Introdução

Este cortador de relva com operador apeado com lâmina rotativa destina-se a utilizadores domésticos. Foi, principalmente, concebido para cortar a relva em parques bem mantidos em propriedades residenciais. Não foi concebido para cortar arbustos ou para fins agrícolas. Concebido para utilizar a bateria de iões de lítio Flex-Force da Toro, modelo 81825 (fornecido com o modelo 21836), modelo 81850 (fornecido com o modelo 21843 e modelo 21844) e 81860 ou 81875. Estas baterias foram concebidas para ser carregadas apenas com o carregador de baterias do modelo 81802 (fornecido com os modelos 21836, 21843 e 21844) ou 81805. Se estas máquinas forem utilizadas para um fim diferente da sua utilização prevista, poderá pôr em perigo o utilizador e outras pessoas.

Os modelos 21836T, 21843T e 21844T não incluem uma bateria ou carregador.

Leia estas informações cuidadosamente para saber como utilizar e efetuar a manutenção do produto de forma adequada, bem como evitar ferimentos e danos no produto. A utilização correta e segura do produto é da exclusiva responsabilidade do utilizador.

Vá a www.Toro.com para obter mais informações, incluindo dicas de segurança, materiais de formação, informações sobre acessórios, ajuda a encontrar um representante ou a registar o seu produto.

Sempre que necessitar de assistência, peças genuínas do fabricante ou informações adicionais, entre em contacto com um representante de assistência autorizado ou com o serviço de assistência do fabricante, indicando os números de modelo e de série do produto. Figura 1 identifica a localização dos números de série e de modelo no produto. Escreva os números no espaço disponível.

Important: Com o seu dispositivo móvel, pode ler o código QR no autocolante com o número de série (se existente) para aceder a informações sobre garantia, peças e outros produtos.

g275230

Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurança identificadas pelo símbolo de alerta de segurança (Figura 2), que identifica perigos que podem provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se não respeitar as precauções recomendadas.

g000502

Neste manual são utilizados duas palavras para identificar informações importantes. Importante identifica informações especiais de ordem mecânica e Nota sublinha informações gerais que requerem especial atenção.

Graphic

Para obter assistência, visite www.Toro.com/support ou contacte o seu representante de assistência autorizado antes de devolver este produto.

Este produto cumpre todas as diretivas europeias relevantes. Para mais informações, consulte a folha de Declaração de conformidade (DOC) em separado, específica do produto.

Segurança

INSTRUÇÕES IMPORTANTE

SOBRE SEGURANÇA

AVISO – ao utilizar uma máquina elétrica, deve sempre ler e seguir as precauções e instruções de segurança básicas para reduzir o risco de incêndio, choque elétrico ou ferimentos, incluindo o seguinte:

I. Formação

  1. O operador da máquina é responsável por quaisquer acidentes ou riscos que ocorram aos outros ou à sua propriedade.

  2. Não permita que crianças utilizem ou brinquem com a máquina, bateria ou carregador da bateria; os regulamentos locais podem restringir a idade do operador.

  3. Não permita que crianças ou funcionários não qualificados utilizem ou procedam à assistência técnica do equipamento. Permita apenas pessoas responsáveis, formadas, familiarizadas com as instruções e fisicamente capazes de utilizar ou realizar a manutenção da máquina.

  4. Antes da utilização da máquina, bateria e carregador da bateria, leia todas as instruções e marcas de cuidado sobre estes produtos.

  5. Familiarize-se com os comandos e utilização adequada da máquina, bateria e carregador da bateria.

II. Preparação

  1. Mantenha as pessoas, especialmente as crianças e animais de estimação, afastados da área de operação.

  2. Não opere a máquina sem que todos os resguardos e dispositivos de segurança como, por exemplo, defletores e recetores de relva, estejam instalados e a funcionar corretamente na máquina.

  3. Inspecione a área em que vai utilizar a máquina e remova todos os objetos que podem interferir no funcionamento da máquina ou que a máquina possa projetar.

  4. Antes de utilizar a máquina, verifique se a lâmina, o parafuso da lâmina e a estrutura de corte estão gastos ou danificados. Substitua qualquer autocolante danificado ou ilegível.

  5. Utilize apenas a bateria indicada pela Toro. Utilizar outros acessórios pode aumentar o risco de ferimentos e incêndio.

  6. Ligar o carregador da bateria a uma tomada que não seja de 100 a 240 V pode causar um incêndio ou choque elétrico. Não ligue o carregador da bateria a uma tomada que não seja de 100 a 240 V. Para uma ligação diferente, utilize um adaptador de tomada com a configuração correta da tomada, se necessário.

  7. Não utilize uma bateria ou carregador danificado ou alterado, o que pode apresentar um comportamento imprevisível dando origem a incêndio, explosão ou risco de ferimento.

