Introdução

Esta máquina é um cortador de grama com lâmina de cilindro destinado ao uso por operadores profissionais em aplicações comerciais. O equipamento foi concebido para cortar grama em gramados em bom estado de conservação. A utilização deste produto para fins diferentes do uso pretendido pode ser perigoso para você e outras pessoas.

Leia essas informações com atenção para aprender como operar e manter seu produto adequadamente e para evitar ferimentos e danos ao produto. A operação correta e segura do produto é de responsabilidade do usuário.

Acesse www.Toro.com para obter materiais de treinamento de segurança e operação do produto, informações sobre acessórios, ajuda para encontrar uma revendedora ou para registrar seu produto.

Sempre que necessitar de assistência, peças originais da Toro ou informações adicionais, entre em contato com uma assistência técnica autorizada ou com o serviço de atendimento ao cliente da Toro, tendo em mãos os números de modelo e de série do produto. Figura 1 identifica a localização dos números de modelo e de série no produto. Anote os números no espaço reservado.

Important: Com o seu dispositivo móvel, você pode ler o código QR (se equipado) no adesivo do número de série para acessar a garantia, peças e outras informações do produto.

g271512

Este manual identifica perigos potenciais e contém mensagens de segurança identificadas pelo símbolo de alerta de segurança (Figura 2), que sinaliza um perigo que pode causar ferimentos graves ou morte se você não seguir as precauções recomendadas.

g000502

Neste manual são utilizadas duas palavras para destacar informações. Importante chama a atenção para informações mecânicas especiais e Observação enfatiza informações gerais que merecem atenção especial.

Este produto está em conformidade com todas as diretrizes europeias relevantes; para obter detalhes, consulte a folha de Declaração de Conformidade (DDC) específica do produto em separado.

De acordo com a Seção 4442 ou 4443 do Código de Recursos Públicos da Califórnia (California Public Resource Code), constitui infração o uso ou operação do motor em qualquer área arborizada ou gramada sem que este esteja dotado de sistema antifagulhas, nos termos da Seção 4442, mantido em perfeitas condições de funcionamento, ou sem que o motor esteja protegido, equipado e mantido de modo a prevenir incêndios.

O manual do proprietário do motor que acompanha o produto apresenta informações sobre a Norma de Controle de Emissões da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e do Estado de Califórnia referente a sistemas de emissões, manutenção e garantia. Podem ser encomendadas peças de reposição junto ao fabricante do motor.

Operar esta máquina a 1.500 m (5.000 pés) acima do nível do mar requer um jato de alta altitude. Consulte o manual do proprietário do motor Honda.

Aviso

CALIFÓRNIA

Proposição 65 Aviso

É do conhecimento do Estado da Califórnia que os gases de escape deste motor contêm químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

É do conhecimento do Estado da Califórnia que a utilização deste produto pode causar exposição a químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Segurança

Esta máquina foi projetada de acordo com a EN ISO 5395 e ANSI B71.4-2017.

Segurança geral

Este produto é capaz de amputar mãos e pés, e de arremessar objetos.

  • Antes de ligar a máquina, leia e compreenda o conteúdo deste Manual do Operador.

  • Preste total atenção na operação da máquina. Não participe de atividades que possam distraí-lo, sob risco de provocar acidentes ou danos materiais.

  • Mantenha mãos e pés afastados de componentes móveis da máquina.

  • Não opere a máquina sem que todas as proteções e outros dispositivos de proteção de segurança estejam no lugar e funcionando corretamente na máquina.

  • Mantenha indivíduos presentes na área e crianças fora da área de operação. Nunca permita que crianças operem a máquina.

  • Desligue o motor, remova a chave (se equipada) e aguarde que todos os movimentos parem antes de deixar a posição do operador. Permita que a máquina esfrie antes de ajustá-la, fazer manutenção, limpá-la ou armazená-la.

O uso ou manutenção inadequados desta máquina podem resultar em ferimentos. Para reduzir o potencial de lesão, siga estas instruções de segurança e sempre preste atenção ao símbolo de alerta de segurança Graphic, que significa Cuidado, Aviso ou Perigo — instruções de segurança pessoal. O não cumprimento destas instruções pode resultar em ferimentos físicos ou morte.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os adesivos e instruções de segurança são facilmente visíveis para o operador e estão localizados perto de qualquer área de perigo potencial. Substitua qualquer adesivo que esteja danificado ou faltando.

decal120-9570
decal130-8322
decal133-8062
decal138-1644
decal138-1589
decal138-2138
decal138-5533
decal138-5534
decal138-5532

Instalação

Note: Determine os lados esquerdo e direito da máquina a partir da posição normal de operação.

Ajustando e instalando a unidade de corte

Peças necessárias para este passo:

Unidade de corte (encomende separadamente; entre em contato com sua distribuidora autorizada Toro)1
Acoplador1
Mola (apenas modelos 04830 e 04840)1
Parafuso de cabeça cilíndrica4

Ajustando e instalando a unidade de corte

Modelo 04820
  1. Remova o hardware que prende o conjunto de acionamento do cilindro à placa lateral (Figura 3).

    g333187
  2. Remova o conjunto de acionamento do cilindro, as arruelas planas, as arruelas de pressão e os espaçadores da placa lateral (Figura 3).

  3. Use 4 parafusos de cabeça cilíndrica para instalar a unidade de corte na máquina (Figura 4).

    g333153
  4. Determine sua configuração de altura de corte adequada e ajuste o tambor de tração para esta configuração; consulte Ajustando a posição do tambor de tração.

  5. Ajuste a unidade de corte para as configurações desejadas; consulte os procedimentos de ajuste no Manual do Operador da unidade de corte.

  6. Instale o acoplador no eixo de transmissão (Figura 5).

    g333165
  7. Use o hardware removido anteriormente para instalar o conjunto de acionamento do cilindro na unidade de corte (Figura 5).

  8. Certifique-se de que o acoplador (Figura 5) possa se mover facilmente para frente e para trás no eixo de transmissão.

Ajustando e instalando a unidade de corte

Modelos 04830 e 04840
  1. Use 4 parafusos de cabeça cilíndrica para instalar a unidade de corte na máquina (Figura 6).

    g333212
  2. Determine sua configuração de altura de corte adequada e ajuste o tambor de tração para esta configuração; consulte Ajustando a posição do tambor de tração.

  3. Ajuste a unidade de corte para as configurações desejadas; consulte os procedimentos de ajuste no Manual do Operador da unidade de corte.

  4. Instale o acoplador e a mola no conjunto de acionamento do cilindro da unidade de corte (Figura 7).

    g333213
  5. Certifique-se de que o acoplador (Figura 7) possa se mover facilmente para frente e para trás no eixo de transmissão.

    Se o acoplador não puder ser movido, ajuste a posição do conjunto de acionamento do cilindro ou o alinhamento do motor e da transmissão; consulte Ajustando a posição do eixo de acionamento cilindro.

Instalando o eixo da roda de transporte

Apenas modelo 04840

Peças necessárias para este passo:

Eixo da roda esquerda1

Note: O eixo da roda direita é instalado na fábrica.

  1. Aplique o composto de travamento da rosca de resistência média nas roscas do eixo da roda.

  2. Rosqueie o eixo da roda esquerda no conjunto de transmissão do tambor no lado esquerdo da máquina.

    Note: O eixo da roda esquerda é marcado com um “L” na extremidade do eixo e contém roscas à direita.

    g330266
  3. Aperte o eixo com torque de 54 a 68 N∙m (40 a 50 lb-pés).

