Introdução

Esta unidade de corte foi principalmente concebida para cortar a relva em parques, campos de golfe, campos desportivos e relvados comerciais bem mantidos. Se a máquina for utilizada para um fim diferente da sua utilização prevista, poderá pôr em perigo o utilizador e outras pessoas.

Leia estas informações cuidadosamente para saber como utilizar o produto, como efetuar a sua manutenção de forma adequada, evitar ferimentos pessoais e danos no produto. A utilização correta e segura do produto é da exclusiva responsabilidade do utilizador.

Visite www.Toro.com para obter informações sobre materiais de formação de operação e segurança dos produtos, informações sobre acessórios, para obter o contacto de um representante ou para registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistência, peças genuínas Toro ou informações adicionais, entre em contacto com um representante de assistência autorizado ou com a assistência ao cliente Toro, indicando os números de série e modelo do produto. A Figura 1 mostra onde se encontram os números de série e modelo do produto. Escreva os números no espaço fornecido.

Important: Com o seu dispositivo móvel, pode ler o código QR na placa do número de série (se equipado) para aceder à garantia, peças e outras informações do produto.

g277992

Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurança identificadas pelo símbolo de alerta de segurança (Figura 2), que sinaliza um perigo que pode provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se não respeitar as precauções recomendadas.

g000502

Este manual utiliza duas palavras para destacar informações. Importante chama atenção para informações especiais de ordem mecânica e Nota sublinha informações gerais que requerem especial atenção.

Este produto cumpre todas as diretivas europeias relevantes. Para mais informações, consulte a Declaração de incorporação (DOI) no verso desta publicação.

Segurança

Esta máquina foi concebida de acordo com a EN ISO 5395 e a ANSI B71.4–2017.

Segurança geral

Este produto pode provocar a amputação de mãos e pés. Respeite sempre todas as instruções de segurança, de modo a evitar ferimentos pessoais graves.

  • Leia e compreenda o conteúdo deste Manual do utilizador antes de ligar a máquina.

  • Tenha toda a atenção durante a operação da máquina. Não faça qualquer atividade que cause distrações; caso contrário, podem ocorrer ferimentos ou danos materiais.

  • Não coloque as mãos ou os pés perto de componentes em movimento da máquina.

  • Não opere a máquina sem que todos os resguardos e outros dispositivos protetores de segurança estejam instalados e a funcionar corretamente na máquina.

  • Mantenha-se afastado de qualquer abertura de descarga.

  • Mantenha as crianças e outras pessoas afastadas da área de funcionamento. Nunca permita que crianças utilizem a máquina.

  • Antes de sair da posição de operador, faça o seguinte:

    • Estacione a máquina numa superfície plana.

    • Baixar as unidades de corte

    • Desengate as transmissões.

    • Ajuste o travão de estacionamento (se equipado).

    • Desligue o motor e retire a chave (se equipada).

    • Aguarde que todo o movimento pare.

A utilização ou manutenção inadequada desta máquina pode provocar ferimentos. De modo a reduzir o risco de ferimentos, deverá respeitar estas instruções de segurança e prestar sempre atenção ao símbolo de alerta de segurança, que indica Cuidado, Aviso ou Perigo – instrução de segurança pessoal.Graphic O não cumprimento destas instruções pode resultar em ferimentos pessoais ou mesmo em morte.

Segurança da unidade de corte

  • A unidade de corte é apenas uma máquina completa quando instalada numa unidade de tração. Leia o Manual do utilizador da unidade de tração cuidadosamente para obter instruções completas sobre a utilização segura da máquina.

  • Pare a máquina, retire a chave (se equipada) e aguarde que todas as peças móveis parem antes de inspecionar o acessório depois de atingir um objeto ou se existir uma vibração anormal na máquina. Efetue todas as reparações necessárias antes de retomar o funcionamento.

  • Mantenha todas as peças em boas condições de trabalho e as partes corretamente apertadas. Substitua todos os autocolantes gastos ou danificados.

  • Utilize apenas acessórios e peças de substituição aprovados pela Toro.

Segurança da lâmina

Uma lâmina desgastada ou danificada pode partir-se, podendo levar à projeção de um fragmento contra o utilizador ou alguém que esteja por perto e provocar lesões graves ou até mesmo a morte.

  • Inspecione periodicamente se a lâmina apresenta sinais de desgaste ou outros danos.

