Introdução

Esta mquina um soprador de detritos, montado em trator, com engate de trs pontos, destinado a ser utilizado por operadores profissionais em aplicaes comerciais. Foi principalmente concebido para utilizar a potncia de sopro para eliminar rapidamente grandes reas de detritos em relvados de parques, campos desportivos e relvados comerciais bem mantidos.

Leia estas informaes cuidadosamente para saber como utilizar o produto e como efetuar a sua manuteno de forma adequada de forma a evitar ferimentos e evitar danos no produto. A utilizao correta e segura do produto da exclusiva responsabilidade do utilizador.

Pode contactar diretamente a Toro em www.Toro.com para mais informao sobre produtos e acessrios, para obter o contacto de um distribuidor ou registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistncia, peas genunas Toro ou informaes adicionais, entre em contacto com um Distribuidor autorizado ou com o Servio de assistncia Toro, indicando os nmeros de modelo e de srie do produto. Escreva os nmeros no espao fornecido.

Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurana identificadas pelo smbolo de alerta de segurana (Figure 1), que identifica perigos que podem provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se no respeitar as precaues recomendadas.

g000502

Neste manual so utilizados dois termos para identificar informao. Importante chama a ateno para informao especial de ordem mecnica e Nota sublinha informao geral que requer ateno especial.

Este produto cumpre todas as diretivas europeias relevantes. Para mais informaes, consulte a folha de Declarao de conformidade (DOC) em separado, especfica do produto.

Aviso

CALIFÓRNIA

Proposição 65 Aviso

É do conhecimento do Estado da Califórnia que a utilização deste produto pode causar exposição a químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Segurança

Segurana geral

Este produto pode projetar objetos. Respeite sempre todas as instrues de segurana, de modo a evitar ferimentos pessoais graves.

Se a mquina for utilizada com qualquer outro propsito, poder pr em perigo o utilizador ou outras pessoas.

  • Leia e compreenda o contedo deste Manual do utilizador e do manual do utilizador da unidade de trao antes de trabalhar com a mquina. Certifique-se de que todos os que utilizam este produto sabem como utilizar esta mquina e a unidade de trao e que compreendem os avisos.

  • Esteja totalmente atento quando utilizar a mquina. No se envolva em nenhuma atividade que d azo a distraes, caso contrrio podero ocorrer ferimentos ou danos materiais.

  • No coloque as mos ou os ps perto de componentes em movimento da mquina.

  • No opere a mquina sem que todos os resguardos e outros dispositivos protetores de segurana estejam instalados e a funcionar.

  • Mantenha as crianas, pessoas e animais fora da rea de operao. Nunca permita que crianas utilizem a mquina.

  • Desligue sempre o motor da unidade de trao, retire a chave (se equipada), aguarde que todas as partes mveis parem e aguarde que a mquina arrefea antes de ajustar, reparar, limpar ou armazenar a mquina.

O uso e manuteno imprprios desta mquina podem resultar em ferimentos. De modo a reduzir o risco de leses, respeite estas instrues de segurana e preste toda a ateno ao smbolo de alerta de segurana (Graphic), que indica: Cuidado, Aviso ou Perigo – instrues de segurana pessoal. O no cumprimento destas instrues pode resultar em ferimentos pessoais ou mesmo em morte.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurana e de instrues so facilmente visveis e situam-se prximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou em falta.

decal93-7814
decal98-3110
decal105-0627
decal105-0628
decal105-0668
decal105-0669
decal105-0698
decal105-0708
decal105-0709
decal133-8061

Instalação

Note: Determine os lados direito e esquerdo da mquina a partir da posio normal de utilizao.

Instalao das rodas giratrias

Instale um conjunto de roda giratria entre cada forquilha da roda giratria com quatro anilhas, um eixo e dois contrapinos (Figure 2).

g011990

Ligar os braos de articulao inferiores

  1. Coloque o soprador numa superfcie plana e nivelada e desengate a PTO.

  2. Recue o trator em linha reta at ao soprador at os braos de articulao inferiores ficarem alinhados com os pinos de engate.

  3. Engate o travo de estacionamento, desligue o motor da unidade de trao e retire a chave da ignio.

    Note: Aguarde que o motor e todas as partes em movimento parem antes de sair do banco do operador.

  4. Insira os braos de articulao inferiores direito e esquerdo nos pinos de engate (Figure 3).

    g011991
  5. Prenda os braos de articulao inferiores aos pinos de engate com pinos de sujeio (Figure 3).