Instalando as rodas de transporte

Opcional

Peças necessárias para este passo:

Kit da roda de transporte (encomende separadamente; entre em contato com sua distribuidora autorizada Toro)1

Para instalar as rodas de transporte, é necessário adquirir primeiro o kit da roda de transporte (Modelo 04123). Entre em contato com sua distribuidora autorizada Toro para obter este kit.

  1. Instale as rodas de transporte; consulte Instalando as rodas de transporte.

  2. Certifique-se de que os pneus estejam inflados a 83-103 kPa (12 a 15 psi).

Instalando o cesto de grama

Peças necessárias para este passo:

Cesto de grama1

Segure o cesto pela borda superior e deslize-o nas hastes de montagem do cesto (Figura 9).

g278331

Ajustando a velocidade do motor

Apenas para países em conformidade com CE

Ao utilizar sua máquina em um país que está em conformidade com os padrões CE, atenda aos regulamentos de ruído ajustando a rotação do motor em alta rotação para as seguintes especificações:

  • Máquinas 1018: 3.000 rpm

  • Máquinas 1021 e 1026: 3.150 rpm

Consulte Ajustando a velocidade do motor em alta rotação.

Descrição geral do produto

g274957
g271082

Freio da embreagem

Utilize o freio da embreagem (Figura 11) para engatar ou desengatar o mecanismo de tração.

  • Engate o mecanismo de tração: puxe para cima e segure a barra contra o guidão.

  • Desengate o mecanismo de tração: solte a barra.

Controle do acelerador

Use o controle do acelerador (Figura 11) para ajustar a velocidade do motor.

  • Aumente a velocidade do motor: gire a alavanca para baixo.

  • Diminua a velocidade do motor: gire a alavanca para cima.

Interruptor liga/desliga

O interruptor (Figura 11) permite que você ligue ou desligue o motor.

  • Ligue o motor: pressione a parte superior do interruptor.

  • Desligue o motor: pressione a parte inferior do interruptor.

Alavanca do freio de serviço

Use o freio de serviço (Figura 11) para desacelerar ou parar a máquina. Puxe a alavanca em direção ao guidão para engatar o freio de serviço.

Trava do freio de mão

Use a trava do freio de mão (Figura 11) para engatá-lo enquanto você estiver longe da máquina.

  • Engate o freio de mão: engate e segure a alavanca do freio de serviço e gire a trava do freio de mão em sua direção.

  • Desengate o freio de mão: puxe a alavanca do freio de serviço em direção ao guidão.

Alavanca de acionamento da unidade de corte

Use a alavanca de acionamento da unidade de corte (Figura 11) para engatar ou desengatar a unidade de corte enquanto o freio da embreagem estiver engatado.

  • Engate a unidade de corte: mova a alavanca para baixo.

  • Desengate a unidade de corte: mova a alavanca para cima.

Horímetro

O horímetro (Figura 11) registra o número total de horas de funcionamento do motor. Consulte o medidor para programar a manutenção regular.

Alça auxiliar de elevação

Use a alça auxiliar de elevação (Figura 11) para facilitar o ajuste da altura do guidão ou levantar e abaixar o suporte.

Ajustador de altura do guidão

Use o ajustador de altura do guidão (Figura 12) para mover sua altura para uma posição de operação confortável. Puxe o ajustador para cima e use a alça auxiliar de elevação para aumentar ou diminuir a altura do guidão.

g271081

Afogador

O afogador (Figura 13) está localizado na parte dianteira esquerda do motor. Use o afogador para ajudar a dar partida em um motor frio; consulte Usando o afogador.

g265059

Válvula de corte de combustível

A válvula de corte de combustível está localizada na lateral do motor, abaixo do controle do afogador (Figura 13).

Note: Feche a válvula de corte de combustível quando a máquina não for usada por alguns dias, durante o transporte de e para o local de trabalho ou quando a máquina estiver estacionada dentro de uma construção; consulte Abrindo e fechando a válvula de corte de combustível.

Manopla de partida

Puxe a manopla de partida (Figura 13) para ligar o motor.

Suporte

O suporte (Figura 14) é montado na parte traseira da máquina. Use o suporte ao instalar ou remover as rodas de transporte ou a unidade de corte.

  • Posição TRANSPORT-WHEEL-SERVICE (serviço da roda transporte):

    Para usar o suporte para instalar as rodas de transporte, coloque seu pé no suporte enquanto puxa para cima e para trás na alça auxiliar de elevação (Figura 14).

    Cuidado

    A máquina é pesada e pode causar tensão nas costas se elevada incorretamente.

    Aplique pressão para baixo com seu pé no suporte e use apenas a alça auxiliar de elevação para elevar a máquina. Tentar elevar a máquina até o suporte de qualquer outra maneira pode causar ferimentos.

  • Posição CUTTING UNIT SERVICE (serviço da unidade de corte):

    Para evitar que a máquina tombe para trás ao remover a unidade de corte, abaixe o suporte e empurre o pino da mola para que ele mantenha o suporte na posição indicada em Figura 15.

g273507
g341757
Modelo 04820Modelo 04830Modelo 04840
Largura84 cm (33 pol.)91 cm (36 pol.)104 cm (41 pol.)
Peso seco*95 kg (210 lb)100 kg (220 lb)107 kg (235 lb)
Largura de corte46 cm (18 pol.)53 cm (21 pol.)66 cm (26 pol.)
Altura de corteDepende da posição do tambor de tração [consulte Ajustando a posição do tambor de tração] e do uso do kit de altura alta de corte.
ClipeDepende da velocidade do cilindro e da posição da polia acionadora do cilindro; consulte Ajustando a taxa de clipe.
Velocidade do motorBaixa rotação: 1.900 ± 100 rpm; alta rotação: 3.450 ± 100 rpm
Velocidade de avanço3,2 km/h (2 mph) a 5,6 km/h (3,5 mph)
Velocidade de transporte8,5 km/h (5,3 mph)
*Apenas unidade de tração. Consulte o Manual do Operador da unidade de corte para o peso de cada unidade de corte.

Acessórios/implementos

Uma seleção de acessórios e implementos aprovados pela Toro está disponível para uso com a máquina para aprimorar e expandir suas capacidades. Entre em contato com sua Revendedora de Serviços Autorizada ou distribuidora autorizada Toro ou acesse www.Toro.com para obter uma lista de todos os acessórios e implementos aprovados.

Para garantir o desempenho ideal e a certificação de segurança contínua da máquina, use apenas acessórios e peças de reposição originais Toro. Acessórios e peças de reposição de outros fabricantes podem ser perigosos e seu uso pode anular a garantia do produto.

Funcionamento

Note: Determine os lados esquerdo e direito da máquina a partir da posição normal de operação.

Antes da operação

Segurança antes da operação

Segurança geral

  • Nunca permita que crianças ou pessoas sem treinamento operem ou façam manutenção na máquina. Regulamentos locais podem restringir a idade do operador. O proprietário é responsável por treinar todos os operadores e mecânicos.

  • Familiarize-se com a operação segura do equipamento, com os comandos do operador e com a sinalização de segurança.

