Segurança

Note: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.

Autocolantes de segurança e de instruções

Graphic

Os autocolantes de segurança e de instruções são facilmente visíveis e situam-se próximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou em falta.

decal112-7890

Instalação

As instruções separadas de instalação do kit de marcador de espuma são indicadas em cada passo da Configuração onde os procedimentos específicos diferem de uma máquina para outra. Procure o título que descreve as instruções específicas da máquina em que está a trabalhar antes de avançar com cada passo da Configuração.

Note: Este marcador de espuma requer um suporte de montagem especificamente concebido para a sua máquina. Antes de instalar este kit, contacte um Representante autorizado Toro para obter o kit de acabamento do marcador de espuma para a sua máquina.

Preparação da máquina

Cuidado

Os químicos são perigosos e podem provocar ferimentos.

  • Antes de utilizar os químicos, leia as instruções das etiquetas e respeite as recomendações e precauções fornecidas pelo fabricante.

  • Evite o contacto dos químicos com a pele. Caso ocorra qualquer contacto, lave a zona afetada com sabão e água corrente.

  • Utilize óculos ou outro equipamento de proteção recomendado pelo fabricante.

  1. Estacione a máquina numa superfície plana, engate o travão de estacionamento e desligue a bomba do pulverizador.

  2. Baixe as rampas exteriores.

  3. Desligue o motor do e retire a chave da ignição.

  4. Limpe o pulverizador; consulte a secção Limpeza do pulverizador no Manual do utilizador da máquina.

Preparação dos tubos

Peças necessárias para este passo:

Montagem dos tubos de espuma (largo)1
  1. Meça o comprimento dos tubos a partir da parte larga e corte em conformidade com as tabelas seguintes.

    Note: Guarde os tubos restantes.

  2. Em cada extremidade dos tubos cortados, retire 7 - 10 cm da parte de trás da bainha preta para expor o tubo azul e transparente.

    Note: Para máquinas Multi Pro 5000, utilize apenas uma secção de tubo transparente para a parte do compressor para o depósito.

Pulverizadores Multi Pro 1750

 Tubos azuis e transparentesQuantidade
Tubos de espuma da rampa direita5,5 m1
Tubos de espuma da rampa esquerda4,9 m1
Tubos de controlo da densidade da espumaN/AN/A
Tubo de retorno do compressor para o depósito92 cm1

Pulverizadores Multi Pro 5800

 Tubos azuis e transparentesQuantidadeApenas tubo transparenteQuantidade
Tubos de espuma da rampa direita4,3 m1N/AN/A
Tubos de espuma da rampa esquerda4,9 m1N/AN/A
Tubos de controlo da densidade da espuma4,9 m1N/AN/A
Tubos do compressor para o depósitoN/AN/A92 cm1

Pulverizadores Multi Pro WM

 Tubos azuis e transparentesQuantidade
Tubos de espuma da rampa direita5,5 m1
Tubos de espuma da rampa esquerda4,9 m1
Tubos de controlo da densidade da espumaN/AN/A
Tubo de retorno do compressor para o depósito92 cm1

Instalação da válvula de controlo de espuma

Peças necessárias para este passo:

Válvula de regulação, montagem da tampa1
Válvula de regulação, montagem1
Autocolante (112-7890)1

Instalação da válvula de controlo de espuma

Sistemas de pulverizadores de relva da série 1750 e WM (Workman)
  1. Localize a tampa preta na extremidade do depósito de marcador de espuma (Figura 1).

    g206580
  2. Desaparafuse a tampa preta do depósito e eleve-a do depósito o suficiente para visualizar o tubo do filtro azul (Figura 1).

  3. Remova a porca de compressão azul da união na tampa do depósito ligada ao tubo do filtro azul no interior do depósito (Figura 1).

  4. Instale a válvula reguladora montada na tampa e junta na união da tampa do depósito e posicione a válvula como se mostra na Figura 1.

Instalar os tubos de retorno do depósito no depósito

Sistemas de pulverizadores de relva Multi Pro da série 1750 e WM (Workman)
  1. Monte a porca de compressão azul (Figura 2) que removeu no passo 3 de Instalação da válvula de controlo de espuma no tubo azul do tubo de retorno do compressor para o depósito que cortou em Preparação dos tubos.

    g206581
  2. Monte o tubo azul e a porca azul na união da válvula reguladora montada na tampa e aperte a porca de compressão à mão (Figura 2).