  8. Se o cabo de alimentação do carregador da bateria estiver danificado, contacte um representante de assistência autorizado para o substituir.

  9. Não utilize baterias não recarregáveis.

  10. Carregue a bateria apenas no carregador indicado pela Toro. Um carregador adequado a um tipo de bateria pode criar um risco de incêndio quando usado com outra bateria.

  11. Carregue a bateria apenas numa área bem ventilada.

  12. Não exponha uma bateria ou carregador de baterias ao fogo ou a temperaturas superiores a 68°C.

  13. Siga todas as instruções de carregamento e não carregue a bateria fora do intervalo de temperaturas indicado nas instruções. Caso contrário, pode danificar a bateria e aumentar o risco de incêndio.

  14. Vista-se corretamente – utilize vestuário adequado, incluindo proteção ocular, calças compridas, calçado resistente antiderrapante (não ande descalço nem de chinelos) e proteção para os ouvidos. Prenda cabelo comprido e não utilize vestuário largo ou joias soltas que possam ficar presas nas peças em movimento. Utilize uma máscara antipoeira em condições de funcionamento com pó.

III. Funcionamento

  1. O contacto com uma lâmina em movimento pode provocar ferimentos graves. Mantenha as mãos e os pés longe de qualquer área de corte e de todas as peças em movimento da máquina. Mantenha-se afastado de qualquer abertura de descarga.

  2. Se esta máquina for utilizada para um fim diferente da sua utilização prevista, poderá pôr em perigo o utilizador e outras pessoas.

  3. Desengate a transmissão autopropulsora (se instalada) antes de ligar a máquina.

  4. Não incline o equipamento quando puser o motor em funcionamento.

  5. Evite o arranque acidental – certifique-se de que a chave de segurança é removida da máquina antes de ligar a bateria e manusear a máquina.

  6. Tenha total atenção durante a utilização da máquina. Não exerça qualquer atividade que provoque distração; caso contrário podem ocorrer ferimentos ou danos materiais.

  7. Pare a máquina, remova a chave de segurança, remova a bateria da máquina e aguarde que todas as peças em movimento parem antes de ajustar, prestar assistência, limpar ou guardar a máquina.

  8. Remova a bateria e a chave de segurança da máquina sempre que se afastar dela ou antes de substituir acessórios.

  9. Não force a máquina – deixe que a máquina faça o trabalho melhor e com maior segurança à taxa para a qual foi concebida.

  10. Fique atento – observe o que está a fazer e utilize o bom senso ao operar a máquina. Não utilize a máquina quando estiver doente, cansado ou se encontrar sob o efeito de álcool ou drogas.

  11. Opere a máquina apenas em condições de boa visibilidade e condições atmosféricas adequadas. Nunca opere a máquina quando existir a possibilidade de trovoadas.

  12. Tenha muito cuidado ao fazer marcha-atrás ou empurrar a máquina na sua direção.

  13. Mantenha sempre o equilíbrio e a estabilidade, especialmente em declives. Corte na transversal, nunca para cima e para baixo. Tome todas as precauções necessárias quando alterar a direção ou se encontrar numa inclinação. Não corte a relva em inclinações demasiado pronunciadas. Com a máquina, ande, nunca corra.

  14. Não direcione o material de descarga para ninguém. Evite descarregar o material contra uma parede ou obstrução, uma vez que o material pode fazer ricochete em direção do operador. Pare a(s) lâmina(s) antes de atravessar superfícies que não sejam relvadas.

  15. Esteja atento a buracos, carreiras, elevações, pedras ou outros objetos ocultos. O terreno desnivelado pode fazer com que perca o equilíbrio ou a posição.

  16. A relva e as folhas molhadas podem provocar ferimentos graves se escorregar e tocar na lâmina. Evite cortar em condições de humidade ou quando estiver a chover.

  17. Se a máquina atingir um objeto ou começar a vibrar, pare imediatamente a máquina, retire a chave de segurança, retire a bateria e aguarde que todas as peças em movimento parem antes de inspecionar a máquina para ver se está danificada. Efetue todas as reparações necessárias antes de retomar o funcionamento.

  18. Pare a máquina e remova a chave de segurança antes de carregar a máquina para transporte.

  19. Em condições abusivas, a bateria pode ejetar líquido; evite o contacto. Se acidentalmente entrar em contacto com o líquido, lave com água. Se o líquido entrar em contacto com os olhos, procure ajuda médica. O líquido ejetado da bateria pode causar irritação ou queimaduras.

IV. Manutenção e armazenamento

  1. Pare a máquina, remova a chave de segurança, remova a bateria da máquina e aguarde que todas as peças em movimento parem antes de ajustar, prestar assistência, limpar ou guardar a máquina.

  2. Não tente reparar a máquina, excepto se indicado nas instruções. Peça a um representante de assistência autorizado para realizar a assistência na máquina utilizando peças de substituição idênticas.

