • Cada 2 anos
  • Drene e despeje o reservatrio hidrulico.
  • Se o fluido tiver sido contaminado, dever entrar em contacto com o seu distribuidor Toro para efetuar uma lavagem do sistema. O fluido contaminado tem uma aparncia leitosa ou negra quando comparado com leo limpo.

    1. Rode a chave para a posio DESLIGAR e eleve o capot.

    2. Coloque um recipiente de escoamento grande debaixo da unio presa parte de baixo do reservatrio do fluido hidrulico (Figure 87).

      g004139
    3. Desligue a tubagem da parte de baixo da unio e deixe o fluido hidrulico escorrer para o recipiente.

    4. Instale o tubo quando o fluido hidrulico parar de escorrer.

    5. Encha o reservatrio com aproximadamente 56,7l de fluido hidrulico; consulte Verificar o nvel do fluido hidrulico.

      Important: Utilize apenas os fluidos hidrulicos especificados. A utilizao de outros fluidos poder danificar o sistema.

    6. Em seguida, volte a montar a tampa do reservatrio.

    7. Rode a chave para a posio LIGAR para ligar o motor; utilize todos os comandos hidrulicos, de modo a distribuir o fluido hidrulico por todo o sistema e verifique se h fugas.

    8. Rode a chave para a posio DESLIGAR.

    9. Verifique o nvel de fludo hidrulico e adicione fluido suficiente para elevar o nvel at marca Full (cheio) na vareta.

      Important: No encha demasiado.

    Substituio dos filtros hidrulicos

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 800 horas
  • Substitua os filtros hidrulicos (mais cedo se o indicador do intervalo de assistncia estiver na zona vermelha).
  • O sistema hidrulico encontra-se equipado com um indicador do intervalo de assistncia (Figure 88). Com o motor ligado, consulte o indicador. Deve estar na zona verde. Quando o indicador estiver na zona vermelha, deve substituir os filtros hidrulicos.

    g004132

    Important: A utilizao de outros filtros poder anular a garantia de alguns componentes.

    1. Coloque a mquina numa superfcie nivelada, baixe as plataformas de corte, rode a chave para a posio DESLIGAR, engate o travo de mo e retire a chave da ignio.

    2. Substitua ambos os filtros hidrulicos (Figure 89).

      g031625g031621
    3. Rode a chave para a posio LIGAR, ligue o motor e deixe funcionar a mquina durante dois minutos para eliminar o ar do sistema.

    4. Rode a chave para a posio DESLIGAR e retire a chave. Verifique se h fugas.

    Verificao dos tubos e tubos hidrulicos

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique os tubos e os tubos hidrulicos, prestando especial ateno a fugas, tubos dobrados, suportes soltos, desgaste, unies soltas e danos provocados pelas condies atmosfricas ou por agentes qumicos.
  • Efetue todas as reparaes necessrias antes de utilizar a mquina.

    Aviso

    O fluido hidrulico que sai sob presso pode penetrar na pele e provocar leses.

    • Certifique-se de que todos os tubos e tubos hidrulicos se encontram em bom estado de conservao e que todas as ligaes e unies hidrulicas esto bem apertadas antes de colocar o sistema sob presso.

    • Mantenha os seus corpo e mos longe de fugas ou bicos que projetem fluido hidrulico sob presso.

    • Utilize um pedao de carto ou papel para detetar fugas do fluido hidrulico.

    • Alivie com segurana toda a presso do sistema hidrulico antes de executar qualquer trabalho neste sistema.

    • Em caso de penetrao do fluido na pele, consulte imediatamente um mdico.

    Testar a presso do sistema hidrulico

    Utilize as portas de teste do sistema hidrulico para testar a presso nos circuitos hidrulicos. Contacte o distribuidor Toro autorizado para obter ajuda.

    Funes de vlvula de solenide hidrulica

    Utilize a lista seguinte para identificar e descrever as diferentes funes dos solenides no coletor hidrulico. Cada solenide deve ser ativado de forma a que a funo possa ocorrer.

    SolenideFuno
    PRV2Circuito do cortador frontal
    PRV1Circuito do cortador traseiro
    PRVElevar/Descer as plataformas de corte
    S1Desa as plataformas de corte
    S2Desa as plataformas de corte

    Manuteno da unidade de corte

    Separao da unidade de corte da unidade de trao

    1. Posicione a mquina numa superfcie nivelada, baixe as unidades de corte para o solo, rode a chave para a posio DESLIGAR e engate o travo de mo.