  • Desligue a máquina, remova a chave (se equipada) e aguarde que todos os movimentos parem antes de deixar a posição do operador. Permita que a máquina esfrie antes de ajustá-la, fazer manutenção, limpá-la ou armazená-la.

  • Saiba como parar a máquina e desligá-la rapidamente.

  • Certifique-se de que os controles de presença do operador, chaves de segurança e dispositivos de proteção de segurança estejam conectados e funcionando corretamente. Não opere a máquina caso não estejam.

  • Inspecione a área onde irá utilizar o equipamento, retirando objetos que possam ser arremessados pela máquina.

Segurança do combustível

  • Tenha extremo cuidado ao manusear o combustível. Ele é inflamável e seus vapores são explosivos.

  • Apague todos os cigarros, charutos, cachimbos e outras fontes de ignição.

  • Use somente recipientes de combustível aprovados.

  • Não remova a tampa do combustível nem adicione combustível ao tanque enquanto o motor estiver funcionando ou quente.

  • Não adicione nem drene combustível em um espaço fechado.

  • Não armazene a máquina ou recipiente de combustível em local com a presença de chamas abertas, centelhas ou chama piloto, como nas proximidades de aquecedores ou outros equipamentos.

  • Se você derramar combustível, não tente ligar o motor; evite criar uma fonte de ignição até que os vapores de combustível tenham se dissipado.

  • Não encha recipientes dentro de um veículo ou em um caminhão ou reboque com revestimento de plástico. Sempre coloque os recipientes no chão, afastados do veículo, antes de enchê-los.

  • Remova o equipamento do caminhão ou reboque e reabasteça no solo. Se isso não for possível, realize o abastecimento do equipamento utilizando um recipiente portátil e não com o bico de abastecimento.

  • Mantenha o bico em contato com a borda do tanque de combustível ou recipiente o tempo todo até concluir o abastecimento.

Realizando a manutenção diária

Realize os procedimentos de manutenção diária; consulte Lista de verificação de manutenção diária.

Verificando o nível de óleo do motor

Verifique o nível de óleo do motor antes de cada uso ou a cada 8 horas de operação, consulte Verificando o nível de óleo do motor.

Especificações do combustível

Capacidade do tanque de combustível: 2,0 L (0,59 galões americanos)

Combustível recomendado: gasolina sem chumbo com classificação de octanagem de 87 ou superior (método de classificação (R+M)/2)

Etanol: é aceitável o uso de gasolina com até 10% de etanol (gasool) ou 15% de MTBE (éter metil terc-butílico) por volume. Etanol e MTBE não são a mesma coisa. Gasolina com 15% de etanol (E15) por volume não é aprovada para uso.

  • Nunca use gasolina que contenha mais de 10% de etanol por volume, como E15 (contém 15% de etanol), E20 (contém 20% de etanol) ou E85 (contém até 85% de etanol).

  • Não use gasolina contendo metanol.

  • Não armazene combustível no tanque nem em recipientes de combustível durante o inverno, a menos que você use um estabilizador de combustível.

  • Não adicione óleo à gasolina

  • Para obter melhores resultados, use apenas combustível limpo e novo (com menos de 30 dias).

  • O uso de gasolina não aprovada pode causar problemas de desempenho e/ou danos ao motor, que podem não ser cobertos pela garantia.

Reabastecendo o tanque de combustível

  1. Limpe ao redor da tampa do tanque de combustível e remova-a do tanque (Figura 16). Abasteça o tanque de combustível até a parte inferior da abertura do tanque; consulte o Manual do Operador do motor.

    Important: Não exceda a capacidade do tanque.

    g265976
  2. Instale a tampa do tanque de combustível e limpe quaisquer derramamentos.

Ajustando a taxa de clipe

A taxa de clipe é determinada pelas seguintes configurações da máquina:

  • Velocidade do cilindro: é possível ajustar a velocidade do cilindro para uma configuração alta ou baixa; consulte Ajustando a velocidade do cilindro.

  • Posição da polia acionadora do cilindro: é possível colocar as polias acionadoras do cilindro em duas posições; consulte o Manual do Operador da sua unidade de corte.

Para determinar a velocidade do cilindro e a posição da polia acionadora do cilindro para o clipe adequado, consulte a tabela a seguir:

Taxa de clipe

Velocidade do cilindroPosição da correiaUnidade de corte
8 lâminas11 lâminas14 lâminas
BaixoBaixo7,3 mm (0,286 pol.)5,3 mm (0,208 pol.)4,2 mm (0,164 pol.)
BaixoAlto6,1 mm (0,241 pol.)4,4 mm (0,175 pol.)3,5 mm (0,137 pol.)
AltoBaixo5,9 mm (0,233 pol.)4,3 mm (0,169 pol.)3,4 mm (0,133 pol.)
AltoAlto5,0 mm (0,196 pol.)3,6 mm (0,142 pol.)2,8 mm (0,112 pol.)

Ajustando a velocidade do cilindro

Use o botão de controle da velocidade do cilindro (Figura 17) para ajustar sua velocidade.

  • Alta velocidade do cilindro: gire o botão de modo que o “H” do botão esteja direcionado para a frente da máquina.

  • Baixa velocidade do cilindro: gire o botão de modo que o “L” do botão esteja direcionado para a frente da máquina.

g275053

Ajustando a posição do tambor de tração

O tambor de tração pode ser ajustado para duas posições:

  • Posição BAIXA: use esta posição para uma altura de corte mais baixa (por exemplo, cortar a grama de um campo de golfe).

  • Posição ALTA: use esta posição para uma altura de corte mais alta (por exemplo, cortar o ponto de partida de um campo de golfe).

  1. Mova o suporte para a posição TRANSPORT–WHEEL SERVICE; consulte Suporte.

  2. Remova os parafusos laterais (Figura 18) de cada lado da máquina que prendem a caixa da unidade de cilindro ao chassi.

    g277026
  3. Alinhe os orifícios do chassi com os orifícios da caixa da unidade.

  4. Use os parafusos laterais removidos anteriormente para prender a caixa da unidade ao chassi (Figura 18).

  5. Mova o suporte para a posição STORAGE; consulte Suporte.

Ajustando a altura do guidão

Use o ajustador de altura do guidão para ajustar sua altura para uma posição de operação confortável; consulte Ajustador de altura do guidão.

Transportando a máquina para o local de trabalho

Transportando a máquina usando rodas de transporte

Use as rodas de transporte para transportar a máquina por uma distância menor.

  1. Instale as rodas de transporte; consulte Instalando as rodas de transporte.

  2. Certifique-se de que os controles de tração e acionamento do cilindro estejam na posição NEUTRAL.

  3. Dê partida no motor (consulte Ligando o motor).

  4. Ajuste o controle do acelerador para SLOW, incline a frente da máquina para cima, engate gradualmente o mecanismo de tração e aumente lentamente a velocidade do motor.

  5. Ajuste o acelerador para operar o cortador na velocidade de solo desejada e transporte a máquina até o destino desejado.

Transportando a máquina usando um reboque

Use um reboque para transportar a máquina por uma distância considerável. Tenha cuidado ao carregar e descarregar a máquina no reboque.

  1. Conduza a máquina com cuidado até o reboque.

  2. Desligue o motor, engate o freio de mão e gire a válvula de combustível para a posição OFF.

  3. Ao carregar a máquina em um reboque ou caminhão, use uma rampa com a largura total do veículo.

  4. Prenda a máquina com segurança ao reboque.

Note: Você pode usar o reboque Toro Trans Pro para transportar a máquina. Para obter instruções sobre como carregar o reboque, consulte o Manual do Operador do reboque.