  3. Use luvas e proteção visual durante a manutenção da máquina.

  4. Substitua a junta, se estiver dobrada, gasta ou rachada. Uma lâmina desequilibrada pode causar vibração, o que poderia causar danos ao motor e causar ferimentos.

  5. Ao prestar assistência à lâmina, tenha cuidado que a lâmina se pode mover mesmo com a alimentação desligada.

  6. Verifique frequentemente se existe deterioração ou danos no saco de recolha de relva e substitua um saco gasto por um saco (de substituição) Toro.

  7. Para o desempenho ideal, utilize apenas peças de substituição e acessórios genuínos Toro. As peças de substituição e acessórios de outros fabricantes podem ser perigosos e essa utilização anula a garantia.

  8. Mantenha a máquina – mantenha as extremidades de corte afiadas e limpas para um desempenho melhor e mais seguro. Mantenha as pegas secas, limpas e sem óleo ou lubrificante. Mantenha os resguardos instalados e em correto funcionamento. Mantenha as lâminas afiadas. Utilize apenas lâminas de substituição idênticas.

  9. Verifique se existem peças danificadas na máquina – se existirem proteções ou outras peças danificadas, determine se a máquina opera devidamente. Verifique se há peças móveis desalinhadas ou encravadas, peças partidas, montagens e outras condições que possam afetar o funcionamento. Exceto se indicado nas instruções, peça a um representante de assistência autorizado para reparar ou substituir um resguardo ou peça danificado.

  10. Quando a bateria não estiver a ser utilizada, mantenha-a afastada de objetos de metal como, por exemplo, clipes de papel, moedas, chaves, pregos e parafusos que possam fazer uma ligação entre um terminal e o outro. O curto circuito dos terminais da bateria pode causar queimaduras ou incêndio.

  11. Verifique frequentemente o aperto dos parafusos de montagem da lâmina e do motor.

  12. Quando não estiver a utilizar a máquina, guarde-a no interior num local seco e seguro, afastado do alcance de crianças.

  13. CUIDADO – uma bateria tratada indevidamente pode apresentar um risco de incêndio ou queimadura química. Não desmonte a bateria. Não aqueça a bateria a mais de 68°C nem a queime. Substitua a bateria apenas por uma bateria Toro genuína; utilizar outro tipo de bateria pode causar um incêndio ou uma explosão. Mantenha as baterias fora do alcance das crianças e na embalagem original até que esteja pronto para as utilizar.

  14. Não deite fora a bateria para um fogo. A célula pode explodir. Consulte os códigos locais acerca de possíveis instruções especiais de eliminação.

GUARDE ESTAS

INSTRUÇÕES

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurança e de instruções são facilmente visíveis e situam-se próximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos.

decal134-6016
decal134-5099
decal134-5297
decal134-4550
decal137-9461

Modelo 81825

decal137-9487

Modelo 81850

decal140-2158
decal137-9495
decal137-9463

Instalação

Important: A bateria não está totalmente carregada quando a adquire. Antes de utilizar a máquina pela primeira vez, consulte Carregamento da bateria.

Note: A chave de segurança e todas as peças soltas foram guardadas no compartimento da bateria para entrega segura; não se esqueça de as retirar do compartimento e de as guardar em local seguro antes de montar.

Montagem do carregador da bateria (opcional)

Peças necessárias para este passo:

Ferragens de montagem (não incluídas)2

Se desejar, monte o carregador de forma segura numa parede utilizando os orifícios de montagem na parede na parte posterior do carregador.

Monte-o no interior (como, por exemplo, uma garagem ou outro local seco), perto de uma tomada elétrica e fora do alcance das crianças.

Consulte Figura 3 para obter ajuda para a montagem do carregador.

Deslize o carregador sobre as ferragens devidamente posicionadas para prender o carregador no sítio (ferragens não incluídas).

g290534

Montagem da pega

Peças necessárias para este passo:

Instalação da pega superior1
Parafuso 2
Porca de bloqueio2

Important: Retire e deite fora a película de plástico protetora que cobre o cortador e qualquer outro plástico ou envólucro da máquina.

Note: Remova o tampão de plástico da pega antes de introduzir a barra da pega superior na barra da pega inferior. Estes são instalados durante o fabrico para evitar que os cabos fiquem danificados.

Aviso

Dobrar ou desdobrar a pega inadequadamente pode danificar os cabos criando uma condição de funcionamento insegura.

  • Não danifique os cabos quando estiver a dobrar ou a desdobrar a pega.

  • Se um cabo estiver danificado, contacte um distribuidor autorizado.

  1. Instale o conjunto da pega superior para a pega inferior e fixe-o com dois parafusos e duas porcas de fixação como se mostra na Figura 4.

    g342173
  2. Puxe a braçadeira de libertação da barra da pega na direção da pega superior para abrir o bloqueio da pega (Figura 5).