    2. Desligue e retire o motor hidrulico da unidade de corte (Figure 90). Cubra a parte superior do eixo para no o sujar.

      g011351
    3. Retire o pino de sujeio que fixa a estrutura de suporte da plataforma ao pino da articulao do brao de elevao (Figure 91).

      g031691
    4. Afaste a unidade de corte da unidade de trao.

    Montagem das unidades de corte da unidade de trao

    1. Coloque a mquina numa superfcie nivelada e rode a chave para a posio DESLIGAR.

    2. Mova a unidade de corte para a posio em frente da unidade de trao.

    3. Deslize a estrutura de suporte da plataforma para o pino da articulao do brao de elevao e prenda-a com o pino de sujeio (Figure 91).

    4. Instale o motor hidrulico na plataforma (Figure 90). Verifique se o anel de reteno est posicionado corretamente e no est danificado.

    5. Lubrifique o eixo.

    Manuteno do rolo dianteiro

    Verifique se o rolo dianteiro est desgastado, oscila demasiado ou encrava. Faa a manuteno ou substitua o rolo ou respetivos componentes, se detetar uma destas situaes.

    Desmontagem do rolo dianteiro

    1. Retire o parafuso de montagem do rolo (Figure 92).

    2. Na estrutura do rolo, retire o rolamento que est frente, batendo alternadamente nas extremidades da calha interna do rolamento. Dever existir um rebordo de 1,5mm da calha interna exposto.

      g011356
    3. Empurre o segundo rolamento para fora.

    4. Verifique se a estrutura dos rolamentos, os rolamentos e o espaador de rolamentos esto danificados (Figure 92). Substitua os componentes danificados e volte a mont-los.

    Montagem do rolo dianteiro

    1. Introduza o primeiro rolamento na estrutura do rolo (Figure 92). Empurre s a calha externa ou, ento, exera o mesmo tipo de presso nas calhas interna e externa.

    2. Coloque o espaador (Figure 92)

    3. Introduza o segundo rolamento na estrutura do rolo (Figure 92) exercendo o mesmo tipo de presso nas calhas interna e externa at a calha interna entrar em contacto com o espaador.

    4. Instale o conjunto do rolo na estrutura da unidade de corte.

    5. Verifique se a folga no excede 1,5mm entre o conjunto do rolo e os suportes de montagem do cilindro da estrutura da unidade de corte. Se existir uma folga de mais de 1,5mm, coloque anilhas com dimetro de pol. suficientes para compensar a inclinao.

      Important: Fixar o conjunto do rolo com uma folga superior a 1,5mm cria uma carga lateral no rolamento e pode levar a falha prematura do rolamento

    6. Fixe o parafuso de montagem com uma fora de 108Nm.

    Manuteno das lminas

    Segurana da lmina

    Uma lmina desgastada ou danificada pode partir-se, podendo levar projeo de um fragmento contra o utilizador ou algum que esteja por perto e provocar leses graves ou at mesmo a morte.

    • Inspecione periodicamente se a lmina apresenta sinais de desgaste ou outros danos.

    • Tome todas as precaues necessrias quando efetuar a verificao das lminas. Envolva as lminas ou utilize luvas e tome todas as precaues necessrias quando efetuar a manuteno das lminas. Substitua ou afie apenas as lminas, no as endireite ou solde.

    • Em mquinas multilminas, esteja atento ao facto de que a rotao de uma lmina pode provocar a rotao das restantes.

    Manuteno da plaina da lmina

    A plataforma rotativa vem previamente configurada pelo fabricante com uma altura de corte de 5cm e inclinao da lmina de 7,9mm. As alturas do lado esquerdo e direito tambm vm previamente configuradas para estarem at 0,7mm uma da outra.

    A plataforma de corte foi concebida para suportar os impactos da lmina sem que a cmara seja danificada. Se um objeto slido bater na lmina, verifique se esta ficou danificada e se a plaina continua em boas condies de funcionamento.

