Introdução

Leia esta informa��o cuidadosamente para saber como utilizar e efetuar a manuten��o adequada do produto, para evitar ferimentos e para evitar danos no produto. A utiliza��o correta e segura do produto � da exclusiva responsabilidade do utilizador.

Pode contactar diretamente a Toro em www.Toro.com para mais informa��o sobre produtos e acess�rios, para obter o contacto de um distribuidor ou registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assist�ncia, pe�as genu�nas Toro ou informa��es adicionais, entre em contacto com o representante de assist�ncia autorizado ou com o Servi�o de assist�ncia da Toro, indicando os n�meros de modelo e de s�rie do produto. Figura 1 identifica a localiza��o dos n�meros de s�rie e de modelo do produto. Escreva os n�meros no espa�o fornecido.

g033194

Este manual identifica potenciais perigos e cont�m mensagens de seguran�a identificadas com o s�mbolo de alerta de seguran�a (Figura 2), que sinaliza perigos que podem provocar les�es graves ou morte se n�o forem observadas as precau��es recomendadas.

g000502

Neste manual s�o utilizados 2 termos para identificar informa��o. A palavra Importante chama a aten��o para informa��es mec�nicas espec�ficas e a palavra Observa��o destaca informa��es gerais que merecem aten��o especial.

Este produto cumpre todas as diretivas europeias relevantes. Para mais informa��es consultar a folha de Declara��o de conformidade (DOC) em separado, espec�fica do produto.

Utilizar ou operar o motor em qualquer terreno com floresta, arbustos ou relva � uma viola��o da sec��o 4442 ou 4443 do c�digo de recursos p�blicos da Calif�rnia exceto se o motor estiver equipado com uma prote��o contra chamas, como definido na sec��o 4442, mantido em boas condi��es ou o motor for constru�do equipado e mantido para a preven��o de fogo.

O Manual do propriet�rio do motor � fornecido para informa��es acerca do sistema de emiss�es, manuten��o e garantia da US Environmental Protection Agency (EPA) e regulamento de controlo de emiss�es da Calif�rnia. A substitui��o pode ser solicitada atrav�s do fabricante do motor.

Aviso

CALIFÓRNIA

Proposição 65 Aviso

É do conhecimento do Estado da Califórnia que os gases de escape a alguns dos componentes deste veículo contêm químicos que podem provocar cancro, defeitos congénitos ou outros problemas reprodutivos.

Os pólos, terminais e restantes acessórios da bateria contêm chumbo e derivados de chumbo; é do conhecimento do Estado da Califórnia que estes químicos podem provocar cancro e problemas reprodutivos. Lave as mãos após a utilização.

Segurança

A utiliza��o ou manuten��o indevida por parte do utilizador ou do propriet�rio pode provocar ferimentos. Para reduzir o risco de ferimentos, respeite estas instru��es de seguran�a e preste sempre aten��o ao s�mbolo de alerta de seguran�a, que indica Cuidado, Aviso, ou Perigo– instru��o de seguran�a pessoal. O n�o cumprimento desta instru��o pode resultar em acidentes pessoais ou mesmo na morte.

O equipamento obedece aos requisitos das especifica��es SAE J2258.

Important: Para dados de regulamentos pedidos pela CE, consulte a Declara��o de conformidade fornecida com a m�quina.

Pr�ticas de utiliza��o segura

Important: Esta m�quina foi principalmente concebida como m�quina todo-o-terreno e n�o se destina a utiliza��o intensiva em vias p�blicas.Ao utilizar a m�quina em vias p�blicas, siga todas as regras de tr�fego e utilize acess�rios adicionais que possam ser exigidos por lei, por exemplo, luzes, sinais de mudan�a de dire��o, sinal de Ve�culo de Marcha Lenta (VML) e outros, conforme necess�rio.

Esta m�quina foi concebida e ensaiada para poder proporcionar servi�os em total seguran�a, quando respeitados os procedimentos adequados de funcionamento e manuten��o. Muito embora o controlo de situa��es de emerg�ncia e a preven��o de acidentes dependam da conce��o e configura��o do equipamento, estes fatores dependem tamb�m da consci�ncia, do cuidado e da forma��o adequada do operador, manuten��o e armazenagem do equipamento. Uma utiliza��o inadequada do equipamento pode provocar les�es graves e mesmo a morte.

Esta m�quina tem um comportamento diferente do apresentado por autom�veis e cami�es. Dedique, portanto, algum tempo a familiarizar-se com a m�quina.

Este manual n�o abrange a totalidade dos engates adapt�veis � m�quina. Consulte o Manual do utilizador espec�fico, fornecido com cada engate, para obter informa��es sobre instru��es de seguran�a adicionais.

Para reduzir o risco de les�es ou morte, observe as seguintes instru��es de seguran�a:

Responsabilidades do supervisor

  • Certifique-se de que os utilizadores receberam a forma��o adequada e que se encontram familiarizados com o Manual do utilizador e com todas as etiquetas presentes na m�quina.

  • Defina os seus pr�prios procedimentos e regras de trabalho para condi��es de utiliza��o fora do comum (ex.: inclina��es demasiado pronunciadas para o funcionamento seguro da m�quina).

Antes da utiliza��o

  • Esta m�quina foi concebida para transportar apenas o utilizador e um passageiro, que dever� sentar-se no banco fornecido pelo fabricante. Nunca transporte mais do que um passageiro na m�quina.

  • Familiarize-se com os comandos e aprenda a desligar rapidamente o motor.

  • Nunca utilize a m�quina quando se encontrar cansado, sob o efeito de �lcool ou drogas.

  • Use sempre cal�ado resistente e antiderrapante. N�o utilize roupas largas, prenda cabelo comprido e n�o utilize joias.

  • A utiliza��o de �culos e sapatos de prote��o e cal�as compridas � exigida por alguns regulamentos locais.

  • Nunca permita que crian�as utilizem a m�quina. Nunca permita a utiliza��o do ve�culo por adultos n�o familiarizados com as instru��es relevantes. Esta m�quina s� pode ser conduzida por pessoal autorizado e com forma��o adequada.

  • Preste aten��o ao s�tio onde se encontram outras pessoas.

  • Mantenha todas as coberturas, dispositivos de seguran�a e autocolantes na sua posi��o correta. Se um resguardo, dispositivo de seguran�a ou autocolante se encontrar danificado ou ileg�vel, repare-o ou substitua-o antes de utilizar a m�quina.

  • Evite conduzir quando escurece, especialmente em zonas desconhecidas. Se for necess�rio conduzir a m�quina durante a noite, fa�a-o de forma cuidadosa; ligue os far�is.

  • Antes de utilizar a m�quina, verifique todos os componentes e eventuais engates instalados. Se algo estiver errado, interrompa a utiliza��o da m�quina. Certifique-se de que o problema est� resolvido antes de voltar a utilizar a m�quina ou o acess�rio.

  • Utilize a m�quina s� no exterior ou numa �rea bem ventilada.

Manuseamento seguro dos combust�veis

  • Para evitar les�es pessoais ou danos materiais, tenha um cuidado extremo no manuseamento do combust�vel. O combust�vel � extremamente inflam�vel e os vapores s�o explosivos.

  • N�o fume ao p� da m�quina.

  • Utilize apenas recipientes de combust�vel port�teis, n�o-met�licos aprovados.

  • A descarga eletrost�tica pode inflamar os vapores de combust�vel num recipiente de combust�vel sem liga��o � terra. Nunca encha recipientes no interior de uma m�quina ou cami�o ou atrelado com um revestimento de pl�stico. Antes de abastecer, retire o recipiente de combust�vel da plataforma da m�quina e coloque-o no ch�o, longe da m�quina.

  • Mantenha o bico em contacto com o recipiente, enquanto o estiver a encher. Retire o equipamento da plataforma da m�quina antes do abastecimento. N�o utilize um dispositivo de bloqueio com bocal aberto.

  • Nunca retire a tampa do dep�sito, nem adicione combust�vel quando o motor se encontrar em funcionamento.

  • Deixe o motor arrefecer antes de adicionar combust�vel.

  • Nunca ateste a m�quina no interior.

  • Nunca guarde a m�quina ou o recipiente de combust�vel onde uma fonte de fogo, fa�sca ou luz piloto, como junto de uma caldeira ou outros eletrodom�sticos.

  • Retire o equipamento do cami�o ou do atrelado e abaste�a-o no ch�o. Se tal n�o for poss�vel, abaste�a com um recipiente port�til e n�o a partir do bico de abastecimento normal.

  • Se o combust�vel for derramado para cima da roupa, mude de roupa imediatamente.

  • Nunca encha demasiado o dep�sito de combust�vel. Volte a colocar a tampa do combust�vel e aperte-a a bem.

Funcionamento

  • O utilizador e o passageiro devem permanecer sentados sempre que a m�quina se encontrar em movimento. O utilizador deve manter as m�os no volante sempre que poss�vel e o passageiro deve colocar as m�os nas pegas montadas para esse efeito. Mantenha sempre os bra�os e as pernas dentro da m�quina.

  • Conduza mais devagar e mude de dire��o mais suavemente quando transportar um passageiro. N�o se esque�a de que o passageiro pode n�o estar preparado para uma travagem ou mudan�a de dire��o brusca. Nunca transporte passageiros na caixa nem nos engates.

  • N�o sobrecarregue a m�quina. A placa de carater�sticas (localizada debaixo do tablier) indica os limites de carga da m�quina. N�o carregue em demasia os engates ou atrelados nem exceda o peso bruto do ve�culo.

  • A condu��o perigosa da m�quina pode provocar um acidente, o tombamento da m�quina e les�es graves ou morte. Conduza cuidadosamente. Para evitar o capotamento ou a perda de controlo, tome as precau��es seguintes:

    • Tome muito cuidado, reduza a velocidade e mantenha uma dist�ncia segura ao deparar-se com terreno arenoso, valas, riachos, rampas, zonas com as quais n�o esteja familiarizado ou quaisquer outros obst�culos.

    • Preste aten��o a buracos ou outros perigos n�o vis�veis.

    • Tenha cuidado ao conduzir a m�quina em declives. Tente abordar a descida e a subida de declives em linha reta. Reduza a velocidade ao descrever curvas pronunciadas ou ao inverter a marcha em declives. Evite, sempre que poss�vel, inverter a marcha em declives.

    • Tenha muito cuidado ao conduzir a m�quina em piso molhado, a velocidades elevadas ou com a carga m�xima. A dura��o e a dist�ncia necess�ria para parar o ve�culo aumentam, se este se encontrar com a carga completa.

    • Evite paragens e arranques bruscos. N�o inverta a dire��o sem que o ve�culo se encontre completamente parado.

    • N�o efetue mudan�as bruscas de dire��o, manobras bruscas ou quaisquer outras manobras inseguras que possam provocar a perda de controlo da m�quina.

    • Quando estiver a descarregar, n�o deixe que ningu�m se posicione atr�s da m�quina e mantenha as pessoas afastadas. Liberte apenas os trincos da zona lateral do atrelado.

    • Mantenha as pessoas afastadas. Antes de fazer marcha-atr�s, veja se est� algu�m atr�s da m�quina. Recue lentamente.

    • Tome aten��o ao tr�fego quando utilizar a m�quina perto de vias de circula��o ou quando as atravessar. D� prioridade aos pe�es e �s restantes m�quinas. Indique sempre as mudan�as de dire��o ou pare atempadamente, de modo a que os outros condutores se apercebam da manobra que pretende realizar. Obede�a a todas as regras e regulamentos de tr�nsito.

    • N�o conduza a m�quina em, ou nas proximidades de, zonas onde existam poeiras ou gases inflam�veis. Os sistemas el�trico e de escape da m�quina podem produzir fa�scas suscet�veis de provocar a igni��o de materiais explosivos.

    • Preste sempre aten��o e evite obst�culos salientes (por exemplo, ramos de �rvores, aduelas de portas, passagens superiores). Verifique se h� espa�o livre suficiente para passar com a m�quina.

    • Sempre que n�o tiver certeza sobre uma opera��o da m�quina, interrompa o trabalho e pe�a conselhos ao seu supervisor.

  • Antes de abandonar o banco:

    • Desligue a m�quina.

    • Des�a a plataforma.

    • Desligue o motor e aguarde at� que o movimento cesse totalmente.

    • Engate o trav�o de estacionamento.

    • Retire a chave da igni��o.

  • N�o toque no motor, na transmiss�o, no radiador, no silenciador ou no coletor quando o motor se encontrar em funcionamento, ou logo depois de o ter parado, pois estas s�o �reas que se podem encontrar a uma temperatura suscet�vel de provocar queimaduras graves.

  • Se a m�quina vibrar de forma anormal, pare imediatamente, desligue a m�quina, aguarde at� que tudo se encontre parado e verifique se existem danos. Efetue todas as repara��es necess�rias antes de reiniciar a opera��o.

  • Os raios podem causar ferimentos graves ou morte. Se forem vistos raios na �rea, n�o opere a m�quina – procure abrigo.

