Introdução

Este cortador de relva com operador apeado com lâmina rotativa destina-se a utilizadores domésticos. Foi, principalmente, concebido para cortar a relva em parques bem mantidos em propriedades residenciais. Não foi concebido para cortar arbustos ou para fins agrícolas. Foi concebido para utilizar a bateria de iões de lítio modelo 81860 (fornecida com o modelo 21863). Se estas máquinas forem utilizadas para um fim diferente da sua utilização prevista, poderá pôr em perigo o utilizador e outras pessoas.

O modelo 21863T não inclui bateria nem carregador.

Leia estas informações cuidadosamente para saber como utilizar e efetuar a manutenção do produto de forma adequada, bem como evitar ferimentos e danos no produto. A utilização correta e segura do produto é da exclusiva responsabilidade do utilizador.

Visite www.Toro.com para mais informações, incluindo sugestões de segurança, materiais de formação, informações sobre acessórios, obter ajuda a localizar um representante ou para registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistência, peças genuínas Toro ou informações adicionais, entre em contacto com um representante autorizado ou o serviço de assistência Toro, indicando os números de modelo e de série do produto. Figura 1 identifica a localização dos números de série e de modelo do produto. Escreva os números no espaço disponível.

Important: Com o seu dispositivo móvel, pode ler o código QR no autocolante com o número de série (se existente) para aceder a informações sobre garantia, peças e outros produtos.

g275230
Graphic

Para obter assistência, consulte www.Toro.com/support para obter vídeos de instruções ou contacte 1-888-384-9939 antes de devolver este produto.

Segurança

INSTRUÇÕES IMPORTANTE

SOBRE SEGURANÇA

AVISO – ao utilizar uma máquina elétrica, deve sempre ler e seguir as precauções e instruções de segurança básicas para reduzir o risco de incêndio, choque elétrico ou ferimentos, incluindo o seguinte:

I. Formação

  1. O operador da máquina é responsável por quaisquer acidentes ou riscos que ocorram aos outros ou à sua propriedade.

  2. Não permita que crianças utilizem ou brinquem com a máquina, bateria ou carregador da bateria; os regulamentos locais podem restringir a idade do operador.

  3. Não permita que pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas ou sem experiência e conhecimento utilizem a máquina, bateria ou carregador da bateria, a não ser que recebam instruções ou supervisão sobre como a utilizar em segurança e que conheçam os riscos envolvidos durante a sua utilização.

  4. Antes da utilização da máquina, bateria e carregador da bateria, leia todas as instruções e marcas de cuidado sobre estes produtos.

  5. Familiarize-se com os comandos e utilização adequada da máquina, bateria e carregador da bateria.

II. Preparação

  1. Mantenha as pessoas, especialmente as crianças e animais de estimação, afastados da área de operação.

  2. Não opere a máquina sem que todos os resguardos e dispositivos de segurança como, por exemplo, defletores e recetores de relva, estejam instalados e a funcionar corretamente na máquina.

  3. Inspecione a área em que vai utilizar a máquina e remova todos os objetos que podem interferir no funcionamento da máquina ou que a máquina possa projetar.

  4. Antes de utilizar a máquina, verifique se a lâmina, o parafuso da lâmina e a estrutura de corte estão gastos ou danificados. Substitua qualquer autocolante danificado ou ilegível.

  5. Utilize apenas a bateria indicada pela Toro. Utilizar outros acessórios pode aumentar o risco de ferimentos e incêndio.

  6. Ligar o carregador de bateria a uma tomada que não seja de 100 a 240 V pode causar um incêndio ou choque elétrico. Não ligue o carregador da bateria a uma tomada que não seja de 100 a 240 V. Para uma ligação diferente, utilize um adaptador de tomada com a configuração correta da tomada, se necessário.

  7. Não utilize uma bateria ou carregador danificado ou alterado, o que pode apresentar um comportamento imprevisível dando origem a incêndio, explosão ou risco de ferimento.

  8. Se o cabo de alimentação do carregador de bateria estiver danificado, contacte um representante de assistência autorizado para o substituir.

  9. Não utilize baterias não recarregáveis.

  10. Carregue a bateria apenas no carregador indicado pela Toro. Um carregador adequado a um tipo de bateria pode criar um risco de incêndio quando usado com outra bateria.

