Introdução

Leia estas informações cuidadosamente para saber como utilizar o produto e como efetuar a sua manutenção de forma adequada de forma a evitar ferimentos e evitar danos no produto. A utilização correta e segura do produto é da exclusiva responsabilidade do utilizador.

Pode contactar a Toro diretamente em www.Toro.com para obter informações sobre materiais de formação de operação e segurança dos produtos, informações sobre acessórios, para obter o contacto de um distribuidor ou para registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistência, peças genuínas Toro ou informações adicionais, entre em contacto com um representante de assistência autorizado ou com o serviço de assistência Toro, indicando os números de modelo e de série do produto. Figura 1 identifica a localização dos números de série e de modelo do produto. Escreva os números no espaço fornecido.

g191602

Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurança identificadas pelo símbolo de alerta de segurança (Figura 2), que identificam perigos que podem provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se não respeitar as precauções recomendadas.

g000502

Neste manual são utilizados dois termos para identificar informações importantes. Importante chama atenção para informações especiais de ordem mecânica e Nota sublinha informações gerais que requerem especial atenção.

Aviso

CALIFÓRNIA

Proposição 65 Aviso

É do conhecimento do Estado da Califórnia que a utilização deste produto pode causar exposição a químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Este produto cumpre todas as diretivas europeias relevantes. Para mais informações, consulte a Declaração de incorporação (DOI) no verso desta publicação.

Segurança

Esta máquina foi concebida de acordo com a norma EN ISO 5395:2013 e ANSI B71.4-2012.

A utilização ou manutenção indevidas do equipamento pode ter como resultado ferimentos ou morte. Para reduzir o risco de ferimentos ou morte, respeite estas instruções de segurança.

  • Antes de utilizar a unidade de corte, leia, compreenda e observe todas as instruções constantes do Manual do utilizador da unidade de tração.

  • Antes de utilizar unidade de corte, leia, compreenda e observe todas as instruções constantes deste Manual do utilizador.

  • Nunca permita que crianças operem a unidade de tração ou unidades de corte. Nunca permita a utilização da unidade de tração ou das unidades de corte por adultos não familiarizados com as instruções relevantes. Apenas os utilizadores com formação adequada e que leram este Manual do utilizador podem utilizar as unidades de corte.

  • Nunca utilize as unidades de corte se estiver cansado, doente ou sob o efeito de álcool ou drogas.

  • Mantenha todos os resguardos e dispositivos de segurança devidamente montados. Se um resguardo, dispositivo de segurança ou autocolante se encontrar danificado ou ilegível, repare-o ou substitua-o antes de retomar o funcionamento. Proceda também ao aperto de porcas e parafusos soltos ou aliviados, para garantir que a unidade de corte se encontra em condições de operação seguras.

  • Utilize vestuário adequado, incluindo proteção visual, calçado resistente antiderrapante e proteções para os ouvidos. Recomenda-se a utilização de sapatos de proteção e calças compridas, por vezes exigidos por alguns regulamentos de segurança locais. Prenda roupa larga.

  • Prenda cabelo comprido. Não use jóias.

  • Remova todos os detritos e outros objetos que possam ser apanhados e projetados pelas lâminas da unidade de corte. Mantenha todos os observadores afastados da área de trabalho.

  • Se as lâminas de corte atingirem um objeto sólido ou se a unidade vibrar anormalmente, pare a máquina e desligue o motor. Verifique se a unidade de corte ficou danificada. Se detetar peças danificadas, proceda à devida reparação, antes de ligar o motor e utilizar a unidade de corte.

  • Sempre que abandonar a máquina, desça as lâminas de corte até ao nível do solo, engate o travão de mão, desligue o motor e retire a chave da ignição.

  • Certifique-se de que as unidades de corte se encontram em condições de funcionamento seguras, mantendo as porcas, os pernos e os parafusos apertados.

  • Quando efetuar a manutenção, reparações, ajustes ou quando guardar a máquina, retire a chave da ignição para evitar que o motor arranque acidentalmente.