  • Tome todas as precauções necessárias quando efetuar a verificação das lâminas. Envolva as lâminas ou utilize luvas e tome todas as precauções necessárias quando efetuar a manutenção das lâminas. Substitua ou afie apenas as lâminas, não as endireite ou solde.

  • Em máquinas multilâminas, esteja atento ao facto de que a rotação de uma lâmina pode provocar a rotação das restantes.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurança e instruções estão facilmente visíveis para o operador e situam-se próximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos.

decal93-6688

Instalação

Note: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.

Retirar as estruturas de inclinação

Remova as estruturas de inclinação (se instaladas) dos braços de elevação número 1, 2 e 3 para evitar interferências com estruturas de suporte da unidade de corte.

  1. Remova a porca de bloqueio e a anilha que fixam a haste de articulação ao braço de elevação número 2 (Figura 3). Retire a haste de articulação e a mola do braço de elevação. Repita o procedimento para os braços de elevação número 1 e 3.

    g006533

    Note: O apoio da inclinação com cilindro e os suportes de apoio da inclinação não são necessários quando se trabalha com unidades de corte DPA (Figura 3).

  2. Desligue as correntes de elevação das unidades de corte, se estiverem ligadas.

Montar os apoios da inclinação e as correntes

Peças necessárias para este passo:

Corrente de elevação5/7
Suporte da corrente5/7
Cavilha em U5/7
Porca10/14
Parafuso5/7
Anilha5/7
Porca5/7

Monte um suporte da corrente em cada braço de elevação com uma cavilha em U e 2 porcas. Posicione os suportes da seguinte forma:

Note: Consulte Figura 4 para determinar qual é o número do braço de elevação descrito.

g034112
  1. Nos braços de elevação número 1, 4 e 5, posicione os suportes da corrente e as cavilhas em U 38,1 cm atrás do centro da articulação (Figura 5).

  2. Nos braços de elevação nº 1 e nº 5, os suportes devem ser rodados 10 graus para direita da vertical (Figura 5).

  3. No braço de elevação nº 4, o suporte deve ser rodado 10 graus para esquerda da vertical (Figura 5).

    g020546
  4. Nos braços de elevação número 2 e 3, posicione os suportes e as cavilhas em U 38,1 cm atrás do centro da articulação (Figura 6).

    Note: Rode os suportes 45 graus para o lado exterior da máquina.

    g020547
  5. Nos braços de elevação número 6 e 7, posicione os suportes e as cavilhas em U 36,8 cm atrás do centro da articulação (Figura 7).

    Note: Rode os suportes 10 graus para o lado exterior da máquina.

    g020548
  6. Aperte todas as cavilhas em U com uma força de 52 a 65 N m.

  7. Monte uma corrente de elevação em cada suporte da corrente com um parafuso, uma anilha e uma porca, posicionando como se mostra na Figura 8.

    g006540

Ajuste da unidade de corte

  1. Ajuste a lâmina de corte ao cilindro.

  2. Ajuste o rolo traseiro para os requisitos da altura de corte.

  3. Ajuste a altura de corte.

  4. Ajuste o resguardo traseiro se necessário.

Consulte a Ajuste da unidade de corte para obter as instruções completas para realizar estes ajustes

Montagem dos contrapesos

Todas as unidades de corte são expedidas com o contrapeso instalado na extremidade esquerda da unidade de corte. Utilize o seguinte diagrama para determinar a posição dos contrapesos e motores do cilindro.

Note: Algumas unidades de tração têm apenas 5 unidades de corte.

g034112
  1. Nas unidades de corte número 2, 4 e 6, remova os 2 parafusos que prendem o contrapeso à extremidade esquerda da unidade de corte.

    Note: Retire o contrapeso (Figura 10).

    g003320
  2. Na extremidade direita da unidade de corte, retire o tampão de plástico da caixa de rolamentos (Figura 11).

  3. Retire os 2 parafusos da placa do lado direito (Figura 11).

    g003321
  4. Instale o contrapeso na extremidade direita da unidade de corte com os 2 parafusos previamente retirados.

  5. Instale os 2 parafusos de montagem do motor do cilindro na placa do lado esquerdo da unidade de corte (Figura 11).

Instalação das unidades de corte

Peças necessárias para este passo:

Anel de retenção grande5/7
Parafuso2
  1. Introduza uma anilha de encosto no eixo horizontal da articulação como se mostra na Figura 12.

    g006532
  2. Introduza o eixo horizontal da articulação no tubo de montagem da estrutura de suporte (Figura 12).