  11. Carregue a bateria apenas numa área bem ventilada.

  12. Não exponha uma bateria ou carregador de bateria ao fogo ou a temperaturas superiores a 68°C.

  13. Siga todas as instruções de carregamento e não carregue a bateria fora do intervalo de temperaturas indicado nas instruções. Caso contrário, pode danificar a bateria e aumentar o risco de incêndio.

  14. Vista-se corretamente – utilize vestuário adequado, incluindo proteção ocular, calças compridas, calçado resistente antiderrapante (não ande descalço nem de chinelos) e proteção para os ouvidos. Prenda cabelo comprido e não utilize joias soltas que possam ficar presas nas peças em movimento. Utilize uma máscara antipoeira em condições de funcionamento com pó.

III. Funcionamento

  1. O contacto com uma lâmina em movimento pode provocar ferimentos graves. Mantenha as mãos e os pés longe de qualquer área de corte e de todas as peças em movimento da máquina. Mantenha-se afastado de qualquer abertura de descarga.

  2. Se esta máquina for utilizada para um fim diferente da sua utilização prevista, poderá pôr em perigo o utilizador e outras pessoas.

  3. Desengate a transmissão autopropulsora (se instalada) antes de ligar a máquina.

  4. Não incline o equipamento quando puser o motor em funcionamento.

  5. Evite o arranque acidental – certifique-se de que o botão de arranque elétrico é removido da ignição antes de ligar a bateria e manusear a máquina.

  6. Tenha total atenção durante a utilização da máquina. Não exerça qualquer atividade que provoque distração; caso contrário podem ocorrer ferimentos ou danos materiais.

  7. Pare a máquina, remova o botão de arranque elétrico, remova a bateria da máquina e aguarde que todas as peças em movimento parem antes de ajustar, prestar assistência, limpar ou guardar a máquina.

  8. Remova a bateria e o botão de arranque elétrico da máquina sempre que se afastar dela ou antes de substituir acessórios.

  9. Não force a máquina – deixe que a máquina faça o trabalho melhor e com maior segurança à taxa para a qual foi concebida.

  10. Fique atento – observe o que está a fazer e utilize o bom senso ao operar a máquina. Não utilize a máquina quando estiver doente, cansado ou se encontrar sob o efeito de álcool ou drogas.

  11. Opere a máquina apenas em condições de boa visibilidade e condições atmosféricas adequadas. Nunca opere a máquina quando existir a possibilidade de trovoadas.

  12. Tenha muito cuidado ao fazer marcha-atrás ou empurrar a máquina na sua direção.

  13. Mantenha sempre o equilíbrio e a estabilidade, especialmente em declives. Corte na transversal, nunca para cima e para baixo. Tome todas as precauções necessárias quando alterar a direção ou se encontrar numa inclinação. Não corte a relva em inclinações demasiado pronunciadas. Com a máquina, ande, nunca corra.

  14. Não direcione o material de descarga para ninguém. Evite descarregar o material contra uma parede ou obstrução, uma vez que o material pode fazer ricochete em direção do operador. Pare a(s) lâmina(s) quando atravessar superfícies de gravilha.

  15. Esteja atento a buracos, carreiras, elevações, pedras ou outros objetos ocultos. O terreno desnivelado pode fazer com que perca o equilíbrio ou a posição.

  16. A relva e as folhas molhadas podem provocar ferimentos graves se escorregar e tocar na lâmina. Evite cortar em condições de humidade ou quando estiver a chover.

  17. Se a máquina atingir um objeto ou começar a vibrar, pare imediatamente a máquina, retire o botão de arranque elétrico, retire a bateria, espere que todas as peças móveis parem antes de inspecionar a máquina para ver se está danificada. Efetue todas as reparações necessárias antes de retomar o funcionamento.

  18. Pare a máquina e remova o botão de arranque elétrico antes de carregar a máquina para transporte.

  19. Em condições abusivas, a bateria pode ejetar líquido; evite o contacto. Se acidentalmente entrar em contacto com o líquido, lave com água. Se o líquido entrar em contacto com os olhos, procure ajuda médica. O líquido ejetado da bateria pode causar irritação ou queimaduras.

IV. Manutenção e armazenamento

  1. Pare a máquina, remova o botão de arranque elétrico, remova a bateria da máquina e aguarde que todas as peças em movimento parem antes de ajustar, prestar assistência, limpar ou guardar a máquina.

  2. Não tente reparar a máquina, excepto se indicado nas instruções. Peça a um representante de assistência autorizado para realizar a assistência na máquina utilizando peças de substituição idênticas.