  3. Mova a pega para trás para a posição de funcionamento e largue a braçadeira de libertação da barra da pega (Figura 5).

    Note: Confirme se a pega encaixa na sua posição.

    g341335

Descrição geral do produto

g364064
g342171
ModeloPeso

(sem bateria)

ComprimentoLarguraAltura
21836/T20,2 kg130,6 cm41,7 cm107,3 cm
    
21843/T22,1 kg136,2 cm48,5 cm108,5 cm
    
21844/T24,0 kg136,2 cm48,5 cm108,5 cm
    

Dimensões de SmartStow

ModeloComprimentoLarguraAltura
21836/T41,2 cm41,7 cm113,5 cm
21843/T41 cm48,5 cm114 cm
21844/T41 cm48,5 cm114 cm

Bateria

Modelo8182581850
Capacidade da bateria2,5 Ah4,Ah
135 Wh216 Wh

Classificação do fabricante da bateria = 60 V máximo e 54 V nominal. A tensão real varia com a carga.

Carregador de baterias

Modelo81802
TipoCarregador de baterias de iões de lítio 60 V MAX
Entrada100 a 240 V CA 50/60 Hz Max 2 A
Saída60 V MAX CC 2 A

Intervalos de temperatura adequados

Carregue/guarde a bateria a5°C a 40°C*
Utilize a bateria a-30°C a 49°C*
Utilize a máquina a0°C a 49°C*

*Os tempos de carregamento aumentam se não carregar a bateria dentro deste intervalo.

Guarde a máquina, bateria e carregador da bateria numa área limpa e seca.

Funcionamento

Note: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.

Antes da operação

Instalação da bateria

Important: Utilize a bateria apenas em temperaturas que estejam dentro do intervalo adequado; consulte Especificações.

  1. Confirme se a chave de segurança não está instalada na máquina.

  2. Certifique-se de que as ventilações da bateria estão sem qualquer sujidade ou detrito.

  3. Eleve a tampa do compartimento da bateria (A de Figura 8).

  4. Alinhe a cavidade da bateria com o ressalto na máquina e deslize a bateria para o compartimento até que encaixe no sítio (B de Figura 8).

  5. Feche a tampa do compartimento da bateria (C de Figura 8).

    Note: Se a tampa do compartimento da bateria não fechar completamente, a bateria não está totalmente instalada.

g341293

Ajuste da altura de corte

Aviso

Ajustar a altura de corte pode fazer com que as mãos toquem na lâmina em movimento, provocando ferimentos graves.

  • Desligue o motor, retire a bateria e aguarde que todas as peças em movimento parem antes de ajustar a altura de corte.

  • Não coloque os dedos por baixo da caixa quando está a ajustar a altura de corte.

Para ajustar a altura de corte, pressione o botão para altura do corte e levante ou baixe a plataforma até a janela de altura do corte indicar a altura pretendida (Figura 9).

g364065

A altura de corte pode ser regulada em 6 incrementos entre 19 mm e 70 mm.

IndicadorPosição da altura de corte
Graphic1 (mais baixa)
Graphic2
Graphic3
Graphic4
Graphic5
Graphic6 (mais alta)

Durante a operação

Ligação da máquina

  1. Certifique-se de que a bateria está carregada e instalada na máquina; consulte Instalação da bateria.

  2. Instalação da chave de segurança na máquina (Figura 10).

    g344530
  3. Pressione o botão de energia no centro da pega superior para ligar a máquina.

  4. Aperte as pegas de controlo das lâminas para ligar a máquina.

    g341398

Utilização da transmissão autopropulsora.

Apenas para o modelo 21844/T
  • Para regular a velocidade do movimento de autopropulsão, regule o controlo de velocidade (Figura 12).

  • Para engatar a transmissão autopropulsora, puxe as pegas da transmissão autopropulsora contra a pega e segure-as (Figura 12).

  • Para desativar a transmissão autopropulsora, solte as pegas de transmissão autopropulsora.

    Note: Para reduzir a velocidade no solo, mova o controlo de velocidade para a esquerda; para aumentar, mova-o para a direita.

    g342174

Ajuste da velocidade da lâmina

Esta máquina possui duas configurações de velocidade da lâmina: RUNSMART e MAX.

  • Quando configurada para RUNSMART, a velocidade da lâmina é ajustada automaticamente para maior eficácia; são detetadas alterações nas condições de corte e a velocidade da lâmina aumenta quando necessário para manter a qualidade do corte.

  • Quando configurada para MAX, a velocidade da lâmina permanece sempre na velocidade mais elevada.

Pressione o botão MAX sob o botão Ligar para configurar a máquina para a velocidade MAX (Figura 12).