    Inspeo da plaina da lmina

    1. Retire o motor hidrulico da plataforma de corte e retire a plataforma do trator.

    2. Utilize um guindaste (ou o mnimo de duas pessoas) e ponha a plataforma de corte numa mesa plana.

    3. Marque uma extremidade da lmina com uma caneta ou um marcador. Utilize esta extremidade da lmina para verificar todas as alturas.

    4. Posicione a extremidade de corte da extremidade marcada da lmina nas 12 horas (a direito na direo do corte) (Figure 93) e mea a altura da mesa extremidade de corte da lmina.

      g011353
    5. Rode a extremidade marcada da lmina para as posies das 3 horas e das 9 horas (Figure 93) e mea as alturas.

    6. Compare a altura medida no sentido das 12horas com a definio da altura de corte. Dever encontrar-se at 0,7mm. As alturas das 3 horas e das 9 horas devem ser 1,6 a 6,0mm mais altas do que a definio das 12 horas e at 6,0mm uma da outra.

    Note: Se alguma destas medidas no se encontrar dentro do especificado, v para Ajuste da plaina da lmina.

    Ajuste da plaina da lmina

    Comece pelo ajuste na parte dianteira (mude um suporte de cada vez).

    1. Retire o suporte da altura de corte (frente, esquerda ou direita) da estrutura da plataforma (Figure 94).

    2. Ajuste os calos de 1,5mm e/ou de 0,7mm entre a estrutura da plataforma e o suporte para obter a definio de altura pretendida (Figure 94).

      g031692
    3. Instale o suporte da altura de corte na estrutura da plataforma; instale os calos restantes debaixo do suporte da altura de corte.

    4. Prenda o parafuso de cabea de encaixe/espaador e a porca flangeada.

      Note: O parafuso de cabea de encaixe e o espaador so unidos com adesivo de roscas para evitar que o espaador caia no interior da estrutura da plataforma.

    5. Verifique a altura no sentido das 12 horas e faa os devidos ajustes, se necessrio.

    6. Determine se necessrio ajustar apenas um ou ambos os suportes da altura de corte (esquerdo e direito). Se o lado das 3 horas ou das 9 horas estiver 1, 6 a 6,0mm mais alto do que a nova altura dianteira, no necessrio qualquer ajuste para esse lado. Ajuste o outro lado para estar a 1,6 a 6,0mm do lado correto.

    7. Ajuste os suportes da altura de corte do lado direito e/ou esquerdo repetindo os passos 1 a 3.

    8. Fixe os parafusos da carroaria e porcas flangeadas.

    9. Volte a verificar as alturas nos sentidos das 12, 3 e 9 horas.

    Desmontagem e montagem de uma lmina

    Substitua a lmina se for atingido um objeto slido e quando se encontrarem desequilibradas ou deformadas. Utilize sempre lminas sobressalentes genunas Toro para garantir um desempenho seguro e eficaz. Nunca utilize lminas sobressalentes produzidas por outros fabricantes porque podem tornar-se perigosas.

    1. Eleve a unidades de corte para a posio mais elevada, rode a chave da ignio para a posio DESLIGAR e engate o travo de estacionamento. Bloqueie a unidade de corte de modo a evitar que esta caia acidentalmente.

    2. Fixe a extremidade da lmina utilizando um pedao de tecido ou uma luva grossa. Retire o parafuso da lmina, o recipiente antidanos e lmina do eixo (Figure 95).

      g011355
    3. Instale a lmina, com a aba voltada para a plataforma de corte, com o recipiente antidanos e o parafuso da lmina (Figure 95). Aperte a porca de bloqueio com 115 a 149Nm.

    Verificao e afiao da lmina

    1. Eleve a unidades de corte para a posio mais elevada, rode a chave da ignio para a posio DESLIGAR e engate o travo de estacionamento.

    2. Bloqueie a unidade de corte de modo a evitar que esta caia acidentalmente.

    3. Examine cuidadosamente as extremidades da lmina, prestando especial ateno zona onde se encontram as partes curvas e planas da lmina (Figure 96).

      Note: Verifique o estado da lmina antes da operao de corte, pois a areia e outros materiais abrasivos podem ter desgastado o metal que liga as partes curva e plana da lmina.

    4. Se verificar que esta zona se encontra desgastada (Figure 96), substitua a lmina; consulte Desmontagem e montagem de uma lmina.

