Introdução

Este cortador de relva com lâmina rotativa e com operador apeado destina-se a ser utilizado por operadores profissionais contratados. Foi, principalmente, concebido para cortar a relva em parques bem mantidos em propriedades residenciais ou comerciais. Se a máquina for utilizada com qualquer outro propósito, poderá pôr em perigo o utilizador ou outras pessoas.

Leia estas informações cuidadosamente para saber como utilizar e efetuar a manutenção do produto de forma adequada, bem como evitar ferimentos e danos no produto. A utilização correta e segura do produto é da exclusiva responsabilidade do utilizador.

Visite www.Toro.com para mais informações sobre produtos e acessórios, para obter o contacto de um distribuidor ou registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistência, peças genuínas Toro ou informações adicionais, entre em contacto com um representante autorizado ou o serviço de assistência Toro, indicando os números de modelo e de série do produto. Figura 1 identifica a localização dos números de série e de modelo do produto. Escreva os números no espaço disponível.

Important: Com o seu dispositivo móvel, pode ler o código QR no autocolante com o número de série (se existente) para aceder a informações sobre garantia, peças e outros produtos

g338220

Escreva os números de modelo e de série do produto nos espaços em baixo:

Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurança identificadas pelo símbolo de alerta de segurança (Figura 2), que identifica perigos que podem provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se não respeitar as precauções recomendadas.

g000502

Neste manual são utilizados 2 termos para identificar informações importantes. Importante identifica informações especiais de ordem mecânica e Nota sublinha informações gerais que requerem especial atenção.

Este produto cumpre todas as diretivas europeias relevantes, para mais informações consultar a folha de Declaração de Conformidade (DOC) em separado, específica do produto.

Utilizar ou operar o motor em qualquer terreno com floresta, arbustos ou relva é uma violação da secção 4442 ou 4443 do código de recursos públicos da Califórnia exceto se o motor estiver equipado com uma proteção contra chamas, como definido na secção 4442, mantido em boas condições ou o motor for construído equipado e mantido para a prevenção de fogo.

O Manual do proprietário do motor é fornecido para informações acerca do sistema de emissões, manutenção e garantia da US Environmental Protection Agency (EPA) e regulamento de controlo de emissões da Califórnia. A substituição pode ser solicitada através do fabricante do motor.

Binário bruto ou útil: O binário bruto ou útil deste motor foi classificado em laboratório pelo fabricante do motor em conformidade com a Society of Automotive Engineers (SAE) J1940 ou J2723. Com a configuração para obedecer aos requisitos de segurança, emissões e funcionamento, o binário real do motor nesta classe de cortador será substancialmente inferior. Consulte as informações do fabricante do motor incluídas com a máquina.

Não modifique nem desative dispositivos de segurança na máquina e verifique regularmente se estão a funcionar corretamente. Não tente ajustar nem modificar o controlo de velocidade do motor; ao fazê-lo, pode dar origem a condições pouco seguras, que podem resultar em ferimentos pessoais.

Aviso

CALIFÓRNIA

Proposição 65 Aviso

É do conhecimento do Estado da Califórnia que os gases de escape deste motor contêm químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

É do conhecimento do Estado da Califórnia que a utilização deste produto pode causar exposição a químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Segurança

Esta máquina foi concebida de acordo com a norma EN ISO 5395: e ANSI B71.4-2017.

Segurança geral

Este produto pode provocar a amputação de mãos e pés e a projeção de objetos. Respeite sempre todas as instruções de segurança, de modo a evitar ferimentos pessoais graves ou mesmo a morte.

  • Leia, compreenda e siga as instruções e avisos neste Manual do utilizador e na máquina e engates antes de ligar o motor.

  • Não coloque as mãos ou os pés perto de peças em movimento ou sob a máquina. Mantenha-se afastado de qualquer abertura de descarga.

  • Não opere a máquina sem que todos os resguardos e outros dispositivos protetores de segurança estejam instalados e a funcionar corretamente na máquina.

  • Mantenha as pessoas e as crianças pequenas afastadas da área de operação. Não permita que crianças utilizem a máquina. Permita apenas pessoas responsáveis, formadas, familiarizadas com as instruções e fisicamente capazes de utilizar a máquina.

  • Pare a máquina, desligue o motor e espere até que todas as peças em movimento parem antes de efetuar manutenção, abastecer ou desobstruir a máquina.