Ligar a articulao superior

  1. Ligue a articulao superior aos orifcios no suporte do soprador e prenda-a com o passador de forquilha e o pino de sujeio (Figure 4).

    g011992
  2. Rode o dispositivo de ajuste para apertar a articulao.

    Note: No aperte demasiado para elevar a extremidade traseira do soprador do cho.

  3. Aperte a porca de bloqueio para fixar em posio a articulao superior.

Ajustar o comprimento do veio da tomada de fora (PTO)

Important: fornecido com a mquina um veio da tomada de fora comprido para acomodar grandes variaes da tomada de fora do trator e dos locais de trs pontos. Para a maioria das mquinas, este veio demasiado comprido e tem de ser cortado com o comprimento certo ou podero ocorrer danos.

Important: O comprimento incorreto do eixo da PTO pode causar danos na mquina ou acessrio e ferimentos pessoais.

  1. Com o soprador numa superfcie nivelada, desa a unidade do soprador at que o veio de entrada fique mais ou menos mesma altura que o veio da PTO do trator.

    Note: Esta a distncia mais curta entre os dois veios.

  2. Mea a distncia entre a ranhura de bloqueio do veio da tomada de fora do trator e a ranhura de bloqueio do veio de entrada do soprador.

    Note: Registe esta medida.

  3. Desabe por completo o veio da tomada de fora e mea a distncia entre os anis do pino de bloqueio.

    Note: Registe esta medida.

  4. No comprimento mais curto do veio, as duas metades do veio da tomada de fora tm de ter, pelo menos, 37 mm de espao adicional para desabar (Figura 5).

    Note: Se medida no passo 2 no for, pelo menos, 37 mm maior do que a medida no passo 3, o veio da tomada de fora demasiado comprido; prossiga para o passo 5. Se houver espao suficiente para permitir que o veio da tomada de fora desabe, prossiga para o passo 10.

    g011993
  5. Utilize o clculo seguinte para determinar a reduo do comprimento do veio quando ligado, para assegurar uma folga de 37 mm:

    1. subtraia a medida registada no passo 3 medida registada no passo 2.

      Note: Registe esta medida.

    2. Subtraia o resultado no passo 1 a 37 mm.

      Note: O veio da tomada de fora tem de ser encurtado este valor.

  6. Corte as protees e os tubos de ao pelo comprimento calculado.

    Note: Corte ambas as metades do veio da tomada de fora.

  7. Rebarbe as extremidades dos tubos de ao interna e externamente.

  8. Retire todos os detritos das seces do tubo.

  9. Lubrifique os tubos de ao.

  10. Monte o veio da PTO e prenda-o ao soprador e ao trator.

  11. Mea o veio.

    Note: Se no tiver, pelo menos, 37 mm, repita o procedimento.

  12. Suba o soprador para a posio mais elevada.

    Note: Tem de haver, no mnimo, uma sobreposio de 75 mm nas metades. Ajuste o batente de elevao de trs pontos, se necessrio; consulte a seco Ajustar o batente de elevao de trs pontos.

Ligar o veio da tomada de fora

  1. Ligue o veio da tomada de fora ao veio da entrada do soprador.

  2. Ligue o eixo da tomada de fora ao veio da tomada de fora do trator traseiro.

  3. Deslize o veio da tomada de fora totalmente para a frente.

  4. Pressione o pino para prender o veio da tomada de fora e deslize o veio para trs e para frente, para assegurar que este est bem fixo.

  5. Ligue as correntes de segurana da proteo entre as seces do veio de alimentao aos clipes soldados nos braos de articulao ou resguardos da PTO (Figure 6).

    Note: Certifique-se de que as correntes ainda ficam com folga quando o soprador sobe ou desce.

    g011994

Aviso

Se as correntes da proteo no estiverem ligadas, podem rodar durante o funcionamento e causar ferimentos.

Mantenha todas as protees da PTO no lugar e ligue as correntes da proteo aos braos de articulao ou resguardos da PTO.

Ajustar as articulaes de controlo da oscilao

Ajuste as articulaes de controlo da oscilao nos braos de elevao inferiores de engate em 3 pontos para minimizar a oscilao lateral para um mximo de 25mm em cada lado.

  1. Ajuste o interior dos braos de articulao inferiores at ficarem em contacto com as placas de montagem do soprador (Figure 7).