  3. Fixe a articulação na estrutura de suporte com uma anilha de encosto, uma anilha de cabeça chata e um parafuso de cabeça flangeada (Figura 12).

  4. Introduza uma anilha de encosto no eixo vertical da articulação (Figura 12).

  5. Se tiver sido removido, introduza o eixo vertical da articulação no encaixe de eixo do braço de elevação (Figura 12).

  6. Posicione a articulação entre os dois amortecedores de centragem de borracha existentes no lado de baixo da placa de direção do braço de elevação.

  7. Introduza o pino de sujeição no orifício cruzado existente no eixo da articulação (Figura 12).

  8. Prenda a corrente do braço de elevação ao suporte da corrente da unidade de corte (Figura 13) com o pino de encaixe da seguinte forma:

    • Nas unidades de corte número 1, 4, 5, 6 e 7, utilize apenas 6 elos da corrente.

    • Nas unidades de corte número 2 e 3, use os 7 elos da corrente.

    g006542
  9. Revista o veio estriado do motor do cilindro com massa lubrificante limpa.

  10. Lubrifique o O-ring do motor do cilindro e instale-o na flange do motor.

  11. Instale o motor rodando-o no sentido dos ponteiros do relógio de forma que as flanges do motor se afastem dos parafusos (Figura 14)

  12. Rode o motor no sentido contrário aos ponteiros do relógio até que as flanges envolvam os parafusos e depois apertem os parafusos.

    Important: Certifique-se de que os tubos do motor do cilindro não estão torcidos, vincados ou em risco de ficarem entalados.

    g004127

    Note: Se a posição da unidade de corte tiver de estar fixa, introduza o pino de bloqueio da direção no orifício de montagem da articulação (Figura 12).

  13. Fixe o cabo da mola em volta da parte inferior do pino de bloqueio da direção (Figura 12).

Descrição geral do produto

Unidade de cortePeso
8 lâminas67 kg
11 lâminas69 kg

Acessórios

Está disponível uma seleção de engates e acessórios aprovados pela Toro para utilização com a máquina, para melhorar e expandir as suas capacidades. Contacte o seu representante ou distribuidor de assistência autorizado ou vá a www.Toro.com para obter uma lista de todos os engates e acessórios aprovados.

Para se certificar do máximo desempenho e da continuação da certificação de segurança da máquina, utilize apenas acessórios e peças sobressalentes genuínos da Toro. Os acessórios e peças sobressalentes produzidos por outros fabricantes poderão tornar-se perigosos e a sua utilização pode anular a garantia do produto.

Funcionamento

Note: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.

Ajuste da unidade de corte

Afinação do resguardo traseiro

Na maior parte das condições, obtém-se a melhor dispersão quando o resguardo traseiro está fechado (descarga frontal). Quando as condições são difíceis ou húmidas, o resguardo traseiro pode ser aberto.

Para abrir o resguardo traseiro (Figura 15), desaperte o parafuso que prende o resguardo à placa do lado esquerdo, rode o resguardo para a posição aberta e aperte o parafuso.

g003316

Verificação da unidade de corte

O sistema de manípulo duplo de ajuste da lâmina em relação ao cilindro incorporado nesta unidade de corte simplifica o processo de ajuste necessário para obter um desempenho de corte ideal. O ajuste preciso possível com o design de manípulo/barra duplo oferece o controlo necessário para uma ação de autoafinação contínua mantendo as extremidades de corte afiadas, assegurando uma boa qualidade de corte, reduzindo a necessidade de retificação rotineira.

Antes do corte todos os dias, ou conforme necessário, cada unidade de corte tem de ser verificada para ver o correto contacto da lâmina em relação ao cilindro. Isto tem de ser feito, mesmo se a qualidade do corte por apenas aceitável.

  1. Baixe as unidades de corte numa superfície dura, para mostrar o motor, e remova a chave da ignição.

  2. Rode lentamente o cilindro na direção contrária, ouvindo o contacto da lâmina em relação ao cilindro. Se não houver contacto evidente, rode os manípulos de ajuste da lâmina no sentido dos ponteiros do relógio, um clique de cada vez, até que se veja e oiça um leve contacto.

    Note: O cilindro tem de cortar uma folha de papel quando inserido no ângulo certo em relação à lâmina, em ambas as extremidades e no centro do cilindro.

    Note: Os manípulos de ajuste têm bloqueios que correspondem a 0.023 mm do movimento da lâmina para cada posição indexada.