  3. Use luvas e proteção visual durante a manutenção da máquina.

  4. Afie uma lâmina romba em ambos os lados para manter o equilíbrio. Limpe a lâmina e certifique-se de que está equilibrada.

  5. Substitua a junta, se estiver dobrada, gasta ou rachada. Uma lâmina desequilibrada pode causar vibração, o que poderia causar danos ao motor e causar ferimentos.

  6. Ao prestar assistência à lâmina, tenha cuidado que a lâmina se pode mover mesmo com a alimentação desligada.

  7. Verifique frequentemente se existe deterioração ou danos no saco de recolha de relva e substitua um saco gasto por um saco (de substituição) Toro.

  8. Para o desempenho ideal, utilize apenas peças de substituição e acessórios genuínos Toro. As peças de substituição e acessórios de outros fabricantes podem ser perigosos e essa utilização anula a garantia.

  9. Mantenha a máquina – mantenha as extremidades de corte afiadas e limpas para um desempenho melhor e mais seguro. Mantenha as pegas secas, limpas e sem óleo ou lubrificante. Mantenha os resguardos instalados e em correto funcionamento. Mantenha as lâminas afiadas. Utilize apenas lâminas de substituição idênticas.

  10. Verifique se existem peças danificadas na máquina – se existirem proteções ou outras peças danificadas, determine se a máquina opera devidamente. Verifique se há peças móveis desalinhadas ou encravadas, peças partidas, montagens e outras condições que possam afetar o funcionamento. Exceto se indicado nas instruções, peça a um representante de assistência autorizado para reparar ou substituir um resguardo ou peça danificado.

  11. Quando a bateria não estiver a ser utilizada, mantenha-a afastada de objetos de metal como, por exemplo, clipes de papel, moedas, chaves, pregos e parafusos que possam fazer uma ligação entre um terminal e o outro. O curto circuito dos terminais da bateria pode causar queimaduras ou incêndio.

  12. Verifique frequentemente o aperto dos parafusos de montagem da lâmina e do motor.

  13. Quando não estiver a utilizar a máquina, guarde-a no interior num local seco e seguro, afastado do alcance de crianças.

  14. CUIDADO – uma bateria tratada indevidamente pode apresentar um risco de incêndio ou queimadura química. Não desmonte a bateria. Não aqueça a bateria a mais de 68°C nem a queime. Substitua a bateria apenas por uma bateria Toro genuína; utilizar outro tipo de bateria pode causar um incêndio ou uma explosão. Mantenha as baterias fora do alcance das crianças e na embalagem original até que esteja pronto para as utilizar.

  15. Não deite fora a bateria para um fogo. A célula pode explodir. Consulte os códigos locais acerca de possíveis instruções especiais de eliminação.

GUARDE ESTAS

INSTRUÇÕES

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurança e de instruções são facilmente visíveis e situam-se próximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos.

decal140-1324
decal137-9495
decal137-9496
decal140-1328

Modelo 81860

decal137-9489
decal112-8760
decal125-5026
decal137-9196
decal137-9461

Instalação

Note: A bateria não está totalmente carregada quando a adquire. Antes de utilizar a máquina pela primeira vez, consulte Carregamento da bateria.

Montagem do carregador da bateria (opcional)

Peças necessárias para este passo:

Ferragens de montagem (não incluídas)2

Se desejar, monte o carregador de forma segura numa parede utilizando os orifícios de montagem na parede na parte posterior do carregador.

Monte-o no interior (como, por exemplo, uma garagem ou outro local seco), perto de uma tomada elétrica e fora do alcance das crianças.

Consulte Figura 2 para obter ajuda para a montagem do carregador.

Deslize o carregador sobre as ferragens devidamente posicionadas para prender o carregador no sítio (ferragens não incluídas).

g247359

Desdobramento da pega

Aviso

Desdobrar a pega inadequadamente pode danificar os cabos criando uma condição de funcionamento insegura.

  • Não danifique o(s) cabo(s) quando estiver a dobrar ou a desdobrar a pega.

  • Certifique-se de que o(s) cabo(s) está(ão) encaminhado(s) para o exterior da pega.

  • Se um cabo estiver danificado, contacte um distribuidor autorizado.

Important: Retire e deite fora a película de plástico protetora que cobre o motor e qualquer outro plástico ou envólucro da máquina.