  3. Enrosque a tampa do depósito no tubo do depósito.

  4. Remova a porca de compressão branca da união na tampa do depósito (Figura 2).

  5. Monte a porca de compressão branca no tubo transparente do tubo de retorno do compressor para o depósito (Figura 2).

  6. Monte o tubo transparente e a porca branca na união da tampa e aperte a porca de compressão à mão.

Instalar os tubos de retorno do depósito no compressor

Sistemas de pulverizadores de relva Multi Pro da série 1750 e WM (Workman)
  1. Encaminhe os tubos de retorno do compressor para o depósito 92 cm da tampa para as porcas de compressão no lado do compressor (Figura 3).

    g206595
  2. Remova a porca de compressão branca e monte-a no tubo transparente (Figura 3).

  3. Monte o tubo transparente e a porca de compressão branca na união do lado do compressor e aperte a porca de compressão branca à mão (Figura 3).

  4. Remova a porca de compressão azul da união no lado do compressor (Figura 3).

  5. Monte o tubo azul e a porca de compressão azul na união do lado do compressor e aperte a porca de compressão azul à mão (Figura 3).

Ligar o tubo de retorno e tubos de densidade da espuma no depósito e compressor

Pulverizadores Multi Pro 5800
  1. Remova a união da porca de compressão branca (Figura 4) na tampa do depósito e monte-a no tubo transparente de 92 cm.

    g411634
  2. Monte o tubo transparente e a porca de compressão branca na união na tampa do depósito e aperte a porca de compressão branca à mão (Figura 4).

  3. Encaminhe a extremidade livre do tubo transparente 92 cm da união da tampa à união do lado do compressor com a porca de compressão branca (Figura 4 e Figura 5).

    g411623
  4. Remova a porca de compressão branca (Figura 5) e monte-a no tubo transparente de 92 cm.

  5. Monte o tubo transparente e a porca de compressão branca na união do lado do compressor e aperte a porca de compressão branca à mão (Figura 5).

  6. Remova a porca de compressão azul da união no lado do compressor (Figura 5).

  7. Monte a porca de compressão azul no tubo azul (Figura 5) dos tubos de densidade de espuma de 4,9 m.

  8. Monte o tubo azul e a porca de compressão azul na união do lado do compressor e aperte a porca de compressão azul à mão (Figura 5).

  9. Remova a porca de compressão azul da união na tampa do depósito (Figura 4).

  10. Monte a porca de compressão azul no tubo transparente (Figura 4) dos tubos de densidade de espuma de 4,9 m.

  11. Monte o tubo transparente e a porca de compressão azul na união na tampa do depósito e aperte a porca de compressão azul à mão (Figura 4).

Encaminhar os tubos de controlo de densidade da espuma

Pulverizadores Multi Pro 5800
  1. Encaminhe os tubos de densidade de espuma de 4,9 m para a frente do depósito e suporte do compressor (localizado por baixo do depósito de produtos químicos e por detrás do depósito de combustível) juntamente com o canal da estrutura da máquina e na direção da área sob a caixa do banco ().

    g007700
  2. Eleve o banco e continue a encaminhar o tubo para a frente ao longo da cablagem da máquina, através da braçadeira de suporte e sob a placa do piso (Figura 7).

    g195758
  3. Encaminhe o tubo para a montagem da válvula.

    • Para pulverizadores de modelos do ano 2015 e anteriores:

      Encaminhe o tubo ao longo da cablagem existente através da abertura da consola (Figura 9).

      Note: A abertura da consola encontra-se por baixo da montagem da válvula.

      g206084
    • Para pulverizadores de modelos do ano 2016 e posteriores:

      Encaminhe o tubo ao longo da cablagem existente através da abertura da consola e para a frente da base do banco (Figura 8).

      g206083
  4. Prenda os tubos à cablagem existente com braçadeiras de cabos (Figura 9 ou Figura 8).

Instalação dos tubos de densidade de espuma e válvula de controlo de espuma

Pulverizadores Multi Pro 5000
  1. Desaperte e retire as porcas de compressão do corpo da válvula (Figura 10).

    Note: Guarde as porcas de compressão.

    g206568
  2. Desaperte e retire a porca de retenção da válvula (Figura 10).

    Note: Guarde a porca de retenção.

  3. Utilize a porca de retenção previamente removida para prender a válvula à montagem da válvula (Figura 10).

  4. Insira o tubo azul e o tubo branco numa porca de compressão (Figura 10).

  5. Prenda os tubos azul e branco na válvula aparafusando a porca de compressão na válvula (Figura 10).

  6. Instale o autocolante como se mostra na Figura 12 ou na Figura 11.

    g206499
    g206522

Instalação do kit de acabamento do marcador de espuma e suporte

Peças necessárias para este passo:

Kit de acabamento do marcador de espuma (vendido em separado) 1

Veja as instruções de instalação fornecidas com o kit de acabamento do marcador de espuma.