    Note: Esta prtica reduz a tenso exercida nos pinos. Se o trator tiver correntes de controlo da oscilao em vez de articulaes de controlo da oscilao, as anilhas devem ser instaladas entre o brao de articulao inferior e o pino de sujeio para reduzir a carga nos pinos de elevao.

    g011995
  2. Rode a o corpo da articulao ajustvel (se disponvel) para fazer subir ou descer o brao da articulao inferior, at que o soprador fique nivelado lateralmente (Figure 7).

Note: Consulte o manual de utilizador do trator quanto a procedimentos adicionais de instalao e ajuste.

Ajustar o batente de elevao de trs pontos

Ajuste e regule o batente de elevao de trs pontos para ter cerca de 10 cm de folga at ao solo, quando na posio elevada, para minimizar o ngulo da tomada de fora quando subir o soprador. Para transportar ou carregar/descarregar o atrelado, pode ser utilizado o curso total desde que os tubos da tomada de fora no se separem (Figure 8).

Important: Operar a tomada de fora na posio totalmente elevada pode danificar a tomada ou outros componentes.

Note: Consulte o manual de utilizador do trator quanto a procedimentos de ajuste.

g011996

Remover o soprador do trator

  1. Estacione a mquina numa superfcie nivelada, desengate a PTO, aplique o travo de estacionamento, desligue o motor da unidade de trao e retire a chave da ignio.

  2. Desligue as correntes de segurana de proteo da PTO do trator.

    Note: Fixe a extremidade da corrente ao lado do soprador do veio da tomada de fora para impedir que o veio se separe.

  3. Baixe lentamente o soprador at o cilindro e as rodas giratrias entrarem em contacto com o solo.

  4. Retire o pino de sujeio e o pino de articulao superior que fixam a articulao central ao suporte.

  5. Desligue o veio de alimentao do veio da tomada de fora do trator.

  6. Faa deslizar o veio de alimentao para trs e retire-o do trator.

  7. Remova os pinos de sujeio e retire os braos de articulao inferiores dos pinos de engate.

Lubrificao do soprador

Antes de operar o soprador, lubrifique o veio da transmisso da PTO; consulte a Lubrificao da mquina.

Important: No realizar uma lubrificao adequada pode causar uma falha prematura de peas vitais.

Descrição geral do produto

Note: As especificaes e o desenho do produto esto sujeitos a alteraes sem aviso prvio.

Comprimento125cm
Largura150cm
Altura117 cm
Peso lquido227kg

Engates/acessrios

Est disponvel uma seleo de engates e acessrios aprovados pela Toro para utilizao com a mquina, para melhorar e expandir as suas capacidades. Contacte o seu representante ou distribuidor de assistncia autorizado ou v a www.Toro.com para obter uma lista de todos os engates e acessrios aprovados.

Para garantir o mximo desempenho e segurana contnua certificada da mquina, adquira sempre peas sobressalentes e acessrios genunos da Toro. A utilizao de peas sobressalentes e acessrios produzidos por outros fabricantes pode ser perigosa e pode utilizar um espao vazio na garantia do produto.

Funcionamento

Note: Determine os lados direito e esquerdo da mquina a partir da posio normal de utilizao.

Antes da operação

Segurana antes da operao

Segurana geral

  • Nunca permita que crianas ou pessoal no qualificado utilizem ou procedam assistncia tcnica da mquina. Os regulamentos locais podem determinar restries relativamente idade do utilizador. A formao de todos os operadores e mecnicos da responsabilidade do proprietrio.

  • Familiarize-se com o funcionamento seguro do equipamento, com os controlos do utilizador e com os sinais de segurana.

  • Desligue sempre o motor da unidade de trao, retire a chave, aguarde que todas as partes mveis parem e aguarde que a mquina arrefea antes de ajustar, reparar, limpar ou armazenar a mquina. Saiba como parar a mquina e desligar o motor rapidamente.

  • Mantenha todas as protees, dispositivos de segurana e autocolantes no devido lugar. Repare ou substitua todos os dispositivos de segurana e substitua todos os autocolantes ilegveis ou em falta. No utilize a mquina se estes componentes no estiverem presentes e a funcionar corretamente.

  • De cada vez que montar um acessrio, verifique o movimento do engate de trs pontos. Certifique-se de que no existe interferncia com tubos e peas do acessrio ao operar o engate de trs pontos.

    Important: Pode danificar o eixo da PTO se operar acessrios a um ngulo demasiado elevado.