  • Execute apenas as instruções de manutenção constantes deste manual. Se for necessário efetuar reparações de vulto ou se alguma vez necessitar de assistência, contacte um distribuidor autorizado Toro.

  • Para se certificar do máximo desempenho e da certificação de segurança da máquina, utilize sempre peças sobressalentes e acessórios genuínos da Toro. Nunca utilize peças sobressalentes e acessórios produzidos por outros fabricantes porque poderão tornar-se perigosos e anular a garantia da máquina.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurança e de instruções são facilmente visíveis e situam-se próximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos.

decal93-6688

Instalação

Note: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.

Inspeção da unidade de corte

Peças necessárias para este passo:

Unidade de corte1

Depois de a unidade de corte ser removida da caixa, inspecione o seguinte:

  1. Verifique a lubrificação de cada extremidade do cilindro.

  2. Assegure-se de que todas as porcas e parafusos estão bem apertados.

  3. Certifique-se de que a suspensão da estrutura de suporte opera livremente e que não prende quando movida para a frente e para trás.

Utilizar o apoio ao inclinar a unidade de corte

Sempre que precisar de inclinar a unidade de corte para que a lâmina de corte e o cilindro fiquem expostos, coloque um apoio (fornecido com a unidade de tração) por baixo da traseira da unidade de corte para assegurar que as porcas nos parafusos de ajuste da extremidade traseira da barra de apoio não fiquem apoiadas sobre a superfície de trabalho (Figura 3).

g191340

Afinação do resguardo traseiro

Na maior parte das condições, obtém-se a melhor dispersão quando o resguardo traseiro está fechado (descarga frontal). Quando as condições são difíceis ou húmidas, o resguardo traseiro pode ser aberto.

Para abrir o resguardo traseiro (Figura 4), desaperte o parafuso que prende o resguardo à placa do lado esquerdo, rode o resguardo para a posição aberta e aperte o parafuso.

g191341

Instalação das peças soltas

Peças necessárias para este passo:

Bocal de lubrificação reto1
Anel de retenção1

Os bocais de lubrificação têm de ser instalados no lado do motor do cilindro na unidade de corte. Consulte a Figura 5 para determinar a posição dos motores do cilindro.

g031275
  1. Retire e deite fora o parafuso de afinação da placa lateral do motor do cilindro (Figura 6).

    g028640
  2. Instale o bocal de lubrificação reto (Figura 6).

  3. Se não existirem parafusos na placa lateral do motor do cilindro, instale-os (Figura 6).

  4. Instale o anel de retenção no motor do cilindro (Figura 7).

    g191072
  5. Instale o motor do cilindro e lubrifique a placa lateral até que saia lubrificante pela abertura de lubrificação (Figura 6).

Ajustar a direção da unidade de corte

Aumento da marcha das unidades de corte traseiras

Aumente a direção das unidades de corte traseiras removendo os dois espaçadores articulados, parafusos de cabeça sextavada e porcas de bloqueio flangeadas (Figura 8) das estruturas de transporte das unidades de corte traseiras (unidades de corte 2 e 3); consulte Figura 9.

g015978
g031275

Bloquear a direção

Para bloquear (fixar) a marcha das unidades de corte, prenda a forquilha da articulação à estrutura de suporte com um pino de encaixe (Figura 10).

g015977

Note: A marcha fixa é recomendada ao cortar declives.

Descrição geral do produto

Unidade de cortePeso
69 cm, 8 lâminas66 kg
69 cm, 11 lâminas68 kg
81 cm, 8 lâminas74 kg

Engates/acessórios

Está disponível uma seleção de engates e acessórios aprovados Toro para utilização com a máquina, para melhorar e expandir as suas capacidades. Contacte um distribuidor ou um revendedor autorizado ou vá a www.Toro.com para uma lista de todos os engates e acessórios aprovados

Para melhor proteger o seu investimento e manter o desempenho ideal do equipamento Toro, utilize peças genuínas Toro. Quando se trata de fiabilidade, a Toro oferece peças de substituição concebidas conforme às especificações de engenharia exatas do equipamento. Para tranquilidade, insista em peças genuínas Toro.