Important: Não ligue o motor ao transportá-lo em um reboque, pois podem ocorrer danos à máquina.

Removendo as rodas de transporte

  1. Solte o freio da embreagem, use o controle do acelerador para diminuir a velocidade do motor e desligue o motor.

  2. Mova o suporte para a posição TRANSPORT-WHEEL-SERVICE; consulte Suporte.

  3. Remova as rodas de transporte empurrando os clipes de travamento das rodas para fora dos eixos (Figura 19).

    g274946
  4. Abaixe cuidadosamente a máquina para fora do suporte empurrando para frente lentamente ou levantando o suporte do guidão inferior, permitindo que o suporte salte de volta para a posição STORAGE; consulte Suporte.

Usando o afogador

Use o afogador para ajudar a dar partida em um motor frio. Mova a alavanca para a posição CHOKE ao ligar um motor frio. Após a partida do motor, mova a alavanca para a posição RUN.

g273508

Abrindo e fechando a válvula de corte de combustível

Controle o fluxo de combustível para o motor com a válvula de corte de combustível da seguinte forma:

  • Para abrir a válvula de combustível, gire a alavanca de corte de combustível em direção à manopla de partida (Figura 21).

  • Para fechar a válvula de combustível, gire a alavanca de corte de combustível para longe da manopla de partida (Figura 21).

    g273576

Durante a operação

Segurança durante a operação

Segurança geral

  • O proprietário/operador pode prevenir e é responsável por acidentes que possam causar ferimentos corporais ou danos materiais.

  • Use roupas adequadas, incluindo proteção para os olhos, calças compridas, calçados antiderrapantes e proteção auricular. Prenda os cabelos se forem compridos e não use joias ou roupas soltas.

  • Não opere a máquina se estiver cansado, doente ou sob o efeito de álcool ou drogas.

  • Preste total atenção na operação da máquina. Não participe de atividades que possam distrair você, sob risco de provocar acidentes ou danos materiais.

  • Antes de dar partida na máquina, certifique-se de que todos os acionamentos estejam em ponto morto, o freio de mão esteja engatado e você esteja na posição de operação.

  • Mantenha indivíduos presentes na área e crianças fora da área de operação. Se houver necessidade de colegas de trabalho, tome cuidado e certifique-se de que o cesto de grama esteja instalado na máquina.

  • Opere a máquina apenas com boa visibilidade para evitar buracos ou perigos ocultos.

  • Não opere a máquina quando houver risco de raios.

  • Tenha cuidado ao cortar grama molhada. A falta de estabilidade pode levar a um acidente de escorregão e queda.

  • Mantenha as mãos e os pés afastados da unidade de corte.

  • Olhe para trás e para baixo antes de recuar para ter certeza de que o caminho está livre.

  • Tenha cuidado ao se aproximar de esquinas, arbustos, árvores ou outros objetos que possam obstruir sua visão.

  • Interrompa a unidade de corte quando você não estiver cortando.

  • Desengate o acionamento da unidade de corte e desligue a máquina antes de ajustar a altura de corte.

  • Nunca opere o motor em uma área onde os gases de escapamento possam ficar contidos.

  • Nunca deixe uma máquina em funcionamento sem supervisão.

  • Antes de deixar a posição do operador, faça o seguinte:

    • Estacione a máquina em uma superfície nivelada.

    • Desengate a(s) unidade(s) de corte.

    • Engate o freio de mão.

    • Desligue a máquina e retire a chave (se equipada).

    • Aguarde que todos os movimentos parem.

  • Desligue a máquina antes de esvaziar o cesto.

  • Não toque no motor, no silencioso ou no tubo de escapamento enquanto o motor estiver funcionando ou logo depois de desligá-lo, pois essas áreas podem estar quentes o suficiente para causar queimaduras.

  • Desligue a máquina e desengate o acionamento da unidade de corte nas seguintes situações:

    • Antes de abastecer

    • Antes de limpar os bloqueios

    • Antes de remover o cesto de grama

    • Antes de verificar, limpar ou realizar manutenção na unidade de corte

    • Depois de colidir com um objeto estranho ou se ocorrer uma vibração anormal. Inspecione a unidade de corte quanto a danos e faça reparos antes de ligar e operar a máquina

    • Antes de deixar a posição operacional

  • Utilize somente acessórios e implementos aprovados pela The Toro® Company.

Segurança em terrenos inclinados

  • Terrenos inclinados são um fator importante relacionado à perda de controle e acidentes de capotamento, que podem resultar em ferimentos graves ou morte. Você é responsável pela operação segura em terrenos inclinados. Operar a máquina em qualquer terreno inclinado requer cuidado extra. Antes de usar a máquina em um terreno inclinado, faça o seguinte:

    • Reveja e entenda as instruções referentes a terrenos inclinados no manual e na máquina.

    • Avalie as condições do local de trabalho no dia para determinar se o terreno inclinado é seguro para a operação da máquina. Use o bom senso ao realizar esta avaliação. Mudanças no terreno, como umidade, podem rapidamente afetar a operação da máquina em um terreno inclinado.

  • Opere ao longo de terrenos inclinados, nunca subindo e descendo. Evite operar em terrenos inclinados excessivamente íngremes ou úmidos. A falta de estabilidade pode levar a um acidente de escorregão e queda.

  • Identifique os perigos na base do terreno inclinado. Não opere a máquina perto de penhascos, valas, aterros, água ou outros perigos. A máquina pode capotar repentinamente se uma roda passar da borda ou se a borda colapsar. Mantenha uma distância segura entre a máquina e qualquer perigo. Use uma ferramenta portátil para operar nessas áreas.

  • Evite dar partida, parar ou virar a máquina em terrenos inclinados. Evite mudanças bruscas na velocidade ou direção; vire lenta e gradualmente.

  • Não opere a máquina sob quaisquer condições nas quais a tração, direção ou estabilidade possam estar comprometidas. Esteja ciente de que operar a máquina em grama molhada, terrenos inclinados ou descidas pode fazer com que a máquina perca tração. A perda de tração para a unidade pode resultar em derrapagem e perda de frenagem e direção. A máquina pode deslizar mesmo se você parar a unidade.

  • Remova ou marque obstáculos como valas, buracos, sulcos, elevações, pedras ou outros perigos ocultos. A grama alta pode esconder obstáculos. O terreno irregular pode tombar a máquina.

  • Se perder o controle da máquina, afaste-se da direção de deslocamento da máquina.

  • Sempre mantenha a máquina engatada ao descer terrenos inclinados. Não desça um terreno inclinado em ponto morto (aplicável apenas a unidades com engrenagem de transmissão).

Ligando o motor

Note: Para ilustrações e descrições dos controles mencionados nesta seção, consulte Comandos.

Note: Certifique-se de que o cabo da vela de ignição esteja instalado na vela de ignição.

  1. Certifique-se de que a alavanca de acionamento de tração esteja na posição NEUTRAL.

  2. Certifique-se de que a válvula de corte de combustível esteja aberta; consulte Abrindo e fechando a válvula de corte de combustível

  3. Mova o botão liga/desliga para a posição ON.

  4. Use o controle do acelerador para aumentar a velocidade do motor.

  5. Mova o afogador até a metade entre as posições CHOKE e RUN ao dar partida em um motor frio; consulte Usando o afogador

    Note: O afogador pode não ser necessário ao dar partida em um motor quente.