  1. Liberte a pega (A de Figura 3).

  2. Mova o manípulo para trás para a posição de funcionamento (B de Figura 3).

  3. Segure na pega enquanto engata os bloqueios da pega para evitar entalar as mãos.

  4. Engate os bloqueios do manípulo até que o pino encaixe no sítio para bloquear o manípulo na posição de funcionamento (C de Figura 3).

g251609

Montagem do saco de relva

g230447

Descrição geral do produto

g297638
g036586
g292995

Intervalos de temperatura adequados

Carregue/guarde a bateria a5°C a 40°C*
Utilize a bateria a-30°C a 49°C*
Utilize a máquina a0°C a 49°C*

*Os tempos de carregamento aumentam se não carregar a bateria dentro deste intervalo.

Guarde a máquina, bateria e carregador da bateria numa área limpa e seca.

Funcionamento

Antes da operação

Instalação da bateria

Important: Utilize a bateria apenas em temperaturas que estejam dentro do intervalo adequado; consulte Especificações.

  1. Certifique-se de que as ventilações da bateria estão sem qualquer sujidade ou detrito.

  2. Eleve a tampa do compartimento da bateria (A de Figura 8).

  3. Alinhe a cavidade da bateria com o ressalto na máquina e deslize a bateria para o compartimento até que encaixe no sítio (B de Figura 8).

  4. Feche a tampa do compartimento da bateria (C de Figura 8).

g251221

Ajuste da altura de corte

Ajuste a altura de corte conforme desejado. Coloque as rodas à mesma altura de corte (Figura 9).

g254131

Durante a operação

Ligação da máquina

  1. Certifique-se de que a bateria está instalada na máquina; consulte Instalação da bateria.

  2. Insira o botão de arranque elétrico no interruptor do arrancador elétrico (A de Figura 10).

  3. Insira a barra de controlo da lâmina e segure-a contra a pega (B de Figura 10).

  4. Pressione o botão de arranque elétrico e mantenha-o pressionado até que o motor arranque (C de Figura 10).

g293036

Utilização da transmissão autopropulsora.

Basta caminhar com as mãos na pega superior e os cotovelos de lado e o cortador começará automaticamente a andar à sua velocidade (Figura 11).

g233423

Note: Se a máquina não se deslocar livremente para trás depois da autopropulsão, pare de caminhar, mantenha as mãos imóveis e permita que a máquina se desloque alguns centímetros para a frente para desengatar a transmissão das rodas. Também pode utilizar a pega metálica debaixo da pega superior para empurrar a máquina alguns centímetros para a frente. Se a máquina continuar sem deslocar-se facilmente para trás, contacte um representante de assistência autorizado.

Reciclagem das aparas de relva

O seu cortador é entregue de fábrica pronto para reciclar a relva e as aparas de relva de forma a serem novamente colocadas no relvado.

Se o saco da relva se encontrar na máquina e a alavanca de uso do saco a pedido se encontrar na posição de recolha, desloque-a para a posição de reciclagem; consulte Utilização da alavanca de uso do saco a pedido. Se a calha de descarga lateral estiver na máquina, retire-a; consulte Remoção da calha de descarga lateral.

Recolha das aparas de relva no saco

Utilize o saco de relva quando quiser recolher as aparas de relva e de folhas do relvado.

Se a calha de descarga lateral estiver na máquina, retire-a; consulte Remoção da calha de descarga lateral. Se a alavanca de uso do saco a pedido estiver na posição de reciclagem, desloque-a para a posição de recolha; consulte Utilização da alavanca de uso do saco a pedido.

Instalação do saco da relva

  1. Faça subir e mantenha elevado o defletor traseiro (A da Figura 12).

  2. Coloque o saco da relva. Garanta que os pinos no saco encaixam nos entalhes na pega (B da Figura 12).

  3. Baixe o defletor traseiro.

g233434

Remoção do saco de relva

Para retirar o saco, inverta os passos em Instalação do saco da relva.

Utilização da alavanca de uso do saco a pedido

A funcionalidade de uso do saco a pedido permite recolher ou reciclar relva e aparas com o saco instalado na máquina.

  • Se desejar recolher relva e aparas, prima o botão na alavanca de uso do saco a pedido e desloque a alavanca para a frente até que o botão saia (Figura 13).

    g251583
  • Se desejar reciclar ou efetuar a descarga lateral da relva e aparas, prima o botão na alavanca e desloque a alavanca para trás até que o botão saia.