Funcionamento

Note: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.

Fazer ajustes

Ajuste da lâmina de corte ao cilindro

Utilize este procedimento para regular a lâmina de corte no cilindro e para verificar a condição do cilindro e lâmina e respetiva interação. Depois de concluir este procedimento, teste sempre o desempenho da unidade de corte nas condições do seu campo. Pode ter de fazer ajustes para obter o desempenho de corte ideal.

Important: Não aperte demasiado a lâmina ao cilindro ou pode danificá-la.

  • Depois da manutenção da unidade de corte ou de amolar o cilindro, pode ter de cortar com a unidade de corte durante alguns minutos e, em seguida, realizar este procedimento para ajustar a lâmina ao cilindro, uma vez que o cilindro e a lâmina se ajustam entre si.

  • Pode necessitar de mais ajustes se a relva for extremamente densa ou a altura de corte for demasiado baixa.

Vai necessitar das ferramentas seguintes para realizar o procedimento:

  • Calço 0,00508 mm – Número de peça Toro 125-5611

  • Papel de desempenho de corte – Número de peça Toro 125-5610

  1. Rode os parafusos de ajuste da barra de apoio no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para assegurar que a barra de apoio não entra em contacto com o cilindro (Figura 11).

    g000486
  2. Incline a unidade de corte para que a lâmina de corte e o cilindro fiquem expostos.

    Important: Certifique-se de que as porcas na parte traseira dos parafusos de ajuste da barra de apoio não estão apoiadas na superfície de trabalho; utilize o apoio (Figura 12).

    g191340
  3. Rode o cilindro de forma a que a lâmina cruze a lâmina de corte aproximadamente 25 mm a contar da extremidade da lâmina de corte do lado direito da unidade de corte.

    Note: Colocar uma marca de identificação nesta lâmina vai facilitar os ajustes subsequentes.

  4. Insira o calço 0,05 mm entre a lâmina marcada do cilindro e a lâmina de corte no ponto em que a lâmina cruza a lâmina de corte.

  5. Rode o ajustador direito da barra de apoio no sentido dos ponteiros do relógio até sentir uma leve pressão (ou seja, arrastar) no calço; em seguida, recue o ajustador da barra de apoio dois cliques e retire o calço.

    Note: Ajustar um lado da unidade de corte afeta o outro lado. Os dois cliques oferecem a folga para quando o outro lado for ajustado.

    Note: Se iniciar com uma grande folga, ambos os lados devem inicialmente ficar mais próximos, alternando o aperto do lado direito e do lado esquerdo.

  6. Lentamente rode o cilindro de forma a que a mesma lâmina que verificou no lado direito esteja a atravessar a lâmina de corte cerca de 25 mm a contar da extremidade da lâmina de corte no lado esquerdo da unidade de corte.

  7. Rode o ajustador esquerdo da barra de apoio no sentido dos ponteiros do relógio até que o calço possa ser deslizado através do cilindro para a folga da lâmina de corte com um ligeiro arrastar.

  8. Regresse ao lado direito e ajuste como necessário para obter um ligeiro arrastar no calço entre a mesma lâmina e a lâmina de corte.

  9. Repita os passos 6 e 7 até que o calço possa ser deslizado através de ambas as folgas com ligeiro arrastar, mas um clique em ambos os lados impede o calço da passar através de ambos os lados.

    Note: A lâmina de corte está, agora, paralela ao cilindro.

    Note: Este procedimento não deve ser necessário nos ajustes diários, mas deve ser realizado após amolação ou desmontagem.

  10. A partir desta posição (ou seja, um clique e calço sem passar) rode os ajustadores da barra de apoio no sentido dos ponteiros do relógio um clique cada.

    Note: Cada clique rodado move a lâmina de corte 0,022 mm. Não aperte demasiado os parafusos de ajuste.

  11. Teste o desempenho de corte inserindo uma fita comprida de desempenho de corte (Número de peça Toro 125-5610) entre o cilindro e lâmina de corte, perpendicular à lâmina de corte (Figura 13).

