Introdução

Esta mquina destina-se a ser utilizada por operadores profissionais contratados em aplicaes comerciais. Foi principalmente concebido para trabalhar em grandes reas, em relvados bem mantidos em parques, campos de golfe, campos desportivos e reas comerciais.

Leia estas informaes cuidadosamente para saber como utilizar o produto e como efetuar a sua manuteno de forma adequada de forma a evitar ferimentos e evitar danos no produto. A utilizao correta e segura do produto da exclusiva responsabilidade do utilizador.

Visite www.Toro.com para obter mais informaes, incluindo dicas de segurana, materiais de formao, informaes sobre acessrios, ajuda a encontrar um revendedor ou para registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistncia, peas genunas Toro ou informaes adicionais, entre em contacto com um Distribuidor autorizado ou com o Servio de assistncia Toro, indicando os nmeros de modelo e de srie do produto.A Figure 1 e a Figure 2 identificam a localizao dos nmeros de srie e de modelo do produto. Escreva os nmeros no espao fornecido.

Important: Com o seu dispositivo mvel, pode ler o cdigo QR na placa do nmero de srie (se equipada) para aceder s informaes de garantia, peas e outras.

g262223
g262224

Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurana identificadas pelo smbolo de alerta de segurana (Figure 3), que identifica perigos que podem provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se no respeitar as precaues recomendadas.

g000502

Neste manual so utilizados dois termos para identificar informao. Importante chama a ateno para informao especial de ordem mecnica e Nota sublinha informao geral que requer ateno especial.

Aviso

CALIFÓRNIA

Proposição 65 Aviso

É do conhecimento do Estado da Califórnia que a utilização deste produto pode causar exposição a químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Segurança

Segurana geral

Este produto pode provocar a amputao de mos e ps e a projeo de objetos. Respeite sempre todas as instrues de segurana, de modo a evitar ferimentos pessoais graves.

A utilizao deste produto para finalidades diferentes das quais se destina pode ser perigoso para si e para outras pessoas.

  • Leia e compreenda o contedo deste Manual do utilizador antes de trabalhar com a mquina.

  • Esteja totalmente atento quando utilizar a mquina. No se envolva em nenhuma atividade que d azo a distraes, caso contrrio podero ocorrer ferimentos ou danos materiais.

  • No coloque as mos ou os ps perto de componentes em movimento da mquina.

  • No opere a mquina sem que todos os resguardos e outros dispositivos protetores de segurana estejam instalados e a funcionar devidamente na mquina.

  • Mantenha-se afastado de qualquer abertura de descarga. Mantenha as pessoas e animais a uma distncia segura da mquina.

  • Mantenha as crianas, pessoas e animais fora da rea de operao. Nunca permita que crianas utilizem a mquina.

  • Desligue sempre o motor do trator, retire a chave (se equipada), aguarde que todas as peas mveis parem e aguarde que a mquina arrefea antes de ajustar, efetuar a manuteno, limpar ou armazenar a mquina.

O uso e manuteno imprprios desta mquina podem resultar em ferimentos. De modo a reduzir o risco de leses, respeite estas instrues de segurana e preste toda a ateno ao smbolo de alerta de segurana Graphic, que indica: Cuidado, Aviso ou Perigo – instrues de segurana pessoal. O no cumprimento destas instrues pode resultar em ferimentos pessoais ou mesmo em morte.

Pode encontrar informaes de segurana adicionais onde for necessrio ao longo deste Manual do utilizador.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurana e de instrues so facilmente visveis e situam-se prximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou em falta.

decal93-6696
decal110-4665
decal110-4666
decal110-4678
decal110-4667
decal110-4668
decal110-4670
decal92-1581
decal110-4677
decal110-4664
decal92-1582
decal106-8856
decal133-8061

Instalação

Inspecionar a mquina

ProCore 864

Utilize a seguinte lista como referncia:

  • Mnimo 30 cavalos de tomada de fora quando utilizado em condies leves a normais (muita areia/solos de argila com compactao mdia)

  • Mnimo 35 cavalos de tomada de fora quando utilizado em condies normais a exigentes (solos com muita argila, barro e pedras com compactao acima da mdia)

  • Engate em 3 pontos categoria I ou II, classificado para levantar, pelo menos, uma ferramenta com 714 kg

  • Regime da tomada de fora do trator (PTO) 540 rpm

  • Peso dianteiro adequado (lastro)

  • Presso correta dos pneus

    Cuidado

    No exceda as presses mnima ou mxima dos pneus do trator recomendadas pelo fabricante dos pneus.

ProCore 1298

Utilize a seguinte lista como referncia:

  • Mnimo 45 cavalos de tomada de fora quando utilizado em condies leves a normais (muita areia/solos de argila com compactao mdia)

  • Mnimo 50 cavalos de tomada de fora quando utilizado em condies normais a exigentes (solos com muita argila, barro e pedras com compactao acima da mdia)

  • Engate em 3 pontos categoria II, classificado para levantar, pelo menos, uma ferramenta com 1043 kg

  • Regime da tomada de fora do trator (PTO) 540 rpm

  • Peso dianteiro adequado (lastro)

  • Presso correta dos pneus

    Cuidado

    No exceda as presses mnima ou mxima dos pneus do trator recomendadas pelo fabricante dos pneus.

Componentes do Trator (Figure 4)

g007332

Requisitos de lastro

Aviso

Montar o arejador ProCore na parte de trs do trator far com que o peso do trator no eixo dianteiro diminua.

No adicionar o lastro necessrio poder resultar num acidente e em ferimentos graves ou morte.

  • Para assegurar o controlo da direo e a estabilidade adequados, poder ser necessrio adicionar lastro parte dianteira do trator.

  • Consulte o manual do utilizador do trator quanto aos requisitos de lastro.

Ligar os braos de articulao inferiores

Peças necessárias para este passo:

Pino de sujeio2
  1. Certifique-se de que o arejador est posicionado numa superfcie plana e nivelada para efeitos de instalao.

  2. Aproxime o trator em linha reta at ao arejador at os braos de articulao inferiores ficarem alinhados com os pinos de engate.

  3. Verifique se a tomada de fora (PTO) est desengatada.

  4. Engate o travo de estacionamento, desligue o motor e retire a chave da ignio. Aguarde que o motor e os componentes mveis parem antes de abandonar o banco do operador do trator.

    Note: Para uma distncia ao solo mxima, os pinos de engate devem ser fixados aos furos de montagem inferiores (Figure 5). Para determinar quando deve utilizar os furos de montagem superiores, consulte o procedimento de configurao Ligar o veio da tomada de fora.

    g028741
  5. Inserir os braos de articulao inferiores direito e esquerdo nos pinos de engate (Figure 6).

    g007292
  6. Prenda os braos de articulao inferiores aos pinos de engate com pinos de sujeio (Figure 6).

Ligar a articulao superior

Peças necessárias para este passo:

Pino de articulao1
Pino de sujeio1

Note: A parte da frente do arejador tem de estar na vertical durante o funcionamento para uma melhor qualidade do furo de arejamento (Figure 7). Ajuste a articulao superior para poder controlar este ngulo. Consulte Sugestões de utilização para obter mais informaes.

g007293
  1. Ligue a articulao superior ao orifcio inferior no suporte e prenda-a com o pino de articulao e o pino de sujeio (Figure 8).

    g007294
  2. Lubrifique os tubos de roscado em ao da articulao superior.