  • Os acessrios podem alterar a estabilidade e as caractersticas de funcionamento da unidade de trao.

  • Localize as reas de pontos de aperto assinaladas na unidade de trao e acessrios e mantenha as mos e ps longe destas reas.

  • Assegure-se de que a unidade de trao adequada para utilizao com um acessrio deste peso consultando o fornecedor ou fabricante da unidade de trao.

  • No altere este equipamento em forma alguma.

Ajuste da direo de descarga

A direo da descarga pode ser mudada do lado para a frente movendo o manpulo de controlo (Figure 9).

g011997

Durante a operação

Segurana durante o funcionamento

Segurana geral

  • O proprietrio/utilizador pode evitar e responsvel por acidentes que possam causar ferimentos a pessoas ou danos a propriedades.

  • Utilize vesturio adequado, incluindo proteo ocular, calas compridas, calado resistente anti-derrapante e proteo para os ouvidos. Prenda cabelos compridos e no use joias soltas.

  • No utilize a mquina quando estiver doente, cansado ou se encontrar sob o efeito de lcool ou drogas.

  • Esteja totalmente atento quando utilizar a mquina. No se envolva em nenhuma atividade que d azo a distraes, caso contrrio podero ocorrer ferimentos ou danos materiais.

  • O ar de descarga tem uma fora considervel e pode causar ferimentos ou perda de apoio. Afaste-se do bico do soprador quando a mquina estiver a funcionar.

  • Mantenha todas as pessoas afastadas; desligue a mquina quando entrarem pessoas na rea e no dirija a descarga na sua direo.

  • No opere a mquina quando no estiver ligada a um veculo de reboque.

  • No deixe o motor da unidade de trao a trabalhar numa rea confinada sem a ventilao adequada. Os gases de escape contm monxido de carbono, um gs inodoro que fatal se inalado.

  • No transporte passageiros na mquina e mantenha as pessoas e animais afastados da mquina durante o funcionamento.

  • Utilize a mquina apenas quando tiver boa visibilidade para evitar buracos e outros perigos no visveis.

  • Antes de recuar, olhe para trs e para baixo de modo a evitar acidentes.

  • Tome todas as precaues necessrias quando se aproximar de esquinas sem visibilidade, arbustos, rvores ou outros objetos que possam obstruir o seu campo de viso.

  • Nunca deixe a mquina a trabalhar sem vigilncia.

  • Ao transportar a mquina em vias pblicas, siga todas as regras de trnsito e utilize acessrios adicionais que possam ser exigidos por lei, por exemplo, luzes, sinais de mudana de direo, sinal de Veculo de Marcha Lenta (VML) e outros, conforme necessrio.

  • Se a mquina vibrar de forma anormal, pare imediatamente, desligue o motor da unidade de trao, retire a chave, aguarde at que todas as peas mveis se encontrem paradas e verifique se existem danos. Repare todos os danos na mquina antes de retomar o funcionamento.

  • Reduza a velocidade quando circular em terrenos acidentados, irregulares e perto de lancis, buracos e outras alteraes bruscas no terreno.

  • Para evitar causar o capotamento da mquina, tenho cuidado quando virar e evite manobras perigosas.

  • Para todos os componentes em ao do eixo da tomada de fora (tubos, rolamentos, articulaes, etc.) em desmontagem ou reparaes, aconselha-se vivamente que contate o seu distribuidor Toro local. A remoo de componentes para reparaes e a montagem podem danificar alguns componentes, se no forem efetuadas com ferramentas especiais por tcnicos qualificados.

  • O veio da tomada de fora no pode ser utilizado sem as protees fornecidas.

Segurana em declives

  • Reveja as especificaes da unidade de trao para assegurar que no excede as capacidades em declives.

  • Os declives so um dos principais fatores que contribuem para a perda de controlo e acidentes de capotamento que podem resultar em ferimentos graves ou morte. responsvel pela operao segura em declives. Operao da mquina em qualquer declive requer cuidado adicional.

  • Avalie as condies do local para determinar se o declive seguro para a operao da mquina, incluindo a anlise do stio. Utilize sempre o bom senso e o seu julgamento ao realizar esta inspeo.

  • Reveja as instrues de declives, indicadas abaixo, para operar a mquina em declives. Antes de operar a mquina, analise as condies do local para determinar se pode operar a mquina nas condies desse dia e nesse local. As alteraes no terreno podem originar uma alterao na operao em declive para a mquina.