    Note: Lentamente rode o cilindro para a frente; deve cortar o papel.

    g027166

    Note: Se ocorrer arrasto excessivo no cilindro, retifique ou amole a unidade de corte para obter extremidades afiadas para corte de precisão.

Afinação do rolo traseiro

  1. Ajuste os suportes do rolo traseiro (Figura 14) na altura desejada do limite de corte posicionando a quantidade necessária de espaçadores por baixo da flange de montagem da placa lateral (Figura 14) de acordo com o quadro de altura de corte.

    g003324
  2. Levante a parte traseira da unidade de corte e coloque um bloco por baixo da lâmina de corte.

  3. Retire as duas porcas que estão a fixar cada suporte do rolo e espaçador a cada flange de montagem da placa lateral.

  4. Baixe o rolo e os parafusos dos flanges de montagem e os espaçadores da placa lateral.

  5. Coloque os espaçadores nos parafusos nos suportes do rolo.

  6. Reaperte o suporte do cilindro e os espaçadores na parte inferior das flanges de montagem com as porcas previamente retiradas.

  7. Verifique que o contacto entre a lâmina e o cilindro está correto. Incline a unidade de corte para expor os rolos dianteiros e traseiros, assim como a lâmina de corte.

    Note: A posição entre o rolo traseiro e o cilindro é controlada pelas tolerâncias mecânicas dos componentes montados, não sendo necessário o alinhamento em paralelo. Podem ser efetuados determinados ajustes, colocando a unidade de corte na placa e desapertando as cavilhas de montagem da placa lateral (Figura 15). Ajuste e aperte os parafusos. Aperte os parafusos com uma força de 37 a 45 N·m.

    g027167

Termos do quadro da altura de corte

Definição da altura de corte

Isto corresponde à altura de corte desejada.

Altura de corte definida

A altura de corte definida é a altura a que a extremidade superior da lâmina de corte é configurada acima de uma superfície nivelada que contacta com a parte inferior do rolo frontal e traseiro.

Altura de corte efetiva

Esta é a altura efetiva com que a relva tenha sido cortada. Para uma determinada altura de corte definida, a altura real de corte varia dependendo do tipo de relva, altura do ano, condições da relva e do solo. A definição da unidade de corte (agressividade do corte, cilindros, lâminas, acessórios instalados, definições de compensação de relva, etc.) também afeta a altura de corte efetiva. Verifique a altura de corte efetiva utilizando o Avaliador de relva (Modelo 04399) regularmente para determinar a altura de corte definida desejada.

Agressividade do corte

A agressividade do corte tem um impacto significativo no desempenho da unidade. A agressividade do corte refere-se ao ângulo da lâmina em relação ao solo (Figura 16).

A melhor configuração da unidade de corte depende das condições do relvado e resultados desejados. A experiência da unidade de corte no seu relvado vai determinar qual a melhor configuração a usar. A agressividade do corte pode ser ajustada ao longo da estação de corte para permitir variadas condições do relvado.

No geral, as definições agressivas normais ou menos são mais adequadas para relvas de estação quente (Bermuda, Paspalum, Zoysia) enquanto nas relvas da estação fria (Bent, Bluegrass, Rye) podem exigir configurações mais agressivas. Configurações de corte mais agressivas cortam mais relva ao permitir que o cilindro rotativo puxe mais relva para a lâmina.

g033976

Espaçadores traseiros

O número de espaçadores traseiros determina a agressividade do corte da unidade de corte. Para uma determinada altura de corte, adicionar espaçadores por baixo da flange de montagem da placa lateral aumenta a agressividade da unidade de corte. Todas as unidades de corte numa determinada máquina devem ser configuradas para a mesma agressividade de corte (Número de espaçadores traseiros, artigo n.º 106-3925), ou o aspeto após o corte pode ser afetado negativamente (Figura 16).

Elos da corrente

A localização a que a corrente do braço de elevação está colocada determina o ângulo de inclinação do rolo traseiro (Figura 17).

g020410

Rastelo

Estas são as definições recomendadas de altura de corte quando está instalado um kit de rastelo na unidade de corte.