Reciclagem das aparas de relva

O seu cortador é entregue de fábrica pronto para reciclar a relva e as aparas de relva de forma a serem novamente colocadas no relvado.

Se a caixa de relva estiver na máquina, retire-a antes de reciclar as aparas de relva. Consulte Remoção da caixa de relva.

Instalação do tampão de cobertura (mulch)

  1. Desligue a máquina e retire a bateria e chave de segurança, consulte Desligação da máquina.

  2. Coloque a máquina para a posição de armazenamento vertical, consulte Armazenar a máquina na posição de armazenamento vertical.

  3. Limpe o fundo da plataforma para garantir que o tampão é instalado corretamente, consulte Limpeza debaixo da máquina..

  4. Alinhe o tampão de cobertura (mulch) e pressione o fundo do tampão, até encaixar, nos dois pinos de retenção, como se mostra na Figura 13.

    Important: O fundo do tampão de cobertura (mulch) deverá estar embutido no fundo da plataforma quando corretamente instalado; se o tampão de cobertura (mulch) não for instalado corretamente, não o utilize; contacte o seu representante de assistência autorizado.

    g342177

Remoção do tampão de cobertura (mulch)

Para remover do tampão de cobertura (mulch), remova a bateria e depois efetue os passos em Instalação do tampão de cobertura (mulch) na direção inversa.

Recolha das aparas de relva no saco

Utilize a caixa de relva quando quiser recolher as aparas de relva e de folhas do relvado.

Se o tampão de cobertura (mulch) estiver na máquina, retire-o antes de recolher as aparas de relva. Consulte Remoção do tampão de cobertura (mulch).

Instalação da caixa de relva

  1. Move a pega para a posição vertical e levante o defletor traseiro (A de Figura 14).

  2. Instale os ganchos da caixa de relva nas ranhuras na traseira da máquina (B de Figura 14).

  3. Deixe o defletor traseiro ficar apoiado na caixa (C de Figura 14).

  4. Reponha a pega na posição de funcionamento; consulte Dobramento da pega.

g341400

Indicador de caixa de relva cheia

A caixa de relva está equipada com um indicador de cheia na traseira da capota. Enquanto a relva está a ser recolhida, o ar passa pela caixa de relva, elevando a patilha do indicador para a posição de aberta. Quando a caixa está cheia, o fluxo de ar é bloqueado e a patilha do indicador fecha.

g363501

Remoção da caixa de relva

Para retirar a caixa, inverta os passos em Instalação da caixa de relva.

Não opere a máquina com a caixa de relva excepto se o tampão de cobertura estiver instalado. Remova a caixa de relva apenas ao realizar a cobertura, transportar a máquina, armazenar a máquina ou esvaziar a caixa de relva (Figura 16).

g356991

Desligação da máquina

  1. Solte a barra de controlo da lâmina (Figura 10).

    g341392
  2. Remova a chave de segurança da máquina (Figura 10).

    g344533
  3. Retire a bateria, consulte Remoção da bateria da máquina.

    Note: Sempre que não utilizar a máquina, retire a bateria.

Remoção da bateria da máquina

  1. Eleve a tampa do compartimento da bateria.

  2. Pressione o trinco da bateria para libertar a bateria e remover a bateria.

  3. Feche a tampa do compartimento da bateria.

g341360

Sugestões de utilização

Dicas gerais de segurança

  • Evite atingir objetos sólidos com a lâmina. Nunca corte a relva deliberadamente por cima de um objeto.

  • Para um melhor desempenho, instale uma lâmina Toro nova antes de começar a estação de corte ou quando necessário.

Corte da relva

  • Corte apenas cerca de um terço da lâmina de relva de cada vez. Para melhor qualidade de corte, tempos de funcionamento e recolha da relva, corte a relva a uma altura de corte superior.

  • Não corte abaixo com a altura de corte mais baixa, a menos que a relva seja escassa ou quando se está no fim do outono e a relva começa a crescer mais devagar.

  • Quanto cortar relva alta, corte com a regulação de corte mais alta e caminhe devagar; em seguida volte a cortar com a regulação mais baixa para que o relvado fique com um aspeto óptimo. Se a relva estiver demasiado comprida, a máquina pode encravar e fazer com que o motor vá abaixo.

  • A relva e as folhas molhadas tendem a acumular-se no jardim e podem fazer com a máquina encrave e o motor vá abaixo. Evite cortar em condições de humidade.

  • Tenha em atenção o perigo de incêndio em condições muito secas, siga todos os avisos locais de incêndio e mantenha a máquina sem relva seca e detritos.

  • Alterne a direção de corte. Isto ajuda a dispersar as aparas pelo relvado para uma fertilização uniforme.

  • Se, depois de cortar, o aspeto do relvado não for satisfatório, tente fazer o seguinte:

    • Substitua a lâmina ou mande afiá-la.