    Important: Para garantir o funcionamento correto, retire aparas e detritos da cobertura e abertura de uso do saco a pedido (Figura 14) antes de deslocar a alavanca de uma posição para a outra.

    g251584

Descarregamento lateral das aparas de relva

Utilize a descarga lateral para cortar relva muito alta.

Se o saco da relva se encontrar na máquina e a alavanca de uso do saco a pedido se encontrar na posição de recolha, desloque-a para a posição de reciclagem; consulte Remoção da calha de descarga lateral.

Instalação da calha de descarga lateral

Destranque e levante o defletor lateral e instale a calha de descarga lateral (Figura 15).

g235646

Remoção da calha de descarga lateral

Para remover a calha de descarga lateral, levante o defletor lateral, retire a calha e desça o defletor até que tranque de forma segura.

Desligação da máquina

  1. Liberte a barra de controlo da lâmina (A de Figura 16).

  2. Remova o botão de arranque elétrico do arrancador elétrico (B de Figura 16).

  3. Retire a bateria, consulte Remoção da bateria da máquina.

    Note: Sempre que não utilizar a máquina, retire a bateria.

g251435

Remoção da bateria da máquina

  1. Eleve a tampa do compartimento da bateria.

  2. Pressione o trinco da bateria para libertar a bateria e remover a bateria.

  3. Feche a tampa do compartimento da bateria.

Sugestões de utilização

Dicas gerais de segurança

  • Evite atingir objetos sólidos com a lâmina. Nunca corte a relva deliberadamente por cima de um objeto.

  • Para um melhor desempenho, instale uma lâmina nova antes de começar a estação de corte.

  • Substitua a lâmina sempre que necessário por uma lâmina de substituição da Toro.

Corte da relva

  • Corte apenas cerca de um terço da lâmina de relva de cada vez. Para tempos de funcionamento melhorados, corte a relva a uma altura de corte superior.

  • Não corte abaixo da regulação de 51 mm, a menos que a relva seja escassa ou quando se está no fim do outono e a relva começa a crescer mais devagar.

  • Quanto estiver a cortar relva com mais de 15 cm de altura, corte com a regulação de corte mais alta e caminhe devagar; em seguida volte a cortar com a regulação mais baixa para que o relvado fique com um aspeto óptimo. Se a relva estiver demasiado comprida, a máquina pode encravar e fazer com que o motor vá abaixo.

  • A relva e as folhas molhadas tendem a acumular-se no jardim e podem fazer com a máquina encrave e o motor vá abaixo. Evite cortar em condições de humidade.

  • Tenha em atenção o perigo de incêndio em condições muito secas, siga todos os avisos locais de incêndio e mantenha a máquina sem relva seca e detritos.

  • Alterne a direção de corte. Isto ajuda a dispersar as aparas pelo relvado para uma fertilização uniforme.

  • Se, depois de cortar, o aspeto do relvado não for satisfatório, tente fazer o seguinte:

    • Substitua a lâmina ou mande afiá-la.

    • Caminhe mais devagar quando estiver a cortar.

    • Aumente a altura de corte na máquina.

    • Corte a relva com mais frequência.

    • Sobreponha as filas de corte em vez de cortar uma fila inteira em cada passagem.

Corte das folhas

  • Depois de cortar o relvado certifique-se de que metade do relvado se vê através da cobertura de folhas cortadas. Pode ter que passar mais de que uma vez por cima das folhas.

  • Se houver mais de 13 cm de folhas no relvado, corte a uma altura de corte superior e, em seguida, na altura de corte desejada.

  • Reduza a velocidade de corte se a máquina não cortar as folhas suficientemente finas.

Depois da operação

Carregamento da bateria

Important: A bateria não está totalmente carregada quando a adquire. Antes de utilizar a ferramenta pela primeira vez, coloque a bateria no carregador e carregue-a até que o indicador LED indique que a bateria está totalmente carregada. Leia todas as precauções de segurança.

Important: Carregue a bateria apenas em temperaturas que estejam dentro do intervalo adequado; consulte Especificações.

Note: A qualquer altura, pressione o botão do indicador de carga da bateria na bateria para visualizar a carga atual (indicadores LED).

  1. Certifique-se de que as ventilações da bateria e carregador estão sem qualquer sujidade ou detrito.

    g290533
  2. Alinhe a cavidade na bateria (Figura 17) com o ressalto no carregador.