Quadro da altura de corte

Definição da altura de corteAgressividade do corteNº de espaçadores traseirosNº de elos da correnteCom kit de rastelo instalado
0,64 cmMenosNormalMais0015+5+5+SimSim-
0,95 cmMenosNormalMais0125+5+5+SimSim-
1,27 cmMenosNormalMais01265+5+SimSimSim
1,59 cmMenosNormalMais12365+5+SimSim-
1,91 cmMenosNormalMais23465+6SimSim-
2,22 cmMenosNormalMais234665+SimSim-
2,54 cmMenosNormalMais34565+5+SimSim-
2,86 cmMenosNormalMais456655---
3,18 cmMenosNormalMais456666---
3,49 cmMenosNormalMais456666---
3,81 cmMenosNormalMais567666---
4,13 cmMenosNormalMais678555---
4,44 cmMenosNormalMais678556---
4,76 cmMenosNormalMais789566---
5,08 cmMenosNormalMais789666---
5,40 cmMenosNormalMais8910666---
5,71 cmMenosNormalMais8910666---
6,03 cmMenosNormalMais91011666---
6,35 cmMenosNormalMais91011666---
+ Indica que o suporte em U, no braço de elevação, está posicionado no furo inferior (Figura 17).“Y” indica que esta combinação de altura de corte e espaçadores pode ser utilizada com rastelos de 69 cm.

Note: Alterar um elo da corrente vai alterar a o movimento do ângulo de inclinação do rolo traseiro em 4.5 graus.

Note: Alterar o suporte em U (Figura 17), no braço de elevação, para o furo inferior vai adicionar 2.3 graus ao ângulo de inclinação do rolo traseiro.

Ajuste da altura de corte (ADC)

  1. Desaperte as porcas de bloqueio que fixam os braços da altura de corte às placas laterais da unidade de corte (Figura 18).

    g015089
  2. Desaperte a porca da barra indicadora (Figura 19) e regule o parafuso de ajuste para a altura de corte desejada.

    g003327
  3. Meça a distância entre a parte inferior da cabeça do parafuso e a face da barra para obter a altura de corte.

  4. Prenda a cabeça do parafuso à extremidade cortante da lâmina de corte e apoie a extremidade traseira da barra no rolo traseiro (Figura 20).

    Note: Para verificar a altura de corte inicial em unidades de corte instaladas com rolos com rebordo, coloque a barra indicadora nos rebordos de maior diâmetro nas extremidades do rolo com rebordo.

  5. Rode o parafuso de ajuste até que o rolo frontal entre em contacto com a barra indicadora (Figura 20).

    g003328

    Important: Quando ajustados corretamente, os rolos traseiro e dianteiro entram em contacto com a barra indicadora e o parafuso fica encostado à lâmina de corte. Desta forma, a altura de corte é igual em ambas as extremidades da lâmina de corte.

  6. Ajuste ambas as extremidades do rolo até que todo o rolo esteja paralelo à lâmina de corte.

  7. Aperte as porcas para manter o ajuste.

    Note: Não aperte demasiado as porcas. Aperte apenas o suficiente para eliminar a folga da anilha.

    Use a tabela seguinte para determinar a lâmina de corte mais indicada para a altura de corte pretendida.
    Quadro de lâmina/altura de corte
    Lâmina de cortePeça nº Altura do topo da lâmina *Altura de corte
    Baixa altura de corte (Opcional)120–1641 (69 cm)120–1642(81 cm)5,6 mm6,4 a 12,7 mm
    EdgeMax® (opcional)112-8910 (69 cm)112-8956(81 cm)6,9 mm9,5 a 63,5 mm*
    Standard (Produção) 114-9388 (69 cm)114-9389(81 cm) 6,9 mm9,5 a 63,5 mm*
    Pesados (opcional)114-9390 (69 cm)114-9391(81 cm)9,3 mm12,7 a 63,5 mm

    Note: *A relva de estação quente pode exigir a lâmina de baixa altura de corte para 12,7 mm e abaixo.

    g006510

Ajuste das definições da mola de compensação de relva

A mola de compensação de relva transfere peso do cilindro dianteiro para o cilindro traseiro. Isto ajuda a reduzir o efeito ondulado na relva, também conhecido como ondulação ou “bobbing”.

