Introdução

Leia estas informações cuidadosamente para saber como utilizar o produto, como efetuar a sua manutenção de forma adequada, evitar ferimentos pessoais e danos no produto. A utilização correta e segura do produto é da exclusiva responsabilidade do utilizador.

Visite www.Toro.com para obter informações sobre materiais de formação de operação e segurança dos produtos, informações sobre acessórios, para obter o contacto de um representante ou para registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistência, peças genuínas Toro ou informações adicionais, entre em contacto com um representante de assistência autorizado ou com a assistência ao cliente Toro, indicando os números de série e modelo do produto. A Figura 1 mostra onde se encontram os números de série e modelo do produto. Escreva os números no espaço fornecido.

g005673

Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurança identificadas pelo símbolo de alerta de segurança (Figura 2), que sinaliza um perigo que pode provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se não respeitar as precauções recomendadas.

g000502

Este manual utiliza duas palavras para destacar informações. A palavra Importante chama a atenção para informações especiais de ordem mecânica e a palavra Nota sublinha informações gerais que requerem especial atenção.

Aviso

CALIFÓRNIA

Proposição 65 Aviso

É do conhecimento do Estado da Califórnia que a utilização deste produto pode causar exposição a químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Segurança

  • Familiarize-se com o funcionamento seguro do equipamento, com os comandos do utilizador e com os sinais de segurança.

  • Tenha cuidado extremo com sacos de recolha de relva ou outros acessórios. Estes poderão afetar as características de funcionamento e a estabilidade da máquina.

  • Siga as indicações do fabricante relativas a adicionar ou remover pesos ou contrapesos das rodas, para melhorar a estabilidade da máquina.

  • Não utilize recetores de relva em declives acentuados. Um recetor de relva pesado pode causar perda de controlo ou capotamento da máquina.

  • Abrande e tome todas as precauções quando utilizar a máquina em inclinações. Quando utilizar a máquina em inclinações, conduza na direção recomendada. As condições da relva poderão afetar a estabilidade da máquina. Tome extremo cuidado quando utilizar a máquina perto de depressões acentuadas.

  • Todos os movimentos em declives devem ser lentos e graduais. Não efetue mudanças bruscas de velocidade, direção ou viragens.

  • O recetor de relva pode obstruir a visão para a parte de trás. Tome extremo cuidado ao operar a máquina em marcha-atrás.

  • Tome todas as precauções necessárias quando colocar ou retirar a máquina de um atrelado ou camião.

  • Nunca opere a máquina com o defletor de descarga subido, removido ou alterado, exceto se usar um recetor de relva.

  • Mantenha as mãos e os pés longe de peças em movimento. Não efetue qualquer ajuste quando o motor se encontrar em funcionamento.

  • Estacione a máquina num terreno nivelado, desengate as transmissões, coloque calços nas rodas e desligue o motor antes de sair da posição do operador seja qual for o motivo, incluindo despejar o recetor de relva ou desentupir a calha.

  • Se remover um recetor de relva, certifique-se de que instala qualquer defletor de descarga ou proteção que tenha sido removido para instalar o recetor. Não opere o cortador sem o recetor de relva completo ou sem o defletor de relva instalado.

  • Desligue o motor antes de remover o recetor de relva ou desentupir a calha.

  • Não deixe a relva no recetor durante longos períodos de tempo.

  • Os componentes do recetor de relva estão sujeitos a desgaste, danos e deterioração, o que pode expor as partes móveis ou permitir a projeção de objetos. Verifique frequentemente os componentes e substitua-os pelas peças recomendadas do fabricante, quando necessário.

Segurança de reboque

  • Não engate equipamento rebocado, exceto no ponto de engate.

  • Siga as recomendações do fabricante do acessório em termos de limite de peso para reboque de equipamento e reboque em declives.

  • Nunca permita que crianças ou outras pessoas estejam no equipamento rebocado.

  • Em declives, o peso do equipamento rebocado pode causar uma perda de tração e perda de controlo. Reduza o peso rebocado e abrande.

  • A distância de paragem aumenta com o peso da carga rebocada. Desloque-se lentamente e deixe uma distância adicional para parar.

  • Faça curvas largas para manter o acessório afastado da máquina.

  • Não reboque uma carga que pese mais do que a máquina de reboque.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurança e instruções estão facilmente visíveis para o operador e situam-se próximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos.

decal136-4164
decal109-6809
decal133-8061

Instalação

Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.