  3. Certifique-se de que as ventilações no carregador da bateria estão sem qualquer sujidade ou detrito.

  4. Deslize a bateria para o carregador até que fique totalmente encaixada (Figura 17).

  5. Para remover a bateria, deslize a bateria para trás e para fora do carregador.

  6. Consulte a tabela seguinte para interpretar a luz indicadora LED no carregador da bateria.

    Luz indicadoraIndica
    DesligarNenhuma bateria inserida
    Verde a piscarA bateria está a carregar
    VerdeA bateria está carregada
    VermelhoA bateria e/ou carregador está acima ou abaixo do intervalo de temperatura indicado
    Vermelho a piscarFalha de carga da bateria*

*Consulte para mais informações.

Limpeza debaixo da máquina.

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
Em todas as utilizações ou diariamente
  • Limpe todas as aparas de relva e sujidade debaixo da máquina.
  • Limpar debaixo da máquina utilizando a porta de lavagem

    Para obter melhores resultados, limpe o cortador logo após ter concluído o corte.

    1. Desloque a máquina para uma superfície plana e pavimentada.

    2. Desligue o motor e espere até que todas as peças em movimento parem antes de sair da posição de operação.

    3. Desça a máquina para a altura de corte mais baixa. Consulte Ajuste da altura de corte.

    4. Lave a área sob a porta traseira onde as aparas passam da parte de baixo da máquina para o saco de relva.

      Note: Lave a área da funcionalidade de uso do saco a pedido (se equipado) nas posições totalmente para a frente e totalmente para trás.

    5. Ligue uma mangueira de jardim, ligada a uma torneira, à entrada para lavagem (Figura 18).

      g251300
    6. Abra a torneira.

    7. Ligue e deixe o motor trabalhar até deixarem de sair aparas de debaixo da máquina.

    8. Desligue o motor.

    9. Feche a água e desligue a mangueira da máquina.

    10. Ligue e deixe o motor a funcionar durante alguns minutos para secar a parte de baixo da máquina e evitar que enferruje.

    11. Desligue o motor e espere que este arrefeça antes de guardar a máquina em ambiente fechado.

    Limpar sob a máquina na posição de armazenamento vertical

    1. Regule a máquina para a posição de armazenamento vertical; consulte Armazenar a máquina na posição de armazenamento vertical.

    2. Lave todas as aparas debaixo da máquina.

    Dobramento da pega

    Aviso

    Dobrar ou desdobrar a pega inadequadamente pode danificar os cabos criando uma condição de funcionamento insegura.

    • Não danifique os cabos quando estiver a dobrar ou a desdobrar a pega.

    • Se um cabo estiver danificado, contacte um distribuidor autorizado.

    1. Remova o botão de arranque elétrico (Figura 19).

      g251571
    2. Segure na pega enquanto desengata os bloqueios da pega para evitar entalar as mãos.

    3. Desengate os bloqueios da pega até conseguir mover a pega superior livremente.

    4. Dobre a pega para a frente para a posição vertical ou totalmente para a frente como se mostra na Figura 20.

      Important: Encaminhe os cabos para ao lado exterior dos bloqueios da pega ao dobrar a pega.

      g251299
    5. Desdobrar a pega; consulte Desdobramento da pega.

    Armazenar a máquina na posição de armazenamento vertical

    Pode guardar a máquina na posição vertical para minimizar o espaço de armazenamento.

    Aviso

    Dobrar ou desdobrar a pega inadequadamente pode danificar os cabos criando uma condição de funcionamento insegura.

    • Não danifique os cabos quando estiver a dobrar ou a desdobrar a pega.

    • Se um cabo estiver danificado, contacte um distribuidor autorizado.

    1. Remova o botão de arranque elétrico e a bateria da máquina.

    2. Certifique-se de que a definição da altura de corte na máquina é de 92 mm ou inferior; caso contrário, baixe-a; consulte Ajuste da altura de corte.

    3. Desengate os bloqueios da pega (Figura 21).

      g251585
    4. Dobre a pega totalmente para a frente.

      Important: Encaminhe os cabos para o lado exterior dos botões da pega ao dobrar a pega.

    5. Engate os bloqueios da pega.

    6. Eleve a frente da máquina pela pega e mova-a para o local de armazenamento (Figura 22).

      g251586

    Manutenção

    Remova o botão de arranque elétrico e a bateria da máquina antes de fazer a manutenção ou limpar a máquina.