Important: Faça ajustes na mola com a unidade de corte montada na unidade de tração, a apontar a direito para a frente e descida até ao nível do chão da oficina.

  1. Certifique-se de que o contrapino do gancho está instalado no orifício traseiro na haste da mola (Figura 22).

    g027169
  2. Aperte as porcas sextavadas na extremidade dianteira da haste da mola até que o comprimento da mola em compressão seja de 15,9 cm (Figura 22).

    Note: Quando trabalhar com a máquina em terrenos agrestes diminua o comprimento da mola em 12,7 mm.

    Note: A compensação da relva tem de ser reposta se a definição Altura de corte ou Agressividade do corte for alterada.

Verificação e ajuste da unidade de corte

O sistema de manípulo duplo de ajuste da lâmina em relação ao cilindro incorporado nesta unidade de corte simplifica o processo de ajuste necessário para obter um desempenho de corte ideal. O ajuste preciso possível com o design de manípulo/barra duplo oferece o controlo necessário para uma ação de autoafinação contínua mantendo as extremidades de corte afiadas, assegurando uma boa qualidade de corte, reduzindo a necessidade de retificação rotineira.

Antes do corte todos os dias, ou conforme necessário, cada unidade de corte tem de ser verificada para ver o correto contacto da lâmina em relação ao cilindro. Isto tem de ser feito, mesmo se a qualidade do corte por apenas aceitável.

  1. Baixe as unidades de corte numa superfície dura, para mostrar o motor, e remova a chave da ignição.

  2. Rode lentamente o cilindro na direção contrária, ouvindo o contacto da lâmina em relação ao cilindro. Se não houver contacto evidente, rode os manípulos de ajuste da lâmina no sentido dos ponteiros do relógio, um clique de cada vez, até que se veja e oiça um leve contacto.

    Note: O cilindro tem de cortar uma folha de papel quando inserido no ângulo certo em relação à lâmina, em ambas as extremidades e no centro do cilindro.

    Note: Os manípulos de ajuste têm bloqueios que correspondem a 0,022 mm do movimento da lâmina para cada posição indexada.

  3. Se for evidente contacto/arrasto excessivos será necessário retificar ou refacear a ponta da lâmina de corte ou amolar a unidade de corte para obter pontas afiadas, imprescindíveis para um corte de precisão (consulte o manual de afinação de cilindros e cortadores rotativos Toro, formulário n.º 9168SL).

    Important: É sempre preferido um leve contacto. Se não for mantido um leve contacto, as extremidades da lâmina/cilindro não se autoajustam suficientemente e resulta em extremidades de corte pouco afiadas após o funcionamento. Se for mantido contacto excessivo, o desgaste da lâmina/cilindro é acelerado e pode dar origem a desgaste irregular e a qualidade de corte pode ser negativamente afetada.

    Note: À medida que as lâminas do cilindro continuam a passar na lâmina, surge uma leve irregularidade na superfície de corte ao longo de todo o comprimento da lâmina. Se uma lima correr ocasionalmente pela extremidade frontal para remover esta irregularidade, pode obter-se um corte melhorado.Depois de utilização alargada, pode desenvolver-se leiva em ambas as extremidades da lâmina. Estes nós têm de ser arredondados ou alinhados com a extremidade de corte da lâmina para assegurar um bom funcionamento.

    Note: Com o tempo, o ângulo (Figura 23) tem de voltar a ser nivelado, uma vez que só foi concebido para durar 40% da duração da lâmina.

    g031270

    Note: Não faça o ângulo de inclinação muito grande, uma vez que causaria tufos no relvado.

Manutenção

Lubrificar a unidade de corte

Cada unidade de corte possui 5 bocais de lubrificação (Figura 24) que deverão ser lubrificados regularmente com massa lubrificante número 2 à base de lítio.