  3. Rode o dispositivo superior para apertar a articulao. Ajuste-o at a parte da frente da estrutura do arejador estar a 90 da horizontal (Figure 8).

  4. Aperte a porca de bloqueio para fixar em posio a articulao superior.

Ligar o veio da tomada de fora

Peças necessárias para este passo:

Parafuso (x 3pol.)1
Porca (pol.)1
Veio propulsor curto, pea n. 115-2839 (pode ser necessrio; vendido separadamente)

Important: Consulte o manual do proprietrio do eixo da PTO para obter informaes adicionais sobre funcionamento e segurana.

Important: Se necessrio, instale o veio propulsor curto, pea n. 115-2839 (vendido separadamente). Na maioria dos casos, o veio propulsor curto no necessrio.

Consulte Figure 9 e determine a posio do veio de sada da tomada de fora no trator, relativamente posio dos braos do atrelado inferiores. Esta distncia designada como dimenso “M”. O veio propulsor padro includo no seu arejador encaixa na dimenso “M” de um trator at 48,89 cm. Se a dimenso “M” for mais pequena, temos ao seu dispor um conjunto de veio propulsor da tomada de fora mais curto (pea n. 115-2839), que se encaixa na dimenso “M” de um trator at 39,37 cm.

Poder ser til colocar uma guia nas extremidades dos braos do atrelado para determinar a distncia entre eles e a ponta da extremidade do veio de sada da tomada de fora. Consulte o manual de utilizador do trator para saber a potencial capacidade de ajuste do comprimento no design do brao do atrelado do trator. Contacte o seu distribuidor autorizado Toro, se precisar de assistncia para efetuar esta medio e para encomendar o veio propulsor (pea n. 115-2839), caso seja necessrio.

g028690
  1. Apenas no ProCore 864, retire a proteo inferior da tomada de fora (Figure 10).

    g007295
  2. Ligue o veio da tomada de fora ao eixo de entrada da transmisso com um parafuso x 3 pol. e uma porca pol. (Figure 11).

    g007296
  3. Ligue o veio da tomada de fora ao veio da tomada de fora do trator traseiro.

    g007328
  4. Faa deslizar o veio da tomada de fora para a frente o mximo que o trator permitir.

  5. Puxe o anel de bloqueio para fixar o veio da tomada de fora no lugar. Movimente o veio da tomada de fora para trs e para frente, para verificar se este est bem fixo.

  6. Apenas nos modelos CE: ligue as correntes de segurana da proteo entre as seces do veio da tomada de fora aos clipes soldados nos braos de articulao. Verifique se as correntes ainda ficam com folga quando o arejador sobe ou desce.

    Cuidado

    Para ajudar a prevenir ferimentos, mantenha todas as protees da tomada de fora no lugar. Nos modelos CE, ligue as correntes de segurana aos braos de articulao para impedir que as protees rodem durante o funcionamento.

  7. No ProCore 864, instale a proteo inferior da tomada de fora no arejador.

  8. Verifique se o tubo telescpico tem uma sobreposio mnima de 76 mm quando o arejador estiver levantado na altura mxima.

    Para verificar sobreposio, mea a distncia entre as protees das extremidades, conforme indicado na figura Figure 13. Esta dimenso no pode ultrapassar 406 mm. Se assim for, mova os pinos de elevao interiores para o conjunto superior de orifcios antes do funcionamento.

    g007297

Ajustar as articulaes de controlo da oscilao

O ProCore 864 foi concebido para ser descentrado da linha central do trator. O veio da tomada de fora est descentrado cerca de 40 mm para a esquerda em relao ao centro e o arejador est descentrado cerca de 145 mm para a direita da linha central. Ajuste as articulaes de controlo da oscilao conforme necessrio.

O ProCore 1298 foi concebido para ser centrado com a linha central do trator. Ajuste as articulaes de controlo da oscilao conforme necessrio.

Ajuste as articulaes de controlo da oscilao nos braos de elevao inferiores de engate em 3 pontos para minimizar a oscilao lateral para um mximo de 25mm em cada lado (Figure 14).

g007333

Ajuste o interior dos braos de articulao inferior at ficarem em contacto com as placas de montagem do arejador. Esta prtica reduz a tenso exercida nos pinos. Se o trator tiver correntes de controlo da oscilao em vez de articulaes de controlo da oscilao, recomenda-se que as anilhas sejam instaladas entre o brao de articulao inferior e o pino de sujeio para reduzir a carga nos pinos de elevao.

Note: Consulte o Manual de utilizador do trator quanto a procedimentos adicionais de instalao e ajuste.

Nivelamento lateral do arejador

  1. Estacione o trator e o arejador numa superfcie nivelada e firme.

  2. Coloque a rgua de nvel na parte superior da estrutura do arejador para verificar o nivelamento lateral (Figure 15).

    g007329
  3. Rode a o corpo da articulao ajustvel (se disponvel) para fazer subir ou descer o brao da articulao inferior, at que o arejador fique nivelado lateralmente (entre lados).

    Note: Consulte o manual de utilizador do trator quanto a procedimentos adicionais de ajuste.

Ajustar o Raspador do Cilindro

Ajuste o raspador do cilindro para que exista uma folga de aproximadamente 1 a 2 mm entre o raspador e o cilindro.

  1. Desaperte os fixadores que prendem cada extremidade do raspador patilha do raspador (Figure 16).

    g007330
  2. Faa deslizar o raspador do cilindro para dentro ou para fora at encontrar a posio pretendida e aperte os fixadores.

  3. Apenas no ProCore 864, pode ajustar o parafuso batente no suporte central para obter a folga adequada.

Instalar as cabeas de pontas e as pontas

Est disponvel uma vasta gama de pontas de aerao e de cabeas de pontas para o arejador. Selecione o tipo de ponta, a dimenso e os espaamentos necessrios para o trabalho. Instale a cabea de pontas e as pontas conforme as Instrues de instalao fornecidas com cada kit de pontas. Consulte Figure 21 e Figure 22 para os acessrios.

Important: Nunca opere o arejador sem as cabeas de pontas instaladas. Os braos podem mover-se excessivamente e danificar a estrutura do arejador.

Instalar os protetores de relva

Peças necessárias para este passo:

Protetores de relva (no includo)

Est disponvel uma vasta gama de protetores de relva para o arejador. Utilize os protetores de relva adequados para as cabeas de pontas selecionadas.

  1. Desaperte as porcas que fixam os grampos do protetor de relva na barra da ferramenta do protetor de relva (Figure 17).

    g007331
  2. Faa deslizar o protetor de relva adequado debaixo do grampo do protetor de relva.

  3. Ajuste os protetores de relva, da esquerda para a direita, para manter uma distncia igual s pontas em cada ranhura.

  4. Aperte as porcas que prendem o protetor de relva.

  5. Monte os restantes protetores de relva e fixe os grampos do protetor de relva.

    Important: Coloque-se atrs da mquina e verifique que as pontas esto alinhadas com o centro das aberturas existentes nos protetores de relva.

Fixar os fechos do capot (apenas CE)

Peças necessárias para este passo:

Kit de conformidade CE, pea n. 110-4693 (no includo)1

Note: O Kit de conformidade CE, pea n. 110-4693, necessrio para realizar este passo.