      Perigo

      Se a lmina continuar a sofrer este tipo de desgaste ir formar-se uma ranhura entre a aba e a parte plana da lmina (Figure 95). Eventualmente, pode soltar-se algum pedao da lmina e projetar-se, ferindo-o a si ou a qualquer pessoa prxima.

      • Inspecione periodicamente se a lmina apresenta sinais de desgaste.

      • Substitua sempre as lminas desgastadas ou danificadas.

      g006924
    5. Inspecione as extremidades de corte de todas as lminas. Afie as extremidades de corte se estas apresentarem sinais de desgaste ou ranhuras. Afie apenas a zona superior da parte cortante e mantenha o ngulo de corte original para garantir que est afiada (Figure 97).

    6. Se apresentar sinais de desgaste ou ranhuras, afie apenas a zona superior da parte cortante enquanto mantm o ngulo de corte original (Figure 97).

      Note: A lmina mantm o equilbrio se for retirada a mesma quantidade de metal de ambas as partes cortantes.

      g006926
    7. Para verificar se a lmina est direita e paralela, deite-a numa superfcie nivelada e verifique as respetivas extremidades.

      Note: Posicione as extremidades da lmina ligeiramente abaixo da parte central e a extremidade de corte abaixo da parte posterior da lmina. Esta lmina produz uma boa qualidade de corte e exige uma potncia mnima do motor. Por outro lado, se uma lmina tiver as extremidades acima da parte central ou se uma extremidade de corte estiver acima da parte posterior da lmina, isso significa que a lmina est dobrada ou deformada, devendo ser substituda.

    8. Instale a lmina, com a aba voltada para a plataforma de corte, com o recipiente antidanos e o parafuso da lmina. Aperte o parafuso da lmina com uma fora de 115 a 149N∙m.

    Armazenamento

    Preparao da mquina para armazenamento

    Preparao da unidade de trao

    1. Limpe bem a unidade de trao, unidades de corte e motor.

    2. Verifique a presso dos pneus. Encha todos os pneus de trao com 0,83 a 1,03bar.

    3. Verifique todos os dispositivos de fixao para ver se esto soltos e aperte-os conforme necessrio.

    4. Lubrifique todos os bocais de lubrificao e pontos de articulao. Limpe a massa lubrificante em excesso.

    5. Lixe e retoque todas as zonas riscadas, estaladas ou enferrujadas. Efetue a reparao de todas as mossas existentes no corpo metlico.

    6. Efetue a manuteno da bateria e dos cabos da seguinte forma:

      1. Retire os terminais dos bornes da bateria.

        Note: Desligue sempre o terminal negativo em primeiro lugar e o terminal positivo no final. Ligue sempre o terminal positivo em primeiro lugar e o terminal negativo no final.

      2. Limpe a bateria, terminais e polos com uma escova de arame e uma soluo de bicarbonato de sdio.

      3. Cubra os terminais do cabo e os plos da bateria com lubrificante Grafo 112X (pea n505-47) ou vaselina para evitar qualquer corroso.

      4. Carregue a bateria lentamente durante 24 horas, de 2 em 2 meses, para evitar a sulfatizao do chumbo da bateria.

    Preparao do motor

    1. Drene o leo do motor do recipiente e coloque o tampo de escoamento.

    2. Retire o filtro do leo. Coloque um novo filtro de leo.

    3. Encha o crter do leo com a quantidade designada de leo do motor.

    4. Rode a chave para a posio LIGAR, ligue o motor e faa-o funcionar ao ralenti durante aproximadamente dois minutos.

    5. Rode a chave para a posio DESLIGAR.

    6. Drene completamente todo o combustvel do depsito de combustvel, tubos e conjunto do separador do filtro de combustvel/gua.

    7. Lave o depsito de combustvel com gasleo novo e limpo.

    8. Aperte todas as unies do sistema de combustvel.

    9. Limpe e efetue a manuteno da estrutura do filtro de ar.

    10. Vede a entrada do filtro de ar e a sada de gases com fita impermevel.

    11. Verifique a proteo anticongelante e adicione conforme necessrio para a temperatura mnima prevista para a zona.

    Armazenar as unidades de corte

    Se separar uma unidade de corte da unidade de trao durante algum tempo, instale o bujo do eixo na parte superior do prprio eixo para proteg-lo de poeiras e da gua.