Travagem

  • Reduza a velocidade da m�quina antes de se aproximar de um obst�culo. Desta forma, tem mais tempo para parar ou mudar de dire��o. O choque contra um obst�culo pode feri-lo a si e ao seu passageiro. Para al�m disto, pode danificar a m�quina e a sua carga.

  • O peso bruto da m�quina tem um impacto decisivo na capacidade de travagem e/ou mudan�a de dire��o. Cargas e engates pesados dificultam a paragem ou mudan�a de dire��o. Quanto mais pesada for a carga, mais tempo demora a parar.

  • Reduza a velocidade, se a caixa de carga tiver sido retirada e se a m�quina circular sem engate. As carater�sticas de travagem s�o diferentes e as travagens bruscas podem bloquear as rodas traseiras, interferindo no controlo da m�quina.

  • A relva e o pavimento tornam-se muito mais escorregadios se estiverem h�midos. O tempo de paragem em superf�cies molhadas pode ser entre 2 a 4 vezes superior ao tempo em superf�cies secas. Se conduzir atrav�s de �gua suficientemente profunda para molhar os trav�es, estes n�o funcionar�o corretamente at� estarem secos. Depois de atravessar �gua, deve testar os trav�es para verificar se estes funcionam corretamente. Se n�o funcionarem corretamente, conduza devagar em superf�cie nivelada, carregando ligeiramente no pedal do trav�o. Desta forma, os trav�es acabar�o por secar.

Funcionamento em subidas e descidas

Aviso

A utiliza��o da m�quina numa superf�cie inclinada poder� provocar o seu tombamento ou capotamento ou a redu��o de pot�ncia do motor, podendo perder velocidade nas subidas. Estas situa��es poder�o provocar acidentes pessoais.

  • N�o utilize a m�quina em inclina��es excessivamente pronunciadas.

  • N�o acelere rapidamente nem trave bruscamente quando descer uma superf�cie inclinada de marcha-atr�s, especialmente se a m�quina estiver carregada.

  • Se o motor parar ou perder pot�ncia numa subida, recue lentamente. Nunca tente inverter a marcha da m�quina.

  • Conduza devagar e com cuidado em subidas ou descidas.

  • N�o mude de dire��o nas subidas ou descidas.

  • Reduza a carga e a velocidade da m�quina.

  • Evite parar em superf�cies inclinadas, especialmente quando transportar uma carga.

Tome estes cuidados ao conduzir a m�quina em declives pronunciados:

  • Abrande a m�quina antes de come�ar a subir ou a descer.

  • Se o motor parar ou perder pot�ncia numa subida, utilize os trav�es de forma gradual e recue lentamente a m�quina.

  • � perigoso mudar de dire��o numa subida ou descida. Se tiver de inverter o sentido da marcha numa subida ou descida, conduza devagar e com cuidado. Nunca efetue mudan�as de dire��o bruscas ou r�pidas.

  • Cargas pesadas afetam a estabilidade do ve�culo. Reduza o peso da carga e a velocidade em subidas e descidas, ou quando o centro de gravidade da carga for alto. Fixe a carga na caixa de carga da m�quina para evitar que se desloque. Tenha especial cuidado ao transportar cargas que se soltam facilmente (l�quidos, pedras, areia, etc.).

  • Evite parar em superf�cies inclinadas, especialmente quando transportar uma carga. Parar numa descida leva mais tempo do que parar numa superf�cie plana. Se precisar de imobilizar a m�quina, evite mudan�as bruscas de velocidade que podem provocar o tombamento ou capotamento da m�quina. N�o trave bruscamente nas descidas porque a m�quina pode capotar.

  • Recomendamos vivamente a instala��o do sistema opcional de prote��o anticapotamento antes de circular em superf�cies inclinadas.

Funcionamento em Terrenos Acidentados

Reduza a velocidade e a carga da m�quina quando circular em terrenos acidentados, irregulares e perto de lancis, buracos e outras altera��es bruscas no terreno. As cargas podem soltar-se e desestabilizar a m�quina.

Aviso

As altera��es no terreno podem provocar movimentos bruscos no volante e consequentes les�es nas m�os e nos bra�os.

  • Reduza a velocidade quando utilizar o ve�culo em terreno irregular e perto de bermas.

  • Conduza com as m�os no volante, sem apertar demasiado, uma de cada lado, mantendo os polegares para cima e afastados dos raios do volante.

Cargas e descargas

  • N�o ultrapasse a capacidade de peso indicada na m�quina quando a operar com carga na caixa de carga, quando rebocar um atrelado ou ambos; consulte Especificações.

  • Tenha cuidado quando operar a m�quina numa superf�cie inclinada ou num terreno acidentado, particularmente com carga na caixa de carga, com um atrelado ou com ambos.

  • Esteja ciente de que a estabilidade e o controlo da m�quina diminuem quando a carga na caixa de carga estiver mal distribu�da.

  • Transportar cargas de maior dimens�o na caixa de carga altera a estabilidade da m�quina.

  • A dire��o, a travagem e a estabilidade da m�quina s�o afetadas quando se transporta uma carga em que o peso do material n�o possa ser preso � m�quina, como l�quido num grande dep�sito.

    Aviso

    A caixa pode ser pesada. H� o risco de esmagamento das m�os ou outras partes do corpo.

    • Proteja as m�os e o corpo quando fizer descer a caixa.

    • N�o descarregue material na presen�a de pessoas.

  • N�o descarregue com a m�quina de lado numa subida ou descida. A mudan�a na distribui��o do peso pode provocar o capotamento da m�quina.

  • Ao transportar uma carga pesada, reduza a velocidade e mantenha uma dist�ncia segura de travagem. N�o trave de repente. Tome todas as precau��es necess�rias quando se encontrar numa inclina��o.

  • As cargas pesadas exigem uma dist�ncia maior de travagem e aumentam a possibilidade de queda do ve�culo numa mudan�a r�pida de dire��o.

  • O espa�o de carga � retaguarda n�o se destina ao transporte de passageiros.

  • N�o sobrecarregue a m�quina. A placa de carater�sticas (localizada debaixo do tablier) indica os limites de carga da m�quina. N�o carregue em demasia os engates nem exceda o peso bruto da m�quina.

Manuten��o

  • Antes do servi�o de repara��o ou afina��o da m�quina, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave da igni��o para evitar arranques acidentais.

  • Nunca trabalhe por baixo de uma plataforma elevada sem colocar o apoio de seguran�a da plataforma, com a haste do cilindro em extens�o total.

  • Certifique-se de que todas as liga��es hidr�ulicas se encontram bem apertadas e de que todas as tubagens e linhas hidr�ulicas se encontram em bom estado de conserva��o antes de colocar o sistema sob press�o.

  • Antes de desligar ou executar quaisquer tarefas no sistema hidr�ulico, deve eliminar a press�o existente no sistema, desligando o motor, efetuando o ciclo de subida e descida da v�lvula de descarga e/ou descendo a caixa e os eventuais acess�rios. Coloque a alavanca de controlo hidr�ulico remoto na posi��o flutuante. Se for necess�rio elevar a caixa, fixe-a com o apoio de seguran�a.

  • Para garantir que a m�quina se encontra em boas condi��es de funcionamento, mantenha todas as porcas e parafusos devidamente apertados.

  • Para reduzir o risco potencial de fogo, mantenha a zona do motor livre de massa excessiva, folhas e sujidade.

  • Se for necess�rio colocar o motor em funcionamento para executar qualquer ajuste, dever� manter as m�os, p�s, roupa e outras partes do corpo longe do motor e outras pe�as em movimento. Mantenha todas as pessoas longe da m�quina.

  • N�o acelere o motor atrav�s de altera��es nos valores do regulador. O regime m�ximo admiss�vel do motor � de 3650 rpm. Para garantir a seguran�a e precis�o do motor, solicite a um distribuidor autorizado da Toro a verifica��o do regime m�ximo do motor com um conta-rota��es.

  • Se for necess�rio efetuar repara��es de vulto ou se alguma vez necessitar de assist�ncia, contacte um distribuidor autorizado Toro.

  • Para garantir o m�ximo desempenho e seguran�a, adquira sempre pe�as sobressalentes e acess�rios genu�nos da Toro. A utiliza��o de pe�as sobressalentes e acess�rios produzidos por outros fabricantes pode ser perigosa. Qualquer altera��o na m�quina pode afetar a opera��o da m�quina, o desempenho, a durabilidade ou a sua utiliza��o e pode provocar les�es ou a morte. Tais altera��es podem invalidar a garantia de produto prestada pela The Toro® Company.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de seguran�a e de instru��es s�o facilmente vis�veis e situam-se pr�ximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou em falta.

decal121-9775
decal119-9727
decal120-0627
decal115-7739
decal99-7345
decal99-7952
decal136-1164
decal106-6755
decal120-4837
decal115-2412

Instalação

Note: Determine os lados direito e esquerdo da m�quina a partir da posi��o normal de utiliza��o.

Instalar o volante (apenas para o modelo 07236TC)

Peças necessárias para este passo:

Volante1
Cobertura1
Anilha (½ pol.)1
  1. Se a tampa estiver instalada, retire a tampa do cubo do volante (Figura 3).

  2. Retire a porca de bloqueio (½ pol.) e a anilha do eixo da dire��o (Figura 3).

  3. Encaixe o volante e a anilha (½ pol.) no eixo da dire��o (Figura 3).

  4. Fixe o volante no eixo com a porca de bloqueio (½ pol.) e aperte-a a 27 a 34 N·m.

  5. Instale a cobertura no volante (Figura 3).

    g033840

Ligar a bateria (apenas para o modelo 07236TC)

Aviso

A liga��o incorreta dos cabos da bateria pode danificar o ve�culo e os cabos, produzindo fa�scas. As fa�scas podem provocar uma explos�o dos gases da bateria, resultando em acidentes pessoais.

  • Desligue sempre o cabo negativo (preto) antes de desligar o cabo positivo (vermelho).

  • Ligue sempre o cabo positivo (vermelho) da bateria primeiro.

  1. Aperte a tampa da bateria para libertar as patilhas da base da bateria (Figura 4).

    g033851
  2. Retire a tampa da bateria da base (Figura 4).

  3. Instale o cabo positivo da bateria (vermelho) ao terminal positivo (+) da bateria e prenda o cabo com os parafusos e porcas (Figura 5).

    g033852
  4. Coloque a cobertura de isolamento no terminal positivo.

    Note: A cobertura de isolamento � utilizada para evitar que ocorra uma poss�vel descarga � terra.

  5. Instale o cabo negativo da bateria (preto) no terminal negativo (-) da bateria e fixe o cabo com os parafusos e as porcas.

  6. Alinhe a tampa da bateria na base da bateria (Figura 4).

  7. Aperte a tampa da bateria, alinhe as patilhas com a base da bateria e solte a tampa (Figura 4).

Verifica��o dos n�veis de fluido e press�o de ar dos pneus

  1. Verifique o n�vel de �leo do motor antes e depois de ligar o motor pela primeira vez; consulte Verifica��o do n�vel de �leo do motor.

  2. Verifique o n�vel de fluido dos trav�es antes de ligar o motor pela primeira vez; consulte Verifica��o do n�vel de fluido dos trav�es.

  3. Verifique o n�vel de fluido da transmiss�o antes de ligar o motor pela primeira vez; consulte Verifica��o do n�vel de fluido do eixo-transmiss�o.

  4. Verifique a press�o de ar nos pneus; consulte Verifica��o da press�o dos pneus.

Ler o Manual e ver o Material de forma��o em seguran�a

Peças necessárias para este passo:

Manual do utilizador1
Manual do utilizador do motor1
Cat�logo de pe�as1
Material de forma��o em seguran�a1
Cart�o de registo1
Formul�rio de inspe��o pr�-envio1
Certificado de qualidade1
Chave2
  • Leia o Manual do utilizador e Manual de propriet�rio do motor.

  • Veja o material de forma��o em seguran�a do utilizador.

  • Preencha o cart�o de registo.

  • Preencha o Formul�rio de inspe��o pr�-envio.

  • Verifique o Certificado de qualidade.

Acama��o dos trav�es

Para assegurar uma performance otimizada do sistema de trav�es, acame os trav�es antes da utiliza��o da m�quina.

  1. Leve o ve�culo a velocidade total, aplique os trav�es para parar rapidamente o ve�culo sem bloquear os pneus.

  2. Repita este procedimento 10 vezes, aguardando um minuto entre paragens para evitar sobreaquecimento dos trav�es.

    Important: Este procedimento � mais eficaz se a m�quina estiver carregada com 227 kg.

Descrição geral do produto

g033215
g027586

Pedal do acelerador

Utilize o pedal do acelerador (Figura 7) para alterar a velocidade da m�quina. Se pressionar o pedal, liga o motor. Se carregar mais no pedal, a velocidade da m�quina aumenta. Se libertar o pedal, diminui a velocidade da m�quina e desliga o motor.

Note: A velocidade m�xima � de 26 km/h.