    • Caminhe mais devagar quando estiver a cortar.

    • Aumente a altura de corte na máquina.

    • Corte a relva com mais frequência.

    • Sobreponha as filas de corte em vez de cortar uma fila inteira em cada passagem.

Corte das folhas

  • Depois de cortar o relvado certifique-se de que metade do relvado se vê através da cobertura de folhas cortadas. Pode ter que passar mais de que uma vez por cima das folhas.

  • Remova o excesso de folhas do chão, antes de as folhas. Se o corte das folhas feito com a máquina não pode ser suficientemente fino, reduza a velocidade do cortador ou corte a uma altura mais elevada e, depois, novamente à altura de corte pretendida.

Depois da operação

Carregamento da bateria

Important: A bateria não está totalmente carregada quando a adquire. Antes de utilizar a ferramenta pela primeira vez, coloque a bateria no carregador e carregue-a até que o indicador LED indique que a bateria está totalmente carregada. Leia todas as precauções de segurança.

Important: Carregue a bateria apenas em temperaturas que estejam dentro do intervalo adequado; consulte Especificações.

Note: A qualquer altura, pressione o botão do indicador de carga da bateria na bateria para visualizar a carga atual (indicadores LED).

  1. Certifique-se de que as ventilações da bateria e carregador estão sem qualquer sujidade ou detrito.

    g290533
  2. Alinhe a cavidade na bateria (Figura 20) com o ressalto no carregador.

  3. Deslize a bateria para o carregador até que fique totalmente encaixada (Figura 20).

  4. Para remover a bateria, deslize a bateria para trás e para fora do carregador.

  5. Consulte a tabela seguinte para interpretar a luz indicadora LED no carregador da bateria.

    Luz indicadoraIndica
    DesligarNenhuma bateria inserida
    Verde a piscarA bateria está a carregar
    VerdeA bateria está carregada
    VermelhoA bateria e/ou carregador está acima ou abaixo do intervalo de temperatura indicado
    Vermelho a piscarFalha de carga da bateria*

*Consulte para mais informações.

Important: A bateria pode ser deixada no carregador por curtos períodos entre utilizações.Se não for utilizar a bateria durante longos períodos, retire a bateria do carregador; consulte Serviço.

Limpeza da máquina

Limpeza debaixo da máquina.

Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
Após cada utilização
  • Limpe todas as aparas de relva e sujidade debaixo da máquina.
  • Para obter melhores resultados, limpe debaixo da máquina logo após ter concluído o corte.

    1. Desligue a máquina e retire a bateria e a chave de segurança.

    2. Desça a máquina para a altura de corte mais baixa.

    3. Regule a máquina para a posição de armazenamento vertical; consulte Armazenar a máquina na posição de armazenamento vertical.

    4. Com uma escova ou vassoura, limpe quaisquer detritos da parte inferior da máquina.

      Important: Não limpe a máquina com água; pode danificar os componentes elétricos.

    5. Limpe a caixa de relva.

    Limpeza da caixa de relva

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Após cada utilização
  • Limpe as aparas de relva e sujidade da caixa de relva.
  • Limpe a caixa de relva com frequentemente para garantir a máxima capacidade de recolha. Limpe quaisquer detritos com escova ou vassoura.

    Dobramento da pega

    Aviso

    Dobrar ou desdobrar a pega inadequadamente pode danificar os cabos criando uma condição de funcionamento insegura.

    • Não danifique os cabos quando estiver a dobrar ou a desdobrar a pega.

    • Se um cabo estiver danificado, contacte um distribuidor autorizado.

    Aviso

    Certifique-se de que a pega está na posição de funcionamento antes de ligar a máquina para evitar ferimentos causados por objetos projetados.

    1. Desligue a máquina, remova a chave de segurança, e remova a bateria; consulte Desligação da máquina.

    2. Puxe a braçadeira de libertação da barra da pega na direção da pega superior para abrir o bloqueio da pega (Figura 21).

    3. Dobre a pega até meio, para a frente, para a posição vertical, ou completamente para a frente para a posição de arrumação vertical como se mostra na Figura 21.

      g342175
    4. Desdobrar a pega; consulte Montagem da pega.

    Armazenar a máquina na posição de armazenamento vertical

    Pode guardar a máquina na posição vertical para minimizar o espaço de armazenamento.

    Aviso

    Dobrar ou desdobrar a pega inadequadamente pode danificar os cabos criando uma condição de funcionamento insegura.

    • Não danifique os cabos quando estiver a dobrar ou a desdobrar a pega.

    • Se um cabo estiver danificado, contacte um distribuidor autorizado.

    1. Desligue a máquina, remova a chave de segurança, e remova a bateria; consulte Desligação da máquina.

    2. Dobre a pega completamente para a frente até encaixar; consulte Dobramento da pega.

    3. Certifique-se de que a caixa de relva não está instalada na máquina; se estiver, remova-a. Consulte Remoção da caixa de relva.