  3. Se for evidente contacto/arrasto excessivos será necessário retificar ou refacear a ponta da lâmina de corte ou amolar a unidade de corte para obter pontas afiadas, imprescindíveis para um corte de precisão (consulte o manual de afinação de cilindros e cortadores rotativos Toro, formulário n.º 9168SL).

    Important: É sempre preferido um leve contacto. Se não for mantido um leve contacto, as extremidades da lâmina/cilindro não se autoajustam suficientemente e resulta em extremidades de corte pouco afiadas após o funcionamento. Se for mantido contacto excessivo, o desgaste da lâmina/cilindro é acelerado e pode dar origem a desgaste irregular e a qualidade de corte pode ser negativamente afetada.

    Note: À medida que as lâminas do cilindro continuam a passar na lâmina, surge uma leve irregularidade na superfície de corte ao longo de todo o comprimento da lâmina. Para melhorar o desempenho de corte, ocasionalmente passe uma lima pela parte frontal para remover estas irregularidades.Depois de utilização alargada, pode desenvolver-se leiva em ambas as extremidades da lâmina. Estes entalhes devem de ser arredondados ou alinhados com a extremidade de corte da lâmina para assegurar um bom funcionamento.

    Note: Com o tempo, o ângulo (Figura 16) tem de voltar a ser nivelado, uma vez que só foi concebido para durar 40% da duração da lâmina.

    g031270

    Note: Não faça o ângulo de inclinação muito grande, uma vez que causaria tufos no relvado.

Ajuste da lâmina de corte ao cilindro

Utilize este procedimento para regular a lâmina de corte no cilindro e para verificar a condição do cilindro e lâmina e respetiva interação. Depois de concluir este procedimento, teste sempre o desempenho da unidade de corte nas condições do seu campo. Pode ter de fazer ajustes para obter o desempenho de corte ideal.

Important: Não aperte demasiado a lâmina ao cilindro ou pode danificá-la.

  • Depois da retificação da unidade de corte ou de amolar o cilindro, pode ter de cortar com a unidade de corte durante alguns minutos e, em seguida, realizar este procedimento para ajustar a lâmina ao cilindro, uma vez que o cilindro e a lâmina se ajustam entre si.

  • Pode necessitar de mais ajustes se a relva for extremamente densa ou a altura de corte for demasiado baixa.

Vai necessitar das ferramentas seguintes para realizar o procedimento:

  • Calço 0,05 mm – Número de peça 125-5611

  • Papel de desempenho de corte—Número de peça 125-5610

  1. Coloque a unidade de corte numa superfície de trabalho plana e nivelada. Rode os parafusos de ajuste da barra de apoio no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para assegurar que a barra de apoio não entra em contacto com o cilindro (Figura 17).

    g019940
  2. Incline o cortador para expor a lâmina de corte e o cilindro; consulte a Utilizar o apoio ao inclinar a unidade de corte.

  3. Rode o cilindro de forma a que a lâmina cruze a lâmina de corte aproximadamente 25 mm a contar da extremidade da lâmina de corte do lado direito da unidade de corte. Colocar uma marca de identificação nesta lâmina vai facilitar os ajustes subsequentes. Insira o calço 0,05 mm entre a lâmina marcada do cilindro e a lâmina de corte no ponto em que a lâmina cruza a lâmina de corte.

  4. Rode o ajustador direito da barra de apoio no sentido dos ponteiros do relógio até sentir uma leve pressão (ou seja, arrastar) no calço; em seguida, recue o ajustador da barra de apoio dois cliques e retire o calço.

    Note: Uma vez que ajustar um lado da unidade de corte afeta o outro lado, os dois cliques oferecem a folga para quando o outro lado for ajustado.

    Note: Se iniciar com uma grande folga, ambos os lados devem inicialmente ficar mais próximos, alternando o aperto do lado direito e do lado esquerdo.

  5. Lentamente rode o cilindro de forma a que a mesma lâmina que verificou no lado direito esteja a atravessar a lâmina de corte cerca de 25 mm a contar da extremidade da lâmina de corte no lado esquerdo da unidade de corte.

  6. Rode o ajustador esquerdo da barra de apoio no sentido dos ponteiros do relógio até que o calço possa ser deslizado através do cilindro para a folga da lâmina de corte com um ligeiro arrastar.

  7. Regresse ao lado direito e ajuste como necessário para obter um ligeiro arrastar no calço entre a mesma lâmina e a lâmina de corte.