Preparação da máquina

Realize o procedimento seguinte para preparar a máquina para instalar o soprador e kit de acabamento.

  1. Estacione a máquina numa superfície plana.

  2. Desengate o interruptor de controlo da lâmina, engate o travão de estacionamento e mova as alavancas de controlo de movimento para fora para a posição de BLOQUEADAS EM PONTO MORTO.

  3. Desligue o motor e retire a chave.

  4. Certifique-se sempre de que a máquina está impedida de se movimentar antes de começar a trabalhar nela.

  5. Repare todas as áreas dobradas ou danificadas da plataforma da máquina e substitua as peças que faltam.

  6. Elimine qualquer detrito presente na plataforma ou parte posterior da máquina para facilitar a instalação.

Instalação dos pesos

Peças necessárias para este passo:

Tabuleiro de pesos1
Montagem do tabuleiro de pesos esquerdo1
Montagem do tabuleiro de pesos direito1
Peso em forma de mala – 16 kg1
Barra de retenção1
Parafuso (⅜ pol. x 1¼ pol.)2
Porca flangeada (⅜ pol.)4
Parafuso de carroçaria (⅜ pol. x 1 pol.)2
Parafuso autorroscante (5/16 pol. x ¾ pol.)2

Cuidado

O depósito de recolha altera a distribuição do peso da máquina. A operação da máquina sem os pesos dianteiros pode causar uma situação de instabilidade que pode causar perda de controlo.

Certifique-se de que os pesos dianteiros estão devidamente instalados antes de operar a máquina com o acessório do depósito de recolha.

  1. Retire o parafuso e porca existentes do lado esquerdo e direito da plataforma onde vai instalar as montagens do tabuleiro de pesos.

  2. Utilize os 2 parafusos autorroscantes (5/16 pol. x ¾ pol.), 2 parafusos (⅜ pol. x 1¼ pol.) e porcas flangeadas (⅜ pol.) para prender as montagens esquerda e direita do tabuleiro de pesos à máquina (Figura 3).

    g196533
  3. Utilize os 2 parafusos de carroçaria (⅜ pol. x 1 pol.) e as porcas flangeadas para fixar o tabuleiro de pesos às montagens (Figura 4).

    g196549
  4. Insira o peso em forma de mala no tabuleiro de pesos com o lado ranhurado virado para a frente da máquina (Figura 5).

    g196560
  5. Insira a barra de retenção no tabuleiro e rode-a para a posição de bloqueada (Figura 5).

Important: Retire sempre o peso de caixa quando retirar o acessório do depósito de recolha.

Remoção do defletor de relva e cobertura da correia

Aviso

Uma abertura de descarga sem proteção pode fazer com que a máquina projete objetos na direção do utilizador ou outras pessoas e provocar ferimentos graves. Além disso, há o risco de contacto com a lâmina.

Nunca utilize o cortador de relva a não ser que monte uma placa de monda, um defletor de relva ou um sistema de recolha de relva.

Verifique se há danos no defletor de relva antes de cada utilização. Substitua todas as peças danificadas antes da utilização.

  1. Desengate a mola da ranhura no suporte do defletor e retire o contrapino (apenas modelos CE), deslize a barra para fora dos suportes soldados da plataforma, mola e defletor de descarga (Figura 6).

    Note: A sua calha pode parecer diferente da que é apresentada na imagem.

    g190642
  2. Retire o defletor (Figura 6).

  3. Retire os quatro parafusos (¼ pol. x ½ pol.) que prendem a cobertura da correia direita e retire a cobertura (Figura 7).

    Note: Guarde os quatro parafusos (¼ pol. x ½ pol.) para instalação em Procedimento Instalação do conjunto da polia, cobertura da correia e parafuso com olhal.

    g200974

Instalação do abafador e suporte do soprador

Peças necessárias para este passo:

Suporte do soprador1
Parafuso de cabeça de anilha sextavada (⅜ pol. x ¾ pol.)2
Abafador1
Parafuso de carroçaria (5/16 pol. x ¾ pol.)4
Porca flangeada (5/16 pol.)4
  1. Instale o suporte do soprador na plataforma do cortador utilizando dois parafusos de cabeça de anilha sextavada (⅜ pol. x ¾ pol.) como se mostra na Figura 8.

    g201299
  2. Retire o parafuso e porca existentes da plataforma do cortador (Figura 9).