    • Evite arrancar, parar ou virar a mquina em declives. No faa alteraes sbitas na velocidade ou direo. Faa as curvas lenta e gradualmente.

    • No opere a mquina em qualquer condio em que a trao, direo ou estabilidade estiver em causa.

    • Remova ou assinale obstrues como valas, depresses, razes, elevaes, pedras ou outros perigos escondidos. A relva alta pode ocultar obstculos. O terreno desnivelado poderia fazer tombar a mquina.

    • Esteja atento a que operar a mquina em relva molhada, em declives ou em descidas pode causar a perda de trao da mquina.

    • Tenha muito cuidado ao conduzir a mquina perto de depresses, valas, aterros, zonas perigosas com gua ou outros perigos. A mquina poder capotar repentinamente se uma roda resvalar ou se o piso ceder. Estabelea uma rea de segurana entre a mquina e qualquer perigo.

Sugestões de utilização

Aviso

O ar de descarga tem uma fora considervel e pode causar ferimentos ou perda de apoio.

  • Afaste-se da abertura de descarga quando a mquina estiver a funcionar.

  • Mantenha as pessoas afastadas da abertura de descarga quando a mquina estiver a funcionar.

  1. Ligue o trator e deixei-o funcionar a rpm baixas.

  2. Acione a tomada de fora enquanto o motor estiver ao ralenti.

  3. Aumente a velocidade da tomada de fora do trator para 540 rpm.

  4. Experimente soprar o material.

    Note: Sopre na mesma direo do vento para evitar que o material regresse rea que foi limpa.

Depois da operação

Segurana aps o funcionamento

Segurana geral

  • Estacione a mquina numa superfcie firme e nivelada. Desligue o motor da unidade de trao, retire a chave, aguarde que todas as peas mveis parem e aguarde que a mquina arrefea antes de ajustar, reparar, limpar ou armazenar a mquina.

  • Desligue unicamente a mquina da unidade de trao numa superfcie nivelada.

  • Quando desligar a mquina, deve bloquear sempre as rodas para prevenir movimento.

  • Mantenha todas as peas da mquina em boas condies de trabalho e as partes corretamente apertadas.

  • Substitua todos os autocolantes desgastados, danificados ou em falta.

Transporte

  • Tome todas as precaues necessrias quando colocar em ou retirar a mquina de um atrelado ou camio.

  • Utilize rampas de largura total para carregar a mquina num atrelado ou camio.

  • Prenda a mquina de forma segura utilizando correias, correntes, cabos ou cordas. Direcione as correias frontais e traseiras para baixo e para fora da mquina.

Manutenção

Cuidado

No efetuar a manuteno adequada da mquina pode resultar em falha prematura dos sistemas da mquina, podendo feri-lo a si ou as outras pessoas.

Mantenha uma boa manuteno e um bom estado de funcionamento da mquina, conforme indicado nestas instrues.

Note: Determine os lados direito e esquerdo da mquina a partir da posio normal de utilizao.

Segurana de manuteno

  • Antes de limpar, efetuar a manuteno ou ajustar a mquina, faa o seguinte:

    • Estacione a mquina numa superfcie nivelada.

    • Desligue o motor da unidade de trao, retire a chave e aguarde que todas as partes em movimento parem.

    • Coloque calos nas rodas.

    • Deixe os componentes da mquina arrefecerem antes de proceder manuteno.

  • Execute apenas as instrues de manuteno constantes deste manual. Se for necessrio efetuar reparaes ou se necessitar de assistncia, entre em contacto com um distribuidor autorizado Toro.

  • No confie num sistema hidrulico para suportar a mquina; suporte a mquina com blocos ou macacos ao trabalhar por baixo dela.

  • Certifique-se de que todos os resguardos esto montados com segurana, depois de efetuar operaes de manuteno ou de ajuste da mquina.

  • No permita que pessoas sem formao realizem a manuteno da mquina.

  • Cuidadosamente, liberte a presso dos componentes com energia acumulada.

  • Mantenha todas as peas em boas condies de trabalho e os fixadores corretamente apertados. Substitua todos os autocolantes danificados ou em falta.

  • No interfira na funo original de um dispositivo de segurana nem reduza a proteo fornecida por um dispositivo de segurana. Verifique regularmente o seu funcionamento devido.

  • Se for necessrio efetuar reparaes de vulto ou se alguma vez necessitar de assistncia, contacte um distribuidor autorizado Toro.

