Manutenção
Note: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de operação.
Plano de manutenção recomendado
| Intervalo de assistência | Procedimento de manutenção |
|---|---|
| Em todas as utilizações ou diariamente |
|
| A cada 50 horas |
|
Cuidado
Se deixar a chave na ignição, alguém pode ligar acidentalmente o motor e feri-lo a si ou às pessoas que se encontrarem próximo da máquina.
Retire a chave da ignição e os cabos das velas antes de efetuar qualquer tarefa de manutenção no veículo. Mantenha os cabos longe da máquina para evitar qualquer contacto acidental com a vela.
Lubrificação dos rolamentos
| Intervalo de assistência | Procedimento de manutenção |
|---|---|
| A cada 50 horas |
|
Se utilizar a máquina em condições normais, utilize lubrificante de lítio n.º 2 para lubrificar todos os rolamentos e casquilhos no intervalo de manutenção especificado. Lubrifique os rolamentos e casquilhos imediatamente após cada lavagem, independentemente do intervalo previsto.
A localização dos bocais de lubrificação e as quantidades são as seguintes:
-
Rolamentos do eixo da unidade de corte (2 por cada unidade de corte) – Figura 10
Note: Pode utilizar qualquer um dos bocais, o que for mais acessível. Injete o lubrificante no bocal, até aparecer uma pequena quantidade no fundo da cobertura do eixo (debaixo da unidade de corte).

-
Rolamentos do cilindro traseiro (2 por cada unidade de corte) – Figura 11

Note: Certifique-se de que a ranhura de lubrificação em cada montagem do rolo está alinhada com o orifício de lubrificação em cada extremidade do veio do rolo. Para ajudar a alinhar a ranhura e o orifício, existe também uma marca de alinhamento numa extremidade do veio do rolo.
Separação da unidade de corte da unidade de tração
-
Posicione a máquina numa superfície nivelada, baixe as unidades de corte para o solo, rode a chave para a posição DESLIGAR e engate o travão de mão.
-
Desligue e retire o motor hidráulico da unidade de corte (Figura 12). Cubra a parte superior do eixo para não o sujar.

-
Retire o pino de sujeição que fixa a estrutura de suporte da plataforma ao pino da articulação do braço de elevação (Figura 13).

-
Afaste a unidade de corte da unidade de tração.
Montagem da unidade de corte da unidade de tração
Manutenção das lâminas de corte
Segurança da lâmina
-
Inspecione periodicamente se a lâmina apresenta sinais de desgaste ou outros danos.
-
Tome todas as precauções necessárias quando efetuar a verificação das lâminas. Envolva as lâminas ou utilize luvas e tome todas as precauções necessárias quando efetuar a manutenção das lâminas. Substitua ou afie apenas as lâminas, não as endireite ou solde.
-
Em máquinas multilâminas, esteja atento ao facto de que a rotação de uma lâmina pode provocar a rotação das restantes.
Manutenção da plaina da lâmina
A plataforma rotativa vem previamente configurada pelo fabricante com uma altura de corte de 5 cm e inclinação da lâmina de 7,9 mm. As alturas do lado esquerdo e direito também vêm previamente configuradas para estarem até ± 0,7 mm uma da outra.
A plataforma de corte foi concebida para suportar os impactos da lâmina sem que a câmara seja danificada. Se um objeto sólido bater na lâmina, verifique se esta ficou danificada e se a plaina continua em boas condições de funcionamento.
Inspeção da plaina da lâmina
-
Retire o motor hidráulico da plataforma de corte e retire a plataforma do trator.
-
Utilize um guindaste (ou o mínimo de duas pessoas) e ponha a plataforma de corte numa mesa plana.
-
Marque uma extremidade da lâmina com uma caneta ou um marcador. Utilize esta extremidade da lâmina para verificar todas as alturas.
-
Posicione a extremidade de corte da extremidade marcada da lâmina nas 12 horas (a direito na direção do corte) (Figura 14) e meça a altura da mesa à extremidade de corte da lâmina.