Estes pontos de lubrificação são o rolo da frente (2), rolo traseiro (2) e a estria do cilindro (1).

Note: Lubrificar as unidades de corte imediatamente após a lavagem ajuda a purgar a água dos rolamentos e aumenta a duração dos mesmos.

  1. Limpe cada bocal de lubrificação com um trapo limpo.

  2. Aplique lubrificação até que se veja lubrificante limpo a sair dos vedantes do rolo e da válvula de descarga do rolamento.

  3. Elimine o excesso de massa lubrificante.

    g191601

Amolação de retificação do cilindro

O novo cilindro tem uma largura de 1,3 a 1,5 mm e uma amolação de retificação de 30 graus.

Quando a dimensão da folga é superior a 3 mm de largura, faça o seguinte:

  1. Aplique uma amolação de retificação de 30 graus em todas as lâminas do cilindro até que a folga tenha uma largura de 1,3 mm (Figura 25).

    g028800
  2. Amole o cilindro para obter uma deslocação do cilindro <0,025 mm.

    Note: Isto causa que a folga aumente ligeiramente.

Note: Para aumentar a longevidade da afiação da extremidade do cilindro e lâmina – após a amolação do cilindro e/ou lâmina – verifique novamente o contacto entre cilindro e lâmina depois de cortar dois fairways, uma vez que qualquer rebarba é eliminada o que pode criar uma folga indevida entre cilindro e lâmina e acelerar, desta forma, o desgaste.

Assistência à lâmina

Os limites de assistência à lâmina encontram-se no quadro seguinte.

Important: O funcionamento da unidade de corte com a lâmina abaixo do “limite de assistência” pode causar um fraco aspecto após o corte e reduzir a integridade estrutural da lâmina para impactos.

Quadro de limite de assistência à lâmina
Lâmina de cortePeça nº Altura do topo da lâmina Limite de assistência*Ângulos de amolaçãoÂngulo superior/frontal
Baixa altura de corte (Opcional)120–1641 (69 cm)120–1642 (81 cm)5,6 mm4,8 mm10/5 graus
EdgeMax® (opcional)112-8910 (69 cm)112-8956 (81 cm)6,9 mm4,8 mm10/5 graus
Standard (Produção) 114-9388 (69 cm)114-9389 (81 cm)6,9 mm4,8 mm10/5 graus
Pesados (opcional)114-9390 (69 cm)114-9391 (81 cm)9,3 mm4,8 mm10/5 graus
g027268

Note: Todas as medidas dos limites de assistência da lâmina se relacionam com a parte inferior da lâmina (Figura 27).

g007165

Verificar o ângulo de amolação superior

O ângulo que utiliza para amolar as lâminas de corte é muito importante.

Utilize o indicador de ângulo (peça Toro n.º 131-6828) e a montagem do indicador do ângulo (peça Toro n.º 131-6829) para verificar o ângulo que o seu amolador produz e depois corrija qualquer imprecisão no amolador.

  1. Coloque o indicador de ângulo no lado inferior da lâmina de corte, como se ilustra na Figura 28.

    g034113
  2. Pressione o botão Alt Zero no indicador de ângulo.

  3. Coloque a montagem do indicador de ângulo na extremidade da lâmina de corte para que a extremidade do íman fique alinhada com a extremidade da lâmina de corte (Figura 29).

    Note: O ecrã digital deve ser visível do mesmo lado durante este passo como era no passo 1.

    g034114
  4. Coloque o indicador de ângulo na montagem, como se mostra na Figura 29.

    Note: Este é o ângulo que o seu amolador produz; deve estar a 2 graus do ângulo de amolação superior recomendado.

Manutenção da barra de apoio

Remoção da barra de apoio

  1. Rode os parafusos de ajuste da barra de apoio no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, para afastar a lâmina de corte do cilindro (Figura 30).

    g016647
  2. Faça recuar a porca da mola tensora até que a anilha deixe de estar sob tensão contra a barra de apoio (Figura 30).