O uso e manutenção impróprios deste equipamento pode resultar em ferimentos. Para reduzir o risco de lesões, respeite estas instruções de segurança e preste sempre atenção ao símbolo de alerta de segurança Graphic, que indica: Cuidado, Aviso ou Perigo – instruções de segurança pessoal. O não cumprimento destas instruções pode resultar em ferimentos pessoais ou mesmo em morte.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurança e de instruções são facilmente visíveis e situam-se próximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos.

decal134-2137
decal94-8072
decal111-8959
decal134-3333
decal133-8062

Instalação

Important: Retire e deite fora a película de plástico protetora que cobre o motor.

Montagem da pega

Peças necessárias para este passo:

Pega inferior (esquerda)2
Pega inferior (direita)2
Prato de fixação2
Parafuso curto2
Anilha de cabeça chata4
Porca de bloqueio 6
Anilha de copo4
Parafuso longo4
Pega superior1
Tampão6

Aviso

Montar a pega inadequadamente pode danificar os cabos criando uma condição de funcionamento insegura.

  • Não danifique os cabos quando estiver a montar a pega.

  • Certifique-se de que os cabos estão encaminhados para o interior da pega e que não prendem o defletor traseiro.

  • Se um cabo estiver danificado, contacte o seu distribuidor autorizado.

  1. Remova as porcas hexagonais dos dois parafusos expostos na parte superior da plataforma.

  2. Instale a pega inferior em cada lado da parte superior da plataforma do cortador com uma placa de fixação e a porca de bloqueio hexagonal removida da plataforma no passo anterior (Figura 3).

    Note: Os tubos da pega inferior têm uma curva na secção intermédia; certifique-se que os tubos estão encaixados de forma a que a secção dobrada do tubo fique virada para o solo.

    g281281
  3. Instale a parte inferior das fixações das pegas a cada lado da plataforma do cortador utilizando um parafuso, anilhas chatas no interior e exterior da plataforma e uma porca de bloqueio (Figura 4).

    g281383
  4. Instale as pegas superiores e parte superior das fixações das pegas nas barras inferiores com três anilhas de copo, dois parafusos e duas porcas de bloqueio sextavadas em cada lado (Figura 5).

    g281404
  5. Instale tampas sobre todas as porcas expostas das pegas.

Montagem do saco de relva

  1. Para evitar acidentes, corte a fita branca ligada ao saco da relva e deite-a fora.

  2. Insira a estrutura no saco de relva, mantendo a pega acima do saco de relva (Figura 6).

    g281417
  3. Prenda os clips de plástico à estrutura do saco de relva (Figura 7).

    g281418

Adicionação de óleo ao motor

Important: A sua máquina não é entregue com óleo dentro do motor. Antes de ligar o motor, encha o motor com óleo.

g235721

Descrição geral do produto

g281445
ModeloPesoComprimentoLarguraAltura
0265766 kg175,5 cm58,6 cm103,9 cm
   3,9 cm

Funcionamento

Antes da operação

Segurança antes da operação

Segurança geral

  • Desligue sempre a máquina, aguarde que todas as partes móveis parem e deixe a máquina arrefecer antes de a ajustar, lhe fazer a manutenção, limpar ou armazenar.

  • Familiarize-se com o funcionamento seguro do equipamento, com os comandos do utilizador e com os sinais de segurança.

  • Certifique-se de que todos os resguardos e dispositivos de segurança, tais como defletores e/ou depósitos de recolha de relva, estão colocados e a funcionar corretamente.

  • Inspecione sempre a máquina para verificar se as lâminas e os parafusos das lâminas estão gastos ou danificados.

  • Inspecione a área em que vai utilizar a máquina e remova todos os objetos que podem interferir no funcionamento da máquina ou que a máquina possa projetar.

  • O contacto com uma lâmina em movimento pode provocar ferimentos graves. Não coloque os dedos sob a caixa.

Segurança de combustível

  • O combustível é extremamente inflamável e explosivo. Um incêndio ou explosão provocada por combustível pode resultar em queimaduras e danos materiais.

    • Para evitar que uma descarga de eletricidade estática provoque a ignição do combustível, coloque o contentor e/ou a máquina diretamente no chão antes de encher, não dentro de um veículo ou sobre um objeto.

    • Encha o depósito de combustível no exterior, num espaço aberto, quando o motor estiver frio. Remova todo o combustível que se tenha derramado.

    • Não manuseie combustível quando estiver a fumar ou junto de uma chama aberta ou faíscas.

    • Não retire o tampão do combustível nem adicione combustível enquanto o motor estiver a trabalhar ou quente.

    • Se derramar combustível, não tente ligar o motor. Evite criar uma fonte de ignição até que os vapores do combustível se tenham dissipado.

    • Guarde o combustível num recipiente aprovado e mantenha-o fora do alcance das crianças.