Pedal do trav�o

Utilize o pedal dos trav�es para parar ou diminuir a velocidade da m�quina (Figura 7).

Cuidado

Operar uma m�quina com trav�es gastos ou mal afinados pode dar origem a ferimentos pessoais.

Se o pedal do trav�o apresentar uma folga de at� 25 mm at� ao piso da m�quina, dever� efetuar o ajuste ou repara��o dos trav�es.

Alavanca do trav�o de estacionamento

A alavanca do trav�o de estacionamento encontra-se entre os bancos (Figura 6 e Figura 7). Sempre que desliga o motor, engate o trav�o de estacionamento para evitar algum movimento acidental da m�quina. Para engatar o trav�o de estacionamento, puxe a alavanca do trav�o de estacionamento para cima. Para desengatar o trav�o de estacionamento, empurre a alavanca para a baixo. Se estacionar a m�quina numa grande inclina��o, engate o trav�o de estacionamento.

Alavanca de mudan�as

A alavanca de mudan�as encontra-se entre os bancos e por baixo da alavanca do trav�o de estacionamento. O seletor de mudan�as tem 3 posi��es: FRENTE, MARCHA-ATR�S e PONTO MORTO (Figura 6).

Note: O motor arranca e continua em funcionamento em qualquer uma das tr�s posi��es.

Important: Pare sempre a m�quina antes de mudar uma mudan�a.

Bot�o da Buzina

Apenas para o modelo 07236TC

O bot�o da buzina encontra-se no canto inferior esquerdo do painel de instrumentos (Figura 8). Carregue no bot�o da buzina para apitar.

g027587

Interruptor das luzes

O interruptor das luzes encontra-se � esquerda da coluna da dire��o (Figura 8). Utilize o interruptor das luzes para ligar os far�is. Empurre o interruptor das luzes para cima para ligar os far�is ou empurre para baixo para desligar as luzes.

Contador de horas

O contador de horas encontra-se � esquerda do interruptor das luzes (Figura 8). Utilize o contador de horas para saber o n�mero total de horas de funcionamento do motor. O contador de horas come�a a funcionar sempre que se roda a chave para a posi��o LIGAR ou se o motor se encontrar em funcionamento.

Luz da bateria

A luz da bateria encontra-se � direita da coluna da dire��o e acima da luz do �leo (Figura 8). A luz da bateria acende durante alguns segundos quando liga o motor e desliga assim que o motor estiver a trabalhar. Se a luz permanecer acesa com o motor em funcionamento, o alternador, a bateria ou o sistema el�trico est� danificado.

Luz indicadora de press�o do �leo do motor

A luz da press�o do �leo do motor encontra-se � direita da coluna da dire��o (Figura 8). A luz do �leo indica ao utilizador se o n�vel de �leo do motor desceu abaixo do limite considerado seguro. Se a luz acender e permanecer acesa, desligue o motor e verifique o n�vel do �leo. Junte �leo ao motor se necess�rio, consulte Verifica��o do n�vel de �leo do motor.

Note: A luz do �leo poder� piscar; isto � normal e n�o � necess�rio tomar qualquer medida.

Luz de temperatura do l�quido de arrefecimento do motor

A luz de temperatura do l�quido de arrefecimento do motor encontra-se � direita das luzes da bateria e de press�o do �leo do motor e acima da luz de indica��o das velas (Figura 8). Esta luz avisa o operador quando a temperatura do l�quido de arrefecimento do motor est� demasiado quente para continuar a operar o motor (o motor est� a sobreaquecer). Desligue o motor e deixe a m�quina arrefecer. Verifique o n�vel de l�quido e as correias da ventoinha e bomba de �gua. Encha o reservat�rio do l�quido com o l�quido necess�rio e substitua qualquer correia gasta, danificada ou que derrape.

Important: Se o problema de sobreaquecimento persistir, contacte o representante Toro autorizado para diagn�stico e repara��o.

Luz indicadora das velas

A luz indicadora das velas encontra-se � direita das luzes da bateria e das luzes de press�o do �leo do motor e abaixo da luz de temperatura do l�quido de arrefecimento do motor (Figura 8). A luz indicadora das velas acende a vermelho quando roda o interruptor de igni��o para a posi��o LIGAR e o motor est� frio. A luz indica que as velas est�o a funcionar.

Igni��o

O interruptor Chave (Figura 8) � utilizado para ligar e desligar o motor e tem tr�s posi��es: DESLIGAR, LIGAR e ARRANQUE. Rode a chave no sentido dos ponteiros do rel�gio para a posi��o LIGAR, para ativar as velas. Quando a luz das velas desligar, rode a chave no sentido dos ponteiros do rel�gio para a posi��o ARRANQUE. Quando o motor arrancar, rode a chave no sentido contr�rio ao dos ponteiros do rel�gio para a posi��o FUNCIONAMENTO.

Para desligar o motor, rode a chave no sentido contr�rio ao dos ponteiros do rel�gio para a posi��o DESLIGAR.

Ponto de corrente

A tomada de corrente encontra-se � direita do interruptor da igni��o (Figura 8). Utilize-a para alimentar acess�rios el�tricos opcionais de 12 V.

Indicador de combust�vel

O indicador de combust�vel (Figura 9) est� no dep�sito de combust�vel, junto ao tamp�o de enchimento, do lado esquerdo do operador na m�quina. O indicador mostra a quantidade de combust�vel no dep�sito.

g008398

Pegas do passageiro

As pegas do passageiro encontram-se � direita no painel de instrumentos e no exterior de cada banco (Figura 10).

g009193

Note: As especifica��es e o desenho do produto est�o sujeitos a altera��es sem aviso pr�vio.

Peso baseSeco 590 kg
Capacidade nominal total (numa superf�cie nivelada)749 kg, incluindo 90,7 kg do condutor e 90,7 kg do passageiro, carga, peso do garfo, peso bruto do atrelado, acess�rios e engates
Peso m�ximo do ve�culo (GVW) (numa superf�cie nivelada)1341 kg no total, incluindo todos os pesos referidos anteriormente
Capacidade m�xima de carga (numa superf�cie plana)567 kg, incluindo o peso do garfo e o peso bruto do atrelado
Capacidade de reboque: 
Engate padronizadoPeso do garfo 45 kg; peso m�ximo do atrelado 363 kg
Engate para atrelados pesadosPeso do garfo 45 kg, peso m�ximo do atrelado 544 kg
Largura total150 cm
Comprimento total299 cm
Altura em rela��o ao solo25,4 cm � frente, sem carga nem operador; 18 cm atr�s, sem carga nem operador
Dist�ncia entre eixos205,7 cm
Piso da roda (centro a centro)124,5 cm � frente; 120 cm � retaguarda
Comprimento da caixa de carga116,8 cm interior; 132,7 cm exterior
Largura da caixa de carga124,5 cm interior, 150 cm no exterior dos guarda-lamas moldados
Altura da caixa de carga25.4 cm interior
Velocidade m�xima26 km/h
Velocidade do motor (n�o ajust�vel)Baixo ralenti –1200 ± 1300 rpm; Alto ralenti –3420 ± 3520 rpm

Engates/acess�rios

Est� dispon�vel uma sele��o de engates e acess�rios aprovados pela Toro para utiliza��o com a m�quina, para melhorar e expandir as suas capacidades. Contacte o representante ou distribuidor de assist�ncia autorizado ou v� a www.Toro.com para obter uma lista de todos os engates e acess�rios aprovados.

Funcionamento

Note: Determine os lados direito e esquerdo da m�quina a partir da posi��o normal de opera��o.

Pense em primeiro lugar na seguran�a

Leia atentamente as instru��es de seguran�a e o teor dos s�mbolos na sec��o Seguran�a. Esta informa��o pode contribuir para evitar que o utilizador e outras pessoas sofram acidentes.

Perigo

O funcionamento em relva molhada ou inclina��es �ngremes pode causar deslizamento e perda de controlo.

Se a m�quina tombar nas bordas dos declives, esta pode capotar e provocar les�es graves, morte ou afogamento.

Para evitar perda de controlo e a possibilidade de capotamento:

  • N�o utilize perto de depress�es ou de �gua.

  • Nos declives, reduza a velocidade e tenha o m�ximo de cuidado.

  • Evite mudan�as bruscas de velocidade ou dire��o.

Cuidado

Esta m�quina produz n�veis de ru�do que podem provocar perda de audi��o caso se utilize durante longos per�odos de opera��o.

Dever� utilizar prote��o auditiva quando utilizar este m�quina.

g009027

Funcionamento da caixa de carga

Eleva��o da caixa de carga

Aviso

Uma caixa elevada pode cair e ferir pessoas que estejam a trabalhar debaixo dela.

  • Antes de se meter sob a caixa, acione a barra de apoio para a fixar.

  • Antes de elevar a caixa, descarregue o material que l� se encontre.

Aviso

Ao circular com a caixa de carga erguida, a m�quina pode capotar ou tombar mais facilmente. A estrutura da caixa pode ficar danificada, se a m�quina circular com a caixa erguida.

  • Opere a m�quina apenas com a caixa de carga em baixo.

  • Depois de esvaziar a caixa de carga, baixe-a.

Cuidado

Se uma carga estiver concentrada perto da parte traseira da caixa de carga quando libertar os fechos, a caixa pode abrir inesperadamente, ferindo-o a si ou �s pessoas que est�o perto.

  • Centre as cargas na caixa de carga, se poss�vel.

  • Pressione a caixa de carga para baixo e, quando libertar os fechos, certifique-se de que ningu�m est� inclinado sobre a caixa ou se encontra por tr�s dela.

  • Retire toda a carga da caixa antes de elevar a caixa para prestar assist�ncia � m�quina.

  1. Com a alavanca em cada um dos lados, levante a caixa (Figura 12).

    g014860
  2. Prenda a caixa com a barra de apoio na ranhura de bloqueio (Figura 13).

    g029622

Descer a caixa de carga

Aviso

A caixa pode ser pesada. H� o risco de esmagamento das m�os ou outras partes do corpo.

Proteja as m�os e o corpo quando fizer descer a caixa.

  1. Levante ligeiramente a caixa de carga levantando a alavanca de bloqueio (Figura 12).

  2. Retire a barra de apoio da ranhura de bloqueio (Figura 13).

  3. Des�a a caixa at� prender em seguran�a (Figura 13).

Abertura da porta traseira

  1. Certifique-se de que a caixa de carga est� para baixo e trancada.

  2. Levante nos locais indicados no painel traseiro da porta traseira (Figura 14).

    g024490
  3. Alinhe as flanges de bloqueio na porta traseira com as aberturas entre as flanges da porta traseira na caixa de carga (Figura 14).

  4. Rode a porta traseira para tr�s e para baixo (Figura 14).

Fechamento da porta traseira

Se descarregar material solto como areia, pedras ou aparas de madeira da caixa de carga da m�quina, algum material pode alojar-se da �rea das dobradi�as da porta traseira. Fa�a o seguinte antes de fechar a porta traseira.

  1. Com as m�os, retire tanto material quanto poss�vel da zona das dobradi�as.

  2. Rode a porta traseira para a posi��o de aproximadamente 45° (Figura 15).

    g024491
  3. Com um movimento breve e oscilante, rode a porta traseira para tr�s e para a frente v�rias vezes (Figura 15).

    Note: Esta a��o vai ajudar a afastar o material da zona das dobradi�as.

  4. Baixe a porta traseira e verifique se ficou material na zona das dobradi�as.

  5. Repita os passos 1 a 4 at� o material ser retirado da zona das dobradi�as.

  6. Rode a porta traseira para cima e para a frente at� as flanges de bloqueio estarem justas ao espa�o da porta na caixa de carga (Figura 14).

    Note: Levante ou baixe a caixa de carga para alinhar as flanges de bloqueio na porta traseira com as aberturas verticais entre as flanges da porta traseira da caixa de carga.

  7. Baixe a porta traseira at� ficar assente na parte de tr�s da caixa de carga (Figura 14).

    Note: As flanges de bloqueio da porta traseira ficam completamente presas pelas flanges da porta traseira da caixa de carga.

Realiza��o das verifica��es pr�vias

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
Em todas as utilizações ou diariamente
  • Realizar as verifica��es pr�vias.Antes de utilizar a m�quina, verifique diariamente os seguintes elementos:
  • Se existir algum problema com qualquer um dos elementos referidos anteriormente, dever� avisar o mec�nico ou o seu supervisor antes de utilizar a m�quina. � poss�vel que tenha de verificar outros elementos diariamente, por isso, dever� definir com o seu supervisor quais s�o as responsabilidades adicionais do operador.

    Verifica��o do n�vel de fluido dos trav�es

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifica��o do n�vel de fluido dos trav�es.Verifique o n�vel de fluido dos trav�es antes de o motor ser ligado pela primeira vez.
  • Tipo de fluido dos trav�es: DOT 3

    1. Estacione a m�quina numa superf�cie nivelada, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave.

    2. Eleve novamente o capot para obter acesso ao cilindro principal do trav�o e reservat�rio (Figura 16).

      g033037
    3. Observe o n�vel do fluido na parte lateral do reservat�rio (Figura 17).