  6. Puxe a manopla de partida para fora até obter resultados positivos de engate e, em seguida, puxe-a vigorosamente para ligar o motor.

    Important: Não puxe a corda de recuo até seu limite nem solte a manopla de partida quando a corda for puxada para fora; a corda pode se romper ou o conjunto de recuo pode ser danificado.

  7. Mova o afogador para a posição RUN enquanto o motor esquenta.

Dicas operacionais

Important: As aparas da grama atuam como um lubrificante durante o corte. Operar a unidade de corte excessivamente sem aparas de grama pode danificar a unidade de corte.

  • Corte as folhas em uma direção reta para frente e para trás no gramado.

  • Evite realizar cortes circulares ou virar a máquina nas áreas verdes para evitar arranhões.

  • Retire a máquina do gramado levantando a bobina de corte (empurrando o guidão para baixo) e executando uma volta em forma de gota no tambor de tração (Figura 22).

    g271799
  • Corte em um ritmo de deslocamento normal. Velocidades rápidas economizam pouco tempo e resultam em um trabalho de corte inferior.

  • Para ajudar a manter uma linha reta ao longo do gramado e para manter a máquina a uma distância igual da borda do corte anterior, use as faixas de alinhamento no cesto (Figura 23).

    g272991

Operando a máquina em condições de baixa luminosidade

Use o kit de iluminação LED ao operar a máquina em condições de baixa luminosidade. Entre em contato com sua distribuidora autorizada Toro para obter este kit.

Important: Não use outros sistemas de iluminação com esta máquina, pois eles não funcionarão corretamente com a saída CA do motor.

Operando os controles durante o corte

  1. Ligue o motor, ajuste o acelerador para uma velocidade reduzida, empurre o guidão para baixo para levantar a unidade de corte e engate o mecanismo de tração para transportar a máquina até o colar do gramado.

  2. Pare a máquina no colar.

  3. Use a alavanca de acionamento da unidade de corte para engatar a unidade de corte, aumente a velocidade do acelerador até que a máquina esteja se movendo na velocidade de solo desejada, acione o mecanismo de tração para mover a máquina para o gramado, abaixe a unidade de corte até o solo e comece a cortar.

Desligando o motor

  1. Solte o freio da embreagem.

  2. Mova o controle do acelerador para a posição SLOW.

  3. Mova o botão liga/lesliga para a posição OFF.

  4. Feche a válvula de corte de combustível antes de armazenar ou transportar a máquina

Depois da operação

Segurança após a operação

Segurança geral

  • Desligue a máquina, remova a chave (se equipada) e espere que todos os movimentos parem antes de deixar a posição do operador. Permita que a máquina esfrie antes de ajustá-la, fazer manutenção, limpá-la ou armazená-la.

  • Remova as aparas de grama e detritos da máquina para ajudar a evitar incêndios. Limpe qualquer óleo ou combustível derramado.

  • Permita que a máquina resfrie antes de armazená-la em qualquer ambiente fechado.

  • Não armazene a máquina ou recipiente de combustível em local com a presença de chamas abertas, centelhas ou chama piloto, como nas proximidades de aquecedores ou outros equipamentos.

  • Reduza a configuração do acelerador antes de desligar o motor e desligue a válvula de corte de combustível (se equipada) após o corte.

Operando os controles após o corte

  1. Conduza a máquina para fora do gramado, empurre o guidão para baixo para elevar a unidade de corte, solte o freio da embreagem, desengate a unidade de corte e desligue o motor.

  2. Remova o cesto de grama e esvazie o cesto de aparas.

  3. Instale o cesto de grama na máquina e transporte a máquina para o local de armazenamento.

Transportando a máquina

Após o corte, transporte a máquina para longe do local de trabalho; consulte Transportando a máquina usando rodas de transporte ou Transportando a máquina usando um reboque.

Instalando as rodas de transporte

  1. Mova o suporte para a posição TRANSPORT-WHEEL-SERVICE; consulte Suporte

  2. Deslize uma roda em um eixo (Figura 24).

    g273510
  3. Gire o clipe de travamento da roda (Figura 24) para longe do centro da roda, permitindo que esta deslize mais para o interior do eixo.

  4. Gire a roda para frente e para trás até que deslize completamente sobre o eixo e o clipe de travamento esteja preso na ranhura do semieixo.

  5. Repita o procedimento no lado oposto da máquina.

  6. Abaixe a máquina com cuidado para fora do suporte.

Engatando ou desengatando a transmissão

Você pode desengatar o tambor da transmissão para permitir que a máquina seja manobrada. Desengate a transmissão quando precisar mover a máquina sem ligar o motor (por exemplo, realizar manutenção em uma área fechada).

Antes de operar a máquina, certifique-se de engatar a transmissão.

  1. Localize a alavanca de engate de tração na caixa de câmbio da transmissão (Figura 22).

    g272196
  2. Execute a seguinte etapa para engatar ou desengatar a transmissão:

    • Desengatar a transmissão: gire a alavanca para a posição DESENGATADA.

    • Engatar a transmissão: gire a alavanca para a posição ENGATADA.

Manutenção

Aviso

A falta de manutenção adequada da máquina pode resultar em falha prematura dos sistemas da máquina, causando possíveis danos a você ou a outras pessoas.

Mantenha a máquina bem conservada e em bom estado de funcionamento conforme indicado nessas instruções.

Note: Determine os lados esquerdo e direito da máquina a partir da posição normal de operação.

Important: Não incline a máquina em um ângulo superior a 25°. Inclinar a máquina para além de 25° gera vazamento de óleo na câmara de combustão e/ou vazamento de combustível pela tampa do tanque de combustível.

Important: Consulte o manual do fabricante do motor para procedimentos adicionais de manutenção.

Segurança na manutenção

  • Antes de deixar a posição do operador, faça o seguinte:

    • Estacione a máquina em uma superfície nivelada.

    • Mova o acelerador para a posição de baixa rotação.

    • Desengate a(s) unidade(s) de corte.

    • Certifique-se de que a tração esteja em ponto morto.

    • Engate o freio de mão.

    • Desligue a máquina e retire a chave (se equipada).

    • Aguarde que todos os movimentos parem.

  • Permita que os componentes da máquina esfriem antes de realizar a manutenção.

  • Se possível, não faça manutenção enquanto a máquina estiver funcionando. Fique longe de peças móveis.

  • Se o motor precisar estar funcionando para realizar um ajuste de manutenção, mantenha suas mãos, pés, roupas e quaisquer partes do corpo afastados da unidade de corte, acessórios e quaisquer peças móveis. Mantenha os indivíduos presentes no ambiente afastados.

  • Limpe a grama e os detritos da unidade de corte, do acionamento, do silencioso, da tela de resfriamento e do motor para ajudar a evitar incêndios. Limpe qualquer óleo ou combustível derramado.

  • Mantenha todas as peças em boas condições de funcionamento. Substitua todas as peças e adesivos gastos, danificados ou ausentes. Mantenha todos os hardwares apertados para garantir que a máquina esteja em condições seguras de funcionamento.

  • Verifique os componentes do coletor de grama com frequência e substitua-os quando necessário.