Encaminhar os tubos de espuma

Peças necessárias para este passo:

Tubo de espuma1
Braçadeiras de cabos8

Encaminhar os tubos de espuma para as rampas

  1. Instale os tubos de espuma nas rampas.

    Note: Instale o tubo de comprimento mais curto na rampa no mesmo lado do suporte; instale o tubo mais comprido na rampa no lado oposto do suporte.

    1. Na rampa direita, instale o tubo de espuma ao longo do lado traseiro do polo do suporte superior ().

      Important: Os tubos de espuma ficarão dobrados quando as rampas estiverem na posição de transporte “X” se estiverem instalados no lado errado.

      g197029
    2. Alinhe a extremidade do tubo com a extremidade do polo de suporte superior.

      Note: Utilize uma braçadeira de cabos para prender o tubo de espuma ao tirante utilizando os furos no tirante ().

      Note: Deixe um pequeno excesso de tubo na extremidade da rampa para permitir que a rampa se estenda.

      g007660
    3. Continue a encaminhar o tubo ao longo do tubo de alimentação da rampa existente.

      Note: Utilize braçadeiras para prender o tubo ao tirante nas posições mostradas na .

      g007655
    4. Repita o processo para a rampa esquerda, mas encaminhe o tubo ao longo do lado da frente do polo de suporte superior.

      Important: Os tubos de espuma ficarão dobrados quando as rampas estiverem na posição de transporte “X” se estiverem instalados no lado errado.

  2. Encaminhe os dois tubos de espuma das rampas para a frente para o lado da máquina com o suporte de montagem (Figura 16).

    Important: Não encaminhe tubos onde possam ser apertados ou puxados para fora do sítio.

    g023900
    g197028
    g196997
  3. Utilize as braçadeiras de cabos fornecidas para prender os tubos de espuma à cablagem existente ou tubos de alimentação da rampa.

Instalação dos bicos de espuma

Peças necessárias para este passo:

Porca de compressão (azul)2
Porca de compressão (branca)2
Suportes4
Espaçadores4
Parafusos de afinação4
Barra de montagem2
Conjuntos de bicos de espuma2

Montagem das porcas de compressão

  1. Monte a porca de compressão azul no tubo azul (fluido) ().

    g196925
  2. Monte a porca de compressão branca no tubo transparente (ar) (Figura 19).

  3. Repita os passos 1 a 2 para os tubos de espuma da rampa no outro lado da máquina.

Instalação dos suportes

  1. Localize os suportes de montagem do bico de espuma e espaçadores.

  2. Instale o primeiro suporte 8 a 10 cm da extremidade do tubo da rampa superior.

  3. Monte o suporte e espaçador como se mostra na ().

    Note: Instale ambos os conjuntos de braçadeiras de suporte na parte traseira do tubo da rampa superior.

    g007666
  4. Instale o segundo suporte a 7 a 10 cm do primeiro suporte.

  5. Instale um parafuso de afinação no furo superior de cada espaçador.

  6. Instale a barra de montagem, com a extremidade ranhurada para fora, nos furos nos espaçadores.

    Note: Utilize os parafusos de afinação para prender a barra na posição desejada.

  7. Repita os passos 2 a 6 para a rampa no outro lado da máquina.

Instalação dos bicos de espuma

  1. Localize os bicos de espuma nas peças soltas e instale um bico na barra de montagem como se mostra na ().

    g007667
  2. Ligue o tubo azul na parte roscada e o tubo transparente na parte roscada inferior.

  3. Prenda os tubos às porcas de compressão que instalou em Montagem das porcas de compressão.

  4. Repita os passos 1 a 3 para a rampa no outro lado da máquina.

Ligar os tubos da rampa no compressor

  1. Encaminhe os tubos de espuma para a rampa direita como se mostra na Figura 22.

    g411476
  2. Insira o tubo transparente na união ar no lado da placa do compressor (Figura 22).

  3. Insira o tubo azul na união líquido no lado da placa do compressor (Figura 22).

  4. Encaminhe os tubos de espuma para a rampa esquerda como se mostra na Figura 22.

  5. Insira o tubo transparente na união ar no lado da placa do compressor (Figura 22).

  6. Insira o tubo azul na união líquido no lado da placa do compressor (Figura 22).

Funcionamento

Utilização dos controlos

Interruptor da rampa direita—Este interruptor ativa o compressor, gerando um fluxo de água e ar para a secção da rampa direita.