  8. Repita os passos 6 e 7 até que o calço possa ser deslizado através de ambas as folgas com ligeiro arrastar, mas um clique em cada lado impede o calço da passar através de ambos os lados. A lâmina de corte está, agora, paralela ao cilindro.

    Note: Este procedimento não deve ser necessário nos ajustes diários, mas deve ser realizado após amolação ou desmontagem.

  9. A partir desta posição (ou seja, um clique e calço sem passar) rode os ajustadores da barra de apoio no sentido dos ponteiros do relógio um clique cada.

    Note: Cada clique rodado move a lâmina de corte 0,022 mm. Não aperte demasiado os parafusos de ajuste.

  10. Teste o desempenho de corte inserindo uma fita comprida de desempenho de corte (Número de peça Toro 125-5610) entre o cilindro e lâmina de corte, perpendicular à lâmina de corte (Figura 18). Lentamente rode o cilindro para a frente; deve cortar o papel.

    g019941

    Note: Se ocorrer arrasto excessivo no cilindro, retifique ou amole a unidade de corte para obter extremidades afiadas para corte de precisão.

Afinação do rolo traseiro

  1. Ajuste os suportes do rolo traseiro (Figura 19) na altura desejada do limite de corte posicionando a quantidade necessária de espaçadores por baixo da flange de montagem da placa lateral (Figura 19) de acordo com o quadro de altura de corte.

    g003324
  2. Levante a parte traseira da unidade de corte e coloque um bloco por baixo da lâmina de corte.

  3. Retire as duas porcas que estão a fixar cada suporte do rolo e espaçador a cada flange de montagem da placa lateral.

  4. Baixe o rolo e os parafusos dos flanges de montagem e os espaçadores da placa lateral.

  5. Coloque os espaçadores nos parafusos nos suportes do rolo.

  6. Reaperte o suporte do cilindro e os espaçadores na parte inferior das flanges de montagem com as porcas previamente retiradas.

  7. Verifique que o contacto entre a lâmina e o cilindro está correto. Incline o cortador para expor os rolos dianteiros e traseiros, assim como a lâmina de corte.

    Note: A posição entre o rolo traseiro e o cilindro é controlada pelas tolerâncias mecânicas dos componentes montados, não sendo necessário o alinhamento em paralelo. Podem ser efetuados determinados ajustes, colocando a unidade de corte na placa e desapertando as cavilhas de montagem da placa lateral (Figura 20).

    g020552
  8. Ajuste e aperte os parafusos com um binário de 27 a 36 N m.

Ajuste das definições da mola de compensação de relva

A mola de compensação de relva transfere peso do cilindro dianteiro para o cilindro traseiro. Isto ajuda a reduzir o efeito ondulado na relva, também conhecido como ondulação ou “bobbing”.

Important: Faça ajustes na mola com a unidade de corte montada na unidade de tração, a apontar a direito para a frente e descida até ao nível do chão da oficina.

  1. Certifique-se de que o pino de perno de gancho está instalado no orifício traseiro na haste da mola (Figura 21).

    g003863
  2. Aperte as porcas sextavadas na extremidade dianteira da haste da mola até que o comprimento da mola em compressão seja de 15,9 cm; consulte a Figura 21.

    Note: Quando trabalhar em terrenos agrestes diminua o comprimento da mola em 12,7 mm. O acompanhamento do solo fica ligeiramente diminuído.

    Note: Deve repor as definições da compensação da relva se a definição Altura de corte ou Agressividade do corte for alterada.

Ajuste da altura de corte (ADC)

Note: Para obter uma altura de corte superior a 2,54 cm, é necessário colocar o kit de corte de altura superior.

  1. Desaperte as porcas de bloqueio que fixam os braços da altura de corte às placas laterais da unidade de corte (Figura 22).

    g003326
  2. Desaperte a porca da barra indicadora (Figura 23) e regule o parafuso de ajuste para a altura de corte desejada.

    g003327
  3. Meça a distância entre a parte inferior da cabeça do parafuso e a face da barra para obter a altura de corte.

  4. Prenda a cabeça do parafuso à extremidade cortante da lâmina de corte e apoie a extremidade traseira da barra no rolo traseiro (Figura 24).

  5. Rode o parafuso de ajuste até que o rolo entre em contacto com a dianteira da barra indicadora (Figura 24). Ajuste ambas as extremidades do rolo até que todo o rolo esteja paralelo à lâmina de corte.

    g003328

    Important: Quando ajustados corretamente, os rolos traseiro e dianteiro entram em contacto com a barra indicadora e o parafuso fica encostado à lâmina de corte. Desta forma, a altura de corte é igual em ambas as extremidades da lâmina de corte.