  1. No modelo ProCore 864, instale um suporte do bloqueio por cima do capot traseiro inferior esquerdo e direito e dos fechos do capot superior com um parafuso de cabea hexagonal (4 no total); consulte Figure 18.

    g007299
  2. No modelo ProCore 1298, instale um suporte do bloqueio por cima de todos os fechos do capot inferior traseiro e do fecho do capot superior exterior nas coberturas traseiras direita e esquerda com um parafuso de cabea hexagonal (3 por cada cabea de perfurao, 6 no total); consulte a Figure 18).

  3. Utilizando um alicate ou uma chave ajustvel, aperte uma anilha de bloqueio interna em cada parafuso (1 a 2 roscas) para prender o fecho (Figure 18).

Retirar os suportes de armazenamento

Peças necessárias para este passo:

Pino de sujeio (ProCore 864)4
Pino de sujeio (ProCore 1298)8
  1. Levante o arejador 7,6 a 15,2 cm do solo.

  2. Retire as porcas e as anilhas de bloqueio que fixam os suportes de armazenamento ao arejador (Figure 19).

    g007303
  3. Retire os suportes de armazenamento.

  4. Insira os pinos de sujeio (includos nas peas soltas) nos pinos do suporte para armazenamento (Figure 19).

  5. Utilize os suportes de armazenamento sempre que o arejador for retirado do trator.

Descrição geral do produto

Ajustador de profundidade

Rode o veio de entrada do ajustador de profundidade no sentido dos ponteiros do relgio para reduzir a profundidade de arejamento ou no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio para aumentar a profundidade de arejamento (Figure 20).

g007304

Note: 17 voltas do ajustador de profundidade equivalem aproximadamente a 6,4 mm de alterao da profundidade.

Note: As especificaes e o desenho do produto esto sujeitos a alteraes sem aviso prvio.

Arejador ProCore 864

Largura de trabalho163 cm
Largura total170 cm
Comprimento total89 cm
Altura total98 cm
Peso714 kg

Arejador ProCore 1298

Largura de trabalho249 cm
Largura total257 cm
Comprimento total89 cm
Altura total98 cm
Peso1043kg

Engates/acessrios

Est disponvel uma seleo de engates e acessrios aprovados pela Toro para utilizao com a mquina, para melhorar e expandir as suas capacidades. Contacte o seu representante ou distribuidor de assistncia autorizado ou v a www.Toro.com para obter uma lista de todos os engates e acessrios aprovados.

Para garantir o mximo desempenho e segurana contnua certificada da mquina, adquira sempre peas sobressalentes e acessrios genunos da Toro. A utilizao de peas sobressalentes e acessrios produzidos por outros fabricantes pode ser perigosa e pode utilizar um espao vazio na garantia do produto.

g028725
g028724

Funcionamento

Note: Determine os lados direito e esquerdo da mquina a partir da posio normal de utilizao.

Antes da operação

Segurana antes da operao

Segurana geral

  • Nunca permita que crianas ou pessoal no qualificado utilizem ou procedam assistncia tcnica da mquina. Os regulamentos locais podem determinar restries relativamente idade do utilizador. A formao de todos os operadores e mecnicos da responsabilidade do proprietrio.

  • Familiarize-se com o funcionamento seguro do equipamento, com os controlos do utilizador e com os sinais de segurana.

  • Desligue sempre o motor do trator, retire a chave, aguarde que todas as peas mveis parem e aguarde que a mquina arrefea antes de ajustar, efetuar a manuteno, limpar ou armazenar a mquina.

  • Saiba como parar a mquina e desligar o motor rapidamente.

  • No opere a mquina sem que todos os resguardos e outros dispositivos protetores de segurana estejam instalados e a funcionar devidamente na mquina.

  • Antes da operao, inspecione sempre a mquina para assegurar que os dentes esto em boas condies. Substitua os dentes gastos ou danificados.

  • Inspecione a rea em que vai utilizar a mquina e remova todos os objetos em que a mquina possa embater.

  • Localize e marque todas as linhas eltricas ou de comunicaes, componentes de irrigao e outras obstrues eltricas na rea a arejar. Retire os perigos, se possvel, ou planeie como evit-los.

  • Assegure que o trator adequado para utilizao com um aumento deste peso consultando o fornecedor ou fabricante do trator.

Controlos da unidade de trao cruzada

Consulte o Manual do Utilizador da unidade de trao cruzada para obter informaes sobre controlos e funcionamento, bem como informaes adicionais sobre como configurar o arejador.

Ajustar a profundidade de arejamento

Cuidado

Ajuste a profundidade de arejamento apenas quando o trator estiver estacionado, o travo de estacionamento engatado, o motor desligado e a tomada de fora desengatada.

  1. Coloque ponta pretendida no autocolante de profundidade enquanto alinha a ponta com a profundidade de arejamento pretendida, como se mostra na Figure 23.

    decal106-8856
  2. Determine a configurao da letra alinhada com a extremidade de montagem da ponta (Figure 23). Ajuste o controlo da profundidade com a letra correspondente no autocolante.

  3. Insira um parafuso sextavado no veio de entrada do ajustador de profundidade (Figure 24).

    g007304
  4. Empurre o parafuso ou pressione a placa de fixao com a mo.

  5. Rode o ajustador de profundidade no sentido dos ponteiros do relgio para reduzir a profundidade de arejamento ou no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio para aumentar a profundidade de arejamento. (Figure 24).

  6. Rode o veio de entrada do ajustador de profundidade at obter a profundidade desejada, conforme indicado no autocolante indicador de profundidade (Figure 24).

    Note: 17 voltas do veio de entrada do ajustador de profundidade equivalem aproximadamente a 6,4 mm de alterao da profundidade.

Conhecer os comandos do trator

necessrio familiarizar-se com a operao dos seguintes comandos do trator antes de poder comear a operar o arejador:

  • Engate da tomada de fora

  • Engate em 3 pontos (subir/descer)

  • Embraiagem

  • Acelerador

  • Seleo de velocidade

  • Travo de estacionamento

    Important: Consulte o manual do utilizador do trator para obter instrues sobre o funcionamento.

Conhecer os princpios de funcionamento

A articulao de engate em 3 pontos do trator eleva o arejador para efeitos de transporte e f-lo descer para efeitos de operao.

A potncia da tomada de fora do trator transmitida atravs de veios, da caixa de velocidades e de correias de acionamento a diversas manivelas que movimentam os braos de sustentao das pontas de encontro superfcie da relva.

medida que o trator se desloca para a frente, com a tomada de fora engatada, gerada uma srie de furos na superfcie da relva.

A profundidade de penetrao das pontas determinada pela altura do controlo de profundidade.

O intervalo entre furos gerados determinado pela relao da transmisso do trator (ou da posio do pedal de trao hidrosttica) e pelo nmero de pontas em cada cabea. A simples alterao do regime do motor no altera o intervalo entre cada srie de furos.

Treinar os procedimentos de utilizao

Important: Quando fizer a ligao tomada de fora, certifique-se de que o arejador no est levantado mais do que o necessrio. Levantar demasiado a mquina far com que o veio da tomada de fora dobre at ceder (Figure 25). A tomada de fora pode ser colocada a funcionar at um ngulo de 25°, mas nunca pode ultrapassar um ngulo de 35° quando o arejador estiver no ponto mais alto, caso contrrio poder danificar seriamente o veio.

g194609

Antes de utilizar o arejador, localize uma zona livre de obstculos e pratique para aprender a utilizar o trator com o arejador instalado. Opere o trator com as relaes de transmisso e regimes da tomada de fora recomendados, e familiarize-se integralmente com o comportamento do arejador/trator. Experimente e aprenda a parar e a arrancar, a elevar e a descer o arejador, a desengatar a tomada de fora e a alinhar a mquina com passagens anteriores no terreno. Uma sesso de treino assegura a confiana no desempenho do arejador e ajuda a garantir as tcnicas de funcionamento adequadas sempre que a mquina trabalhar.