      Note: O n�vel dever� encontrar-se acima da linha de m�nimo.

      g002136
    4. Se o n�vel do fluido estiver baixo, fa�a o seguinte:

      1. Limpe a zona em redor da tampa do reservat�rio e retire-a (Figura 16).

      2. Adicione fluido dos trav�es DOT 3 ao reservat�rio at� o n�vel do fluido estar acima da linha de m�nimo (Figura 17).

        Note: N�o encha demasiado o reservat�rio com fluido dos trav�es.

      3. Coloque a tampa do reservat�rio (Figura 16).

    5. Feche o capot da m�quina.

    Verifica��o do n�vel de �leo do motor

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifique o �leo do motor.Verifique o n�vel de �leo do motor antes de ligar o motor pela primeira vez.
  • Note: A m�quina � fornecida com �leo no c�rter; no entanto, verifique o �leo antes e depois de ligar o motor.

    Tipo de �leo: �leo detergente (Servi�o API CH-4, CI-4, CJ-4 ou superior)

    Viscosidade: Consultar o quadro seguinte

    g017503
    1. Desloque a m�quina para uma superf�cie nivelada.

    2. Suba a caixa de carga; consulte Eleva��o da caixa de carga.

    3. Utilize um pano para limpar a zona em redor da vareta de �leo (Figura 19), para evitar que entre sujidade no orif�cio da vareta e poss�veis danos no motor.

      g016858
    4. Retire a vareta do �leo e limpe a extremidade.

    5. Volte a colocar a vareta completamente no tubo da vareta (Figura 19).

    6. Retire a vareta do �leo e verifique a extremidade (Figura 19).

      Note: Se o n�vel de �leo estiver baixo, retire a tampa de enchimento do motor e adicione o �leo especificado at� atingir, mas n�o ultrapassar, a marca Cheio na vareta. Adicione o �leo lentamente e verifique o n�vel com alguma frequ�ncia durante o procedimento. N�o encha demasiado o motor com �leo..

    7. Insira a vareta do �leo e coloque-a com firmeza (Figura 19).

    8. Des�a a caixa de carga; consulte Descer a caixa de carga.

    Verifica��o da press�o dos pneus

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifica��o da press�o dos pneus.
  • Press�o de ar dos pneus Intervalo: 55 a 103 kPa (8 a 22 psi)

    Important: N�o exceda a press�o m�xima de ar indicada na lateral do pneu.

    Note: A press�o de ar necess�ria nos pneus � determinada pelo total de carga que tenciona transportar.

    1. Verifique a press�o de ar dos pneus.

      Note: A press�o de ar correta nos pneus dianteiros e traseiros � 0,55 a 1,03 bar.

      • Utilize baixa press�o nos pneus para cargas mais leves, menos compacta��o do solo, uma condu��o mais suave e para minimizar as marcas dos pneus no solo.

      • Utilize elevada press�o nos pneus para transportar cargas mais pesadas a velocidades mais elevadas.

    2. Se necess�rio, ajuste a press�o de ar nos pneus adicionando ou removendo ar.

    Abastecimento de combust�vel

    Combust�vel recomendado

    O motor funciona com combust�vel diesel limpo com um teor de octanas m�nimo de 40. Adquira combust�vel em quantidades que possam ser usadas no prazo de 30 dias para assegurar a pureza do combust�vel.

    Utilize gas�leo de ver�o (n.º 2-D) a temperaturas superiores a -7 °C e gas�leo de inverno (n.º 1-D ou mistura N.º 1-D/2-D) abaixo de -7 °C. A utiliza��o de gas�leo de inverno a baixas temperaturas proporciona um ponto de inflama��o e um ponto de escoamento mais baixos, facilitando assim o arranque e diminuindo as hip�teses de separa��o qu�mica do combust�vel devido a temperaturas inferiores.

    A utiliza��o de gas�leo de ver�o acima de -7° C contribui para uma vida mais longa dos componentes da bomba.

    Important: Nunca utilize querosene ou gasolina em vez de gas�leo. A n�o observa��o desta precau��o danifica o motor.

    Enchimento do dep�sito de combust�vel

    Capacidade do dep�sito de combust�vel: 26,5 litros

    1. Limpe a zona em torno do tamp�o do dep�sito de combust�vel.

    2. Retire a tampa do dep�sito de combust�vel (Figura 20).

      g008398
    3. Encha o dep�sito aproximadamente 25 mm abaixo do fundo do tubo de enchimento e coloque o tamp�o.

      Note: N�o encha demasiado o dep�sito de combust�vel.

    4. Coloque a tampa do dep�sito de combust�vel de forma segura.

    5. Remova todo o combust�vel derramado.

    Liga��o do motor

    Important: N�o tente empurrar nem rebocar a m�quina para ligar o motor.

    1. Sente-se no banco do utilizador, introduza a chave no interruptor da chave, pressione o trav�o e rode a chave no sentido dos ponteiros do rel�gio, na dire��o da posi��o LIGAR.

      Note: Se o alarme de reserva estiver instalado e a alavanca de mudan�as se encontrar na posi��o de MARCHA-ATR�S, ser� ativado um aviso sonoro.

    2. Quando a luz das velas desligar, rode a chave no sentido dos ponteiros do rel�gio para a posi��o ARRANQUE.

    3. Quando o motor arrancar, rode a chave no sentido contr�rio ao dos ponteiros do rel�gio para a posi��o FUNCIONAMENTO.

    4. Desengate o trav�o de estacionamento.

    Desliga��o da m�quina

    Important: Quando parar numa superf�cie inclinada, utilize os trav�es de servi�o para parar a m�quina e engate o trav�o de estacionamento para imobilizar a m�quina. A utiliza��o do acelerador para imobilizar a m�quina num declive acentuado pode danificar a m�quina.

    1. Retire o p� do pedal do acelerador.

    2. Lentamente, pressione o pedal do trav�o para aplicar os trav�es de servi�o at� que a m�quina pare completamente.

      Note: A dist�ncia de paragem ir� depender da carga e velocidade da m�quina.

    Estacionamento da m�quina

    1. Pare a m�quina numa superf�cie nivelada utilizando os trav�es de servi�o pressionando o pedal do trav�o.

    2. Engate o trav�o de estacionamento puxando a alavanca do trav�o de estacionamento para cima.

    3. Rode a chave do interruptor da igni��o para a esquerda para a posi��o DESLIGAR.

    4. Retire a chave da igni��o.

    Rodagem de uma m�quina nova

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 100 horas
  • Siga as orienta��es na rodagem de uma nova m�quina.
  • Siga as orienta��es na rodagem de uma nova m�quina para obter um desempenho adequado e prolongar a vida �til da m�quina.

    • Certifique-se que os trav�es est�o acamados; consulte Acama��o dos trav�es.

    • Verifique os n�veis dos fluidos e do �leo do motor regularmente. Mantenha-se alerta aos sinais de que a m�quina ou os seus componentes est�o em sobreaquecimento.

    • Ap�s o arranque de um motor a frio, dever� aguardar 15 segundos antes de utilizar a m�quina.

    • Dever� variar a velocidade da m�quina durante o seu funcionamento. Evite paragens e arranques bruscos.

    • N�o � necess�rio utilizar um �leo de rodagem para o motor. O �leo do motor original � do mesmo tipo daquele que � especificado para as mudan�as de �leo regulares.

    • Consulte para obten��o de informa��es detalhadas acerca das verifica��es programadas.

    • Verifique o posicionamento da suspens�o dianteira e ajuste se necess�rio; consulte Ajuste do alinhamento das rodas dianteiras e inclina��o.

    Carregamento da caixa de carga

    Siga as seguintes diretrizes quando carregar a caixa de carga e operar a m�quina:

    • Respeite a capacidade de peso da m�quina e limite o peso da carga que transporta na caixa de carga, conforme descrito em Especificações e no autocolante do peso bruto da m�quina.

      Note: A capacidade de carga � espec�fica para o funcionamento da m�quina apenas numa superf�cie plana.

    • Reduza o peso da carga que transporta na caixa de carga quando utilizar a m�quina em subidas/descidas ou terreno irregular.

    • Reduza o peso da carga que transporta quando os materiais forem altos (e tenham um centro de gravidade elevado), como um monte de tijolos, madeira para projetos paisagistas ou sacos de fertilizante. Distribua a carga na horizontal, mas de modo a n�o reduzir a visibilidade para a traseira da m�quina.

    • Mantenha as cargas centradas carregando a caixa de carga da seguinte forma:

      • Posi��o equilibrada do peso na caixa de carga de um lado ao outro.

        Important: H� maior probabilidade de ocorrer capotamento, se a caixa de carga tiver carga s� de um lado.

      • Posi��o equilibrada do peso na caixa de carga de frente para tr�s.

        Important: Perda da dire��o ou a m�quina pode tombar, se posicionar a carga atr�s do eixo traseiro e a tra��o nos pneus dianteiros for reduzida.

    • Tenha especial cuidado quando transportar cargas de grandes dimens�es na caixa de carga, particularmente quando n�o conseguir centrar o peso dessa carga na caixa.

    • Sempre que poss�vel, fixe a carga � caixa de carga para n�o se mover.

    • Quando transportar l�quidos num dep�sito grande (como um dep�sito de pulveriza��o), tenha cuidado quando conduzir a m�quina em subidas ou descidas, quando alterar a velocidade ou parar de repente ou quando conduzir em superf�cies irregulares.

    A capacidade da caixa de carga � 0,37 m3. A quantidade (volume) de material que pode ser colocado na caixa, sem ultrapassar os limites definidos, pode variar grandemente conforme a densidade do material carregado. Por exemplo, uma caixa repleta de areia molhada pesa aproximadamente 680 kg, valor que ultrapassa o limite m�ximo de carga em 113 kg. Mas uma caixa repleta de madeira pesa apenas 295 kg, um peso que n�o atinge o valor m�ximo de carga.

    Para informa��es mais detalhadas acerca dos limites do volume de carga para diversos materiais, consulte o quadro seguinte:

    MaterialDensidadeCapacidade m�xima da caixa de carga (numa superf�cie plana)
    Brita, seca1522 kg/m3Carga total
    Brita, molhada1922 kg/m33/4 cheia
    Areia, seca1442 kg/m3Carga total
    Areia, molhada1922 kg/m33/4 carga
    Madeira721 kg/m3Carga total
    Casca de �rvore<721 kg/m3Carga total
    Terra, compactada1602 kg/m3¾ cheia (aprox.)

    Transportar a m�quina

    Utilize um atrelado com rampas de largura completa para mover a m�quina numa longa dist�ncia. Verifique se a m�quina se encontra bem presa ao atrelado. Consulte Figura 21 e Figura 22 para localizar os pontos de fixa��o da m�quina.

    Cuidado

    Os bancos com folgas podem saltar durante o transporte e atingir outras m�quinas ou obstruir a estrada.

    Retire os bancos ou verifique se se encontram bem presos.

    g008401
    g008400

    Reboque da m�quina

    Em caso de emerg�ncia, � poss�vel rebocar a m�quina numa curta dist�ncia. No entanto, este procedimento n�o deve ser utilizado regularmente.

    Aviso

    Rebocar o ve�culo em excesso de velocidade, pode levar � perda de dire��o e provocar acidentes pessoais.

    N�o ultrapasse os 8 km/h durante o reboque.

    O reboque da m�quina � tarefa para duas pessoas. Se for necess�rio deslocar a m�quina uma dist�ncia consider�vel, dever� utilizar uma carrinha ou um atrelado; consulte Reboque de um atrelado

    1. Retire a correia de transmiss�o da m�quina; consulte Substitui��o da correia de transmiss�o.

    2. Ate um cabo de reboque ao garfo, na parte dianteira do chassis da m�quina (Figura 21).

    3. Ponha a transmiss�o da m�quina em PONTO MORTO e desengate o trav�o de estacionamento.

    Reboque de um atrelado

    A m�quina tem capacidade para rebocar atrelados. H� dois tipos de engate, conforme a utiliza��o a dar � m�quina. Para mais informa��o, contacte o Distribuidor Oficial Toro.

    Para transportar carga ou rebocar um atrelado, n�o sobrecarregue a m�quina nem o atrelado. Uma sobrecarga poder� diminuir o desempenho ou danificar os trav�es, o eixo, o motor, conjunto eixo-transmiss�o, a dire��o, a suspens�o, o chassis ou os pneus. Carregue sempre o atrelado com 60% da capacidade de carga na zona dianteira. Desta forma, cerca de 10% do peso bruto do atrelado fica sobre o engate de reboque da m�quina.

    A carga m�xima n�o pode ultrapassar os 567 kg, incluindo o peso bruto do atrelado. Por exemplo, se o peso bruto do atrelado = 182 kg, carga m�xima = 386 kg.

    Para uma travagem e tra��o adequadas durante o reboque, carregue sempre a caixa de carga. N�o exceda os limites do PBA nem do PMA.