  6. Aperte as porcas para manter o ajuste.

    Note: Não aperte demasiado as porcas. Aperte apenas o suficiente para eliminar a folga da anilha.

    Quadro da altura de corte

    Definição da altura de corteAgressividade do corteNº de espaçadores traseirosCom kit de rastelo instalado
    0,64 cmMenos0Sim
    Normal0Sim
    Mais1-
    0,95 cmMenos0Sim
    Normal1Sim
    Mais2-
    1,27 cmMenos0Sim
    Normal1Sim
    Mais2Sim
    1,56 cmMenos1Sim
    Normal2Sim
    Mais3-
    1,91 cmMenos2Sim
    Normal3Sim
    Mais4-
    2,22 cmMenos2Sim
    Normal3Sim
    Mais4-
    2,54 cmMenos3Sim
    Normal4Sim
    Mais5-
    2,86 cmMenos4-
    Normal5-
    Mais6-
    3,18 cm*+Menos4-
    Normal5-
    Mais6-
    3,49 cm*+Menos4-
    Normal5-
    Mais6-
    3,81 cm*+Menos5-
    Normal6-
    Mais7-
    4,13 cm*+Menos6-
    Normal7-
    Mais8-
    4,44 cm*+Menos6-
    Normal7-
    Mais8-
    4,76 cm*+Menos7-
    Normal8-
    Mais9-
    5,08 cm*+Menos7-
    Normal8-
    Mais9-
    * Tem de ser instalado o kit de elevada altura de corte (peça n.º 110-9600). O suporte de altura de corte frontal tem de ser posicionado no furo superior da placa lateral.
    + Quando a altura de corte for superior a 2,54 cm e for utilizada uma escova do rolo traseiro, é necessária uma escova de altura de corte elevada e o cilindro de direção opcional, peça nº 105–9275, deve ser instalado para evitar o contacto entre o pneu traseiro e a escova quando se fazem curvas apertadas.

    Use a tabela seguinte para determinar a lâmina de corte mais indicada para a altura de corte pretendida.

    Quadro de lâmina/altura de corte
    Lâmina de cortePeça nº Altura do topo da lâmina Altura de corte
    Baixa altura de corte (Opcional)110-40845,6 mm6.4 a 12.7 mm
    (0,220")(0,250 a 0,500")
    Lâmina de baixa altura de corte EdgeMax®137-08325,6 mm6.4 a 12.7 mm
    (Opcional)(0,220")(0,250 a 0,500")
    Baixa altura extensível de corte (Opcional) 120-16405,6 mm6.4 a 12.7 mm
    (0,220")(0,250 a 0,500")
    Baixa altura EdgeMax® extensível de corte (Opcional)119-42805,6 mm6.4 a 12.7 mm
    (0,220")(0,250 a 0,500")
    EdgeMax® 137-08336,9 mm9.5 a 38.1 mm
    (Modelos 03698 e 03699)(0,270")(0,375 a 1,50")*
    Standard (opcional)108-90966,9 mm9.5 a 38.1 mm
    (0,270")(0,375 a 1,50")*
    Pesados (opcional)110-40749,3 mm12,7 a 38.1 mm
    (0,370")(0,500 a 1.50")
    *A relva de estação quente pode exigir a lâmina de baixa altura de corte para 12,7 mm e abaixo.
    g006510

Termos do quadro da altura de corte

Definição da altura de corte

Isto corresponde à altura de corte desejada.

Altura de corte definida

A altura a que a extremidade superior da lâmina é configurada acima de uma superfície nivelada que contacta com a parte inferior dos cilindros frontal e traseiro.

Altura de corte efetiva

Esta é a altura efetiva com que a relva tenha sido cortada. Para uma determinada altura de corte definida, a altura real de corte varia dependendo do tipo de relva, altura do ano, condições da relva e do solo. A definição da unidade de corte (agressividade do corte, cilindros, lâminas, acessórios instalados, definições de compensação de relva, etc.) também afeta a altura de corte efetiva. Verifique a altura de corte efetiva utilizando o Avaliador de relva (Modelo 04399) regularmente para determinar a altura de corte definida desejada.

Agressividade do corte

A agressividade do corte tem um impacto significativo no desempenho da unidade. A agressividade do corte refere-se ao ângulo da lâmina em relação ao solo (Figura 26).