Se existirem aspersores, cabos eltricos ou de telefone ou outro tipo de obstrues na zona onde a arejamento vai ter lugar, identifique a localizao destes itens para que no sejam danificados durante a operao.

Cuidado

Para evitar ferimentos pessoais, nunca saia do lugar do condutor no trator sem antes desengatar a tomada de fora, engatar o travo de estacionamento e desligar o motor. Nunca efetue reparaes ao arejador sem antes o pousar nos suportes de armazenamento ou em blocos ou macacos apropriados. Certifique-se de que todos os dispositivos de segurana esto fixos em segurana antes de reiniciar a operao.

Preparar para arejar

Inspecione a rea de operao quanto a obstculos que possam danificar a mquina e, se possvel, retire-os, ou planeie a forma de os evitar. Tenha consigo pontas de substituio e ferramentas para o caso de as pontas se danificarem devido a contacto com materiais estranhos.

Durante a operação

Segurana durante o funcionamento

Segurana geral

  • O proprietrio/utilizador pode evitar e responsvel por acidentes que possam causar ferimentos a pessoas ou danos a propriedades.

  • Utilize vesturio adequado, incluindo proteo visual, calado resistente antiderrapante, calas compridas e protees para os ouvidos. Prenda cabelo comprido e no utilize vesturio solto ou joias pendentes.

  • No utilize a mquina se estiver cansado, doente ou sob o efeito de lcool ou drogas.

  • Nunca transporte passageiros na mquina e mantenha as pessoas e animais afastados da mquina durante o funcionamento.

  • Utilize a mquina apenas quando tiver boa visibilidade para evitar buracos e outros perigos no visveis.

  • Mantenha as mos e ps afastados dos dentes.

  • Antes de recuar, olhe para trs e para baixo de modo a evitar acidentes.

  • Pare a mquina, desligue o motor, aguarde que todas as partes mveis parem e inspecione os dentes depois de ter atingido qualquer objeto ou na eventualidade de sentir vibraes estranhas na mquina. Efetue todas as reparaes necessrias antes de retomar o funcionamento.

  • O arejador pesado. Quando montado num trator e na posio elevada, o peso afetar a estabilidade, a travagem e a direo. Tenha cuidado quando efetuar transportes entre reas de trabalho.

  • Mantenha sempre a presso adequada nos pneus do trator.

  • Certifique-se de que observa todas as disposies regulamentares inerentes ao transporte de equipamentos em vias pblicas e vias rpidas. Certifique-se de que todos os refletores e luzes necessrias esto instalados e se encontram limpos e a funcionar e que so bem visveis para os veculos que estejam a ultrapassar ou que se aproximem.

  • No permita o transporte de passageiros na mquina.

  • Reduza a velocidade em vias e superfcies com piso irregular.

  • A trao independente das rodas deve estar sempre bloqueada durante o transporte.

  • Para todos os componentes em ao do eixo da tomada de fora (tubos, rolamentos, articulaes, etc.) em desmontagem ou reparaes, aconselha-se vivamente que contate o seu distribuidor Toro local. A remoo de componentes para reparaes e a montagem podem danificar alguns componentes, se no forem efetuadas com ferramentas especiais por tcnicos qualificados.

  • O veio da tomada de fora no pode ser utilizado sem as protees fornecidas.

  • As embraiagens de frico podem ficar quentes durante a utilizao. No lhes toque. Para evitar o risco de incndio, mantenha a rea em redor da embraiagem sem quaisquer materiais inflamveis e evite a patinagem prolongada da embraiagem.

Segurana em declives

  • Reveja as especificaes do veculo de reboque para assegurar que no excede as capacidades em declives.

  • Os declives so um dos principais fatores que contribuem para a perda de controlo e acidentes de capotamento que podem resultar em ferimentos graves ou morte. responsvel pela operao segura em declives. Operar a mquina em qualquer declive requer cuidado adicional.

  • Avalie as condies do local para determinar se o declive seguro para a operao da mquina, incluindo a anlise do stio. Utilize sempre o bom senso e o seu julgamento ao realizar esta inspeo.

  • Reveja as instrues de declives indicadas em seguida para operar a mquina em declives e analisar as condies em que a mquina vai ser operada para determinar se pode operar a mquina nas condies desse dia e desse local. As alteraes no terreno podem originar uma alterao na operao em declive para a mquina.

  • Evite arrancar, parar ou virar a mquina em declives. No faa alteraes sbitas na velocidade ou direo. Faa as curvas lenta e gradualmente.

  • No opere a mquina em qualquer condio em que a trao, direo ou estabilidade estiver em causa.

  • Remova ou assinale obstrues como valas, depresses, razes, elevaes, pedras ou outros perigos escondidos. A relva alta pode ocultar obstculos. O terreno desnivelado poderia fazer tombar a mquina.

  • Esteja atento a que operar a mquina em relva molhada, em declives ou em descidas pode causar a perda de trao da mquina. A perda de trao das rodas pode causar deslizamento e uma perda dos traves e direo.

  • Tenha muito cuidado ao conduzir a mquina perto de depresses, valas, aterros, zonas perigosas com gua ou outros perigos. A mquina poder capotar repentinamente se uma roda resvalar ou se o piso ceder. Estabelea uma rea de segurana entre a mquina e qualquer perigo.

Utilizao da mquina

Note: Ao utilizar cabeas para pontas de agulha, certifique-se de que leu as instrues includas no kit quanto aos procedimentos de operao exclusivos.

  1. Faa descer o arejador na articulao em 3 pontos, de forma a que as pontas fiquem quase encostadas ao solo na parte mais baixa do respetivo curso.

  2. Com o motor do trator a um regime baixo, engate embraiagem da tomada de fora para iniciar o trabalho do arejador.

    Important: Nunca opere o arejador sem as cabeas de pontas instaladas.

  3. Selecione uma mudana que permita uma velocidade de aproximadamente 1 a 4 km/h velocidade da tomada de fora classificada de 540 rpm (consultar o manual do utilizador do trator).

  4. medida que soltar a embraiagem e o trator avanar, baixe totalmente o arejador para a relva e aumente a velocidade para obter o mximo de 540 rpm na tomada de fora.

    Important: Nunca opere a tomada de fora do trator a um regime superior a 540 rpm pois podem ocorrer danos no arejador.

    Note: Certifique-se de que o cilindro est no solo.

  5. Anote o padro dos furos. Se necessitar de um intervalo maior entre furos, aumente a velocidade de avano do trator efetuando uma passagem ascendente de caixa ou, no caso de um trator com transmisso hidrosttica, movimente a alavanca ou o pedal hidrosttico para obter uma velocidade maior. Para um intervalo mais reduzido entre furos, diminua a velocidade de avano do trator. Alterar a velocidade do motor, numa mudana particular, no muda o padro do furo.

    Important: Olhe para trs com frequncia para se certificar de que a mquina est a operar adequadamente e que o alinhamento com as passagens anteriores no terreno se mantm.

  6. Utilize uma roda dianteira do trator como guia para manter um espaamento de furos lateral idntico ao da passagem anterior.