    N�o estacione a m�quina com um atrelado em subidas ou descidas. Se n�o houver alternativa, puxe o trav�o de estacionamento e bloqueie as rodas do atrelado.

    Manutenção

    Note: Transfira uma c�pia gratuita dos esquemas visitando www.Toro.com e procurando a sua m�quina a partir da hiperliga��o de manuais na p�gina inicial.

    Note: Determine os lados direito e esquerdo da m�quina a partir da posi��o normal de utiliza��o.

    Important: Para informa��es detalhadas sobre os procedimentos de manuten��o adicionais, consulte o Manual do utilizador do motor.

    Plano de manutenção recomendado

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 8 horas
  • Verifique o estado da correia.
  • Após as pimeiras 50 horas
  • Substitua o �leo do motor.
  • Substitui��o do filtro de �leo do motor.
  • Após as pimeiras 100 horas
  • Siga as orienta��es na rodagem de uma nova m�quina.
  • Em todas as utilizações ou diariamente
  • Realizar as verifica��es pr�vias.Antes de utilizar a m�quina, verifique diariamente os seguintes elementos:
  • Verifica��o do n�vel de fluido dos trav�es.Verifique o n�vel de fluido dos trav�es antes de o motor ser ligado pela primeira vez.
  • Verifique o �leo do motor.Verifique o n�vel de �leo do motor antes de ligar o motor pela primeira vez.
  • Verifica��o da press�o dos pneus.
  • Funcionamento da alavanca de mudan�as.
  • Inspe��o da embraiagem principal.
  • Verifica��o do n�vel de l�quido de arrefecimento do radiador.
  • A cada 100 horas
  • Lubrifique os rolamentos e casquilhos.Lubrifique a m�quina mais frequentemente se for submetida a trabalhos pesados.
  • Substitua o filtro do ar.Substitua o filtro do ar mais cedo, se estiver sujo ou danificado.
  • Verifique o estado dos pneus e das jantes.
  • Aperte as porcas das rodas.
  • Inspecione se os componentes da dire��o e da suspens�o se encontram soltos ou danificados.
  • Verifique o alinhamento das rodas dianteiras e inclina��o.
  • Verifica��o do n�vel de fluido do eixo-transmiss�o.
  • Verifique o funcionamento da posi��o ponto morto das mudan�as.
  • Limpeza das zonas de arrefecimento do motor.Limpe o sistema de arrefecimento duas vezes mais em condi��es de opera��o especiais; consulte .
  • Verifica��o dos trav�es.
  • A cada 150 horas
  • Substitua o �leo do motor(mude o �leo duas vezes mais em condi��es de opera��o especiais; consulte .
  • Substitui��o do filtro de �leo do motor.Mude o �leo o dobro das vezes em condi��es especiais de funcionamento.
  • A cada 200 horas
  • Limpe a embraiagem principal (mais frequentemente em condi��es de poeira ou lama).
  • Ajuste o trav�o de estacionamento, se necess�rio.
  • Verifique o estado e a tens�o da correia de transmiss�o.
  • A cada 300 horas
  • Lubrifica��o dos rolamentos das rodas dianteiras.
  • A cada 400 horas
  • Inspe��o das tubagens de combust�vel e liga��es.
  • A cada 800 horas
  • Mudan�a do filtro de combust�vel.
  • Substitui��o do fluido do eixo-transmiss�o.
  • A cada 1000 horas
  • Substitui��o do l�quido de refrigera��o do radiador.
  • Substitui��o do fluido dos trav�es.
  • Anualmente
  • Conclua todos os procedimentos de manuten��o anuais, especificados no Manual de propriet�rio do motor.
  • Lista de manuten��o di�ria

    Copie esta p�gina para uma utiliza��o de rotina.

    Verifica��es de manuten��oPara a semana de:
    Segunda-feiraTer�a-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraS�badoDomingo
    Verifique o funcionamento dos trav�es (pedal dos trav�es e trav�o de estacionamento).       
    Verifique o funcionamento da alavanca de mudan�as.       
    Verifique o n�vel de combust�vel.       
    Verifique o n�vel de �leo do motor.       
    Verificar o n�vel de fluido do eixo-transmiss�o.       
    Verifique o filtro de ar.       
    Verifique as aletas de arrefecimento do motor.       
    Verifique os ru�dos estranhos do motor.       
    Verifique os ru�dos de funcionamento estranhos.       
    Verifique o funcionamento da embraiagem.       
    Verifique a press�o dos pneus.       
    Verifique se h� fuga de fluidos.       
    Verifique o funcionamento do painel de instrumentos.       
    Verifique o funcionamento do acelerador.       
    Lubrifique todos os bocais de lubrifica��o.       
    Retoque a pintura danificada.       

    Aviso

    A caixa de carga deve ser levantada para se proceder a algumas tarefas de manuten��o de rotina.

    H� o risco de a caixa de carga cair e causar ferimentos a quem se encontre debaixo dela.

    • Antes de se posicionar sob a caixa de carga, acione a barra de apoio para a fixar.

    • Antes de se posicionar sob a caixa de carga, descarregue o material que l� se encontre.

    Cuidado

    Se deixar a chave no interruptor de igni��o, algu�m pode ligar acidentalmente o motor e feri-lo a si ou �s pessoas que se encontrarem pr�ximo da m�quina.

    Retire a chave da igni��o e desligue o fio da vela antes de efetuar qualquer tarefa de manuten��o no ve�culo. Mantenha o fio longe da m�quina para evitar qualquer contacto acidental com a vela.

    Procedimentos a efectuar antes da manutenção

    Manuten��o da m�quina em condi��es especiais de funcionamento

    Se a m�quina estiver sujeita a qualquer uma das condi��es que a seguir se enumeram, proceda � sua manuten��o com o dobro da regularidade.

    • Funcionamento no deserto

    • Utiliza��o em clima frio abaixo de 10°C

    • Reboque do atrelado

    • Tempo de condu��o normalmente inferior a 5 minutos

    • Utiliza��o frequente em locais com muita poeira

    • Estaleiros

    • O funcionamento prolongado em solos enlameados, arenosos, pantanosos e em outras condi��es adversas implicam a r�pida inspe��o e limpeza dos trav�es. Isto evita o desgaste excessivo causado por subst�ncias abrasivas.

    • Em condi��es de funcionamento mais exigentes, dever� lubrificar os bocais e verificar o estado do filtro de ar diariamente, para evitar um maior desgaste dos componentes do ve�culo.

    Preparar a manuten��o da m�quina

    1. Coloque a m�quina numa superf�cie nivelada.

    2. Engate o trav�o de estacionamento, desligue o motor e retire a chave da igni��o.

    3. Deixe o motor e o sistema de escape arrefecerem.

    Levantamento da m�quina

    Perigo

    A m�quina poder� perder a estabilidade quando se coloca o macaco. Pode escorregar do macaco e causar ferimentos em quem se encontre debaixo.

    • N�o ligue o motor quando a m�quina estiver apoiada num macaco.

    • Retire sempre a chave da igni��o antes de sair da m�quina.

    • Bloqueie os pneus quando a m�quina estiver suportada por equipamento de eleva��o.

    • Utilize macacos para apoiar a m�quina assim que a tiver elevado.

    Important: Sempre que for necess�rio ligar o motor para efetuar opera��es de manuten��o programada e/ou diagn�sticos do motor, as rodas traseiras da m�quina dever�o encontrar-se a uma dist�ncia de 25 mm do solo e o eixo traseiro dever� estar apoiado em suportes adequados.

    • O ponto de eleva��o dianteiro da m�quina encontra-se na zona dianteira do chassis, por tr�s do garfo de reboque (Figura 23).

      g033043
    • O ponto de eleva��o traseiro encontra-se por baixo das bainhas do diferencial (Figura 24).

    g008657

    Acesso ao capot

    Subir o capot

    1. Eleve a pega dos trincos de borracha de cada lado do capot (Figura 25).

      g008402
    2. Eleve o capot.

    Fechamento do capot

    1. Suavemente, baixe o capot para o chassis.

    2. Segure no capot alinhando os trincos de borracha com as �ncoras do trinco em cada lado do capot (Figura 25).

    Lubrificação

    Lubrifica��o da m�quina

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Lubrifique os rolamentos e casquilhos.Lubrifique a m�quina mais frequentemente se for submetida a trabalhos pesados.
  • Tipo de lubrificante: Lubrificante n.º 2 � base de l�tio

    1. Utilize um trapo para limpar o bocal de lubrifica��o para impedir a infiltra��o de res�duos nos rolamentos e casquilhos.

    2. Com uma pistola de lubrifica��o, aplique 1 ou 2 bombadas nos copos de lubrifica��o da m�quina.

    3. Limpe o excesso de lubrificante da m�quina.

    Os bocais de lubrifica��o encontram-se na extremidade interior dos bra�os de controlo (Figura 26), junto da barra de liga��o e extremidade exterior dos bra�os de controlo (Figura 27).

    g033044
    g033217

    Lubrifica��o dos rolamentos das rodas dianteiras

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 300 horas
  • Lubrifica��o dos rolamentos das rodas dianteiras.
  • Especifica��es de lubrifica��o: Mobilgrease XHP™-222

    Remo��o do cubo e o rotor

    1. Eleve a dianteira m�quina e suporte-a com macacos.

    2. Retire as 4 porcas de rodas que prendem a roda ao cubo (Figura 28).

      g033046
    3. Retire os parafusos de cabe�a flangeada (⅜ x ¾ pol.) que prendem o suporte para o conjunto dos trav�es ao eixo e afaste o trav�o do eixo (Figura 29).

      Note: Sustente o conjunto dos trav�es antes de proceder ao passo seguinte.

      g033047
    4. Retire o tamp�o antipoeira do cubo (Figura 30).

      g033048
    5. Retire o contrapino e o retentor da porca do eixo e porca do eixo (Figura 30).

    6. Retire a porca do eixo do eixo e afaste o conjunto do cubo e o rotor do eixo (Figura 30 e Figura 31).

      g033049
    7. Limpe o eixo com um pano.

    8. Repita os passos de 1 a 7 para o cubo e o rotor do outro lado da m�quina.

    Lubrifica��o dos rolamentos das rodas

    1. Retire o rolamento exterior e a correia do rolamento do cubo (Figura 32).

      g033050
    2. Retire o rolamento interior do cubo (Figura 32).

    3. Limpe o vedante e verifique se est� gasto ou danificado.

      Note: N�o utilize solvente de limpeza para limpar o vedante. Substitua o vedante, se estiver gasto ou danificado.

    4. Limpe os rolamentos e as correias e verifique se estas pe�as est�o gastas ou danificadas.

      Note: Substitua todas as pe�as gastas ou danificadas. Certifique-se de que os rolamentos e as correias est�o limpos e secos.

    5. Limpe a cavidade do cubo de lubrificante, sujidade e detritos (Figura 32).

    6. Envolva os rolamentos com o lubrificante especificado.

    7. Encha a cavidade do cubo 50 a 80% com o lubrificante especificado (Figura 32).

    8. Monte o rolamento interior na correia no lado interior do cubo e coloque o vedante (Figura 32).

    9. Repita os passos 1 a 8 para os rolamentos do outro cubo.

    Instala��o do cubo e o rotor

    1. Aplique uma leve camada do lubrificante especificado no eixo (Figura 33).

      g033051
    2. Monte o cubo e o rotor no eixo com o rotor interior (Figura 33).

    3. Monte o rolamento exterior no eixo e coloque o rolamento na correia exterior (Figura 33).

    4. Monte a anilha com patilha no eixo (Figura 33).

    5. Enrosque a porca do eixo no eixo e aperte a porca com 15 N·m, enquanto roda o cubo para assentar o rolamento (Figura 33).

    6. Desaperte a porca do eixo at� o cubo rodar livremente.

    7. Aperte a porca do eixo com uma for�a de 1,7 a 2,26 N·m.

    8. Instale o retentor por cima da porca e verifique o alinhamento da ranhura no retentor e o orif�cio no eixo para o contrapino (Figura 34).

      Note: Se a ranhura no retentor e o orif�cio no eixo n�o estiverem alinhados, aperte a porca do eixo para alinhar a ranhura e o orif�cio com um aperto m�ximo de 2,26 N∙m na porca.

      g033054
    9. Coloque o contrapino e dobre as pernas em torno do retentor (Figura 34).

    10. Coloque o tamp�o antipoeira no cubo (Figura 34).

    11. Repita os passos 1 a 10 para o cubo e o rotor do outro lado da m�quina.

    Instala��o dos trav�es e as rodas

    1. Limpe os dois parafusos de cabe�a flangeada (⅜ x ¾ pol.) e aplique um revestimento de composto fixador de roscas de resist�ncia m�dia nas roscas dos parafusos.

    2. Alinhe as pastilhas dos trav�es com cada lado do rotor (Figura 29 ) e os orif�cios no suporte da pin�a com os orif�cios na montagem dos trav�es da estrutura do eixo (Figura 33).

    3. Prenda o suporte da pin�a � estrutura do eixo (Figura 29) utilizando os dois parafusos de cabe�a flangeada (⅜ x ¾ pol.)