    4. Certifique-se de que a altura de corte da máquina está regulada para a configuração mais alta (configuração 6); se não estiver, levante-a. Consulte Ajuste da altura de corte.

    5. Incline a máquina para trás e empurre-a pela pega para um espaço de arrumação (Figura 22).

      Aviso

      Se puxar a braçadeira de libertação da barra da pega, desbloqueia a barra da pega. Neste caso, o cortador pode cair subitamente para o chão.

      Não puxe a braçadeira de libertação da barra da pega para mover a máquina.

      g342176

      Note: Pode engatar a caixa de relva na braçadeira de libertação da barra da pega nesta posição (Figura 23).

      g356985

    Manutenção

    Remova a chave de segurança e a bateria da máquina antes de fazer a manutenção ou limpar a máquina.

    Utilize apenas peças de substituição e acessórios recomendados pelo fabricante.

    Inspecione e faça a manutenção da máquina com regularidade. Deve mandar reparar a máquina apenas num representante de assistência autorizado.

    Lubrificação da máquina

    Não necessita de lubrificar a máquina; todos os rolamentos foram lubrificados na fábrica para toda a vida da máquina.

    Substituição da lâmina

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Anualmente
  • Substitua a lâmina ou mande afiar a lâmina (mais frequentemente se a extremidade empenar rapidamente).
  • Important: Precisará de uma chave de aperto para instalar a lâmina de forma adequada. Se não tiver uma chave de aperto ou se não se sentir à vontade para executar este procedimento, contacte um revendedor autorizado.

    Se a lâmina estiver danificada ou rachada, substitua-a imediatamente. Se a extremidade da lâmina estiver embotada ou com falhas, mande-a afiar ou equilibrar ou substitua-a.

    Aviso

    Ao prestar assistência à lâmina, tenha em atenção que a lâmina se pode mover mesmo com a alimentação desligada. A lâmina é afiada; tocar na lâmina pode ter como resultado ferimentos pessoais graves.

    Use luvas quando efetuar a manutenção da lâmina.

    1. Remova a chave de segurança e a bateria da máquina.

    2. Utilize um bloco de madeira para manter a lâmina segura (Figura 24).

    3. Remova o parafuso da lâmina, anilha e lâmina; guarde o suporte e parafuso (Figura 24).

    4. Instale a nova lâmina, anilha e o parafuso da lâmina (Figura 25).

      Important: Coloque as extremidades em curva da lâmina viradas para cima de forma a apontarem em direção à caixa do cortador.

    5. Utilize uma chave de aperto para apertar o parafuso da lâmina com 35 N·m.

    g357349
    g357350

    Preparação da bateria para reciclagem

    Important: Na remoção, cubra os terminais da bateria com fita adesiva forte Não tente destruir nem desmontar a bateria nem remover qualquer dos seus componentes.

    Contacte o município local ou o distribuidor Toro autorizado para mais informações sobre como reciclar de forma responsável a bateria.

    Armazenamento

    Important: Guarde a máquina, bateria e carregador apenas em temperaturas que estejam dentro do intervalo adequado; consulte Especificações.

    Important: Se estiver a guardar a bateria para a época de inatividade, carregue-a até 2 ou 3 indicadores LED ficarem acesos a verde na bateria. Não guarde uma bateria totalmente carregada ou totalmente descarregada. Quando estiver pronto para utilizar novamente a máquina, carregue a bateria até que o indicador restante acenda a verde no carregador ou todos os quatro indicadores LED acendam a verde na bateria.

    • Desligue o produto da fonte de alimentação (ou seja, retire a bateria e a chave de segurança) e verifique se existem danos após a utilização.

    • Não guarde a máquina nem o carregador com a bateria instalada.

    • Limpe todos os materiais estranhos do produto.

    • Quando não estiver a ser utilizada, guarde a máquina, chave de segurança, bateria e carregador da bateria fora do alcance das crianças.

    • Mantenha a máquina, bateria e carregador da bateria afastados de agentes corrosivos, por exemplo, produtos químicos de jardim e sais para derreter gelo.

    • Para reduzir o risco de ferimentos pessoais graves, não guarde a bateria no exterior ou dentro de veículos.

    • Aperte todos os parafusos e porcas.

    • Guarde a máquina, bateria e carregador da bateria numa área limpa e seca.

    Serviço

    Intervalo de assistênciaProcedimento de manutenção
    Anualmente
  • Deve mandar fazer a manutenção da máquina apenas no seu representante de assistência autorizado.
  • Caso esta máquina necessite de reparação, contacte o seu representante de assistência autorizado.