  • Para garantir o desempenho ideal e seguro da máquina, use apenas peças de reposição originais da Toro. O uso de peças de outros fabricantes pode ser perigoso, e tal uso pode anular a garantia do produto.

  • Se reparos grandes forem necessários ou se você desejar assistência, entre em contato com uma distribuidora autorizada Toro.

Plano de manutenção recomendado

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
Após as pimeiras 20 horas
  • Troque o óleo do motor.
  • Aperte o hardware de isolamento do guidão.
  • Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique o nível de óleo do motor.
  • Inspecione os elementos do filtro de ar.
  • A cada 50 horas
  • Limpe os elementos filtrantes.
  • A cada 100 horas
  • Troque o óleo do motor.
  • Inspecione e ajuste a vela de ignição; substitua-a se necessário.
  • A cada 300 horas
  • Substitua o elemento de papel do filtro (mais frequentemente em condições operacionais de muita poeira).
  • Substitua a vela de ignição.
  • Lista de verificação de manutenção diária

    Important: Faça cópias desta página para uso cotidiano.

    Item de verificação de manutençãoPara a semana de:
    Seg.Ter.Qua.Qui.Sex.Sáb.Dom.
    Verificar a operação da alavanca de travamento do freio.       
    Verificar o nível de combustível.       
    Verificar o nível de óleo do motor.       
    Verificar o filtro de ar.       
    Limpar as aletas de refrigeração do motor.       
    Verificar ruídos incomuns no motor.       
    Verificar ruídos incomuns na operação.       
    Verificar o ajuste da contralâmina do cilindro.       
    Verificar o ajuste da altura de corte.       
    Retocar pintura danificada.       
    Limpar a máquina.       

    Notação para áreas de preocupação

    Inspeção realizada por:
    ItemDataInformação
       
       
       
       
       
       
       
       

    Procedimentos a efectuar antes da manutenção

    Preparando a máquina para manutenção

    Aviso

    Enquanto você faz a manutenção ou ajuste da máquina, alguém pode ligar o motor. Ligar o motor acidentalmente pode causar ferimentos graves a você ou a outras pessoas presentes.

    Solte o freio da embreagem, engate o freio de mão e puxe o cabo da vela de ignição antes de fazer qualquer manutenção. Além disso, mantenha o cabo afastado para que ele não entre em contato com a vela de ignição acidentalmente.

    Execute o processo a seguir antes de fazer manutenção, limpar ou realizar qualquer ajuste na máquina.

    1. Estacione a máquina em uma superfície nivelada.

    2. Desligue o motor.

    3. Engate o freio de mão.

    4. Aguarde até que todas as peças móveis parem e permita que o motor esfrie antes de fazer manutenção, armazenar ou realizar reparos.

    5. Desconecte o cabo da vela de ignição (Figura 26).

      g265998

    Manutenção do motor

    Segurança do motor

    • Não altere a velocidade do regulador nem acelere o motor em excesso.

    • Deixe o motor funcionar até esgotar o combustível ou remova o combustível com uma bomba manual; jamais use um sifão para sugar o combustível. Se precisar drenar o tanque de combustível, faça-o ao ar livre.

    Manutenção do óleo do motor

    Abasteça o cárter com aproximadamente 0,56 L (19 fl oz) do óleo de viscosidade adequada antes de iniciar. O motor usa um óleo de alta qualidade que tem a classificação de serviço SJ ou superior do American Petroleum Institute (API). Selecione a viscosidade (peso) adequada do óleo com base na temperatura ambiente. A Figura 27 ilustra as recomendações de temperatura/viscosidade.

    g013375

    Note: Os óleos multigrau (5W-20, 10W-30 e 10W-40) aumentam o consumo de óleo. Verifique o nível de óleo do motor mais frequentemente ao usar esses óleos.

    Verificando o nível de óleo do motor

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique o nível de óleo do motor.
  • O momento ideal para verificar o nível de óleo do motor é quando o motor estiver frio ou antes de dar a partida no motor. Se você já ligou o motor, deixe o óleo escorrer de volta para o reservatório por pelo menos 10 minutos antes de verificar o nível de óleo do motor.

    1. Desligue o motor e aguarde até que todas as peças móveis parem; consulte Desligando o motor.

    2. Posicione a máquina de forma que o motor fique nivelado e limpe a área ao redor do tubo de abastecimento do óleo (Figura 28).

      g266053
    3. Remova a vareta de nível girando-a no sentido anti-horário.

    4. Remova a vareta de nível e limpe a extremidade.

    5. Insira a vareta de nível totalmente no tubo de abastecimento do óleo, mas não a rosqueie.

    6. Remova a vareta de nível e verifique o nível de óleo do motor (Figura 29).

      g019686
    7. Se o nível do óleo do motor estiver incorreto, adicione ou drene o óleo para corrigir o nível; consulte Verificando o nível de óleo do motor.

    Trocando o óleo do motor

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 20 horas
  • Troque o óleo do motor.
  • A cada 100 horas
  • Troque o óleo do motor.
  • Aviso

    O óleo pode estar quente após o funcionamento do motor e o contato com óleo quente pode causar lesões corporais graves.

    Evite entrar em contato com o óleo do motor quente ao drená-lo.

    1. Desligue o motor e aguarde até que todas as peças móveis parem; consulte Desligando o motor.

    2. Coloque uma bandeja embaixo do bujão de drenagem para coletar o óleo.

    3. Retire o bujão de drenagem, a arruela e a vareta de nível (Figura 28).

    4. Posicione o motor de forma que o óleo seja drenado do motor.

    5. Quando o óleo tiver sido totalmente drenado, mova o motor para uma posição nivelada e instale o bujão de drenagem e uma nova arruela.

      Note: Descarte o óleo usado em um centro de reciclagem certificado.

    6. Despeje óleo lentamente no orifício de abastecimento de óleo até que o óleo esteja no nível correto.

    7. Certifique-se de que o óleo esteja no nível correto na vareta de nível; consulte Verificando o nível de óleo do motor.

    8. Rosqueie a vareta de nível no orifício de abastecimento de óleo.

    9. Limpe qualquer derramamento de óleo.

    10. Conecte o cabo à vela de ignição.

    Manutenção do filtro de ar

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Inspecione os elementos do filtro de ar.
  • A cada 50 horas
  • Limpe os elementos filtrantes.
  • A cada 300 horas
  • Substitua o elemento de papel do filtro (mais frequentemente em condições operacionais de muita poeira).
  • Important: Não opere o motor sem o conjunto do filtro de ar; ocorrerão danos extremos ao motor.

    1. Desligue o motor e aguarde até que todas as peças móveis parem; consulte Desligando o motor.

    2. Remova a porca-borboleta que prende a tampa do filtro de ar (Figura 30).

    3. Remova a tampa do filtro de ar.

      Note: Certifique-se de que nenhuma sujeira ou detritos da tampa do filtro de ar caiam na base.

    4. Remova os elementos de espuma e papel da base.

    5. Remova o elemento de espuma do elemento de papel.

    6. Inspecione os elementos de espuma e papel; substitua-os se estiverem danificados ou excessivamente sujos.

      g265999
    7. Limpe o elemento de papel batendo-o levemente para remover a sujeira.

      Note: Não tente limpar a sujeira do elemento de papel com uma escova; escovar força a sujeira para dentro das fibras. Substitua o elemento se não conseguir remover a sujeira com as leves batidas.