      Aperte os dois parafusos de cabe�a flangeada com uma for�a de 47 a 54 N·m.

    4. Alinhe os orif�cios na roda com os pinos do cubo e monte a roda no cubo com a haste da v�lvula para fora (Figura 28).

      Note: Certifique-se de que a superf�cie de montagem da roda est� em contacto com o cubo.

    5. Prenda a roda ao cubo utilizando as porcas das rodas (Figura 28).

      Aperte as porcas das rodas com 108 a 122 N·m.

    6. Repita os passos 1 a 5 para o trav�o e a roda do outro lado da m�quina.

    Manutenção do motor

    Manuten��o do filtro de ar

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Substitua o filtro do ar.Substitua o filtro do ar mais cedo, se estiver sujo ou danificado.
  • Note: A manuten��o do filtro de ar dever� ser mais frequente (ap�s algumas horas) quando a m�quina for utilizada em condi��es de grande poeira ou muita areia.

    Verifica��o do filtro de ar

    1. Levante a caixa de carga e fixe-a com a barra de apoio; consulte Eleva��o da caixa de carga.

    2. Verifique se existe algum dano no corpo do filtro de ar que possa provocar uma fuga de ar (Figura 35).

      Note: Certifique-se de que a cobertura do filtro de ar se encontra corretamente colocada na respetiva caixa.

      Note: Substitua uma cobertura ou caixa do filtro de ar danificada.

      g027724
    3. Puxe o trinco para fora e rode a cobertura do filtro de ar no sentido contr�rio ao dos ponteiros do rel�gio (Figura 35).

    4. Retire a cobertura do corpo do filtro de ar.

    5. Suavemente, fa�a deslizar o elemento do filtro para fora da caixa (Figura 35) para reduzir a quantidade de p� deslocado.

      Note: Evite bater com o filtro na caixa.

    6. Verifique o elemento do filtro de ar.

    Substituir o filtro de ar

    1. Retire o elemento do filtro de ar; consulte os passos 1 a 5 em Verifica��o do filtro de ar.

    2. Verifique se o novo filtro est� danificado.

      Note: Verifique a extremidade selada do filtro.

      Important: N�o instale um filtro danificado.

    3. Coloque o novo filtro do ar; consulte Instala��o do filtro do ar.

    Instala��o do filtro do ar

    Important: S� deve utilizar o motor quando toda a estrutura de filtragem estiver montada; se n�o o fizer, poder� danificar o motor.

    Note: N�o utilize um elemento danificado.

    Note: N�o se recomenda a limpeza do elemento do filtro de ar usado devido � possibilidade de danos no meio de filtragem.

    1. Limpe a porta de eje��o de sujidade que se encontra na cobertura do filtro de ar (Figura 35).

    2. Retire a v�lvula de sa�da em borracha da tampa, limpe a cavidade, e volte a colocar a v�lvula de sa�da (Figura 35).

    3. Insira o elemento do filtro na caixa do filtro de ar pressionando a aba exterior do elemento para o encaixar na caixa (Figura 35).

      Note: Verifique se o filtro est� devidamente selado, aplicando alguma press�o no anel exterior do filtro. N�o pressione a zona central, porque esta � muito flex�vel.

    4. Alinhe a cobertura do filtro de ar com a caixa do filtro com a v�lvula de sa�da de borracha numa posi��o descendente—aproximadamente, entre as 5 e as 7 horas quando vista a partir da extremidade (Figura 35).

    5. Prenda a cobertura � caixa com as patilhas (Figura 35).

    6. Des�a a caixa de carga; consulte Descer a caixa de carga.

    Verifica��o do �leo do motor

    Note: A mudan�a de �leo e de filtro dever� ser mais frequente quando a m�quina for utilizada em condi��es de grande poeira ou sujidade.

    Tipo de �leo: �leo detergente (Servi�o API CH-4, CI-4, CJ-4 ou superior)

    Viscosidade: Consultar o quadro seguinte

    Capacidade do c�rter 1,4 litros quando se substitui o filtro

    g017503

    Mudan�a do �leo do motor

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 50 horas
  • Substitua o �leo do motor.
  • A cada 150 horas
  • Substitua o �leo do motor(mude o �leo duas vezes mais em condi��es de opera��o especiais; consulte .
    1. Ligue e deixe funcionar a m�quina durante alguns minutos para aquecer o �leo.

    2. Estacione a m�quina numa superf�cie nivelada, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave.

    3. Levante a caixa de carga e fixe-a com a barra de apoio; consulte Eleva��o da caixa de carga.

    4. Desligue o cabo negativo da bateria; consulte Desliga��o da bateria.

    5. Alinhe um recipiente de escoamento com uma capacidade de 1,6 l ou mais com o tamp�o de escoamento (Figura 37).

      g027838
    6. Retire o tamp�o de escoamento (Figura 37).

      Note: Deixe o �leo escoar completamente do motor.

      Note: O �leo usado deve ser tratado num centro de reciclagem certificado.

    7. Coloque o tamp�o de escoamento e o vedante (Figura 37) e aperte entre 45 e 53 N·m.

    8. Limpe em redor da vareta de �leo e tamp�o de enchimento e retire a vareta (Figura 38).

      g016858
    9. Deite �leo na abertura de enchimento at� que o n�vel de �leo atinja a marca Cheio da vareta.

    10. Adicione o �leo lentamente e verifique o n�vel com alguma frequ�ncia durante o procedimento.

      Note: N�o encha demasiado o motor com �leo.

    11. Volte a colocar o tamp�o de enchimento e a vareta na posi��o correta.

    Substitui��o do filtro de �leo do motor

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 50 horas
  • Substitui��o do filtro de �leo do motor.
  • A cada 150 horas
  • Substitui��o do filtro de �leo do motor.Mude o �leo o dobro das vezes em condi��es especiais de funcionamento.
    1. Purgue o �leo do motor; consulte os passos 1 a 7 em Verifica��o do n�vel de �leo do motor.

    2. Retire o filtro do �leo existente (Figura 37).

    3. Aplique uma leve camada de �leo limpo na junta do novo filtro.

    4. Enrosque o novo filtro no adaptador do filtro at� que a junta entre em contacto com a placa de montagem; em seguida, aperte o filtro mais ½ a ¾ de volta (Figura 37).

      Note: N�o aperte demasiado o filtro do �leo.

    5. Encha o c�rter com o �leo especificado (Figura 36).

    6. Ligue o motor e verifique se existem fugas.

    7. Desligue o motor e verifique o n�vel de �leo.

      Note: Se necess�rio, adicione �leo especificado no motor at� que o n�vel de �leo esteja na marca Cheio na vareta.

    Manutenção do sistema de combustível

    Inspe��o das tubagens de combust�vel e liga��es

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 400 horas
  • Inspe��o das tubagens de combust�vel e liga��es.
  • Verifique as tubagens de combust�vel, as uni�es e os grampos para ver se existem sinais de deteriora��o, danos ou liga��es soltas.

    Note: Repare qualquer componente do sistema de combust�vel danificado ou com fuga antes de utilizar a m�quina.

    Mudan�a do filtro de combust�vel

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 800 horas
  • Mudan�a do filtro de combust�vel.
    1. Levante a caixa e fixe-a com a barra de apoio.

    2. Coloque um recipiente limpo debaixo do filtro de combust�vel.

    3. Desaparafuse o filtro de combust�vel do suporte (Figura 39).

      g017504
    4. Instale o filtro de substitui��o rodando-o at� que o filtro entre em contacto com a parte superior do suporte e, em seguida, aperte-o mais 3/4 de volta.

    Manutenção do sistema eléctrico

    Manuten��o da bateria

    Tens�o da bateria: 12 V com 300 A para arranque a frio a -18°C.

    Aviso

    Os p�los, terminais e restantes acess�rios da bateria cont�m chumbo e derivados de chumbo; � do conhecimento do Estado da Calif�rnia que estes qu�micos podem provocar cancro e problemas reprodutivos. Lave as m�os ap�s a opera��o.

    Perigo

    O eletr�lito da bateria cont�m �cido sulf�rico, uma subst�ncia extremamente venenosa que � fatal e causa queimaduras graves.

    • N�o ingira o eletr�lito nem deixe que este entre em contacto com a pele, olhos e roupa. Utilize �culos de prote��o para proteger os olhos e luvas de borracha para proteger as m�os.

    • Ateste a bateria apenas em locais onde exista �gua limpa para lavar as m�os.

    • Mantenha sempre a bateria limpa e totalmente carregada.

    • Mantenha sempre a bateria limpa e totalmente carregada.

    • Se os terminais da bateria se encontrarem corro�dos, limpe-os com uma solu��o de 4 partes de �gua e 1 parte de bicarbonato de s�dio.

    • Aplique uma leve camada de massa nos terminais da bateria para evitar a corros�o.

    Desliga��o da bateria

    Aviso

    A liga��o incorreta dos cabos da bateria poder� danificar o ve�culo e os cabos, produzindo fa�scas. As fa�scas podem provocar uma explos�o dos gases da bateria, resultando em acidentes pessoais.

    • Desligue sempre o cabo negativo (preto) antes de desligar o cabo positivo (vermelho).

    • Ligue sempre o cabo positivo (vermelho) antes de ligar o cabo negativo (negro).

    • Mantenha sempre a faixa da bateria na sua posi��o correta de modo a proteger e manter a bateria bem fixa.

    Aviso

    Os terminais da bateria e as ferramentas de metal podem provocar curto-circuitos noutros componentes da m�quina, produzindo fa�scas. As fa�scas podem provocar uma explos�o dos gases da bateria, resultando em acidentes pessoais.

    • Quando retirar ou montar a bateria, n�o toque com os terminais da bateria noutras pe�as met�licas do ve�culo.

    • Dever� evitar quaisquer curto-circuitos entre os terminais da bateria e as pe�as met�licas do ve�culo.

    1. Aperte os lados da cobertura da bateria e retire a cobertura da parte superior da bateria (Figura 40).

      g024429
    2. Desligue o cabo negativo da bateria do terminal da bateria (Figura 40).

    3. Desligue o cabo positivo da bateria do terminal da bateria (Figura 40).

    Retiro da bateria

    1. Desligue os cabos da bateria; consulte Desliga��o da bateria.

    2. Retire a porca de bloqueio, o parafuso de carro�aria e o grampo da bateria que fixa a bateria ao tabuleiro da bateria (Figura 40).

    3. Retire a bateria do tabuleiro da bateria (Figura 40).

    Montagem da bateria

    1. Alinhe a bateria com o tabuleiro da bateria da m�quina (Figura 40).

      Note: Certifique-se de que os p�los positivo e negativo da bateria est�o alinhados conforme indicado na Figura 40.

    2. Fixe a bateria ao tabuleiro da bateria com o grampo da bateria, o parafuso de carro�aria e a porca de bloqueio (Figura 40).

    3. Ligue os cabos da bateria; consulte Liga��o da bateria.

    Liga��o da bateria

    1. Ligue o cabo positivo da bateria ao terminal da bateria (Figura 40).

    2. Ligue o cabo negativo da bateria ao terminal da bateria (Figura 40).

    3. Coloque a tampa da bateria na parte superior da bateria (Figura 40).

    Carregamento da bateria

    Aviso

    O carregamento da bateria gera gases que podem provocar explos�es.

    Nunca fume perto da bateria e mantenha-a afastada de fa�scas e chamas.

    Important: Dever� manter sempre a bateria carregada (1.260 de gravidade espec�fica). Este procedimento torna-se especialmente importante quando a temperatura desce abaixo dos 0°C.

    1. Retire a bateria da m�quina; consulte Desliga��o da bateria.

    2. Ligue um carregador de baterias de 3 a 4 A aos polos da bateria. Carregue a bateria com um carregador de bateria de 3 a 4 amperes, durante 4 a 8 horas (12 V).

      Note: N�o carregue demasiado a bateria.

    3. Instale a bateria no chassis; consulte Montagem da bateria.

    Guarda da bateria

    Se guardar durante um per�odo superior a 30 dias, dever� retirar a bateria e carreg�-la completamente. Guarde-a num local seguro ou na pr�pria m�quina. Se optar por guard�-la na m�quina, n�o ligue os cabos. Guarde a bateria num local fresco para evitar que a carga se deteriore mais rapidamente. Para evitar que a bateria congele, certifique-se de que esta se encontra completamente carregada.

    Substitui��o dos fus�veis

    Existem 7 fus�veis no sistema el�trico. Encontram-se debaixo do capot (Figura 41).

    Alarme/Ponto de corrente10 A
    Motor10 A
    Far�is10 A
    Fus�vel da m�quina15 A
    Eleva��o15 A
    Monta-cargas traseiro15 A
    Buzina30 A
    g036871

    Manuten��o dos far�is

    Substitui��o de l�mpadas

    Cuidado

    Se instalar uma l�mpada de pot�ncia mais elevada que o sistema tem designada pode danificar a alimenta��o de 12 V ou, no m�nimo, rebentar com o fus�vel.