  • O combustível pode ser prejudicial ou mesmo fatal quando ingerido. A exposição prolongada a vapores pode provocar lesões graves ou doenças.

    • Evite inalar vapores durante muito tempo.

    • Mantenha as mãos e rosto afastados do bico e abertura do depósito de combustível.

    • Mantenha o combustível afastado dos olhos e da pele.

Enchimento do depósito de combustível

TipoGasolina sem chumbo
Classificação mínima de octanas87 (EUA) ou 91 (pesquisa de octanas; fora dos EUA)
EtanolNão superior a 10% de volume
MetanolNenhum
MTBE (éter-metil-tercio-butílico)Inferior a 15% de volume
ÓleoNão adicione ao combustível

Utilize apenas combustível limpo e fresco (com menos de 30 dias) de uma origem fiável.

Important: Para reduzir os problemas de arranque, adicione estabilizador/condicionador de combustível ao combustível novo conforme indicado pelo fabricante do estabilizador/condicionador do combustível.

Consulte o manual do motor para obter informações adicionais.

Encha o depósito de combustível como se mostra na Figura 10.

g230458

Verificação do nível de óleo do motor

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verificação do nível de óleo do motor.
  • Important: Se o nível de óleo no motor estiver demasiado baixo ou demasiado alto e ligar o motor, pode danificar o motor.

    g235721

    Ajuste da altura de corte

    Perigo

    Ajustar a altura de corte pode fazer com que as mãos toquem na lâmina em movimento, provocando ferimentos graves.

    • Desligue o motor, espere que todas as peças em movimento parem antes de ajustar a altura de corte.

    • Não coloque os dedos por baixo da caixa quando está a ajustar a altura de corte.

    Cuidado

    Se o motor tiver estado a trabalhar, o coletor vai estar quente e pode provocar-lhe queimaduras graves.

    Afaste-se da panela quente.

    Ajuste da altura de corte

    1. Segure a alavanca da altura de corte e puxe-a para os lados para a desengatar da aleta de bloqueio (Figura 12).

      g281589
    2. Empurre a alavanca para a frente para descer ou puxe-a para trás para subir a altura de corte (Figura 12).

    3. Solte a alavanca na posição desejada e certifique-se de que bloqueia firmemente em uma das sete aletas (Figura 12).

      Definição da alturaAltura de corte
      113 mm
      220,8 mm
      328.7 mm
      436,5 mm
      544,3 mm
      652,2 mm
      760 mm

    Ajustar a altura de corte utilizando o ajuste de corte

    Podem obter-se seis configurações de altura adicionais utilizando a configuração de altura de ajuste de corte. Esta função permite a placa de seletor de altura de corte ser ajustada apenas em meia configuração.

    1. Desaperte o parafuso de retenção da placa do seletor com uma chave Allen (Figura 13).

      g281591
    2. Rode o ajustador do ajuste de corte 180‎° (Figura 13 e Figura 14).

      Note: Surge um indicador na parte inferior da placa do seletor, realçando quando o ajuste de corte está configurado.

      g281590
    3. Aperte o parafuso de retenção da placa do seletor para corrigir a placa do seletor da altura de corte para a posição pretendida.

      Definição da altura (com ajuste de corte)Altura de corte
      1,516,9 mm
      2,524,8 mm
      3,532,6 mm
      4,540,4 mm
      5,548,3 mm
      6,556,1 mm

    Ligação do motor

    1. Segure na pega e mova o controlador de velocidade do motor para a posição AR se o motor estiver frio ou para a posição RáPIDO se o motor tiver funcionado recentemente.

      g281605
    2. Puxe a pega do arranque manual com cordão até sentir resistência e, em seguida, puxe rapidamente para arrancar. Quando o motor arrancar, lentamente coloque novamente o acelerador na posição RáPIDO se o ar estiver engatado (Figura 15).

      Important: Para evitar danificar a máquina, nunca puxe a pega do arranque manual com cordão quando o motor estiver a trabalhar.

      Note: Se o cortador não arrancar, contacte um distribuidor autorizado.

      Note: A lâmina não está engatada nesta etapa; consulte a Engatar a lâmina.

    Engatar a lâmina

    1. Certifique-se de que a alavanca de controlo do acelerador está na posição RáPIDO (Figura 16).

    2. Pressione o botão do trinco da embraiagem do travão da lâmina (blade brake clutch – BBC) e empurre a alavanca de controlo BBC para trás contra a pega (Figura 16).

      g284132

    Desengatar a lâmina

    Liberte a alavanca de controlo BBC para desengatar a lâmina; a pega vai regressar à sua posição de descanso (Figura 17).

    g284203

    Note: Quando soltar a alavanca de controlo BBC, a lâmina deve parar passados 3 segundos. Se não parar, pare imediatamente de utilizar o cortador e contacte o seu representante de assistência autorizado.