    Utilize apenas peças de substituição e acessórios recomendados pelo fabricante.

    Inspecione e faça a manutenção da máquina com regularidade. Deve mandar reparar a máquina apenas num representante de assistência autorizado.

    Lubrificação da máquina

    Não necessita de lubrificar a máquina; todos os rolamentos foram lubrificados na fábrica para toda a vida da máquina.

    Substituição da lâmina

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Anualmente
  • Substitua a lâmina ou mande afiar a lâmina (mais frequentemente se a extremidade empenar rapidamente).
  • Important: Precisará de uma chave de aperto para instalar a lâmina de forma adequada. Se não tiver uma chave de aperto ou se não se sentir à vontade para executar este procedimento, contacte um revendedor autorizado.

    Se a lâmina estiver danificada ou rachada, substitua-a imediatamente. Se a extremidade da lâmina estiver embotada ou com falhas, mande-a afiar ou equilibrar ou substitua-a.

    Aviso

    Ao prestar assistência à lâmina, tenha em atenção que a lâmina se pode mover mesmo com a alimentação desligada. A lâmina é afiada; tocar na lâmina pode ter como resultado ferimentos pessoais graves.

    Use luvas quando efetuar a manutenção da lâmina.

    1. Remova o botão de arranque elétrico e a bateria da máquina.

    2. Utilize um bloco de madeira para manter a lâmina segura (Figura 23).

    3. Retire a lâmina guardando todo o equipamento de montagem (Figura 23).

      g231389
    4. Instale lâmina nova e todo o equipamento de montagem (Figura 24).

      g231390

      Important: Coloque as extremidades em curva da lâmina viradas para cima de forma a apontarem em direção à caixa do cortador.

    5. Utilize uma chave de aperto para apertar o parafuso da lâmina com 68 N·m.

    Ajuste da transmissão autopropulsora

    Apenas para modelos com transmissão autopropulsora

    Sempre que instalar um novo cabo autopropulsor ou se a transmissão autopropulsora estiver desajustada, ajuste a transmissão autopropulsora.

    1. Rode a porca de ajuste no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para folgar o ajuste do cabo (Figura 25).

      g269307
    2. Ajuste a tensão do cabo (Figura 25) puxando-o para trás ou empurrando-o para a frente e mantendo a posição.

      Note: Empurre o cabo em direção ao motor para aumentar a tração. Puxe o cabo para longe do motor para diminuir a tração.

    3. Rode a porca de ajuste no sentido dos ponteiros do relógio para apertar o ajuste do cabo.

      Note: Aperte a porca firmemente com uma chave.

    Preparação da bateria para reciclagem

    Important: Na remoção, cubra os terminais da bateria com fita adesiva forte Não tente destruir nem desmontar a bateria nem remover qualquer dos seus componentes.

    Contacte o município local ou o distribuidor Toro autorizado para mais informações sobre como reciclar de forma responsável a bateria.

    Armazenamento

    Important: Guarde a máquina, bateria e carregador apenas em temperaturas que estejam dentro do intervalo adequado; consulte Especificações.

    Important: Se vai armazenar a máquina durante um ano ou mais tempo, retire a bateria da máquina e carregue a bateria até que 2 ou 3 indicadores LED fiquem verdes na bateria. Não guarde uma bateria totalmente carregada ou totalmente descarregada. Quando estiver pronto para utilizar novamente a máquina, carregue a bateria até que o indicador restante acenda a verde no carregador ou todos os quatro indicadores LED acendam a verde na bateria.

    • Desligue o produto da fonte de alimentação (ou seja, retire a bateria) e verifique se existem danos após a utilização.

    • Limpe todos os materiais estranhos do produto.

    • Quando não estiver a ser utilizada, guarde a máquina, botão de arranque elétrico, bateria e carregador da bateria fora do alcance das crianças.

    • Mantenha a máquina, bateria e carregador da bateria afastados de agentes corrosivos, por exemplo, produtos químicos de jardim e sais para derreter gelo.

    • Para reduzir o risco de ferimentos pessoais graves, não guarde a bateria no exterior ou dentro de veículos.

    • Guarde a máquina, bateria e carregador da bateria numa área limpa e seca.