    Important: Para plataformas de cortador de 122 e de 152 cm, só existe um parafuso e uma porca que possa retirar.Para plataformas de cortador de 137 cm, retire o parafuso e a porca como se mostra na Figura 9.

    g206498
  3. Instale o lado esquerdo do abafador utilizando um parafuso de carroçaria (5/16 pol. x ¾ pol.) e porca flangeada (5/16 pol.), como se mostra na Figura 10.

  4. Utilize os dois parafusos de carroçaria (5/16 pol. x ¾ pol.) nas ranhuras do abafador e deslize o abafador até que o furo alinhe com o furo na plataforma do cortador (Figura 10).

  5. Instale o abafador como se mostra na Figura 10.

    Important: Certifique-se de que utiliza o furo certo para o abafador; consulte Figura 10.

  6. Aperte os dois parafusos de carroçaria (5/16 pol. x ¾ pol.) nas ranhuras do abafador (Figura 10).

    g206496

Instalação do conjunto da polia, cobertura da correia e parafuso com olhal

Peças necessárias para este passo:

Conjunto da polia1
Cobertura da correia1
  1. Retire a porca e a anilha da polia direita da plataforma do cortador.

  2. Instale o conjunto da polia na polia direita da plataforma do cortador com a porca e anilha previamente removidas (Figura 11).

    Important: Para plataformas de cortador de 122 cm, utilize a polia pequena do soprador.Para plataformas de cortador de 137 e de 152 cm, utilize a polia grande do soprador.

  3. Aperte a porca com uma força de 136 a 149 N∙m.

    g201880
  4. Instale a nova cobertura da correia no conjunto da polia utilizando os 4 parafusos previamente removidos (¼ x ½ pol.) como se mostra na Figura 12.

    g201435

Instalação da montagem do acessório

Peças necessárias para este passo:

Suporte estabilizador1
Parafuso de carroçaria (5/16 pol. x ¾ pol.)2
Porca de bloqueio (5/16 pol.)4
Parafuso auto-roscante (5/16 pol. x ¾ pol.)2
Parafuso (5/16 pol. x 1 pol.)2
Estrutura da articulação 1
Perno de gancho 2
Barra 2
Tubo de lavagem 2
  1. Retire os 2 parafusos existentes, as duas porcas e o suporte do engate da parte inferior do resguardo do motor (Figura 13).

    g308798
  2. Instale o suporte estabilizador no resguardo do motor utilizando dois parafusos de carroçaria (5/16 pol. x ¾ pol.) e duas porcas de bloqueio (5/16 pol.) como se mostra na Figura 14.

    g308799
  3. Retire os dois parafusos autorroscantes da parte inferior da estrutura da máquina (Figura 16).

  4. Instale, sem apertar, a estrutura da articulação na máquina utilizando dois parafusos (5/16 pol. x 1 pol.) e duas porcas de bloqueio (5/16 pol.) como se mostra na Figura 15.

    g302477
  5. Posicione a estrutura da articulação virada para cima e prenda-a à parte inferior da máquina utilizando dois parafusos autorroscantes (5/16 pol. x ¾ pol.) como se mostra na Figura 16.

    g308797
  6. Aperte os dois parafusos (5/16 pol. x 1 pol.) e 2 porcas de bloqueio (5/16 pol.) como se mostra na Figura 15.

  7. Instale a extremidade grande, dobrada de uma barra na ranhura na estrutura do lado esquerdo da máquina e mova a barra para trás para a encaixar na estrutura (Figura 17).

    Note: Repita este procedimento para o lado direito da máquina.

    g308335
  8. Insira as extremidades dobradas das barras na montagem do acessório como se mostra na Figura 17 e prenda a extremidade de cada barra com uma anilha e perno do gancho.

Instalação da barra do trinco

Peças necessárias para este passo:

Barra do trinco1
Perno de gancho1

Instale a barra do trinco com um perno de gancho (Figura 18).

g201213

Montagem da parte superior do depósito de recolha

Peças necessárias para este passo:

Parte superior do depósito de recolha1
Filtro do depósito de recolha1
Perno de gancho2
  1. Inverta o depósito de recolha.

  2. Instale o filtro como se mostra na Figura 19 e deslize na direção dos sacos de recolha.

    Note: Certifique-se de que os filtros encaixam no sítio e as patilhas engatam na parte superior do depósito de recolha.

    g201881

Instalação da parte superior do depósito de recolha

Peças necessárias para este passo:

Saco de relva2
  1. Instale a parte superior do depósito de recolha na estrutura do depósito de recolha.

    Note: O seu depósito de recolha pode parecer diferente do que é apresentado.