-
Rode a extremidade marcada da lâmina para as posições das 3 horas e das 9 horas (Figura 14) e meça as alturas.
-
Compare a altura medida no sentido das 12 horas com a definição da altura de corte. Deverá encontrar-se até 0,7 mm. As alturas das 3 horas e das 9 horas devem ser 1,6 a 6,0 mm mais altas do que a definição das 12 horas e até 6,0 mm uma da outra.
Note: Se alguma destas medidas não se encontrar dentro do especificado, vá para Ajuste da plaina da lâmina.
Ajuste da plaina da lâmina
Comece pelo ajuste na parte dianteira (mude um suporte de cada vez).
-
Retire o suporte da altura de corte (frente, esquerda ou direita) da estrutura da plataforma (Figura 15).
-
Ajuste os calços de 1,5 mm e/ou de 0,7 mm entre a estrutura da plataforma e o suporte para obter a definição de altura pretendida (Figura 15).

-
Instale o suporte da altura de corte na estrutura da plataforma; instale os calços restantes debaixo do suporte da altura de corte.
-
Prenda o parafuso de cabeça de encaixe/espaçador e a porca flangeada.
Note: O parafuso de cabeça de encaixe e o espaçador são unidos com adesivo de roscas para evitar que o espaçador caia no interior da estrutura da plataforma.
-
Verifique a altura no sentido das 12 horas e faça os devidos ajustes, se necessário.
-
Determine se é necessário ajustar apenas um ou ambos os suportes da altura de corte (esquerdo e direito). Se o lado das 3 horas ou das 9 horas estiver 1, 6 a 6,0 mm mais alto do que a nova altura dianteira, não é necessário qualquer ajuste para esse lado. Ajuste o outro lado para estar a 1,6 a 6,0 mm do lado correto.
-
Ajuste os suportes da altura de corte do lado direito e/ou esquerdo repetindo os passos 1 a 3.
-
Fixe os parafusos da carroçaria e porcas flangeadas.
-
Volte a verificar as alturas nos sentidos das 12, 3 e 9 horas.
Desmontagem e montagem da(s) lâmina(s) da unidade de corte
Substitua a lâmina se esta atingir um objeto sólido ou se se encontrar desequilibrada ou deformada. Utilize sempre lâminas sobressalentes genuínas Toro para garantir um desempenho seguro e eficaz.
-
Estacione a máquina numa superfície nivelada, eleve a unidade de corte para a posição de transporte, engate o travão de mão, desligue o motor e retire a chave da ignição.
Note: Bloqueie a unidade de corte para não cair acidentalmente.
-
Fixe a extremidade da lâmina utilizando um pedaço de tecido ou uma luva grossa.
-
Retire o parafuso da lâmina, o recipiente antidanos e lâmina do eixo (Figura 16).

-
Instale a lâmina, recipiente antidanos e parafuso da lâmina e aperte o parafuso da lâmina com 115 a 149 N·m.
Important: A parte curva da lâmina tem de estar virada para o interior da unidade de corte para assegurar uma boa capacidade de corte.
Note: 7Depois de bater num objeto estranho aperte todas as porcas das polias do veio com 115 a 149 N·m.
Verificação e afiação da lâmina
-
Eleve a unidades de corte para a posição de transporte, rode a chave da ignição para a posição DESLIGAR e engate o travão de estacionamento.
-
Bloqueie a unidade de corte de modo a evitar que esta caia acidentalmente.
-
Examine cuidadosamente as extremidades da lâmina, prestando especial atenção à zona onde se encontram as partes curvas e planas da lâmina (Figura 17).
Note: Verifique o estado da lâmina antes da operação de corte, pois a areia e outros materiais abrasivos podem ter desgastado o metal que liga as partes curva e plana da lâmina.
-
Se verificar que esta zona se encontra desgastada (Figura 17), substitua a lâmina; consulte Manutenção da plaina da lâmina.
Perigo
Se a lâmina continuar a sofrer este tipo de desgaste irá formar-se uma ranhura entre a aba e a parte plana da lâmina (Figura 17). Eventualmente, pode soltar-se algum pedaço da lâmina e projetar-se, ferindo-o a si ou a qualquer pessoa próxima.
-
Inspecione periodicamente se a lâmina apresenta sinais de desgaste.
-
Substitua sempre as lâminas desgastadas ou danificadas.