A melhor configuração da unidade de corte depende das condições do relvado e resultados desejados. A experiência da unidade de corte no seu relvado vai determinar qual a melhor configuração a usar. A agressividade do corte pode ser ajustada ao longo da estação de corte para permitir variadas condições do relvado.

No geral, as definições agressivas normais ou menos são mais adequadas para relvas de estação quente (Bermuda, Paspalum, Zoysia) enquanto nas relvas da estação fria (Bent, Bluegrass, Rye) podem exigir configurações mais agressivas. Configurações de corte mais agressivas cortam mais relva ao permitir que o cilindro rotativo puxe mais relva para a lâmina.

g006502

Espaçadores traseiros

O número de espaçadores traseiros determina a agressividade do corte da unidade de corte. Para uma determinada altura de corte, adicionar espaçadores por baixo da flange de montagem da placa lateral aumenta a agressividade da unidade de corte. Todas as unidades de corte numa determinada máquina devem ser configuradas para a mesma agressividade de corte (Número de espaçadores traseiros, artigo n.º 119-0626), ou o aspeto após o corte pode ser afetado negativamente (Figura 26).

Rastelo

Estas são as definições recomendadas de altura de corte quando está instalado um kit de rastelo na unidade de corte.

Manutenção

Utilizar o apoio ao inclinar a unidade de corte

Sempre que precisar de inclinar a unidade de corte para que a lâmina de corte e o cilindro fiquem expostos, coloque um apoio (fornecido com a unidade de tração) por baixo da traseira da unidade de corte para assegurar que as porcas nos parafusos de ajuste da extremidade traseira da barra de apoio não fiquem apoiadas sobre a superfície de trabalho (Figura 27).

g020158

Lubrificação da unidade de corte

Cada unidade de corte possui 6 bocais de lubrificação (Figura 28) que deverão ser lubrificados regularmente com massa lubrificante número 2 à base de lítio.

Estes pontos de lubrificação são o rolo da frente (2), rolo traseiro (2) e rolamento do cilindro (2).

  1. Limpe cada bocal de lubrificação com um trapo limpo.

  2. Aplique lubrificação até que se veja lubrificante limpo a sair dos vedantes do rolo e da válvula de descarga do rolamento.

  3. Elimine o excesso de massa lubrificante.

    g034188

Ajuste dos rolamentos do cilindro

Para assegurar uma longa vida dos rolamentos do cilindro, verifique periodicamente se existem folgas no cilindro. Pode verificar e ajustar os rolamentos da seguinte forma:

  1. Desperte o contacto do cilindro na lâmina rodando os parafusos de ajuste da lâmina (Figura 29) no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até que não exista contacto.

    g019940
  2. Utilizando um pano ou uma luva almofadada, segure a lâmina do cilindro e tente mover o conjunto do cilindro de um lado para outro (Figura 30).

    g020697
  3. Se existir folga, proceda da seguinte forma:

    1. Desaperte o parafuso do conjunto externo segurando a porca de ajuste do rolamento localizado no lado esquerdo da unidade de corte (Figura 31).

      g003332
    2. Usando uma chave de 1⅜", aperte lentamente a porca de ajuste dos rolamentos do cilindro até que não haja folga do cilindro. Se a porca de ajuste não eliminar a folga, substitua os rolamentos.

      Note: Os rolamentos do cilindro não necessitam de pré-carga. Apertar demasiado a porca de ajuste dos rolamentos do cilindro danifica os rolamentos.

  4. Aperte os conjuntos de parafuso que fixam a porca de ajuste do rolamento à estrutura do rolamento.

    Note: Aperte a porca com uma força de 1,4 a 1,7 N·m.

Assistência à lâmina

Os limites de assistência à lâmina encontram-se no quadro seguinte.

Important: O funcionamento da unidade de corte com a lâmina abaixo do “limite de assistência” pode causar um fraco aspecto após o corte e reduzir a integridade estrutural da lâmina para impactos.