  2. Deslize os suportes sobre os postes na estrutura do depósito de recolha e instale o perno de gancho circular no furo no poste do lado direito (Figura 20).

  3. Rode o capot do depósito de recolha para baixo para a posição de funcionamento.

    Note: Para remover o perno de gancho circular, continue a rodá-lo na mesma direção que na instalação.

    g016265
  4. Eleve a parte superior do depósito de recolha e instale os sacos deslizando os ganchos da estrutura do saco para os suportes restantes (Figura 21).

    g300378
  5. Baixe a parte superior do depósito de recolha para os sacos (Figura 22).

    g033030
  6. Prenda o capot com o trinco (Figura 22).

Instalação da estrutura do soprador

Peças necessárias para este passo:

Estrutura do soprador1

Aviso

Uma abertura de descarga sem proteção permite que o cortador projete objetos na direção do utilizador ou outras pessoas e provocar ferimentos graves. Além disso, há o risco de contacto com a lâmina.

  • Nunca utilize o cortador de relva sem uma placa de cobertura, uma placa de “mulch”, ou uma calha e recetor de relva.

  • Certifique-se de que o defletor de relva está instalado quando remover o defletor de relva da calha e o recetor de relva.

Important: Instale a calha de descarga lateral quando retirar o depósito de recolha e o soprador.

Important: Guarde todas as peças e a calha de descarga lateral.

  1. Se necessário, instale a correia em redor da polia do soprador (Figura 25).

  2. Insira o pino de articulação do soprador através do conjunto do soprador e rode o conjunto do soprador para dentro para a máquina (Figura 23).

    Note: O conjunto do soprador deve prender automaticamente como se mostra na Figura 24.

    g201514
    g201893

Instalação da correia do soprador e cobertura do depósito de recolha alimentado

Peças necessárias para este passo:

Cobertura do depósito de recolha alimentado1
Correia do soprador1
  1. Instale a correia em redor da polia do soprador (Figura 25 e Figura 26); consulte Instalação da estrutura do soprador.

    Utilize a correia seguinte com base no tamanho da plataforma do cortador:

    Plataforma de cortador de 122 cmPlataforma de cortador de 137 cmPlataforma de cortador de 152 cm
    Peça n.º 127-0074 da ToroPeça n.º 127-0075 da ToroPeça n.º 127-0076 da Toro
    g201516
    g201513
  2. Certifique-se de que a correia permanece alinhada com a polia do soprador quando estiver a instalar a estrutura do soprador.

  3. Afaste a polia intermédia da mola do pólo de mola fixo e coloque a correia em redor da polia da plataforma do cortador (Figura 26).

    Note: Certifique-se de que a correia está corretamente colocada em redor da polia do soprador.

  4. Oriente a correia pela polia da transmissão, conforme ilustrado em Figura 25 e Figura 26.

  5. Instale a cobertura do depósito de recolha alimentado sobre a cobertura da polia e prenda-a apertando o manípulo (Figura 27).

    g201515

Instalação dos tubos de descarga

Peças necessárias para este passo:

Tubo superior 1
Parafuso (¼ pol. x ¾ pol.) 2
Anilha (¼ pol.)2
Porca de bloqueio (¼ pol.) 2
Tubo inferior 1

Important: Certifique-se de que a plataforma do cortador se encontra na posição de altura de corte mais baixa antes de instalar os tubos de descarga.

Note: Lembre-se de instalar o defletor de relva quando retirar o depósito de recolha do cortador.

  1. Desengate a tomada de força e engate o travão de estacionamento.

  2. Desligue o motor e retire a chave.

  3. Baixe a plataforma do cortador até à posição da altura de corte mais baixa.

  4. Retire os sacos para ver o tubo debaixo do capot.

  5. Feche e bloqueie o capot.

  6. Utilize ambos os trincos para instalar o tubo inferior no conjunto do soprador (Figura 28).

    Note: Certifique-se de que o entalhe no tubo inferior se encontra na parte inferior quando instalado (Figura 30).

    g018444
  7. Anote o local em que os dois parafusos estão instalados no tubo superior.

    Note: O furo próximo das pontas de seta moldadas não será utilizado.

  8. Retire os dois parafusos da extremidade inferior do tubo superior.

  9. Utilize os dois parafusos como modelo para o tubo inferior.

    Note: Guarde as ferragens.

  10. Insira a extremidade superior (sem furos) do tubo superior através do vedante do tubo no capot empurrando o tubo para dentro até o tubo entrar em contacto com o capot.