  7. No final da passagem de arejamento, levante o arejador e desengate a tomada de fora.

  8. Se fizer marcha atrs para uma zona apertada (tal como uma caixa de marcao de tacada), desengate a tomada de fora e eleve o arejador at posio mais alta. Tome cuidado para no prender os protetores de relva no relvado.

  9. Remova sempre da rea todas as peas da mquina danificadas, tais como pontas partidas, etc., para evitar que algo possa ser apanhado e projetado pelos cortadores de relva ou por outro equipamento de tratamento de relva.

  10. Substitua as pontas partidas, inspecione, e corrija danos nas que ainda forem utilizveis. Repare quaisquer outros danos da mquina antes de voltar a utiliz-la.

Ajustar o espaamento entre furos

O espaamento entre furos em avano determinado pela relao da transmisso do trator (ou do pedal de trao hidrosttica). Alterar a velocidade do regime do motor no altera o espaamento entre furos em avano.

O espaamento entre furos lateral determinado pelo nmero de dentes nas cabeas de dentes.

Intervalo entre furosVelocidade
mmkm/h
25 (1)0.6 (0.4)0.6 (0.4)0.6 (0.4)0.6 (0.4)0.6 (0.4)0.6 (0.4)0.6 (0.4)0.6 (0.4)0.8 (0.5)0.8 (0.5)0.8 (0.5)0.8 (0.5)0.8 (0.5)
32 (1.25)0,80,80,80,80,80,80,81,01,01,01,01,01,0
38 (1.5)1,01,01,01,01,01,01,11,11,11,11,11,11,1
44 (1.75)1,11,11,11,11,11,11,31,31,31,31,31,31,3
51 (2)1,31,31,31,31,31,41,41,41,41,41,41,61,6
571,41,41,41,41,41,61,61,61,61,61,81,81,8
641,61,61,61,61,61,81,81,81,81,91,91,91,9
701,61,81,81,81,81,91,91,91,92,12,12,12,1
76 (3)1,81,91,91,92,12,12,12,12,32,32,32,32,4
831,92,12,12,12,32,32,32,32,42,42,42,62,6
892,12,32,32,32,42,42,42,62,62,62,72,72,7
952,32,42,42,42,62,62,62,72,72,72,92,93,1
102 (4)2,42,62,62,62,72,72,72,92,93,13,13,13,2
1082,62,72,72,72,92,93,13,13,13,23,23,23,4
1142,72,92,92,93,13,13,23,23,23,43,43,53,5
1212,93,13,13,13,23,23,43,43,53,53,53,73,7
127 (5)3,13,23,23,23,43,43,53,53,73,73,93,94,0
1333,23,43,43,43,53,53,73,73,93,94,04,04,2
1403,43,43,53,53,73,73,93,94,04,04,24,24,3
1463,53,53,73,93,94,04,04,24,24,34,34,54,5
152 (6)3,73,73,94,04,04,24,24,34,34,54,54,74,7
PTO RPM420430440450460470480490500510520530540

Arejar terreno duro

Se o terreno for demasiado duro para obter a profundidade dos furos desejada, a cabea de perfurao pode “oscilar”. Isto deve-se ao facto de as pontas estarem a tentar penetrar na camada rgida. Para resolver este problema, tente fazer uma das seguintes:

  • Os melhores resultados so obtidos aps ter chovido ou quando a relva tiver sido regada na vspera.

  • Reduza o nmero de dentes por brao. Tente manter uma configurao simtrica das pontas, para colocar corretamente os braos.

  • Reduza a penetrao do arejador (definio da profundidade), se o terreno estiver compacto. Remova os ncleos de terra, regue a relva e volte a fazer o arejamento, penetrando mais fundo no terreno.

O arejamento do solo assente em subsolos duros (ou seja, solo/areia assente em solo rochoso) pode resultar em furos de m qualidade. Isto acontece quando a profundidade de arejamento superior camada de solo, sendo o subsolo demasiado duro para penetrar. Se as pontas de arejamento entrarem em contacto com um subsolo mais duro, o arejador pode elevar-se e alongar a superfcie dos furos. Reduza a profundidade de arejamento o suficiente para as pontas no penetrarem no subsolo duro.

Utilizar pontas de agulha

Pontas mais delgadas e compridas utilizadas numa cabea de ponta de agulha ou numa cabea de ponta mini podem deixar a parte da frente ou de trs do furo com tufos ou ligeiramente deformada. A qualidade do furo para esta configurao melhora habitualmente se a velocidade da cabea de perfurao for reduzida em 10 a 15% da velocidade de funcionamento. Para arejadores que utilizam a tomada de fora, reduza a velocidade do motor at que a velocidade da tomada de forma seja cerca de 460 a 490 rpm. O espaamento em avano no afetado pela reduo da velocidade do motor. O buraco empurrado tambm pode ser afetado pela posio do conjunto de amortecedor rotalink. Consulte Ajustar o conjunto rotalink.

Evitar levantamento da zona da raiz

Utilizar cabeas de pontas mini juntamente com pontas maiores ou pontas slidas de dimetro maior pode induzir um esforo significativo na zona das razes do relvado. Este esforo pode danificar a zona das razes e provocar a ao de levantamento do relvado. Se ocorrer este dano, tente um dos seguintes:

  • Reduza a densidade das pontas (retire algumas pontas).

  • Diminua a profundidade dos furos (sugere-se incrementos de 1,27cm).

  • Aumente o espaamento entre furos em avano (suba uma mudana na transmisso do trator).

  • Diminua o dimetro das pontas (slidas ou ocas).

Ajustar o conjunto rotalink

A altura de montagem do conjunto de amortecedor rotalink afeta a fora reativa aplicada ao brao e ao envolvimento do solo durante o arejamento. No caso de a parte da frente do buraco ser empurrada (alongada ou com reentrncias), uma posio “mais rgida” pode ajudar a resistir a este empurro e melhorar a qualidade do buraco. No caso de a parte de trs do buraco ser empurrada (alongada ou com reentrncias), uma posio “mais suave” pode ajudar a melhorar a qualidade do buraco.

Para ajustar o conjunto rotalink, proceda da seguinte forma:

  1. Retire as 2 porcas de bloqueio ( pol.) que fixam o conjunto de amortecedor rotalink no lado inferior da estrutura da cabea de perfurao (Figure 26).

  2. Baixe o conjunto do amortecedor para expor os espaadores (Figure 26).

  3. Mova 1 ou 2 espaadores por lado do conjunto do amortecedor parte superior da estrutura da cabea de perfurao. Cada espaador equivalente a pol. O espaador para-choques inferior tem de ficar no conjunto do amortecedor.

    g007335
  4. Monte o conjunto do amortecedor novamente na estrutura da cabea de perfurao. Certifique-se de que a anilha em D colocada na estrutura da cabea de perfurao, conforme indicado na Figure 26. Fixe as 2 porcas de bloqueio.

    Para ver os efeitos deste ajuste, ajuste apenas 3 a 4 conjuntos para comparar a posio original e a nova posio numa passagem de teste. Quando atingir resultados satisfatrios, mova os restantes conjuntos para a mesma altura que os braos pretendidos.

Sugestões de utilização

Cuidado

Para evitar ferimentos pessoais, nunca saia do lugar do condutor no trator sem antes desengatar a tomada de fora, engatar o travo de estacionamento e desligar o motor. Nunca efetue ajustes ou reparaes no arejador sem antes pousar o arejador num suporte de segurana. Certifique-se de que todos os dispositivos de segurana esto fixos em segurana antes de reiniciar a operao.