    Resolução de problemas

    Realize apenas os passos descritos nestas instruções. Todas os trabalhos de inspeção, manutenção e reparação têm de ser realizados por um centro de assistência autorizado ou um especialista igualmente qualificado se não conseguir resolver o problema.

    ProblemPossible CauseCorrective Action
    A máquina não carrega.
    1. A bateria não está totalmente instalada na máquina.
    2. A bateria não está carregada.
    3. A bateria está danificada.
    4. Existe outro problema elétrico com a máquina.
    1. Retire e, em seguida, instale a bateria na máquina, certificando-se que está totalmente instalada e com os trincos.
    2. Remova a bateria da máquina e carregue-a.
    3. Substitua a bateria.
    4. Contacte um representante de assistência autorizado.
    A máquina não funciona de forma contínua.
    1. Existe humidade nos fios da bateria.
    2. A bateria não está totalmente instalada na ferramenta.
    1. Permita que a bateria seque ou seque-a.
    2. Retire e, em seguida, instale a bateria na ferramenta, certificando-se de que está totalmente instalada e com os trincos.
    A máquina não atinge a potência máxima.
    1. A capacidade de carregamento da bateria é demasiado baixa.
    2. As ventilações estão bloqueadas.
    1. Remova a bateria da máquina e carregue totalmente a bateria.
    2. Limpe as ventilações.
    A bateria perde a carga muito rapidamente.
    1. A bateria está acima ou abaixo do intervalo de temperatura adequado.
    1. Mova a bateria para um local que seja seco e cuja temperatura seja entre 5°C e 40°C.
    O carregador da bateria não está a funcionar.
    1. O carregador da bateria está acima ou abaixo do intervalo de temperatura adequado.
    2. A tomada em que o carregador da bateria está ligado não tem potência.
    1. Desligue o carregador da bateria para um local que seja seco e cuja temperatura seja entre 5°C e 40°C.
    2. Contacte o eletricista licenciado para reparar a tomada.
    A luz indicadora LED no carregador da bateria está vermelha.
    1. A bateria e/ou carregador está acima ou abaixo do intervalo de temperatura indicado.
    1. Desligue o carregador da bateria e mova-o e à bateria para um local que seja seco e cuja temperatura seja entre 5°C e 40°C.
    A luz indicadora LED no carregador da bateria está a piscar a vermelho.
    1. Existe um erro na comunicação entre a bateria e o carregador.
    2. A bateria está fraca.
    1. Remova a bateria do carregador, desligue o carregador da bateria da tomada e aguarde 10 segundos. Ligue o carregador da bateria novamente na tomada e coloque a bateria no carregador da bateria. Se a luz indicadora LED no carregador da bateria continuar a piscar a vermelho, repita este procedimento novamente. Se a luz indicadora LED no carregador da bateria ainda continuar a piscar a vermelho após duas tentativas, elimine devidamente a bateria numa instalação de reciclagem de baterias.
    2. Elimine adequadamente a bateria numas instalações de reciclagem de baterias.
    É difícil remover a bateria da ferramenta.
    1. A bateria/ferramenta é nova ou existe corrosão nos terminais da bateria e/ou terminais na ferramenta.
    1. Limpe os terminais na bateria e ferramenta. Em seguida, aplique lubrificante dielétrico nos terminais da bateria; não utilize qualquer outro tipo de lubrificante, uma vez que pode danificar os terminais.
    A máquina produz apitos.
    1. A bateria não está carregada.
    2. A máquina está numa posição insegura para funcionamento.
    3. A máquina está sobrecarregada.
    4. Existe outro problema elétrico com a máquina.
    1. Remova a bateria da máquina e carregue-a.
    2. Certifique-se de que a máquina não está num ângulo extremo durante o funcionamento.
    3. Corte a relva a uma altura superior ou desloque-se a uma velocidade inferior durante o corte.
    4. Tente realizar as outras ações de resolução de problemas; se o alarme ainda soar, contacte o representante de assistência autorizado.
    A qualidade de corte diminuiu ou não é satisfatória.
    1. A lâmina está empenada.
    1. Mande afiar ou substituir a lâmina.
    A máquina corta de forma irregular.
    1. A lâmina está empenada.
    2. A plataforma de corte está danificada.
    1. Mande afiar ou substituir a lâmina.
    2. Contacte um representante de assistência autorizado.
    A máquina vibra.
    1. A lâmina está dobrada ou danificada.
    1. Verifique a lâmina e substitua-a se necessário