    Use sempre a l�mpada LED Toro espec�fica para prevenir esta situa��o.

    Cuidado

    As l�mpadas ficam extremamente quentes durante o funcionamento. Tocar numa l�mpada quente pode provocar queimaduras graves e ferimentos pessoais.

    Aguarde sempre o tempo suficiente para as l�mpadas arrefecerem antes de as substituir. Tenha cuidado sempre que tocar nas l�mpadas.

    Especifica��o: Consulte o Cat�logo de pe�as.

    1. Desligue a bateria; consulte Desliga��o da bateria.

    2. Abra o capot.

    3. Desligue o conector el�trico para a cablagem do conector do conjunto da l�mpada, na parte de tr�s do compartimento do farol (Figura 42).

      g036872
    4. Rode o conjunto da l�mpada ¼ de volta para a esquerda e mova-o para tr�s, para fora do compartimento do farol (Figura 42).

    5. Insira o novo conjunto da l�mpada e compartimento do farol e alinhe as linguetas no conjunto da l�mpada com as ranhuras no compartimento do farol (Figura 42).

    6. Fixe o conjunto da l�mpada rodando-o 1/4 de volta para a direita (Figura 42).

    7. Ligue o conector el�trico para a cablagem ao conector do novo conjunto da l�mpada (Figura 42).

    8. Ligue a bateria e feche o capot; consulte Liga��o da bateria.

    Substitui��o do farol

    1. Desligue a bateria; consulte Desliga��o da bateria.

    2. Abra o capot; consulte Fechamento do capot.

    3. Desligue o conector el�trico para a cablagem do conector do conjunto da l�mpada (Figura 43).

      g036873
    4. Retire os clipes r�pidos que fixam o farol ao respetivo suporte (Figura 43).

      Note: Guarde todas as pe�as para instala��o do novo farol.

    5. Retire o conjunto do farol movendo-o para a frente atrav�s da abertura no p�ra-choques dianteiro (Figura 43).

    6. Instale o novo farol atrav�s da abertura no p�ra-choques (Figura 43).

      Note: Garanta que os polos de ajuste est�o alinhados com os furos no suporte de montagem atr�s do para-choques.

    7. Prenda o conjunto do farol com os clipes r�pidos que retirou no passo 4.

    8. Ligue o conector el�trico para a cablagem ao conector do conjunto da l�mpada (Figura 43).

    9. Ajuste os far�is para dirigir os feixes na posi��o desejada; consulte Ajuste dos far�is.

    Ajuste dos far�is

    Utilize o seguinte procedimento para ajustar a posi��o do feixe do farol sempre que um conjunto de farol � substitu�do ou removido.

    1. Rode a chave para a posi��o LIGAR e ligue os far�is.

    2. Na parte traseira do conjunto de far�is, rode os parafusos de ajuste (Figura 43) para inclinar o conjunto dos far�is e alinhar a posi��o do feixe.

    Manutenção do sistema de transmissão

    Manuten��o dos pneus

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Verifique o estado dos pneus e das jantes.
  • Aperte as porcas das rodas.
    1. Inspecione os pneus e as jantes para detetar sinais de desgaste e danos.

      Note: Os acidentes de trabalho, tais como embater contra bermas de passeios elevados, poder�o danificar o pneu ou a jante, mas tamb�m desalinhar as rodas; dever�, por isso, verificar o estado dos pneus ap�s um acidente.

    2. Aperte as porcas das rodas com uma for�a de 108 a 122 N·m.

    Inspecione os componentes da dire��o e da suspens�o

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Inspecione se os componentes da dire��o e da suspens�o se encontram soltos ou danificados.
  • Com o volante na posi��o central (Figura 44), rode-o para a direita e para a esquerda. Se rodar o volante mais de 13 mm para a esquerda ou para a direita e os pneus n�o rodarem, verifique os seguintes componentes da dire��o e da suspens�o para assegurar que n�o est�o soltos ou danificados.

    • Eixo da dire��o para a articula��o do conjunto da cremalheira da dire��o

      Important: Verifique o estado e a seguran�a do vedante do eixo pinh�o (Figura 45).

    • Barras de montagem da cremalheira da dire��o

    g313199
    g313201

    Ajuste do alinhamento das rodas dianteiras e inclina��o

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Verifique o alinhamento das rodas dianteiras e inclina��o.
  • Important: Tem de obter a ferramenta Toro n.º 132-5069 do seu distribuidor Toro para realizar este procedimento.

    O alinhamento deve ser de 0 a 6 mm.

    • Verifique a press�o dos pneus para assegurar que os pneus dianteiros est�o cheios a 0,83 bar.

    • Adicione peso ao banco do condutor igual ao operador m�dio que vai trabalhar com a m�quina, ou um operador deve sentar-se no banco. O peso ou o operador tem de permanecer no banco durante o procedimento.

    • Numa superf�cie nivelada, desloque a m�quina 2 a 3 m para tr�s e, em seguida, para a frente para a posi��o inicial original. Isto vai permitir � suspens�o assentar na posi��o de funcionamento.

    • Me�a o alinhamento com as rodas viradas para a frente.

    1. Utilizando a ferramenta Toro 132-5069, rode o anel no amortecedor para alterar o comprimento da mola (Figura 46).

      Note: Fa�a ajustes da inclina��o apenas se estiver a utilizar um acess�rio frontal ou se existir um desgaste irregular dos pneus.

      g033218
    2. Numa superf�cie nivelada, desloque a m�quina 2 a 3 m para tr�s e, em seguida, para a frente para a posi��o inicial original.

    3. Me�a a dist�ncia entre os pneus dianteiros � altura do eixo na zona dianteira e traseira dos pneus dianteiros (Figura 47).

      g009235
    4. Se a medi��o obtida n�o se situar entre 0 e 6 mm, desaperte as porcas de reten��o nas extremidades das barras (Figura 48).

      g033219
    5. Rode as barras para deslocar a zona dianteira do pneu para o interior ou para o exterior.

    6. Volte a apertar as porcas da barra de dire��o quando a opera��o de ajuste estiver conclu�da.

    7. Certifique-se de que movimenta livremente o volante em ambas as dire��es.

    Verifica��o do n�vel de fluido do eixo-transmiss�o

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Verifica��o do n�vel de fluido do eixo-transmiss�o.
  • Tipo de fluido: SAE 10W-30 (API, classifica��o SJ ou superior)

    1. Estacione a m�quina numa superf�cie nivelada, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave.

    2. Retire o parafuso do orif�cio indicador do n�vel (Figura 49).

      Note: O fluido do conjunto eixo-transmiss�o deve encontrar-se ao n�vel da parte inferior do orif�cio indicador.

      g002082
    3. Se o �leo n�o estiver nivelado com a parte inferior do orif�cio indicador, encha o reservat�rio com o �leo especificado; consulte Substitui��o do fluido do eixo-transmiss�o.

    Substitui��o do fluido do eixo-transmiss�o

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 800 horas
  • Substitui��o do fluido do eixo-transmiss�o.
  • Tipo de fluido: SAE 10W-30 (API, classifica��o SJ ou superior)

    Capacidade do fluido: 1,4 litros

    1. Estacione a m�quina numa superf�cie nivelada, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave.

    2. Limpe a �rea em torno dos tamp�es de enchimento e escoamento com um trapo (Figura 50).

      g002109
    3. Alinhe um recipiente de escoamento com uma capacidade de 2 litros ou mais com o tamp�o de escoamento.

    4. Retire o tamp�o de enchimento rodando-o para a esquerda (Figura 50).

      Note: Guarde o tamp�o de enchimento e a junta para instala��o no passo 8.

    5. Retire o tamp�o de escoamento rodando-o para a esquerda (Figura 50).

      Note: Guarde o tamp�o de escoamento e a junta para instala��o no passo 6.

      Note: Deixe o �leo escoar completamente do conjunto eixo-transmiss�o.

    6. Coloque e aperte o tamp�o de escoamento e a junta no orif�cio do tamp�o de escoamento da transmiss�o (Figura 50).

      Note: O fluido usado deve ser tratado num centro de reciclagem certificado.

    7. Encha o reservat�rio (Figura 51) atrav�s do orif�cio do tamp�o de enchimento com aproximadamente 1,4 litros do �leo especificado ou at� o n�vel de �leo na transmiss�o estar alinhado com a parte inferior das estrias (Figura 50).

      g004048
    8. Coloque a aperte o tamp�o de enchimento e a junta no orif�cio do tamp�o de enchimento da transmiss�o (Figura 50).

    9. Ligue o motor e opere a m�quina.

    10. Verifique o n�vel de fluido e adicione mais fluido, se o n�vel estiver abaixo das estrias do orif�cio do tamp�o de enchimento (Figura 50).

    Verifica��o e ajuste da posi��o de ponto-morto

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Funcionamento da alavanca de mudan�as.
  • A cada 100 horas
  • Verifique o funcionamento da posi��o ponto morto das mudan�as.
  • Sempre que for necess�rio efetuar opera��es de manuten��o programada e/ou diagn�sticos do motor, dever� colocar na posi��o PONTO MORTO (Figura 52). A alavanca de mudan�as da m�quina possui uma posi��o de PONTO MORTO que controla a posi��o neutra do conjunto eixo-transmiss�o. Dever� executar as seguintes opera��es para se certificar de que a alavanca de mudan�as controla a posi��o neutra do conjunto de forma correta:

    1. Desloque a alavanca das mudan�as para a posi��o de PONTO MORTO.

    2. Certifique-se de que o suporte neutro est� na posi��o PONTO MORTO (ao n�vel do suporte do cabo ao capot situado por baixo do suporte das mudan�as), rodando a embraiagem (Figura 52).

      Note: O ve�culo n�o deve andar, nem para a frente, nem para tr�s. Se se mover, coloque manualmente o suporte neutro na posi��o PONTO MORTO.

      g002093
    3. Rode uma das porcas de bloqueio (Figura 52) para conseguir 0,76 a 1,52 mm de folga entre a parte inferior da porca/anilha e o suporte neutro.

      Note: Deve segurar o eixo roscado, localizado debaixo do suporte, quando ajustar a porca que se encontra na zona superior.

    4. Rode a outra porca de bloqueio para conseguir 0,76 a 1,52 mm de folga entre a parte inferior da porca/anilha e o suporte neutro.

    5. Puxe cada cabo de mudan�as para se certificar de que existe folga de 0,76 a 1,52 mm entre a porca/anilha e o suporte neutro (Figura 53).

      Note: Se n�o existir folga, ajuste as porcas para alcan�ar a folga especificada.

      g002094
    6. Ligue o motor e engate as mudan�as FRENTE, MARCHA-ATR�S e PONTO MORTO v�rias vezes, de modo a verificar se o suporte neutro funciona corretamente.

    Inspe��o da embraiagem principal

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Inspe��o da embraiagem principal.
  • O funcionamento da embraiagem deve ser verificada diariamente para boas mudan�as. Se as mudan�as estiverem presas ou demasiado soltas ou a embraiagem n�o regressar completamente � posi��o de ponto morto ao ralenti, a embraiagem tem de ser limpa.

    Note: A remo��o de detritos deve centrar-se nas pe�as m�veis e em redor destas.

    1. Engate o trav�o de estacionamento, desligue o motor e retire a chave da igni��o.

    2. Levante e bloqueie a caixa de carga.

    3. Remova a sujidade e lama acumuladas na embraiagem com �gua e seque imediatamente com ar comprimido para remover o excesso de �gua e detritos.

      Note: Os restantes detritos podem ser removidos utilizando um produto de limpeza de contacto de secagem r�pida.

    Manuten��o da embraiagem principal

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 200 horas
  • Limpe a embraiagem principal (mais frequentemente em condi��es de poeira ou lama).
  • Note: Operar a m�quina com uma embraiagem suja pode aumentar o desgaste dos componentes internos.

    1. Desligue o motor, aplique o trav�o de estacionamento e retire a chave da igni��o.

    2. Levante e bloqueie a caixa de carga.

    3. Remova os 6 parafusos de cabe�a flangeada que prendem a cobertura da embraiagem.

    4. Reserve a cobertura, espa�ador e mola (Figura 54).

      g017170
    5. Remova a sujidade e lama acumuladas com �gua e seque imediatamente com ar comprimido para remover o excesso de �gua e detritos.

    6. Remova qualquer detrito restante utilizando um produto de limpeza de contacto de secagem r�pida ou de limpeza de trav�es.

      Note: Remova os detritos dentro e em redor das partes m�veis.

    7. Se os detritos se acumularem em redor da correia ou ao longo do veio da embraiagem, utilize uma p� de abras�o fina ou um produto semelhante para os remover.