  • Engate a tomada de fora a uma velocidade baixa. Aumente a velocidade para obter a velocidade da tomada de fora pretendida de 540 rpm (mximo) e baixe o arejador. Opere ao regime do motor em que o arejador funcione mais suavemente.

    Note: A alterao do regime do motor/tomada de fora numa determinada relao de caixa do trator (o posio fixa do pedal hidrosttico em tratores com transmisso hidrosttica) no altera o espaamento dos furos.

  • Descreva muito gradualmente as curvas ao efetuar a aerao. Nunca efetue curvas pronunciadas com a tomada de fora engatada. Planeie o percurso de arejamento antes de baixar o arejador.

  • Se o trator se "afundar" ao operar em solo duro ou ao subir um declive, eleve ligeiramente o arejador at que a velocidade seja retomada e volte a descer o arejador.

  • No efetue o arejamento se o solo for muito duro ou estiver muito seco. Os melhores resultados so obtidos aps ter chovido ou quando a relva tiver sido regada na vspera.

    Note: Se o cilindro sair do solo durante o arejamento, o solo demasiado duro para se obter a profundidade pretendida; reduza a profundidade de arejamento at o cilindro entrar em contacto com o solo durante o funcionamento.

  • Reduza a penetrao do arejador se o solo tiver uma compactao dura. Limpe os ncleos e volte a proceder ao arejamento com maior penetrao, de preferncia aps a rega.

  • O arejador ProCore 864 est desviado para o lado direito do trator para permitir o arejamento sem que os pneus do trator passem sobre os ncleos. Sempre que possvel, proceda aerao com a parte descentrada maior virada para a passagem de aerao anterior.

  • Verifique/ajuste a ligao superior sempre que alterar a profundidade de arejamento. A parte da frente do arejador deve estar na vertical.

  • Olhe para trs com frequncia para se certificar de que a mquina est a operar adequadamente e que o alinhamento com as passagens anteriores no terreno se mantm.

  • Remova sempre da rea todas as peas da mquina danificadas, tais como pontas partidas, etc., para evitar que possam ser apanhadas e projetados pelas cortadores de relva ou por outro equipamento de tratamento de relva.

  • Substitua as pontas partidas, inspecione e corrija danos nas que ainda forem utilizveis. Repare quaisquer outros danos da mquina antes de voltar a utiliz-la.

Depois da operação

Segurana aps o funcionamento

Segurana geral

  • Mantenha todas as peas da mquina em boas condies de trabalho e as partes corretamente apertadas.

  • Substitua todos os autocolantes desgastados, danificados ou em falta.

Transporte da mquina

Para comear a operao de transporte, eleve o arejador e desengate a tomada de fora. Para evitar a perda de controlo, efetue devagar a passagem transversal de declives pronunciados, a abordagem de pisos irregulares a velocidade reduzida, e atravesse as zonas com ondulaes severas cuidadosamente.

Important: No utilize velocidades de transporte superiores a 24km/h.

Limpar a mquina aps utilizao

Aps utilizao diria, lave bem mquina com uma mangueira de jardim sem bico, para evitar sujar e danificar os vedantes e rolamentos devido presso excessiva da gua. Pode utilizar uma escova para retirar material encrustado. Utilize um detergente suave para limpar as tampas. Aps a limpeza, lubrifique todos os grupos motriz e rolamentos do cilindro, verifique se a mquina est danificada, se tem fugas de leo ou se h um desgaste dos componentes e das pontas.

Retire, limpe e lubrifique as pontas. Pulverize um pouco de leo nos rolamentos da cabea de perfurao (manivela e cabos de suspenso).

Manutenção

Plano de manutenção recomendado

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
Após as pimeiras 8 horas
  • Mude a lubrificao da caixa de velocidades.
  • Verifique o aperto das fixaes da cabea de perfurao.
  • Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique a tenso da correia.
  • Verifique a tenso da correia.
  • A cada 50 horas
  • Lubrifique os rolamentos e casquilhos.
  • Inspecione os rolamentos.
  • A cada 100 horas
  • Verifique a lubrificao da caixa de velocidades.
  • A cada 250 horas
  • Mude a lubrificao da caixa de velocidades.
  • Verifique o aperto das fixaes da cabea de perfurao.
  • A cada 500 horas
  • Inspecione os rolamentos e substitua-os, se necessrio.
  • Antes do armazenamento
  • Efetue todos os procedimentos de manuteno a cada 50 horas.
  • Pinte as reas que estejam riscadas, lascadas ou enferrujadas.
  • Retire e limpe as pontas.
  • Retire todos os detritos.
  • Anualmente
  • Inspecione as correias.
  • Segurana de manuteno

    • Antes de ajustar, limpar, efetuar a manuteno ou abandonar a mquina, faa o seguinte:

      • Coloque a mquina numa superfcie plana.

      • Desloque o interruptor do regulador para a posio de ralenti baixo.

      • Desengate a PTO.

      • Certifique-se de que a trao est em ponto morto.

      • Engate o travo de estacionamento.

      • Desligue o motor do trator e retire a chave.

      • Espere que todas as peas em movimento parem.

      • Deixe os componentes da mquina arrefecerem antes de proceder manuteno.

    • Execute apenas as instrues de manuteno constantes deste manual. Se for necessrio efetuar reparaes de vulto ou se alguma vez necessitar de assistncia, entre em contacto com um distribuidor autorizado Toro.

    • Certifique-se de que a mquina se encontra em condies seguras de operao, mantendo as porcas e os parafusos apertados.

    • Se possvel, no faa manuteno com o motor em funcionamento. Mantenha-se longe das peas mveis.

    • No proceda a verificaes nem ajuste a tenso da correia quando o motor do trator est a funcionar.

    • Cuidadosamente, liberte a presso dos componentes com energia acumulada.

    • Apoie a mquina com blocos ou suportes de armazenamento quando trabalhar debaixo dela. Nunca confie no sistema hidrulico para suportar a mquina.

    • Verifique diariamente os parafusos de fixao dos dentes para assegurar que estes se encontram apertados ao binrio especificado.

    • Certifique-se de que todos os resguardos esto montados e de que o capot est fechado com segurana, depois de efetuar operaes de manuteno ou de ajuste da mquina.

    • Para assegurar um desempenho timo e seguro da mquina, utilize apenas peas sobressalentes originais Toro. A utilizao de peas sobressalentes produzidas por outros fabricantes pode ser perigosa e invalidar na garantia do produto.

    Elevar a mquina com macacos

    Cuidado

    Se a mquina no estiver apoiada corretamente em blocos ou macacos, pode mover-se ou cair e ferir algum.

    Quanto trocar de atrelados ou efetuar outro tipo de manuteno, utilize os blocos, pontos ou apoios corretos. Verifique se a mquina est estacionada numa superfcie estvel e resistente, como um cho de beto. Antes de levantar a mquina, remova todos os atrelados que possam prejudicar uma elevao segura e correta da mquina. Coloque calos ou bloqueie sempre as rodas do veculo de reboque. Utilize macacos ou blocos de madeira resistentes para apoiar a mquina suspensa.