    8. Limpe o elemento de espuma em água morna com sabão ou em um solvente não inflamável.

      Note: Não use gasolina para limpar o elemento de espuma, pois isso pode gerar risco de incêndio ou explosão.

    9. Enxágue e seque bem o elemento de espuma.

    10. Limpe a sujeira da base e da tampa com um pano úmido.

      Note: Certifique-se de que sujeira e detritos não entrem no duto de ar que leva ao carburador.

    11. Instale os elementos do filtro de ar e certifique-se de que estejam posicionados corretamente. Instale a porca-borboleta inferior.

    12. Instale a tampa e a porca-borboleta superior para prendê-la.

    Manutenção da vela de ignição

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Inspecione e ajuste a vela de ignição; substitua-a se necessário.
  • A cada 300 horas
  • Substitua a vela de ignição.
  • Use uma vela de ignição NGK BPR6ES ou equivalente.

    1. Desligue o motor e aguarde até que todas as peças móveis parem; consulte Desligando o motor.

    2. Limpe a área ao redor da vela.

    3. Remova a vela do cabeçote do motor.

      Important: Substitua a vela se apresentar trincos, carbonização ou impurezas. Não use jato de areia, raspe ou limpe os eletrodos, pois podem ocorrer danos ao motor se a areia entrar no cilindro.

    4. Defina a lacuna de ar no plugue a 0,7-0,8 mm (0,028 a 0,031 pol.)

      g000533
    5. Instale cuidadosamente a vela de ignição manualmente (para evitar rosca cruzada) até que esteja bem apertada.

    6. Aperte a vela de ignição aplicando mais 1/2 volta se for nova; do contrário, aperte mais 1/8 a 1/4 de volta.

      Important: Uma vela de ignição solta pode ficar muito quente e danificar o motor; apertar uma vela de ignição em excesso pode danificar as roscas na cabeça do cilindro.

    7. Conecte o cabo à vela de ignição.

    Manutenção do sistema de controlo

    Ajustando o cabo de tração

    Ajuste o cabo de tração para obter uma lacuna de 1,1 mm (0,045 pol.) entre o disco de fricção e a placa de pressão.

    1. Acesse o disco de fricção e a placa de pressão removendo a tampa da embreagem (Figura 32).

      g274480
    2. Afrouxe as contraporcas e ajuste o cabo de tração de forma que haja uma lacuna de 1,1 mm (0,045 pol.) entre o disco de fricção e a placa de pressão (Figura 33 e Figura 34).

      g274532
      g274479

    Ajustando o freio de serviço/mão

    Ajuste o freio de serviço/mão se ele escorregar durante a operação.

    1. Engate o freio de mão.

    2. Com uma balança de mola, aplique força na alavanca do freio de serviço/mão (Figura 35).

      O freio de mão deve ser liberado quando você atingir uma força de 16 a 18 kg (35 a 40 lb). Se o freio de mão não liberar com essa força, ajuste o cabo do freio.

      g304663
    3. Execute as etapas a seguir para ajustar a tensão do cabo do freio:

      • Para aumentar a tensão do cabo, afrouxe a contraporca do cabo frontal e aperte a contraporca traseira (Figura 36). Repita a etapa 2 e ajuste a tensão, se necessário.

      • Para diminuir a tensão do cabo, afrouxe a contraporca traseira e aperte a contraporca do cabo frontal (Figura 36). Repita a etapa 2 e ajuste a tensão, se necessário.

    g345043

    Ajustando o cabo de controle do cilindro

    Para remover a folga do cabo de controle do cilindro, execute as etapas a seguir:

    1. Mova o botão de controle de velocidade do cilindro para a posição de alta velocidade do cilindro; consulte Ajustando a velocidade do cilindro.

    2. Afrouxe a contraporca traseira e aperte a contraporca frontal (Figura 37).

    g311125

    Ajustando o cabo do acelerador

    Para ajustar a velocidade do motor em baixa e alta rotação, ajuste o conduíte do cabo e a parada do controle do acelerador; consulte Ajustando a velocidade do motor em baixa rotação e Ajustando a velocidade do motor em alta rotação.

    Ajustando a velocidade do motor em baixa rotação

    Note: Use um tacômetro para observar a velocidade do motor.

    1. Estacione a máquina em uma superfície nivelada e engate o freio de mão.

      Note: Certifique-se de que o motor esteja em uma temperatura normal de operação antes de ajustar o cabo do acelerador.

    2. Dê partida no motor e use o controle do acelerador para diminuir a velocidade do motor para baixa rotação.

    3. Observe a velocidade do motor em baixa rotação em seu tacômetro.

      A faixa ideal para baixa rotação é de 1.800 a 2.000 rpm.

    4. Afrouxe o parafuso na braçadeira do conduíte do cabo (Figura 38).

      g315295
    5. Mova o conduíte do cabo até observar 1.900 rpm no tacômetro.

    6. Aperte o parafuso na braçadeira do conduíte do cabo.

    Ajustando a velocidade do motor em alta rotação

    Note: Use um tacômetro para observar a velocidade do motor.

    1. Estacione a máquina em uma superfície nivelada e engate o freio de mão.

      Note: Certifique-se de que o motor esteja em uma temperatura normal de operação antes de ajustar o cabo do acelerador.

    2. Dê partida no motor e use o controle do acelerador para aumentar a velocidade do motor para alta rotação.

    3. Observe a velocidade do motor em alta rotação em seu tacômetro.

      A faixa ideal para alta rotação (para uso em países em não coformidade com CE) é de 3.350 a 3.550 rpm. Se o tacômetro mostrar uma velocidade abaixo de 3.350 ou acima de 3.550 rpm, execute as etapas 4 a 7 até que uma velocidade entre 3.350 a 3.550 rpm seja atingida.

      Ao utilizar a máquina em um país em conformidade com os padrões CE, ajuste a velocidade de alta rotação para as seguintes especificações:

      • Máquinas 1018: 3.000 rpm

      • Máquinas 1021 e 1026: 3.150 rpm

    4. Desligue o motor.

    5. Execute as etapas a seguir para remover a tampa de controle das seguintes máquinas:

      • Máquinas 1018: número de série 405619513 e abaixo

      • Máquinas 1021: número de série 405674843 e abaixo

      • Máquinas 1026: número de série 405583584 e abaixo

      1. Desconecte o conector de cablagem do horímetro (Figura 39).

        g280735
      2. Retire a tampa do controle removendo os parafusos que a prendem ao painel traseiro (Figura 40).

        g280734
    6. Ajuste a parada do controle do acelerador de acordo com a leitura de alta rotação no seu tacômetro.

      • Para aumentar o limite da velocidade de alta rotação, mova a parada do controle do acelerador para cima.

      • Para diminuir o limite da velocidade de alta rotação, mova a parada do controle do acelerador para baixo.

      Note: Para ajustar a parada do controle do acelerador, utilize uma catraca para ajustar a parada.Se você tiver uma máquina mais antiga (números de série especificados na etapa 5), use uma chave para segurar a porca de flange abaixo do console. Máquinas mais novas possuem uma porca moldada; não é necessário usar uma chave.

      g315331
    7. Dê partida no motor e observe a nova leitura de alta rotação.

      Se o tacômetro mostrar a velocidade adequada conforme detalhado na etapa 3, o ajuste foi concluído.