  11. Puxe o tubo ligeiramente para fora para que o vedante se estenda para fora e sobre o tubo inferior (Figura 29).

    g018440
  12. Alinhe os furos do tubo superior para corresponderem às marcas na superfície do tubo inferior.

    Note: Certifique-se de que o perfil lateral surge como se mostra na Figura 30.

    Note: Não utilize o furo aberto perto das pontas de seta moldadas.

    g020776
  13. Utilizando os orifícios existentes no tubo superior como modelo, perfure dois orifícios de 6,5 mm de diâmetro através das marcas no tubo inferior (Figura 31).

    g018439
  14. Retire os tubos superior e inferior da máquina.

  15. Faça deslizar os tubos em simultâneo e alinhe os orifícios.

  16. Instale as anilhas (¼ pol.) nos parafusos (Figura 31).

  17. Utilizando uma ferramenta de chave sextavada, instale os parafusos (¼ pol. x ¾ pol.) e anilhas (¼ pol.) a partir do interior do tubo inferior e através dos furos existentes no tubo superior (Figura 31).

  18. Prenda os tubos em conjunto com as porcas (¼ pol.) como se mostra na Figura 31.

  19. Insira o tubo de descarga superior através do vedante do tubo no capot.

  20. Puxe o tubo ligeiramente para fora para que o vedante se estenda para fora e sobre o conjunto do soprador (Figura 29).

  21. Utilize ambos os trincos para instalar o tubo inferior no conjunto do soprador (Figura 28).

Funcionamento

Aviso

Para evitar ferimentos pessoais, siga estes procedimentos:

  • Familiarize-se com todas as instruções de funcionamento e segurança no Manual do utilizador do seu cortador antes de utilizar este acessório.

  • Nunca remova o tubo de descarga, sacos, parte superior do depósito de recolha ou calha com o motor em funcionamento.

  • Desligue sempre o motor e aguarde que todas as peças móveis parem antes de eliminar qualquer obstrução no sistema de recolha de relva.

  • Nunca execute a manutenção ou reparações com o motor em funcionamento.

Aviso

Sem o defletor de relva, os tubos do depósito de recolha ou o conjunto do depósito de recolha montados, o utilizador e outras pessoas estão expostos ao contacto com lâmina e aos detritos projetados. O contacto com lâmina(s) em movimento e os detritos projetados provocam ferimentos graves ou até mesmo a morte.

  • Instale sempre o defletor de relva ao remover o depósito de recolha e alterar para o modo de descarga lateral.

  • Se o defletor de relva se danificar, substitua-o imediatamente. O defletor de relva encaminha o material para baixo em direção à relva.

  • Nunca coloque as mãos ou pés debaixo do cortador.

  • Nunca tente limpar a área de descarga ou as lâminas do cortador, a não ser que mova a tomada de força (PTO) para Desligar e rode a chave na ignição para Desligar. Adicionalmente remova também a chave e retire o(s) cabo(s) da(s) vela(s) de ignição.

  • Desligue o motor antes de desentupir a calha de descarga.

Esvaziamento dos sacos de relva

Perigo

Os detritos, por exemplo as folhas, relva ou vegetação podem incendiar-se. Um incêndio na zona do motor pode causar ferimentos pessoais e danos materiais.

  • Mantenha a área do motor e do escape livre de acumulação de detritos.

  • Tenha cuidado ao operar a cobertura do depósito de recolha para impedir que os detritos caiam na área do motor e do escape.

  • Deixe a máquina arrefecer antes de a guardar.

Cuidado quando levantar ou manusear um saco de relva cheio. Para esvaziar os sacos de relva:

  1. Coloque a máquina numa superfície nivelada e desligue o interruptor de controlo da lâmina.

  2. Empurre as alavancas de controlo de movimento para fora para a posição de bloqueio em ponto morto, desligue o motor, retire a chave, engate o travão de estacionamento e espere até todas as peças em movimento pararem antes de abandonar a posição de funcionamento.

  3. Abra (eleve) a parte superior do depósito de recolha (Figura 32).

    g005758
  4. Comprima os detritos nos sacos. Com ambas as mãos, levante o saco e solte-o do suporte do suporte de retenção. Esvazie o saco. Repita o procedimento para o outro saco.

    g300218
    g300217
  5. Instale os sacos deslizando os ganchos da estrutura do saco para os suportes de retenção.