    8. Instale a mola, cobertura da embraiagem e parafusos de cabe�a flangeada.

    9. Aperte os parafusos com 12 a 13,5 N·m.

    Manutenção do sistema de arrefecimento

    Limpeza das zonas de arrefecimento do motor

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Limpeza das zonas de arrefecimento do motor.Limpe o sistema de arrefecimento duas vezes mais em condi��es de opera��o especiais; consulte .
  • Important: N�o dever� utilizar o motor quando o painel m�vel estiver bloqueado, quando as aletas de arrefecimento se encontrarem sujas ou presas ou quando as coberturas de arrefecimento forem retiradas porque esse procedimento poder� danificar o motor (sobreaquecimento).

    Important: Nunca limpe o motor com �gua sob press�o porque poder� contaminar o sistema de combust�vel.

    Limpe as superf�cies externas do motor.

    Note: Limpe os componentes de refrigera��o do motor com maior frequ�ncia quando utilizar a m�quina em condi��es de grande poeira ou sujidade.

    Manuten��o do radiador

    Verifica��o do n�vel de l�quido de arrefecimento do radiador

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Em todas as utilizações ou diariamente
  • Verifica��o do n�vel de l�quido de arrefecimento do radiador.
  • Note: Utilize uma mistura 50/50 de etileno-glicol e �gua como l�quido de arrefecimento.

    1. Estacione a m�quina numa superf�cie nivelada, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave.

    2. Retire a tampa do dep�sito de expans�o do radiador (Figura 55).

    3. Se o n�vel de refrigerante estiver baixo, encha o dep�sito com refrigerante at� ao fundo do tubo de enchimento.

      Note: N�o encha demasiado.

    4. Volte a colocar a tampa do dep�sito de expans�o e limpe qualquer salpico.

    Substitui��o do l�quido de refrigera��o do radiador

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 1000 horas
  • Substitui��o do l�quido de refrigera��o do radiador.
  • Cuidado

    Se o motor esteve em funcionamento, o l�quido de arrefecimento pressurizado e quente pode derramar-se e provocar queimaduras.

    • N�o abra o tamp�o do radiador quando o motor estiver a funcionar.

    • Deixe o motor arrefecer pelo menos 15 minutos ou at� que o tamp�o do radiador esteja a uma temperatura a que se possa tocar sem sofrer queimaduras.

    • Use um trapo quando abrir o tampa do radiador, fazendo-o lentamente para permitir a sa�da do vapor.

    Note: Utilize uma mistura 50/50 de etileno-glicol e �gua como l�quido de arrefecimento.

    1. Estacione a m�quina numa superf�cie nivelada, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave.

    2. Retira o tamp�o de enchimento (Figura 55) e encha com l�quido de arrefecimento.

      g016859
    3. Volte a colocar o tamp�o de enchimento e retire a tampa do dep�sito de expans�o (Figura 55).

      Note: Nunca deixe ambas as tampas retiradas ao mesmo tempo. Isto afetaria negativamente o enchimento do dep�sito.

    4. Encha com refrigerante at� ao fundo do tubo de enchimento.

    5. Volte a colocar a tampa do dep�sito de expans�o e limpe qualquer salpico.

    Manutenção dos travões

    Verifica��o dos trav�es

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 100 horas
  • Verifica��o dos trav�es.
  • Important: Os trav�es s�o um elemento de seguran�a muito importante na m�quina. Inspecione-os cuidadosamente no intervalo recomendado para assegurar o desempenho e seguran�a ideais.

    • Verifique se as pastilhas se encontram gastas ou danificadas. Se a grossura da cobertura (pastilha dos trav�es) for inferior a 1,6 mm, substitua-a.

    • Verifique se a placa traseira e outros componentes apresentam sinais de desgaste ou deforma��o. Substitua quaisquer componentes danificados.

    • Verifique o n�vel de eletr�lito; consulte Verifica��o do n�vel de fluido dos trav�es.

    Ajuste da pega do trav�o de estacionamento

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 200 horas
  • Ajuste o trav�o de estacionamento, se necess�rio.
    1. Retire a pega da alavanca do trav�o de estacionamento (Figura 56).

      g029671
    2. Desaperte o parafuso de afina��o que fixa o man�pulo de ajuste do trav�o � alavanca do trav�o de estacionamento (Figura 56).

    3. Rode o man�pulo de ajuste do trav�o at� que 133 a 156 N seja alcan�ado para engatar a alavanca do trav�o de estacionamento (Figura 56).

      Note: Se rodou o man�pulo de ajuste do trav�o a totalidade do ajustador e n�o consegue atingir 133 a 156 N·m para ativar a alavanca do trav�o de estacionamento, proceda ao ajuste dos cabos dos trav�es; consulte Ajuste dos cabos dos trav�es.

    4. Aperte o parafuso de afina��o e instale a pega (Figura 56).

    Ajuste dos cabos dos trav�es

    1. Retire a pega da alavanca do trav�o de estacionamento (Figura 56).

    2. Desaperte o parafuso de afina��o (Figura 56) que fixa o man�pulo de ajuste do trav�o � alavanca do trav�o de estacionamento, desengate o trav�o de estacionamento e desaperte o man�pulo de ajuste do trav�o.

    3. Na parte inferior da m�quina, desaperte a porca de bloqueio traseira para o ajustador roscado do cabo do trav�o de estacionamento 4 voltas (Figura 57).

      g029672
    4. Aperte a porca dianteira (Figura 57).

    5. Rode o man�pulo de ajuste do trav�o (Figura 56) at� que 133 a 156 N seja necess�rio para engatar a alavanca do trav�o de estacionamento.

      • Se n�o conseguir ajustar o man�pulo de ajuste do trav�o ao desapert�-lo e regular a alavanca do trav�o de estacionamento com 133 a 156 N, fa�a o seguinte:

        1. Desaperte a porca de bloqueio frontal (Figura 57) para o ajustador roscado do cabo do trav�o de estacionamento 1 volta.

        2. Aperte a porca traseira (Figura 57).

        3. Rode o man�pulo de ajuste do trav�o (Figura 56) at� que 133 a 156 N seja necess�rio para engatar a alavanca do trav�o de estacionamento.

        4. Repita os passos 1 a 3 at� mais 2 vezes para obter a for�a do trav�o de estacionamento entre 133 a 156 N.

      • Se n�o conseguir ajustar o man�pulo de ajuste do trav�o ao apert�-lo e engatar a alavanca do trav�o de estacionamento com 133 a 156 N, fa�a o seguinte:

        1. Desaperte a porca de bloqueio traseira (Figura 57) para o ajustador roscado do cabo do trav�o de estacionamento 1 volta.

        2. Aperte a porca dianteira (Figura 57).

        3. Rode o man�pulo de ajuste do trav�o (Figura 56) at� que 133 a 156 N seja necess�rio para engatar a alavanca do trav�o de estacionamento.

        4. Repita os passos 1 a 3 at� mais 3 vezes para obter a for�a do trav�o de estacionamento entre 133 a 156 N.

        Note: Se n�o conseguir ajustar o cabo do trav�o de estacionamento o suficiente para conseguir o man�pulo de ajuste do trav�o no seu intervalo de ajuste, verifique se as pastilhas dos trav�es t�m desgaste excessivo.

      • Aperte o parafuso de afina��o e instale a pega (Figura 56).

    Substitui��o do fluido dos trav�es

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    A cada 1000 horas
  • Substitui��o do fluido dos trav�es.
  • Contacte o distribuidor Toro autorizado.

    Manutenção das correias

    Manuten��o da correia de transmiss�o

    As novas correias t�m de ser acamadas antes de funcionarem devidamente. Uma correia acama nas primeiras duas horas de funcionamento normal.

    Verifica��o da correia de transmiss�o

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após as pimeiras 8 horas
  • Verifique o estado da correia.
  • A cada 200 horas
  • Verifique o estado e a tens�o da correia de transmiss�o.
  • Note: Se a unidade continuar a mover-se quando o motor est� em ralenti baixo, as embraiagens podem estar sujas e necessitarem de limpeza.

    1. Estacione a m�quina numa superf�cie nivelada, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave.

    2. Levante a caixa de carga e fixe-a com a barra de apoio; consulte Eleva��o da caixa de carga.

    3. Rode e verifique se a correia apresenta sinais de desgaste ou se est� danificada (Figura 58).

      Note: Substitua a correia, sempre que for necess�rio.

      g017197
    4. Des�a a caixa de carga; consulte Descer a caixa de carga.

    Substitui��o da correia de transmiss�o

    1. Suba a caixa de carga; consulte Eleva��o da caixa de carga.

    2. Mude a transmiss�o para a posi��o PONTO MORTO, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave da igni��o.

    3. Rode e coloque a correia sobre a embraiagem secund�ria (Figura 58).

    4. Retire a correia da embraiagem prim�ria (Figura 58).

      Note: Elimine a correia antiga.

    5. Alinhe a nova correia sobre a embraiagem prim�ria (Figura 58).

    6. Rode e coloque a correia sobre a embraiagem secund�ria (Figura 58).

    7. Des�a a caixa de carga; consulte Descer a caixa de carga.

    Verifica��o do guia de tens�o da correia

    Note: O guia de tens�o de correia s� tem de ser verificado para resolver problemas de vibra��o, realizar uma nova montagem ou quando existe uma falha de montagem do motor.

    O guia de tens�o da correia (Figura 59) deve manter uma folga de 2,3 mm.

    Se o guia estiver demasiado pr�ximo do suporte do motor, a correia causa vibra��o excessiva.

    Se o guia estiver demasiado longe do suporte do motor, a correia causa tens�o excessiva ao motor.

    Para ajustar a folga, desaperte os 3 parafusos de cabe�a flangeada que prendem o suporte � estrutura e deslize o suporte para a dist�ncia adequada.

    Assim que a folga estiver corrigida, aperte os 3 parafusos de cabe�a flangeada.

    g017511

    Manuten��o do chassis

    Ajuste dos trincos da caixa de carga

    Se o trinco da caixa de carga estiver desajustado, a caixa de carga oscila quando conduz a m�quina. Pode ajustar os pernos do trinco para assegurar que os trincos mant�m a caixa de carga presa no chassis.

    1. Desaperte a porca de bloqueio na extremidade do perno do trinco (Figura 60).

      g002181
    2. Rode o perno do trinco no sentido dos ponteiros do rel�gio at� encostar � zona de gancho do trinco (Figura 60).

    3. Aperte a porca de bloqueio com 19,7 a 25,4 N·m.

    4. Repita estes passos 1 a 3 para o trinco do outro lado da m�quina.

    Limpeza

    Lavagem da m�quina

    Lave a m�quina, consoante o necess�rio. Utilize apenas �gua ou adicione um detergente suave. Pode utilizar um pano.

    Important: N�o se recomenda a utiliza��o de �gua sob press�o na lavagem do ve�culo. Poder� danificar o sistema el�trico, eliminar alguns autocolantes importantes ou eliminar a massa lubrificante existente em alguns pontos de fric��o. Evite a utiliza��o excessiva de �gua, especialmente pr�ximo da zona do painel de controlo, motor e bateria.

    Armazenamento

    1. Estacione a m�quina numa superf�cie nivelada, desligue o motor, engate o trav�o de estacionamento e retire a chave.

    2. Limpe a sujidade e a fuligem de toda a m�quina, incluindo a parte exterior das aletas da cabe�a do cilindro e o revestimento da turbina.

      Important: Pode lavar a m�quina com �gua e um detergente suave. N�o utilize �gua sob press�o para lavar a m�quina. A lavagem de press�o pode danificar o sistema el�trico ou retirar qualquer lubrifica��o aplicada nos pontos de fric��o. Evite a utiliza��o excessiva de �gua, especialmente pr�ximo da zona do painel de controlo, luzes, motor e bateria.

    3. Inspecione os trav�es; consulte Verifica��o dos trav�es.

    4. Efetue a manuten��o do filtro de ar; consulte Manuten��o do filtro de ar.

    5. Lubrifique a m�quina; consulte Lubrificação.

    6. Substitua o filtro e o �leo do motor; consulte Mudan�a do �leo do motor e Substitui��o do filtro de �leo do motor.

    7. Verifique a press�o dos pneus; consulte Verifica��o da press�o dos pneus.

    8. Lave o dep�sito de combust�vel com gas�leo novo e limpo.

    9. Retire a bateria do chassis.

      Note: N�o ligue os cabos da bateria aos p�los da bateria durante o armazenamento.

      Important: A bateria deve ser totalmente carregada para evitar que congele e seja danificada por temperaturas inferiores a 0° C. Uma bateria totalmente carregada mant�m a carga durante cerca de 50 dias com uma temperatura inferior a 4°C. Se as temperaturas forem superiores a 4°C, verifique o n�vel da �gua na bateria e carregue-a cada 30 dias.

    10. Verifique e aperte todos os pernos, porcas e parafusos. Repare ou substitua qualquer pe�a danificada.

    11. Pinte todas as superf�cies de metal arranhadas ou descascadas.

      O servi�o de pintura � disponibilizado pelo Servi�o de assist�ncia autorizado.

    12. Guarde a m�quina numa garagem ou armaz�m limpo e seco.

    13. Retire a chave da igni��o e coloque-a num local seguro, fora do alcance das crian�as.

    14. Tape a m�quina para a proteger e mant�-la limpa.