Quadro de limite de assistência à lâmina
Lâmina de cortePeça Altura do topo da lâmina*Limite de assistência*Ângulos de amolaçãoÂngulo superior/frontal
Baixa altura de corte EdgeMax® (Opcional)137-08325,6 mm6,4–12,7 mm10/5 graus
Baixa altura de corte (Opcional)110-40845,6 mm4,8 mm10/5 graus
Baixa altura EdgeMax® extensível de corte (Opcional)119-42805,6 mm4,8 mm10/10 graus
Baixa altura extensível de corte (Opcional)120-16405,6 mm4,8 mm10/10 graus
EdgeMax® (modelos 03698 e 03699)137-08336,9 mm4,8 mm10/5 graus
Standard (opcional)108-90966,9 mm4,8 mm10/5 graus
Pesados (opcional)110-40749,3 mm4,8 mm10/5 graus
g027268

Note: Todas as medidas dos limites de assistência da lâmina se relacionam com a parte inferior da lâmina (Figura 33).

g007165

Verificação do ângulo de amolação superior

O ângulo que utiliza para amolar as lâminas de corte é muito importante.

Utilize o indicador de ângulo (peça Toro n.º 131-6828) e a montagem do indicador do ângulo (peça Toro n.º 131-6829) para verificar o ângulo que o seu amolador produz e depois corrija qualquer imprecisão no amolador.

  1. Coloque o indicador de ângulo no lado inferior da lâmina de corte, como se ilustra na Figura 34.

    g034113
  2. Pressione o botão Alt Zero no indicador de ângulo.

  3. Coloque a montagem do indicador de ângulo na extremidade da lâmina de corte para que a extremidade do íman fique alinhada com a extremidade da lâmina de corte (Figura 35).

    Note: O ecrã digital deve ser visível do mesmo lado durante este passo como era no passo 1.

    g034114
  4. Coloque o indicador de ângulo na montagem, como se mostra na Figura 35.

    Note: Este é o ângulo que o seu amolador produz; deve estar a 2 graus do ângulo de amolação superior recomendado.

Manutenção da barra de apoio

Remoção da barra de apoio

  1. Rode os parafusos de ajuste da barra de apoio no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, para afastar a lâmina de corte do cilindro (Figura 36).

    g006498
  2. Faça recuar a porca da mola tensora até que a anilha deixe de estar sob tensão contra a barra de apoio (Figura 36).

  3. Desaperte a porca de bloqueio que segura a cavilha da barra de apoio, em cada um dos lados da máquina (Figura 37).

    g003334
  4. Remova cada uma das cavilhas da barra de apoio, de modo permitir puxá-la e retirá-la da máquina (Figura 37). Guarde as duas anilhas de nylon e anilha de aço prensado de cada uma das extremidades da barra de apoio (Figura 38).

    g003335

Montagem da barra de apoio

  1. Instale a barra de apoio, posicionando as aletas de montagem entre a anilha e o ajustador da barra de apoio.

  2. Fixe a barra de apoio a cada um dos lados da placa lateral com as cavilhas (porcas flangeadas nas cavilhas) e com as 6 arruelas.

    Note: Coloque uma anilha de nylon de cada lado da placa lateral. Coloque uma arruela de aço no exterior de cada uma das arruelas de nylon (Figura 38).

  3. Aperte os parafusos da barra de apoio com uma força de 27 a 36 Nm.

    Note: Aperte as porcas até que a anilha de aço exterior pare de rodar e a folga seja removida, mas não aperte em demasiado nem desvie as placas laterais. As anilhas podem ter uma folga interna.

  4. Aperte a porca da mola tensora até que a mola fique recolhida; em seguida, desaperte meia volta (Figura 39).

    g006505

Instalação da lâmina de corte

  1. Elimine a ferrugem, escória e corrosão da superfície da barra de apoio e aplique uma fina camada de óleo na superfície da barra de apoio.

  2. Limpe as roscas do parafuso.

  3. Aplique composto antigripagem nos parafusos e instale a lâmina de corte na barra de apoio da seguinte forma (Figura 40):

    g279161
    1. Aperte os dois parafusos exteriores com 1 N∙m; consulte a Figura 40.

    2. Trabalhando a partir do centro da lâmina, aperte os parafusos com 23 a 28 N∙m; consulte a Figura 40.

      g279162
  4. Amole a lâmina de corte.

Manutenção do rolo

O kit de remontagem do rolo, peça nº 114-5430 e o kit de ferramentas de remontagem do rolo, peça nº 115-0803 (Figura 42) estão disponíveis para fazer a manutenção do rolo. O kit do rolo inclui todos os rolamentos, porcas dos rolamentos, vedantes internos e externos necessários para remontar um rolo. O kit de ferramentas inclui todas as ferramentas e as instruções de instalação necessárias à remontagem de um rolo com o kit de remontagem de rolo. Consulte o catálogo de peças ou contacte o distribuidor Toro autorizado para obter ajuda.

g007790