  6. Baixe a parte superior do depósito de recolha para os sacos.

Eliminação de obstruções do depósito de recolha

Aviso

Quando o depósito de recolha estiver em funcionamento, o soprador roda e pode cortar ou ferir as mãos e dedos.

  • Antes de ajustar, limpar, reparar e inspecionar o soprador e antes de desentupir a calha, desligue o motor e aguarde que todas as partes móveis parem. Retire a chave.

  • Utilize um pau ou um objeto semelhante, não as mãos, para remover uma obstrução do soprador e tubo.

  • Mantenha o rosto, mãos, pés e qualquer outra parte do corpo ou vestuário afastados das partes ocultas, móveis ou em rotação.

  1. Coloque a máquina numa superfície nivelada e desligue o interruptor de controlo da lâmina.

  2. Desloque as alavancas de controlo de movimento para fora para a posição de ponto-morto, desligue o motor, retire a chave, ative o travão de estacionamento e espere que todas as peças em movimento parem antes de deixar a posição de operação.

  3. Verifique os sacos de relva e esvazie-os se estiverem cheios.

  4. Remova e separe o tubo de descarga e calha da parte superior do depósito de recolha e cortador. Utilizando uma vara ou objeto semelhante, remova cuidadosamente e elimine a obstrução do cortador, tubo de descarga, calha e parte superior do depósito de recolha.

  5. Depois de remover a obstrução, instale o sistema completo do depósito de recolha e retome o funcionamento.

Remoção da tremonha

Cuidado

Não retirar os pesos do depósito dianteiros e utilizar a máquina sem o acessório do depósito de recolha pode causar uma situação instável que pode resultar em perda de controlo.

  • Retire sempre os pesos dianteiros quando retirar o acessório do depósito de recolha.

  • Nunca opere a máquina sem o acessório do depósito de recolha e pesos frontais instalados.

Pode remover o depósito de recolha repetindo as secções de Configuração de todos os kits relacionados com os depósitos de recolha pela ordem inversa. Se estiverem instalados pesos, remova sempre os pesos frontais do depósito de recolha ao remover os acessórios do depósito de recolha.

Note: Só é necessário remover o abafador de desvio quando instalar um kit de cobertura (mulch).

Sugestões de utilização

Sugestões para a recolha

Lembrar a dimensão da máquina com o acessório

Lembre-se que a máquina é mais comprida e mais larga com o acessório instalado. Ao fazer curvas muito apertadas em locais confinados pode danificar o acessório.

Aparação

Apare sempre com o lado esquerdo do cortador. Não apare com o lado direito do cortador, pois pode danificar a calha do depósito de recolha e tubo de descarga.

Altura de corte

Não regule a altura de corte para muito baixa porque a relva alta em redor do cortador pode evitar que o ar entre por baixo do cortador e entre no sistema de recolha. Se não entrar ar suficiente por baixo do cortador, o sistema de recolha não vai funcionar.

Frequência de corte

Corte a relva frequentemente, especialmente quando cresce rapidamente. Tem de cortar a relva duas vezes se ficar demasiado comprida.

Técnica de corte

Para melhor aspeto do relvado, certifique-se de que sobrepõe ligeiramente o cortador na área de corte prévia. Isto ajuda a reduzir a carga do motor e reduz a possibilidade de obstruir a calha e tubo de descarga.

Velocidade de recolha de relva

Frequentemente, vai realizar a recolha com o acelerador do cortador na posição RáPIDO e conduzir a uma velocidade normal. No entanto, em relva muito seca e com poeira, é preferível diminuir ligeiramente a aceleração e aumentar a velocidade de deslocação do cortador. O sistema de recolha de relva pode ficar obstruído se conduzir demasiado rápido e a velocidade do motor ficar muito lenta. Nos declives, pode ser necessário reduzir a velocidade do cortador. Isto ajuda a manter a velocidade do motor e a eficiência da recolha. Corte no sentido descendente sempre que possível.

Cuidado

À medida que o saco enche, é adicionado peso extra à parte de trás da máquina. Se parar e arrancar subitamente em declives, pode perder o controlo da direção ou a máquina pode tombar.

  • Não arranque nem pare bruscamente quando estiver a subir ou a descer uma rampa. Evite arrancar em subidas.

  • Se parar a máquina numa subida, desengate o controlo da lâmina. Em seguida, recue utilizando uma velocidade lenta.

  • Evite mudanças bruscas de velocidade ou direção em declives.

  • Nunca opere a máquina sem o acessório de recolha e pesos frontais instalados.