Interruptor da rampa esquerda—Este interruptor ativa o compressor, gerando um fluxo de água e ar para a secção da rampa esquerda.

Note: Pode aplicar a espuma em simultâneo de ambas as secções de rampa.

Marcas – Estas marcas estão localizadas na parte lateral do depósito; indicam o nível da solução no depósito.

Válvula de ajuste do regulador de espuma – Esta válvula controla a consistência da solução de espuma. Ajustando a válvula, abrindo ou fechando, controla a quantidade de solução de detergente fornecida aos bicos de espuma. Aumentando o fluxo provoca gotas maiores e mais frequentes; diminuindo o fluxo provoca gotas mais pequenas e menos frequentes.

Note: Utilizar uma espuma com uma consistência aguada do marcador pode ajudar em dias de vento.

Válvula de descarga de pressão – puxe a patilha vermelha no tampão do depósito para fora para descarregar a pressão no depósito.

Enchimento do depósito e ajuste da densidade da espuma

Important: Enxagúe o sistema com água limpa depois de cada utilização, especialmente depois de utilizar água dura. Não aplique óleos de lubrificação, lubrificante ou outros produtos á base de petróleo no motor do compressor.

  1. Certifique-se de que o interruptor Ligar/Desligar do compressor de espuma está na posição DESLIGAR.

  2. Puxe a patilha vermelha de descarga de pressão e retire a tampa preta do depósito.

  3. Despeje a quantidade adequada de água no depósito e, em seguida, adicione concentrado de espuma através da abertura na parte superior do depósito, de acordo com as instruções do fabricante.

    Important: Níveis extremos de pH (ácido ou alcalino) da água afeta a quantidade de concentrado de espuma necessário.

  4. Instale a tampa no depósito e aperte manualmente.

  5. Para o funcionamento inicial, abra a válvula de ajuste de densidade da espuma de 1/8 a 1/4 de volta no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio ().

    g207605
  6. Comece o funcionamento do sistema de marcação e faça um teste de padrão no solo.

    Note: Quando iniciar o sistema de marcação, aguarde 1 ou 2 minutos até que a espuma flua através da tubagem.

  7. Ajuste a válvula de ajuste de densidade da espuma para obter a consistência desejada e pulverize como normalmente.

    Note: Se deixar a espuma na tubagem mais de 2 horas, pode ficar aguada. Antes de funcionar após uma pausa de 2 ou mais horas, deixe a máquina funcionar durante 1 ou 2 minutos para remover a água em excesso.

    Se a espuma na máquina estiver demasiado aguada, realize o seguinte:

    1. Feche completamente a válvula de ajuste da densidade da espuma.

    2. Deixe funcionar durante 2 minutos.

    3. Aguarde 1 minuto e, em seguida, verifique a consistência da espuma.

    4. Ajuste a espuma para obter a consistência desejada.

Manutenção

Preparação para o inverno

  1. Mova a máquina para uma superfície nivelada, engate o travão de estacionamento, desligue a bomba e desligue o motor.

  2. Na tampa do depósito, puxe para fora a aba vermelha da descarga de pressão.

  3. Retire a tampa do depósito.

  4. Remova o contrapino que fixa a correia e o depósito ao compressor.

  5. Esvaziar o depósito de todo o sabão e líquidos.

  6. Monte o depósito no compressor com a alça e o contrapino.

  7. Montar a tampa sobre o depósito e aperte a tampa.

  8. Ligue o compressor do marcador de espuma e faça funcionar cada bico do marcador de espuma durante 5 minutos.

    Note: Isto vai remover a solução dos solenoides e evitar danos provocados pelo frio.

  9. Desligue o compressor do marcador de espuma e retire a chave da ignição.

  10. Desmonte os bicos de espuma e substitua as esponjas de espuma.

Armazenamento

  1. Coloque o veículo numa superfície nivelada, engate o travão de parqueamento, desligue a bomba, desligue o motor e retire a chave.

  2. Alivie a pressão dentro do depósito abrindo a tampa de enchimento do depósito, instale a tampa de enchimento e aperte à mão.

  3. Desligue a tubagem de ar e líquido do depósito.

    Note: Substitua a tubagem de ar e líquido junto com a união de tubagem fornecida.

  4. Desmonte os bicos de espuma e substitua as esponjas de espuma.

  5. Esvazie o depósito de toda a solução detergente e líquidos para evitar danificar o depósito durante o frio.