    Selecionar a velocidade

    A velocidade para a frente da máquina tem três configurações; rode o seletor de mudança de 3 velocidades na parte superior do cortador para uma das três configurações para ajustar a velocidade.

    • I – Primeira mudança

    • II – Segunda mudança

    • III – Terceira mudança

    g283010

    Durante a operação

    Segurança durante a operação

    Segurança geral

    • Utilize vestuário adequado, incluindo proteção visual, calças compridas, calçado resistente antiderrapante e proteções para os ouvidos. Prenda cabelo comprido e não utilize vestuário solto ou joias pendentes.

    • Tenha total atenção durante a utilização da máquina. Não exerça qualquer atividade que provoque distração; caso contrário podem ocorrer ferimentos ou danos materiais.

    • Não utilize a máquina quando estiver doente, cansado ou se encontrar sob o efeito de álcool ou drogas.

    • A lâmina é afiada; tocar na lâmina pode ter como resultado ferimentos pessoais graves. Desligue o motor e espere até que todas as peças em movimento parem antes de sair da posição de operação.

    • Quando soltar a barra de controlo da lâmina, o motor deve desligar e a lâmina deve parar passados 3 segundos. Se não pararem de forma adequada, pare imediatamente de utilizar a máquina e contacte um representante de assistência autorizado.

    • Mantenha as pessoas afastadas da área de operação. Mantenha as crianças pequenas afastadas da área de operação e sob vigilância de um adulto responsável que não esteja a operar a máquina. Desligue a máquina se alguém entrar na área.

    • Olhe sempre para baixo e para trás antes de operar a máquina em marcha-atrás.

    • Opere a máquina apenas em condições de boa visibilidade e condições atmosféricas adequadas. Nunca opere a máquina quando existir a possibilidade de trovoadas.

    • A relva e as folhas molhadas podem provocar ferimentos graves se escorregar e tocar na lâmina. Evite cortar em condições de humidade.

    • Tome todas as precauções adicionais necessárias quando se aproximar de esquinas sem visibilidade, arbustos, árvores ou outros objetos que possam obstruir a visibilidade.

    • Não direcione o material de descarga para ninguém. Evite descarregar o material contra uma parede ou obstrução, uma vez que o material pode fazer ricochete em direção do operador. Pare a(s) lâmina(s) quando atravessar superfícies de gravilha.

    • Esteja atento a buracos, carreiras, elevações, pedras ou outros objetos ocultos. O terreno desnivelado pode fazer com que perca o equilíbrio ou a posição.

    • Se a máquina atingir um objeto ou começar a vibrar, pare imediatamente o motor, espere que todas as peças móveis parem e desligue o fio da vela antes de inspecionar a máquina para ver se está danificada. Efetue todas as reparações necessárias antes de retomar o funcionamento.

    • Antes de sair da posição de operação, desligue o motor e espere até que todas as peças em movimento parem.

    • Se o motor tiver estado a trabalhar, vai estar quente e pode provocar-lhe queimaduras graves. Afaste-se do motor quente.

    • Opere o motor apenas em áreas bem ventiladas. Os gases de exaustão contêm monóxido de carbono, que é um gás inodoro e tóxico.

    • Verifique o depósito de recolha de relva e a calha de descarga com frequência e substitua com peças Toro genuínas quando necessário.

    Segurança em declives

    • Corte na transversal; nunca para cima e para baixo. Tome todas as precauções necessárias quando alterar a direção ou se encontrar numa inclinação.

    • Não corte a relva em inclinações demasiado pronunciadas. A má colocação dos pés pode provocar um acidente por escorregar e cair.

    • Corte com cuidado perto de depressões, valas ou bancos de areia.

    Utilização da transmissão autopropulsora.

    Para a operar a transmissão autopropulsora, aperte a barra de transmissão autopropulsora na direção do manípulo e mantenha-a assim (Figura 19).

    g282972

    Para desativar a transmissão autopropulsora, solte a barra de transmissão autopropulsora.

    Desligar o motor

    Liberte o controlo da embraiagem do travão da lâmina e barras da transmissão autopropulsora. Mova o controlador de velocidade do motor para a posição Parar para desligar o motor.

    Important: Quando soltar a barra de controlo da lâmina, a lâmina deve parar passados 3 segundos. Se não parar de forma adequada, pare imediatamente de utilizar o cortador e contacte um revendedor autorizado.

    Guardar as aparas de relva em sacos

    Instale o saco de relva para recolher as aparas de relva e de folhas do relvado.