  3. Desaperte a porca de bloqueio que segura a cavilha da barra de apoio, em cada um dos lados da máquina (Figura 31).

    g003334
  4. Remova cada uma das cavilhas da barra de apoio, de modo permitir puxá-la e retirá-la da máquina (Figura 31).

    Note: Guarde as duas anilhas de nylon e anilha de aço prensado de cada uma das extremidades da barra de apoio (Figura 32).

    g003335

Montagem da barra de apoio

  1. Instale a barra de apoio, posicionando as aletas de montagem entre a anilha e o ajustador da barra de apoio.

  2. Fixe a barra de apoio a cada um dos lados da placa lateral com as cavilhas (porcas flangeadas nas cavilhas) e com as 6 arruelas.

    Note: Coloque uma anilha de nylon de cada lado da placa lateral. Coloque uma arruela de aço no exterior de cada uma das arruelas de nylon (Figura 32).

  3. Aperte os parafusos da barra de apoio com uma força de 37 a 45 N·m.

    Note: Aperte as porcas até que a anilha de aço exterior pare de rodar e a folga seja removida, mas não aperte em demasiado nem desvie as placas laterais. As anilhas podem ter uma folga interna.

  4. Aperte a porca da mola tensora até que a mola fique recolhida; em seguida, desaperte meia volta (Figura 33).

    g016648

Assistência ao Ajuste de Dois Pontos HD (DPA)

  1. Retire todas as peças (consulte as Instruções de instalação do Kit DPA HD Modelo n.º 120-7230 e a Figura 34).

  2. Aplique composto antigripagem no interior da área dos casquilhos na estrutura unidade de corte (Figura 34).

  3. Alinhe as chaves nos casquilhos das flanges com as ranhuras na estrutura e instale os casquilhos (Figura 34).

  4. Instale uma anilha ondulada no veio do ajustador e deslize o veio para os casquilhos da flange na estrutura da unidade de corte (Figura 34).

  5. Prenda o veio ajustador com uma anilha plana e porca de bloqueio (Figura 34). Aperte a porca de bloqueio com uma força de 20 a 27 N·m.

    Note: O veio do ajustador da barra de apoio possui roscas esquerdas.

    g016926
  6. Aplique composto antigripagem nas roscas do parafuso do ajustador da barra de apoio que encaixa no veio do ajustador.

  7. Enrosque o parafuso do ajustador da barra de apoio no veio do ajustador.

  8. Instale sem apertar a anilha reforçada, mola e porca tensora da mola no parafuso do ajustador.

  9. Instale a barra de apoio, posicionando as aletas de montagem entre a anilha e o ajustador da barra de apoio.

  10. Fixe a barra de apoio a cada um dos lados da placa lateral com as cavilhas (porcas flangeadas nas cavilhas) e com as 6 arruelas.

    Note: Coloque uma anilha de nylon de cada lado da placa lateral. Coloque uma arruela de aço no exterior de cada uma das arruelas de nylon (Figura 34). Aperte os parafusos da barra de apoio com uma força de 37 a 45 N·m. Aperte as porcas até que a anilha de aço exterior pare de rodar e a folga seja removida, mas não aperte em demasiado nem desvie as placas laterais. As anilhas podem ter uma folga interna.

  11. Aperte a porca em cada conjunto de ajustador da barra de apoio até que a mola de compressão esteja totalmente comprimida e, em seguida, desaperte a porca 1/2 volta (Figura 34).

  12. Repita o procedimento no lado oposto da unidade de corte.

  13. Ajustar a lâmina de corte ao cilindro.

Manutenção do rolo

O kit de remontagem do rolo, peça nº 114-5430 e o kit de ferramentas de remontagem do rolo, peça nº 115-0803 (Figura 35) estão disponíveis para fazer a manutenção do rolo. O kit do rolo inclui todos os rolamentos, porcas dos rolamentos, vedantes internos e externos necessários para remontar um rolo. O kit de ferramentas inclui todas as ferramentas e as instruções de instalação necessárias à remontagem de um rolo com o kit de remontagem de rolo. Consulte o catálogo de peças ou contacte o distribuidor Toro autorizado para obter ajuda.

g007790