    8. Se você removeu a tampa do controle, execute as etapas a seguir:

      1. Use os parafusos removidos anteriormente para prender a tampa do controle no painel traseiro.

      2. Conecte o conector de cablagem ao horímetro.

    Apertando o hardware de isolamento do guidão

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 20 horas
  • Aperte o hardware de isolamento do guidão.
    1. Posicione a máquina em uma superfície nivelada.

    2. Afrouxe o parafuso e a porca conforme mostrado na Figura 42

      g289358
    3. Empurre a guidão o mais para frente possível.

    4. Enquanto sustenta o guidão, aperte o parafuso e a porca que você afrouxou na etapa 2 a um torque de 68 a 75 N∙m (50 a 55 pés-lb).

      Note: Peça a um assistente para ajudar você a sustentar o guidão ou apertar o hardware.

    5. Solte o guidão.

    Manutenção das unidades de corte

    Segurança da lâmina

    • Tenha cuidado ao verificar a unidade de corte do cilindro. Use luvas e tenha cuidado ao fazer a manutenção do cilindro.

    • Uma lâmina ou contralâmina desgastadas ou danificadas podem quebrar e um pedaço pode ser lançado em sua direção ou em outras pessoas, resultando em lesões corporais graves ou morte.

    • Inspecione as lâminas e contralâminas periodicamente quanto a danos ou desgaste excessivo.

    • Tenha cuidado ao examinar as lâminas. Use luvas e tenha cuidado ao fazer a manutenção. Apenas substitua ou recoloque as lâminas e contralâminas; nunca as endireite ou solde.

    Instalando a unidade de corte

    Instalando a unidade de corte (modelo 04820)

    1. Mova o suporte para a posição CUTTING-UNIT-SERVICE; consulte Suporte.

    2. Remova o hardware que prende o conjunto de acionamento do cilindro à placa lateral (Figura 43).

      g333187
    3. Remova o conjunto de acionamento do cilindro, as arruelas planas, as arruelas de pressão e os espaçadores da placa lateral (Figura 43).

    4. Alinhe a unidade de corte com a estrutura.

    5. Use 4 parafusos de cabeça cilíndrica para prender a unidade de corte à estrutura (Figura 44).

      g333153
    6. Use os parafusos de cabeça cilíndrica, arruelas e espaçadores removidos anteriormente para prender o conjunto de acionamento do cilindro à placa lateral da unidade de corte (Figura 45).

      Certifique-se de que o eixo do conjunto de acionamento do cilindro esteja instalado no acoplador do eixo de acionamento da transmissão (Figura 45).

      g333165

    Instalando a unidade de corte (modelos 04830 e 04840)

    1. Mova o suporte para a posição CUTTING-UNIT-SERVICE; consulte Suporte.

    2. Alinhe a unidade de corte com a estrutura.

    3. Use 4 parafusos de cabeça cilíndrica para prender a unidade de corte à estrutura (Figura 46).

      g333188
    4. Deslize o acoplador da unidade de corte no eixo de transmissão (Figura 46).

      O acoplador deve deslizar no eixo de transmissão sem resistência. Se houver resistência, certifique-se de que o eixo do cilindro e o eixo de transmissão estejam alinhados; consulte Ajustando a posição do eixo de acionamento cilindro

    5. Instale o cesto de grama.

    Ajustando a posição do eixo de acionamento cilindro

    Você pode ajustar a posição do eixo de acionamento cilindro ajustando a posição do conjunto de acionamento do cilindro:

    1. Afrouxe o parafuso mostrado em Figura 47.

      g304660
    2. Gire o conjunto de acionamento do cilindro de modo que o eixo de acionamento do cilindro fique devidamente alinhado com o eixo da transmissão.

    3. Aperte o parafuso que você afrouxou anteriormente.

    Se a resistência continuar, ajuste o alinhamento do motor e da transmissão; consulte o Manual de Serviço.

    Removendo a unidade de corte

    Removendo a unidade de corte (modelo 04820)

    1. Mova o suporte para a posição CUTTING-UNIT-SERVICE; consulte Suporte.

    2. Remova o cesto de grama (se equipado).

    3. Remova o conjunto de acionamento do cilindro da unidade de corte (Figura 48) e guarde o hardware.

      g333165
    4. Remova os parafusos de cabeça cilíndrica que prendem a unidade de corte à estrutura (Figura 49).

      g333153
    5. Remova a unidade de corte da estrutura.

    Removendo a unidade de corte (modelos 04830 e 04840)

    1. Mova o suporte para a posição CUTTING-UNIT-SERVICE; consulte Suporte.

    2. Remova o cesto de grama (se equipado).

    3. Solte o acoplador da unidade de corte do eixo de transmissão (Figura 50).

      g333189
    4. Remova os parafusos de cabeça cilíndrica que prendem a unidade de corte à estrutura (Figura 50).

    5. Remova a unidade de corte da estrutura.

    Afiando a unidade de corte

    Consulte a tabela a seguir para os kits de afiação adequados para sua unidade de tração:

    Nome/modelo do kitUnidades de tração compatíveis
    Kit de afiação Access (modelo 139-4342)Modelos 04820, 04830 e 04840
    Kit de afiação (modelo 04800)Modelos 04830 e 04840

    Consulte as instruções de operação nas Instruções de instalação do kit específico. Entre em contato com sua distribuidora autorizada Toro para adquirir um destes kits.

    Armazenamento

    Segurança no armazenamento

    • Desligue o motor, remova a chave (se equipada) e aguarde que todos os movimentos parem antes de deixar a posição do operador. Permita que a máquina esfrie antes de ajustá-la, fazer manutenção, limpá-la ou armazená-la.

    • Não armazene a máquina ou recipiente de combustível em local com a presença de chamas abertas, centelhas ou chama piloto, como nas proximidades de aquecedores ou outros equipamentos.

    Armazenando a máquina

    1. Remova quaisquer aparas de grama, sujeira e fuligem das partes externas de toda a máquina, principalmente do motor. Limpe a sujeira e a palha da parte externa das aletas do cabeçote do motor e da carcaça do soprador.

      Important: A máquina pode ser lavada com água e detergente suave. Não lave a máquina a jato. Evite o uso excessivo de água, principalmente perto da placa da alavanca de alteração e do motor.

    2. Para armazenamento de longo prazo (mais de 30 dias), adicione aditivo estabilizador/condicionador ao combustível no tanque.

      1. Deixe o motor funcionar por 5 minutos para distribuir o combustível condicionado pelo sistema de combustível.

      2. Desligue o motor, deixe-o esfriar e drene o tanque de combustível ou opere o motor até que desligue.

      3. Dê partida no motor e deixe-o funcionar até desligar. Dê partida no motor novamente, com o afogador fechado, até que o motor não ligue mais.

      4. Desconecte o cabo da vela de ignição da vela de ignição.

      5. Descarte o combustível de maneira adequada. Recicle-o de acordo com os códigos locais.

        Note: Não armazene combustível contendo estabilizador/condicionador por tempo superior à duração recomendada pelo fabricante do estabilizador de combustível.

    3. Verifique e aperte todos os parafusos e porcas. Repare ou substitua qualquer peça que esteja desgastada ou danificada.

    4. Pinte todas as superfícies metálicas arranhadas ou expostas. A tinta está disponível na sua distribuidora autorizada Toro.

    5. Armazene a máquina em uma garagem ou área de armazenamento limpa e seca. Cubra a máquina para protegê-la e mantê-la limpa.