    Aviso

    Um saco de relva gasto pode permitir que detritos sejam projetados, o que pode resultar em lesões pessoais graves ou morte do operador ou de alguém que esteja por perto.

    Verifique o saco de relva frequentemente. Se estiver danificado, instale um saco de substituição Toro.

    Aviso

    A lâmina é afiada; tocar na lâmina pode ter como resultado ferimentos pessoais graves.

    Desligue o motor e espere até que todas as peças em movimento parem antes de sair da posição de operação.

    1. Desligue o motor e espere que todas as peças em movimento parem.

    2. Faça subir e mantenha elevado o defletor traseiro.

    3. Prenda o saco de relva na sua posição (Figura 20).

      g283012
    4. Baixe o defletor traseiro.

    Sugestões de utilização

    Dicas gerais de segurança

    • Inspecione a área em que vai utilizar a máquina e remova todos os objetos que a máquina possa projetar.

    • Evite atingir objetos sólidos com a lâmina. Nunca corte a relva deliberadamente por cima de um objeto.

    • Se a máquina atingir um objeto ou começar a vibrar, pare imediatamente o motor, espere que todas as peças móveis parem e desligue o fio da vela e inspecione a máquina para ver se está danificada.

    • Para um melhor desempenho, instale uma lâmina Toro nova antes de começar a estação de corte ou quando necessário.

    Corte da relva

    • Corte apenas cerca de um terço da lâmina de relva de cada vez. Não corte abaixo da regulação de 64 mm, a menos que a relva seja escassa ou quando se está no fim do outono e a relva começa a crescer mais devagar.

    • Quanto estiver a cortar relva com mais de 15 cm de altura, corte com a regulação de corte mais alta e caminhe devagar; em seguida volte a cortar com a regulação mais baixa para que o relvado fique com um aspeto óptimo. Se a relva estiver demasiado comprida, a máquina pode encravar e fazer com que o motor vá abaixo.

    • A relva e as folhas molhadas tendem a acumular-se no jardim e podem fazer com a máquina encrave e o motor vá abaixo. Evite cortar em condições de humidade.

    • Tenha em atenção o perigo de incêndio em condições muito secas, siga todos os avisos locais de incêndio e mantenha a máquina sem relva seca e detritos.

    • Alterne a direção de corte. Isto ajuda a dispersar as aparas pelo relvado para uma fertilização uniforme.

    • Se, depois de cortar, o aspeto do relvado não for satisfatório, tente fazer o seguinte:

      • Substitua a lâmina ou mande afiá-la.

      • Caminhe mais devagar quando estiver a cortar.

      • Aumente a altura de corte na máquina.

      • Corte a relva com mais frequência.

      • Sobreponha as filas de corte em vez de cortar uma fila inteira em cada passagem.

    Corte das folhas

    • Depois de cortar o relvado certifique-se de que metade do relvado se vê através da cobertura de folhas cortadas. Pode ter que passar mais de que uma vez por cima das folhas.

    • Se houver mais de 13 cm de folhas no relvado, corte a uma altura de corte superior e, em seguida, na altura de corte desejada.

    • Reduza a velocidade de corte se a máquina não cortar as folhas suficientemente finas.

    Depois da operação

    Segurança após a operação

    Segurança geral

    • Desligue sempre a máquina, aguarde que todas as partes móveis parem e deixe a máquina arrefecer antes de a ajustar, lhe fazer a manutenção, limpar ou armazenar.

    • Elimine todos os vestígios de relva e detritos da máquina de modo a evitar qualquer risco de incêndio. Limpe as zonas que tenham óleo ou combustível derramado.

    • Nunca guarde a máquina ou o recipiente de combustível num local onde existe uma fonte de fogo, faísca ou luz piloto, como junto de uma caldeira ou outros eletrodomésticos.

    Segurança em transporte

    • Tome todas as precauções necessárias quando colocar ou retirar a máquina de um atrelado.

    • Impeça que a máquina deslize.

    Limpeza da máquina

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após cada utilização
  • Limpe todas as aparas de relva e sujidade debaixo da máquina.
  • Aviso

    A máquina pode deslocar material de debaixo da caixa da máquina.

    • Proteja devidamente os olhos.

    • Mantenha-se na posição de operação (atrás da pega) quando o motor estiver a trabalhar.

    • Não autorize a presença de pessoas na área.

    Para obter melhores resultados, limpe o cortador logo após ter concluído o corte.

    Important: Limpe aprofundadamente a plataforma do cortador imediatamente após o utilizar em relva tratada.

    Note: Nunca borrife o motor com água durante a limpeza.