-
-
Inspecione as extremidades de corte de todas as lâminas. Afie as extremidades de corte se estas apresentarem sinais de desgaste ou ranhuras. Afie apenas a zona superior da parte cortante e mantenha o ângulo de corte original para garantir que está afiada (Figura 18).
-
Se apresentar sinais de desgaste ou ranhuras, afie apenas a zona superior da parte cortante enquanto mantém o ângulo de corte original (Figura 18).
Note: A lâmina mantém o equilíbrio se for retirada a mesma quantidade de metal de ambas as partes cortantes.

-
Para verificar se a lâmina está direita e paralela, deite-a numa superfície nivelada e verifique as respetivas extremidades.
Note: Posicione as extremidades da lâmina ligeiramente abaixo da parte central e a extremidade de corte abaixo da parte posterior da lâmina. Esta lâmina produz uma boa qualidade de corte e exige uma potência mínima do motor. Por outro lado, se uma lâmina tiver as extremidades acima da parte central ou se uma extremidade de corte estiver acima da parte posterior da lâmina, isso significa que a lâmina está dobrada ou deformada, devendo ser substituída.

-
Instale a lâmina, com a aba voltada para a plataforma de corte, com o recipiente antidanos e o parafuso da lâmina. Aperte o parafuso da lâmina com uma força de 115 a 149 N∙m.
Verificação do tempo de paragem da lâmina
| Intervalo de assistência | Procedimento de manutenção |
|---|---|
| Em todas as utilizações ou diariamente |
|
As lâminas da plataforma de corte param por completo em aproximadamente 5 segundos, depois de carregar no interruptor de ativação da plataforma de corte.
Note: Verifique se as plataformas estão assentes numa secção limpa de relva ou numa superfície sólida para evitar a projeção de poeira e detritos.
-
Peça a uma segunda pessoa que se coloque afastado da plataforma pelo menos 6 m e que observe as lâminas de uma das plataformas de corte.
-
Feche as plataformas de corte e registe o tempo que as lâminas demoram a parar por completo.
Note: Se demorarem mais de 7 segundos, as válvulas de travagem necessitam de ser ajustadas. Solicite a assistência do distribuidor autorizado Toro ao fazer este ajuste.
Manutenção do rolo dianteiro
Verifique se o rolo dianteiro está desgastado, oscila demasiado ou encrava. Faça a manutenção ou substitua o rolo ou respetivos componentes, se detetar uma destas situações.
Desmontagem do rolo dianteiro
-
Retire o parafuso de montagem do rolo (Figura 20).
-
Na estrutura do rolo, retire o rolamento que está à frente, batendo alternadamente nas extremidades da calha interna do rolamento. Deverá existir um rebordo de 1,5 mm da calha interna exposto.

-
Empurre o segundo rolamento para fora.
-
Verifique se a estrutura dos rolamentos, os rolamentos e o espaçador de rolamentos estão danificados (Figura 20). Substitua os componentes danificados e volte a montá-los.
Montagem do rolo dianteiro
-
Introduza o primeiro rolamento na estrutura do rolo (Figura 20). Empurre só a calha externa ou, então, exerça o mesmo tipo de pressão nas calhas interna e externa.
-
Coloque o espaçador (Figura 20)
-
Introduza o segundo rolamento na estrutura do rolo (Figura 20). Exerça o mesmo tipo de pressão nas calhas interna e externa até a calha interna entrar em contacto com o espaçador.
-
Instale o conjunto do rolo na estrutura da unidade de corte.
-
Verifique se a folga não excede 1,5 mm entre o conjunto do rolo e os suportes de montagem do cilindro da estrutura da unidade de corte. Se existir uma folga de mais de 1,5 mm, coloque anilhas com diâmetro de ⅝ pol. suficientes para compensar a inclinação.
Important: Fixar o conjunto do rolo com uma folga superior a 1,5 mm cria uma carga lateral no rolamento e pode levar a falha prematura do rolamento
-
Fixe o parafuso de montagem com uma força de 108 N·m.

, que indica Cuidado, Aviso ou Perigo –
instrução de segurança pessoal. O não
cumprimento destas instruções pode resultar em ferimentos
pessoais ou mesmo em morte.