Recolha de relva comprida

A relva excessivamente comprida pode não ser completamente projetada para dentro dos sacos de relva. Se isto acontecer, o tubo e a calha de descarga podem ficar obstruídos. Para evitar obstruir o sistema de recolha, corte a relva a uma altura de corte elevada e, em seguida, baixe o cortador para a altura de corte normal e repita o processo de recolha.

Recolha de relva molhada

Tente sempre cortar a relva quando está seca porque o relvado terá um melhor aspeto. Se tiver de cortar relva húmida, utilize o modo de descarga lateral convencional do cortador. Algumas horas depois, quando as aparas secarem, instale o acessório do depósito de recolha completo para aspirar as aparas de relva.

Sinais de obstrução

Quando está a utilizar o saco, uma pequena quantidade de aparas saltam da parte da frente do cortador. Uma quantidade excessiva de saída de aparas indica que os sacos estão cheios ou que o sistema está obstruído.

Manutenção

Note: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.

Plano de manutenção recomendado

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
Após as pimeiras 8 horas
  • Inspeção da correia do soprador.
  • Inspeção do depósito de recolha.
  • Após cada utilização
  • Limpeza do filtro do capot.
  • Limpe o depósito de recolha.
  • A cada 25 horas
  • Inspeção da correia do soprador.
  • A cada 100 horas
  • Inspeção do depósito de recolha.
  • Aviso

    Se deixar a chave na ignição, alguém pode ligar acidentalmente o motor e feri-lo a si ou às pessoas que se encontrarem próximo da máquina.

    Retire a chave e desligue o cabo da vela antes de efetuar qualquer tarefa de manutenção. Mantenha o cabo longe da máquina para evitar qualquer contacto acidental com a vela.

    Aviso

    Os motores podem aquecer quando estão em funcionamento. Podem ocorrer queimaduras graves pelo contacto com superfícies quentes.

    Deixe arrefecer os motores, especialmente o escape, antes de lhe tocar.

    Aviso

    Os detritos, por exemplo as folhas, relva ou vegetação podem incendiar-se. Um incêndio na zona do motor pode causar ferimentos pessoais e danos materiais.

    • Mantenha a área do motor e do escape livre de acumulação de detritos.

    • Tenha cuidado ao operar a cobertura do depósito de recolha para impedir que os detritos caiam na área do motor e do escape.

    • Deixe a máquina arrefecer antes de a guardar.

    Preparação para a manutenção

    Efetue os seguintes passos antes de efetuar a manutenção da máquina:

    1. Estacione a máquina numa superfície nivelada.

    2. Desengate a PTO, desloque as alavancas de controlo do movimento para a posição de BLOQUEADAS DE PONTO MORTO e engate o travão de estacionamento.

    3. Desligue o motor e retire a chave.

    4. Elimine qualquer detrito presente na plataforma ou parte posterior do cortador para facilitar a manutenção.

    Limpeza do filtro do capot

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após cada utilização
  • Limpeza do filtro do capot.
    1. Abra o capot da tremonha.

    2. Limpe os detritos do filtro.

    3. Feche o capot da tremonha.

    Limpeza do depósito de recolha e dos sacos

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após cada utilização
  • Limpe o depósito de recolha.
    1. Lave o interior e o exterior do capot do depósito de recolha, os sacos, o tubo e a parte inferior do cortador.

      Note: Utilize um detergente automóvel suave para remover a sujidade.

    2. Certifique-se de que remove relva comprimida de todas as peças.

    3. Depois de lavar todas as peças, deixe-as secar completamente.

    Note: Com todas as peças instaladas, ligue e deixe funcionar a máquina durante um minuto para ajudar à secagem.

    Inspeção da correia do soprador

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 8 horas
  • Inspeção da correia do soprador.
  • A cada 25 horas
  • Inspeção da correia do soprador.
  • Verifique se existem rachas, extremidades desfiadas, marcas de queimaduras e outros danos nas correias. Substitua as correias danificadas.

    Substituição da correia do soprador

    1. Retire a cobertura da correia de plástico.

    2. Empurre a polia intermédia da mola para trás para aliviar a tensão da correia (Figura 35).

      g202246
    3. Retire a correia existente do depósito da polia da plataforma do cortador.