    1. Desloque a máquina para uma superfície plana e pavimentada.

    2. Desligue o motor e espere até que todas as peças em movimento parem antes de sair da posição de operação.

    3. Retire detritos de relva da parte de cima e de baixo da plataforma imediatamente após a utilização.

    4. Retire toda a relva e detritos do motor, incluindo do escape/proteção do escape, das vias do ar no resguardo superior e da plataforma envolvente utilizando uma escova ou ar comprimido.

    5. Desça a máquina para a altura de corte mais baixa; consulte Ajuste da altura de corte.

    6. Lave a área sob a porta traseira onde as aparas passam da parte de baixo da máquina para o saco de relva.

    7. Ligue uma mangueira de jardim, ligada a uma torneira, à entrada para lavagem (Figura 21).

      g281628
    8. Ligue a água, ligue o motor, engate a lâmina e deixe o motor trabalhar até deixarem de sair aparas de debaixo da máquina.

    9. Desligue o motor, feche a água e desligue a mangueira da máquina.

    10. Ligue e deixe o motor a funcionar durante alguns minutos para secar a parte de baixo da máquina e evitar que enferruje.

    11. Desligue o motor e espere que a máquina arrefeça antes de guardar a máquina em ambiente fechado.

    12. Limpe as zonas que tenham óleo ou combustível derramado.

    Manutenção

    Note: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.

    Plano de manutenção recomendado

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 8 horas
  • Substituição do óleo do motor.
  • Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verificação do nível de óleo do motor.
  • Certifique-se de que o motor desliga até 3 segundos depois de ter soltado a barra de controlo da lâmina.
  • Verifique o estado da lâmina.
  • Certifique-se de que todos os resguardos e dispositivos de segurança estão colocados e a funcionar corretamente.
  • Certifique-se de que a plataforma está limpa e que o saco de relva está em boas condições (substitua se estiver danificado).
  • Após cada utilização
  • Limpe todas as aparas de relva e sujidade debaixo da máquina.
  • A cada 25 horas
  • Limpe a esponja da pré-filtragem (mais frequentemente em condições de poeira).
  • Verifique o cabo autopropulsor e ajuste-o, se necessário.
  • Substitua a lâmina ou mande afiar a lâmina (mais frequentemente se a extremidade empenar rapidamente).
  • Afie a lâmina.
  • A cada 50 horas
  • Substitua o óleo do motor (mais frequentemente em condições de poeira).
  • A cada 100 horas
  • Substitua a vela de ignição.
  • A cada 300 horas
  • Substitua o filtro de ar de papel (mais frequentemente em condições de poeira).
  • Antes do armazenamento
  • Esvazie o depósito de combustível antes de se fazerem reparações e antes do armazenamento anual.
  • Anualmente
  • Substitua a lâmina ou mande afiá-la.
  • Consulte o Manual do proprietário do motor para obter os procedimentos anuais de manutenção adicionais.
  • Important: Para informações detalhadas sobre os procedimentos de manutenção adicionais, consulte o Manual do utilizador do motor.

    Segurança de manutenção

    • Desligue sempre a máquina, aguarde que todas as partes móveis parem e deixe a máquina arrefecer antes de a ajustar, lhe fazer a manutenção, limpar ou armazenar.

    • Desligue o fio da vela da ignição da vela da ignição antes de executar qualquer procedimento de manutenção.

    • Use luvas e proteção visual durante a manutenção da máquina.

    • A lâmina é afiada; tocar na lâmina pode ter como resultado ferimentos pessoais graves. Use luvas quando efetuar a manutenção da lâmina. Não repare nem altere a(s) lâmina(s).

    • Nunca altere os dispositivos de segurança. Verifique regularmente o funcionamento adequado.

    • Inclinar a máquina pode fazer com que o combustível derrame. O combustível é inflamável, explosivo e pode provocar ferimentos pessoais. Ponha o motor a funcionar até se gastar o combustível ou remova o combustível com uma bomba manual; nunca com um sifão.

    • Para assegurar um desempenho ótimo da máquina, utilize apenas peças de substituição e acessórios genuínos Toro. As peças de substituição e acessórios fabricados por outros fabricantes podem ser perigosos e essa utilização anula a garantia.

    Preparação para a manutenção

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Substitua a vela de ignição.
    1. Desligue o motor e espere que todas as peças em movimento parem.

    2. Desligue o fio da vela da ignição da vela da ignição (Figura 22) antes de executar qualquer procedimento de manutenção.

      g018207
    3. Depois de executar os procedimento de manutenção, ligue o fio da vela de ignição à vela de ignição.