    Resolução de problemas

    Realize apenas os passos descritos nestas instruções. Todas os trabalhos de inspeção, manutenção e reparação têm de ser realizados por um centro de assistência autorizado ou um especialista igualmente qualificado se não conseguir resolver o problema.

    ProblemPossible CauseCorrective Action
    A máquina não carrega.
    1. A bateria não está totalmente instalada na máquina.
    2. A bateria não está carregada.
    3. A bateria está danificada.
    4. Existe outro problema elétrico com a máquina.
    1. Retire e, em seguida, instale a bateria na máquina, certificando-se que está totalmente instalada e com os trincos.
    2. Remova a bateria da máquina e carregue-a.
    3. Substitua a bateria.
    4. Contacte um representante de assistência autorizado.
    A máquina não trabalha ou não trabalha de forma contínua.
    1. Existe humidade nos fios da bateria.
    2. A bateria não está totalmente instalada na ferramenta.
    1. Permita que a bateria seque ou seque-a.
    2. Retire e, em seguida, instale a bateria na ferramenta, certificando-se de que está totalmente instalada e com os trincos.
    A máquina não atinge a potência máxima.
    1. A capacidade de carregamento da bateria é demasiado baixa.
    2. As ventilações estão bloqueadas.
    1. Remova a bateria da máquina e carregue totalmente a bateria.
    2. Limpe as ventilações.
    A bateria perde a carga muito rapidamente.
    1. A bateria está acima ou abaixo do intervalo de temperatura adequado.
    2. A máquina está sobrecarregada.
    1. Mova a bateria para um local que seja seco e cuja temperatura seja entre 5°C e 40°C.
    2. Corte a relva a uma altura superior ou desloque-se a uma velocidade inferior durante o corte.
    O carregador da bateria não está a funcionar.
    1. O carregador da bateria está acima ou abaixo do intervalo de temperatura adequado.
    2. A tomada em que o carregador da bateria está ligado não tem potência.
    1. Desligue o carregador da bateria para um local que seja seco e cuja temperatura seja entre 5°C e 40°C.
    2. Contacte o eletricista licenciado para reparar a tomada.
    A máquina não faz autopropulsão.
    1. O sistema de transmissão autopropulsora ou cabo elétrico está danificado.
    1. Contacte um representante de assistência autorizado.
    A luz indicadora LED no carregador da bateria está vermelha.
    1. A bateria e/ou carregador está acima ou abaixo do intervalo de temperatura indicado.
    1. Desligue o carregador da bateria e mova-o e a bateria para um local que seja seco e cuja temperatura seja entre 5°C e 40°C.
    A luz indicadora LED no carregador da bateria está a piscar a vermelho.
    1. Existe um erro na comunicação entre a bateria e o carregador.
    2. A bateria está fraca.
    1. Remova a bateria do carregador, desligue o carregador da bateria da tomada e aguarde 10 segundos. Ligue o carregador da bateria novamente na tomada e coloque a bateria no carregador da bateria. Se a luz indicadora LED no carregador da bateria continuar a piscar a vermelho, repita este procedimento novamente. Se a luz indicadora LED no carregador da bateria ainda continuar a piscar a vermelho após duas tentativas, elimine devidamente a bateria numa instalação de reciclagem de baterias.
    2. Contacte o seu serviço de assistência autorizado se a bateria estiver abrangida pela garantia ou elimine devidamente a bateria numa instalação de reciclagem de baterias.
    A máquina produz apitos.
    1. A bateria não está carregada.
    2. A máquina está numa posição insegura para funcionamento.
    3. A máquina está sobrecarregada.
    4. Existe outro problema elétrico com a máquina.
    1. Remova a bateria da máquina e carregue-a.
    2. Certifique-se de que a máquina não está num ângulo extremo durante o funcionamento.
    3. Corte a relva a uma altura superior ou desloque-se a uma velocidade inferior durante o corte.
    4. Tente realizar as outras ações de resolução de problemas; se o alarme ainda soar, contacte o representante de assistência autorizado.
    A qualidade de corte diminuiu ou não é satisfatória.
    1. A lâmina está empenada.
    2. A plataforma de corte tem detritos acumulados.
    1. Mande afiar ou substituir a lâmina.
    2. Limpeza debaixo da máquina.
    A recolha de relva diminuiu ou não é satisfatória.
    1. A máquina está sobrecarregada.
    2. As ventilações da caixa de relva estão obstruídas.
    1. Corte a relva a uma altura de corte superior.
    2. Limpe a caixa de relva com água e uma escova macia.
    A máquina corta de forma irregular.
    1. A lâmina está empenada.
    2. A plataforma de corte está danificada.
    1. Mande afiar ou substituir a lâmina.
    2. Contacte um representante de assistência autorizado.
    A máquina vibra.
    1. A lâmina está dobrada ou danificada.
    1. Verifique a lâmina e substitua-a se necessário