    4. Retire o soprador da plataforma do cortador.

    5. Retire a correia existente do depósito das polias do soprador.

    6. Instale a nova correia em redor das polias do soprador (Figura 35).

    7. Instale o soprador no suporte do soprador.

    8. Instale a nova correia em redor da polia da plataforma do cortador (Figura 35).

    9. Puxe a polia intermédia da mola para trás e instale a correia na polia intermédia da mola (Figura 35).

    Inspeção do depósito de recolha

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 8 horas
  • Inspeção do depósito de recolha.
  • A cada 100 horas
  • Inspeção do depósito de recolha.
    1. Verifique o tubo superior, o tubo inferior, o capot do depósito de recolha e a estrutura do soprador.

      Note: Substitua estas peças, se estiverem rachadas ou partidas.

    2. Verifique os sacos, a estrutura do depósito de recolha e o filtro.

      Note: Substitua quaisquer peças que estejam rachadas ou partidas.

    3. Aperte todas as porcas e parafusos.

    Inspeção das lâminas do cortador

    1. Inspecione as lâminas do cortador regularmente e sempre que uma lâmina bater num objeto estranho.

    2. Se as lâminas estiverem muito gastas ou danificadas, instale lâminas novas; consulte o Manual do utilizador da máquina para obter informações completas sobre a manutenção da lâmina.

    Armazenamento

    Armazenamento do acessório do depósito de recolha

    1. Limpe o acessório do depósito de recolha; consulte a secção sobre como limpar o acessório de depósito de recolha.

    2. Verifique se há danos no acessório do depósito de recolha; consulte a secção sobre como verificar o acessório de depósito de recolha.

    3. Certifique-se de que os sacos de relva estão vazios e bem secos.

    4. Guarde o depósito de recolha num local limpo e seco, afastado da luz solar direta. Isto protege as partes de plástico e aumenta a duração do depósito de recolha. Se tiver de guardar o depósito de recolha no exterior, cubra-o com uma cobertura impermeável.

    Resolução de problemas

    ProblemPossible CauseCorrective Action
    Há uma vibração anormal.
    1. A(s) lâmina(s) de corte está(ão) dobrada(s) ou desequilibrada(s).
    2. O parafuso de montagem da lâmina está solto.
    3. Está uma polia do soprador ou conjunto de polia desapertado.
    4. A correia do depósito de recolha está gasta.
    5. A(s) lâmina(s) da ventoinha do soprador está(ão) empenada(s) ou desequilibrada(s).
    1. Instale lâmina(s) de corte nova(s).
    2. Aperte o parafuso de montagem da lâmina.
    3. Aperte a polia adequada.
    4. Substitua a correia.
    5. Contacte um serviço de assistência autorizado
    Fraco desempenho do saco
    1. A velocidade do motor está baixa.
    2. O filtro do capot do depósito de recolha está entupido.
    3. A correia do depósito de recolha está solta.
    4. Tubo ou soprador obstruído.
    5. Os sacos estão cheios.
    1. O motor deve funcionar sempre à velocidade máxima.
    2. Remova os detritos, folhas ou aparas do filtro.
    3. Substitua a correia do depósito de recolha.
    4. Localize e remova os detritos obstruídos.
    5. Despeje o saco de recolha.
    O soprador e os tubos ficam obstruídos com muita frequência.
    1. Os sacos estão demasiado cheios.
    2. A velocidade do motor está baixa.
    3. A relva está demasiado molhada.
    4. A relva está demasiado comprida.
    5. O filtro do capot do depósito de recolha está entupido.
    6. A velocidade é demasiado elevada.
    7. A correia do depósito de recolha está gasta.
    1. Despeje com maior frequência.
    2. O motor deve funcionar sempre à velocidade máxima.
    3. Corte a relva quando estiver seca.
    4. Não corte mais de 51 a 76 mm ou 1/3 da altura da relva, o que for inferior.
    5. Remova os detritos, folhas ou aparas do filtro.
    6. Conduza mais devagar com a aceleração ao máximo.
    7. Substitua a correia.
    Projeção de detritos
    1. Os sacos estão demasiado cheios.
    2. A velocidade é demasiado elevada.
    3. A plataforma do cortador não está nivelada.
    1. Despeje com maior frequência.
    2. Conduza a máquina a uma velocidade lenta quando operar o motor à velocidade máxima.
    3. Consulte o Manual do utilizador da máquina para nivelar a plataforma do cortador.
    A hélice do soprador não roda livremente.
    1. O soprador está entupido.
    2. A hélice não está alinhada.
    1. Remova os detritos, folhas ou aparas da hélice do soprador.
    2. Contacte um serviço de assistência autorizado