      Important: Antes de inclinar o cortador para mudar o óleo ou substituir a lâmina, deixe que o depósito de combustível fique seco utilizando normalmente o cortador. Se tiver de inclinar o cortador antes do combustível se gastar utilize uma bomba de combustível manual para retirar o combustível. Incline sempre o cortador para o lado com o filtro de ar voltado para cima.

      Aviso

      Inclinar a máquina pode fazer com que o combustível derrame. O combustível é inflamável, explosivo e pode provocar ferimentos pessoais.

      Ponha o motor a funcionar até se gastar a gasolina ou remova a gasolina com uma bomba manual; nunca com um sifão.

    Manutenção do filtro de ar

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 25 horas
  • Limpe a esponja da pré-filtragem (mais frequentemente em condições de poeira).
  • A cada 300 horas
  • Substitua o filtro de ar de papel (mais frequentemente em condições de poeira).
  • Important: Não opere o motor sem a montagem do filtro de ar; caso contrário, ocorrerão danos graves no motor.

    1. Efetue os procedimentos de pré-manutenção; consulte Preparação para a manutenção.

    2. Retire cobertura e limpe-a cuidadosamente (Figura 23).

      g005347
    3. Retire o pré-filtro de esponja e o filtro de papel da base do filtro (Figura 23).

    4. Retire o pré-filtro do filtro de papel e lave-o com detergente suave e água. Seque com pequenos toques.

    5. Inspecione o filtro de ar de papel e substitua-o se estiver muito sujo.

      Important: Não tente limpar um filtro de papel.

    6. Instale o pré-filtro de esponja no filtro de papel.

    7. Instale o pré-filtro de esponja e o filtro de papel na base do filtro.

    8. Coloque a tampa.

    Substituição do óleo do motor

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 8 horas
  • Substituição do óleo do motor.
  • A cada 50 horas
  • Substitua o óleo do motor (mais frequentemente em condições de poeira).
  • Ponha o motor a funcionar durante alguns minutos antes de mudar o óleo para o aquecer. O óleo quente flui mais rapidamente e transporta mais contaminantes.

    Especificações do óleo do motor

    Capacidade do óleo do motor0,65 litros* sem o filtro do óleo; 0,85 litros* com o filtro do óleo
    Viscosidade do óleoÓleo detergente SAE 30 ou SAE 10W-30
    Classificação de serviço APISJ ou superior

    *Existe óleo residual no cárter depois de drenar o óleo. Não despeje a capacidade total do óleo para o cárter. Encha o cárter com óleo de acordo com o indicado nos passos seguintes.

    1. Efetue os procedimentos de pré-manutenção; consulte Preparação para a manutenção.

    2. Drene o combustível do depósito de combustível.

    3. Coloque uma panela de drenagem adequada por baixo da vareta/dreno do óleo.

    4. Limpe em redor da vareta.

    5. Retire a vareta rodando-a no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e puxando-a para fora.

    6. Incline a máquina sobre o lado direito (filtro do ar voltado para cima) e drene o óleo para a panela.

    7. Após drenar o óleo, volte a colocar a máquina na posição de funcionamento.

    8. Cuidadosamente, deite cerca de ¾ da capacidade do motor de óleo para o tubo de enchimento de óleo.

    9. Aguarde 3 minutos até o óleo assentar no motor.

    10. Limpe a vareta com um pano limpo.

    11. Insira a vareta no tubo de enchimento, não a enrosque, e retire a vareta.

    12. Leia o nível de óleo na vareta.

      • Se o nível de óleo na vareta estiver demasiado baixo, deite cuidadosamente uma pequena quantidade de óleo para o tubo de enchimento de óleo, aguarde 3 minutos e volte a repetir os passos 10 a 12 até o nível de óleo na vareta estar no nível correto.

      • Se o nível de óleo na vareta estiver demasiado alto, drene o óleo em excesso até que o nível de óleo se encontre no nível correto.

      Important: Se o nível de óleo no motor estiver demasiado baixo ou demasiado alto e ligar o motor, pode danificar o motor.

    13. Coloque firmemente a vareta no tubo de enchimento de óleo.

    14. Recicle devidamente o óleo usado.

    Ajuste do cabo autopropulsor.

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 25 horas
  • Verifique o cabo autopropulsor e ajuste-o, se necessário.
    1. Desligue o motor.

    2. Puxe a máquina para trás enquanto engata lentamente a barra autopropulsora até os rolos traseiros bloquearem.

      Note: A barra autopropulsora deve agora estar a 6 cm da pega.

      g283011
    3. Se a distância entre a barra autopropulsora e a pega for inferior a 6 cm, ajuste o ajustador do cabo de plástico preto para definir a distância correta.