  • Qualquer alterao na mquina pode afetar a operao da mquina, o desempenho, a durabilidade, ou a sua utilizao pode provocar leses ou a morte. Tais alteraes podem invalidar a garantia de produto prestada pela The Toro® Company.

Plano de manutenção recomendado

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
A cada 20 horas
  • Verifique e/ou ajuste a tenso da correia do soprador.
  • A cada 100 horas
  • Lubrifique os rolamentos do eixo da ventoinha.
  • Lubrifique as unies da roda giratria.
  • Lubrifique as unies dos dois veios da transmisso.
  • Lubrificação

    Lubrificao da mquina

    A mquina possui bocais de lubrificao que devero ser lubrificados regularmente com massa lubrificante n2 para utilizaes gerais, base de ltio.

    Rolamentos do eixo da ventoinha

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Lubrifique os rolamentos do eixo da ventoinha.
  • Lubrifique os dois rolamentos do eixo da ventoinha (Figure 10).

    Note: Retire a cobertura da correia para aceder unio traseira.

    g011998

    Rodas giratrias

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Lubrifique as unies da roda giratria.
  • Lubrifique as unies das duas rodas giratrias (Figure 11).

    g011999

    Veio da transmisso

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Lubrifique as unies dos dois veios da transmisso.
  • Lubrifique as unies dos dois veios da transmisso (Figure 12).

    g012000

    Manutenção das correias

    Ajuste da correia do soprador

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 20 horas
  • Verifique e/ou ajuste a tenso da correia do soprador.
  • Certifique-se de que a correia apresenta uma tenso correta, de modo a garantir o funcionamento correto da mquina e a evitar um desgaste desnecessrio. Verifique frequentemente a correia.

    Important: Os parafusos e porcas das coberturas desta mquina foram concebidos para permanecer na cobertura aps remoo. Desaperte algumas voltas todos os parafusos de cada cobertura de forma a que a cobertura fique solta, mas ainda presa e ento desaperte-os at que a cobertura saia completamente. Isto evita que perca acidentalmente os parafusos dos fixadores.

    1. Retire os parafusos, as anilhas e as porcas que prendem a proteo da correia caixa do soprador (Figure 13).

      Note: No necessrio desligar o veio de transmisso para ajustar a correia.

      g012001
    2. Retire a proteo da correia (Figure 13).

    3. Retire o parafuso e porca que prendem o guia tensor estrutura do soprador (Figure 14).

      Note: A tenso da correia libertada quando removido o parafuso.

      g012002
    4. Na parte de trs da estrutura, desaperte o parafuso que prende o tensor da correia estrutura (Figure 14).

    5. Posicione uma chave larga no tensor e rode no sentido dos ponteiros do relgio at que o autocolante esteja alinhado a 15° no tubo tensor.

    6. Insira o parafuso nos furos do guia alinhado e prenda-o com a porca (Figure 14).

      Note: Se os furos no estiverem exatamente alinhados, rode o guia para o furo superior seguinte at alinhar.

    7. Aperte o parafuso na parte de trs da estrutura para fixar o tensor.

    8. Instale a proteo da correia na caixa do soprador com os parafusos, anilhas e porcas.

    Armazenamento

    1. Limpe cuidadosamente o soprador.

      Note: A caixa da ventoinha deve estar sem sujidade, folhas ou detritos.

    2. Aplique lubrificante em todos os bocais de lubrificao. Limpe a massa lubrificante em excesso.

    3. Aplique uma leve camada de lubrificante nas estrias do veio da tomada de fora.

    4. Aperte todos os parafusos e porcas.

    Resolução de problemas

    ProblemPossible CauseCorrective Action
    H vibrao excessiva.
    1. O(s) rolamento(s) no eixo da ventoinha est(o) danificado(s).
    2. Existe acumulao de material nas lminas da ventoinha.
    3. A velocidade do motor do veio da tomada de fora demasiado elevada.
    1. Substitua os rolamentos.
    2. Limpe qualquer acumulao no interior da caixa.
    3. Reduza a velocidade da tomada de fora para 540 rpm.
    Falta um fluxo de ar adequado.
    1. As ranhuras de ar esto obstrudas com detritos.
    2. A velocidade do motor do trator demasiado reduzida.
    3. A acelerao do motor do trator demasiado reduzida.
    1. Limpe qualquer detrito das ranhuras.
    2. Aumente a velocidade da tomada de fora para 540 rpm.
    3. Faa qualquer reparao necessria para que a velocidade do trator seja normal.