    Note: Se houver, pode ser utilizada uma ponte para levantar a parte de trs do arejador ProCore. Utilize os olhais das caixas de rolamentos da cabea de perfurao como pontos de ligao da ponte (Figure 27)

    g007308

    Lubrificar os rolamentos e casquilhos

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 50 horas
  • Lubrifique os rolamentos e casquilhos.
  • Os rolamentos principais do arejador so do tipo selado no carecendo de manuteno ou de lubrificao durante toda a vida til em servio da mquina. Esta caraterstica permite reduzir drasticamente a manuteno necessria, eliminando o risco de contaminao da relva com massa lubrificante ou leo.

    Existem bicos de lubrificao onde tem de ser aplicada massa lubrificante multiusos SAE para altas temperaturas, compatvel com presses elevadas (EP) ou massa lubrificante multiusos SAE base de ltio.

    Os pontos de lubrificao so os seguintes:

    Veio da tomada de fora (3) (Figure 28)

    g007309

    Rolamentos do cilindro (ProCore 864: 2; ProCore 1298: 4) (Figure 29)

    g007310

    Rolamentos do veio propulsor (ProCore 864:1; ProCore 1298: 2) (Figure 30)

    g007311

    Important: Os rolamentos raramente falham devido a defeitos de material ou fabrico. A razo mais frequente das falhas a humidade e sujidade que penetram na vedao de proteo. Os rolamentos que tm de ser lubrificados precisam de uma manuteno regular para purgar os detritos prejudiciais para fora da zona dos rolamentos. Os rolamentos pr-lubrificados blindados tm uma massa lubrificante especial e uma blindagem integral resistente que impede que a sujidade e a humidade se acumulem nos elementos rolantes.

    Os rolamentos pr-lubrificados no requerem lubrificao ou manuteno a curto prazo. Isto minimiza a necessidade de uma assistncia de rotina e reduz os danos potenciais da relva provocados pela sujidade na massa lubrificante. Estes rolamentos vedados pr-lubrificados proporcionam um bom desempenho e uma longa durao em condies de utilizao normais, mas deve verificar periodicamente as condies dos rolamentos e se a vedao est intacta para evitar os tempos de paragem. Estes rolamentos devem ser inspecionados periodicamente e substitudos, se estiverem danificados ou gastos. Os rolamentos devem funcionar suavemente sem apresentarem caratersticas prejudiciais, como sobreaquecimento, rudo, folgas ou ferrugem.

    Devido s condies de funcionamento a que estes rolamentos pr-lubrificados vedados esto sujeitos (ou seja, areia, produtos qumicos para relva, gua, impactos, etc.), so considerados elementos normais de desgaste. so considerados elementos normais de desgaste. Os rolamentos que falhem devido a fatores que no sejam defeitos de material ou de fabrico no so normalmente abrangidos pela garantia.

    Note: A durao dos rolamentos pode ser afetada negativamente por procedimentos incorretos de lavagem. No lave a mquina enquanto estiver quente e evite sprays de alta presso ou de grande volume nos rolamentos.No invulgar que os rolamentos novos deitem alguma massa lubrificante para fora dos vedantes numa mquina nova. Esta massa lubrificante que sai fica preta devido acumulao de resduos e no ao calor excessivo. aconselhvel limpar esta massa em excesso dos vedantes passadas as primeiras 8horas. Pode parecer que h sempre uma rea molhada em volta do rebordo vedante. Isto geralmente no prejudica a vida do rolamento e mantm o rebordo vedante lubrificado.A substituio dos rolamentos da cabea de perfurao deve ser feita em intervalos de 500 horas. Pode adquirir no distribuidor um kit de rolamentos para toda a cabea de perfurao.

    Verificar a lubrificao da caixa de velocidades

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Verifique a lubrificao da caixa de velocidades.
  • A caixa de velocidades est atestada com leo para engrenagens 80W-90 ou equivalente. Espere que a caixa de velocidades arrefea antes de verificar a lubrificao.

    1. Elimine os detritos do tampo de enchimento e verifique o tampo para evitar contaminao.

    2. Remova o tampo de verificao da caixa de velocidades (Figure 31).

      g007312
    3. Certifique-se de que o nvel do leo se situa pela base do orifcio do tampo de verificao na caixa de velocidades (Figure 31).

    4. Se o nvel do leo for baixo, retire o tampo de enchimento da caixa de velocidades e adicione leo conforme necessrio.

    5. Coloque os tampes.

    Mudar a lubrificao da caixa de velocidades

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 8 horas
  • Mude a lubrificao da caixa de velocidades.
  • A cada 250 horas
  • Mude a lubrificao da caixa de velocidades.
  • A caixa de velocidades est atestada com leo para engrenagens 80W-90 ou equivalente.

    1. Elimine os detritos do tampo de enchimento e do tampo de escoamento para evitar contaminao (Figure 31).

    2. Retire o tampo de enchimento para facilitar a passagem do ar.

    3. Coloque um recipiente de escoamento sob o tubo de escoamento e retire o tampo de escoamento.

      Note: A elevada viscosidade do leo frio prolongar o perodo de escoamento (aproximadamente 30 minutos).

    4. Aps o leo estar completamente drenado, coloque o tampo.

    5. Encha a caixa de velocidades com 1650 ml de lubrificante para engrenagens 80W-90 de elevada qualidade.

    6. Volte a colocar o bujo de enchimento.

    7. Verifique o nvel de leo.

    Verificar o aperto das fixaes da cabea de perfurao

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 8 horas
  • Verifique o aperto das fixaes da cabea de perfurao.
  • A cada 250 horas
  • Verifique o aperto das fixaes da cabea de perfurao.
  • Aps as primeiras 8 horas de utilizao, verifique as fixaes da cabea de perfurao para garantir que se mantm o aperto adequado. Os requisitos de aperto das fixaes esto listados no autocolante da assistncia abaixo e encontram-se na cabea de perfurao.

    decal110-4664

    Inspecionar as correias

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Anualmente
  • Inspecione as correias.
  • A(s) correia(s) de transmisso nos arejadores ProCore foram concebidas para serem muito resistentes. No entanto, a exposio normal aos raios UV, o ozono ou a exposio acidental a qumicos pode deteriorar, com o tempo, o composto da borracha e provocar o desgaste prematuro ou a perda de material (ou seja, bocados).

    Recomenda-se uma inspeo anual da correia (para ver se tem sintomas de desgaste, rachas excessivas ou detritos de grande dimenso) e a sua substituio, se necessrio.

    Ajuste da Tenso de Correias

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique a tenso da correia.
  • Certifique-se de que a correia apresenta uma tenso correta, de modo a garantir o funcionamento correto da mquina e a evitar um desgaste desnecessrio.

    1. Verifique tenso adequada da correia ao comprimir a mola intermediria para um comprimento de 146 mm; consulte Figure 33.

      decal110-4667
    2. Ajuste a tenso da correia da seguinte forma:

      1. Retire a cobertura da cabea de perfurao traseira (Figure 34).

        g007316
      2. Retire as porcas de montagem da proteo da polia e retire a proteo (Figure 34).

      3. Desaperte a porca de bloqueio que fixa o protetor da mola (Figure 35).

        g007315
      4. Ajuste o protetor da mola para obter o comprimento pretendido da mola comprimida (Figure 35).

      5. Aperte a porca de bloqueio contra o protetor da mola para bloquear o ajuste.

      6. Instale a proteo da polia e a cobertura da cabea de perfurao.

    Substituio da correia de transmisso

    Note: No precisa de retirar o brao exterior para substituir a correia da transmisso.