    Substituição da lâmina

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Certifique-se de que o motor desliga até 3 segundos depois de ter soltado a barra de controlo da lâmina.
  • A cada 25 horas
  • Substitua a lâmina ou mande afiar a lâmina (mais frequentemente se a extremidade empenar rapidamente).
  • Anualmente
  • Substitua a lâmina ou mande afiá-la.
  • Important: Precisará de uma chave de aperto para instalar a lâmina de forma adequada. Se não tiver uma chave de aperto ou se não se sentir à vontade para executar este procedimento, contacte um revendedor autorizado.

    Examine a lâmina sempre que ficar sem combustível. Se a lâmina estiver danificada ou rachada, substitua-a imediatamente. Se a extremidade da lâmina estiver embotada ou com falhas, mande-a afiar ou equilibrar ou substitua-a.

    Aviso

    A lâmina é afiada; tocar na lâmina pode ter como resultado ferimentos pessoais graves.

    Use luvas quando efetuar a manutenção da lâmina.

    1. Desligue o cabo da vela de ignição; consulte Preparação para a manutenção.

    2. Incline sempre a máquina para o lado (com o filtro de ar voltado para cima).

    3. Utilize um bloco de madeira para manter a lâmina segura (Figura 25).

      g231389
    4. Retire a lâmina guardando todo o equipamento de montagem (Figura 25).

    5. Instale lâmina nova e todo o equipamento de montagem (Figura 26).

      g338891

      Important: Coloque a extremidades em curva da lâmina de forma a apontarem em direção à caixa do cortador.

    6. Utilize uma chave de aperto para apertar o parafuso da lâmina com 54 N·m.

    Afiação da lâmina

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique o estado da lâmina.
  • A cada 25 horas
  • Afie a lâmina.
  • Uma lâmina ligeiramente desgastada pode ser novamente afiada. Ambas as extremidades da lâmina têm de ser afiadas de igual modo para assegurar o equilíbrio.

    1. Retire a lâmina do cortador; consulte Substituição da lâmina.

    2. Limpe a lâmina utilizando uma escova e água, depois verifique se a lâmina apresenta danos.

    3. Afie ambas as extremidades de corte com uma lima plana.

      g338856
    4. Faça deslizar uma chave de parafusos pelo orifício central e mantenha a lâmina na horizontal.

      Note: Uma lâmina equilibrada manter-se-á na horizontal.

      g338857
    5. Afie o lado mais pesado até a lâmina ficar corretamente equilibrada.

      Note: Se a lâmina não estiver equilibrada, o lado mais pesado irá rodar para baixo.

      g338858

    Armazenamento

    Guarde a máquina num local fresco, limpo e seco.

    Segurança de armazenamento

    Desligue sempre a máquina, aguarde que todas as partes móveis parem e deixe a máquina arrefecer antes de a ajustar, lhe fazer a manutenção, limpar ou armazenar.

    Preparação da máquina para armazenamento

    1. No último abastecimento de gasolina do ano, adicione estabilizador de combustível ao combustível (como, por exemplo, Toro Premium Fuel Treatment), como indicado na etiqueta.

    2. A gasolina deverá ser eliminada de forma adequada. Recicle-a de acordo com as normas locais ou utilize-a no seu automóvel.

      Important: O combustível velho no depósito do combustível é a principal causa do arranque difícil. Não guarde o combustível sem estabilizador de combustível durante mais de 30 dias e não guarde o combustível estabilizado para além da duração recomendada pelo fabricante do estabilizador de combustível.

    3. Ponha a máquina a trabalhar até que o motor pare por falta de combustível.

    4. Ligue o motor novamente e deixe-o trabalhar até parar. Quando já não conseguir pôr o motor a trabalhar é porque está suficientemente seco.

    5. Desligue o fio da vela da ignição e ligue o fio ao terminal de retenção (se equipado).

    6. Retire a vela de ignição, adicione 15 ml de óleo de motor através do orifício da vela de ignição e puxe o cabo do arrancador lentamente várias vezes para distribuir óleo pelo cilindro de forma a evitar a corrosão do cilindro durante a época de inatividade.

    7. Instale a vela de ignição e aperte-a com uma chave de aperto com 23 N·m.

    8. Aperte todas as porcas, cavilhas e parafusos.

    Remoção da máquina do armazenamento

    1. Verifique e aperte todos os dispositivos de fixação.

    2. Realize quaisquer procedimentos de manutenção; consulte .

    3. Verifique o nível de óleo do motor, consulte Verificação do nível de óleo do motor.

    4. Encha o depósito de combustível com combustível novo; consulte Enchimento do depósito de combustível.

    5. Ligue o fio à vela de ignição.