    Remover a correia

    1. Retire a cobertura da cabea de perfurao traseira (Figure 36).

      g007316
    2. Retire as porcas de montagem da proteo da polia e retire a proteo (Figure 36).

    3. Retire os fixadores que prendem a proteo contra sujidade e a proteo da correia inferior (Figure 37). Retire a proteo contra sujidade e a proteo da correia inferior.

      g007317
    4. Para libertar a tenso da mola intermediria, desaperte a porca de bloqueio que fixa o protetor da mola (Figure 38) e rode o protetor.

      g007319

      Cuidado

      As molas esto sob tenso, tenha cuidado ao proceder ao ajuste ou desmontagem.

    5. Desaperte e retire as 2 porcas de bloqueio e anilhas que fixam o amortecedor rotalink no brao n. 1 (Figure 39).

      g007320
    6. Baixe o amortecedor rotalink da estrutura da cabea de perfurao.

    7. Passe a correia de transmisso para baixo atravs da estrutura da cabea de perfurao e em torno da extremidade inferior do brao N. 1 (Figure 39).

    Instalar a correia

    1. Passe a nova correia de transmisso em torno da extremidade inferior do brao n. 1 e para cima atravs da estrutura da cabea de perfurao.

    2. Posicione a correia de transmisso na polia de arranque, debaixo do conjunto intermedirio e por cima da polia de transmisso.

    3. Levante o amortecedor rotalink at ao brao N. 1 para a estrutura da cabea de perfurao. Certifique-se de que os espaadores do amortecedor esto instalados na mesma posio que na remoo.

    4. Fixe o amortecedor rotalink cabea de perfurao com as 2 anilhas e porcas de bloqueio anteriormente retiradas.

    5. Instale e ajuste a polia intermediria da correia e ajuste com a tenso adequada.

    6. Instale a proteo contra sujidade e a proteo da correia inferior. Ajuste a proteo inferior para assegurar folga com a correia.

    7. Instale a cobertura da polia e a cobertura da cabea de perfurao.

    Ajustar o resguardo lateral

    Os resguardos laterais da cabea de perfurao devem ser ajustados para que a extremidade inferior funcione a uma distncia de 2,5 a 3,8cm da relva ao mesmo tempo que procede ao arejamento.

    1. Solte as cavilhas e as porcas que fixam o resguardo lateral estrutura (Figure 40).

      g007322
    2. Ajuste o resguardo para cima ou para baixo e aperte as porcas.

    Substituir os protetores de relva

    Deve substituir todos os protetores de relva (Figure 41) se estiverem quebrados ou gastos com menos de 0,64 cm de espessura. Os protetores de relva quebrados podem prender e cortar a relva, provocando danos indesejados.

    g007334

    Marcas de tempo da cabea de perfurao

    O design nico da cabea de perfurao dos arejadores ProCore proporciona um funcionamento tranquilo lder da indstria e elimina a necessidade de prever a melhor altura para a perfurao.

    ProCore 864 (Figure 42)

    Cada par de braos da manivela junto numa caixa de rolamentos est temporizado a 180 graus de distncia (ou seja, posies do brao 1-2, 3-4, 5-6, 7-8). Os pares adjacentes esto definidos com a mesma temporizao, sendo que o ltimo par est a 120 graus. O mesmo par de fundies acopladas utilizado entre todos os pares adjacentes (ou seja, posies acopladas 2-3, 4-5, 6-7). Para reduzir ainda mais a vibrao de funcionamento, so acrescentados dois contrapesos na posio N. 1 na polia e na posio N. 8.

    Note: Os nmeros nos braos da manivela no alinham com a marca indicadora de levantado nas caixas de rolamentos do ProCore 864.

    g007324

    ProCore 1298 (Figure 43)

    Esta unidade constituda por 2 cabeas de perfurao independentes com 6 braos cada. A temporizao de cada cabea de perfurao no depende da cabea de perfurao adjacente. As marcas de temporizao so facilmente identificveis pelos nmeros em cada fundio do brao da manivela e o localizador elevado nas caixas de rolamentos. O brao N. 1 comea sempre com a polia de transmisso.

    g007323

    Desligar o arejador do trator

    Important: Consulte o manual do proprietrio do eixo da PTO para obter informaes adicionais sobre funcionamento e segurana.

    1. Estacione o veculo numa superfcie nivelada, no num declive.

    2. Desengate a tomada de fora e engate o travo de estacionamento.

    3. Desligue o motor e retire a chave da ignio.

    4. Aguarde que o motor e os componentes mveis parem antes de abandonar o banco do operador.

    5. Instale os suportes de armazenamento e fixe-os ao arejador com os pinos de sujeio (Figure 44).

      g007302

      Note: O arejador pode ser armazenado na palete de transporte original.

    6. Baixe lentamente o arejador at os suportes de armazenamento entrarem em contacto com o solo.

    7. Desaperte a porca de bloqueio e rode a ligao de ajuste superior para libertar a tenso entre o arejador e o trator.

    8. Retire o pino de sujeio e o pino de articulao superior que fixa a articulao central ao suporte. Guarde o pino de sujeio e o pino de articulao superior com o arejador.

    9. Desligue as correntes de segurana de proteo da tomada de fora do trator (apenas CE).

    10. Puxe o anel de bloqueio para desligar o veio da tomada de fora do veio da tomada de fora do trator.

    11. Faa deslizar o veio da tomada de fora para trs e retire-o do trator.

    12. Ligue o tirante da tomada de fora proteo da tomada de fora para evitar que o veio da tomada de fora entre em contacto com o solo (Figure 45).

      g007307
    13. Remova os pinos de sujeio e retire os braos de articulao inferiores dos pinos de engate. Guarde os pinos de sujeio com o arejador.

    Armazenamento

    Segurana da armazenagem

    • Desligue sempre o motor do trator e retire a chave. Aguarde que todo o movimento cesse e deixe a mquina arrefecer antes de a ajustar, limpar, guarda ou reparar.

    • Guarde a mquina nos suportes de armazenamento assentes numa superfcie nivelada e firme, de forma a que no incline nem tombe.

    • Armazene a mquina num local afastado de reas onde a presena de pessoas seja frequente.

    • No permita a presena de crianas a brincar a bordo, ou na proximidade da mquina armazenada.

    Armazenar a mquina

    No final de uma poca de arejamento ou quando o arejador no for utilizado durante um perodo prolongado, recomendvel executar a seguinte manuteno preventiva.

    1. Limpe a sujidade e vestgios de massa lubrificante que se possam ter acumulado no arejador ou em qualquer dos componentes mveis.

    2. Retire e limpe as pontas. Aplique leo nas pontas para evitar que estas enferrujem durante o armazenamento.

    3. Abra o capot e limpe o interior da mquina.

    4. Aplique lubrificante em todos os bocais de lubrificao.

    5. Guarde a mquina nos suportes de armazenamento fornecidos e numa superfcie dura e seca.

    6. Ligue o veio da tomada de fora na posio de armazenamento para evitar danificar ou retire a tomada de fora e guarde sob o capot para minimizar a corroso.

    7. Pinte o cilindro e retoque eventuais riscos do acabamento de pintura.

    8. Substitua todos os autocolantes em falta ou danificados.

    9. Armazene o arejador no interior de um edifcio sem humidade e que seja seguro. O armazenamento no interior reduz o grau de manuteno, proporciona uma vida til mais prolongada e aumenta o valor residual da mquina. Se o armazenamento no interior no for possvel, tape a mquina com um pano espesso ou encerado fixando-o bem.